YouTube para Empresas: Entenda por que sua Empresa Deve usar o YouTube

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, com um poder tráfego espetacular para quem atua com frequência na plataforma, portanto, sua empresa não pode deixar de utilizar este canal incrível. Confira o por que usa empresa deve usar e investir no YouTube.
YouTube para Empresas Entenda por que sua Empresa Deve Investir no YouTube
YouTube para Empresas Entenda por que sua Empresa Deve Investir no YouTube

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

YouTube para empresas. Entenda por que sua empresa deve investir no YouTube: Atualmente, o número de empresas no YouTube está crescendo, afinal essa é uma plataforma que oferece um bom desempenho e traz retornos interessantes para o negócio.

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que foi lançada em 2005 por 3 ex-funcionários do PayPal.

Após apenas 1 ano, o Google reconheceu seu potencial e o comprou prontamente em 2006.

Nela é possível encontrar diversos tipos de conteúdo, direcionado para jovens, adultos, crianças, empresas, atendendo a diversos interesses.

Se você quer saber mais sobre os benefícios ter sua empresa no YouTube, veja o texto a seguir e tire suas dúvidas. Boa leitura!

Qual a importância para as empresas do marketing no YouTube?

O YouTube é uma das principais plataformas utilizadas mundialmente. De acordo com uma matéria publicada há pouco tempo, a plataforma conta com mais de 1,9 bilhão de usuários conectados e ativos.

Um dos pontos fortes dela é a possibilidade de um vídeo se tornar “viral”, ou seja, que repentinamente algo publicado possa se tornar a sensação da Internet, com um alto potencial de compartilhamento em outras mídias sociais.

Além disso, o YouTube é sempre um centro de entretenimento para todos, independentemente da idade, gênero e nacionalidade. Por isso, torna-se uma ferramenta de marketing essencial para os negócios.

Como o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca, ele pode aumentar a presença da sua marca ao mesmo tempo em que pode trazer mudanças efetivas no SEO.

O potencial dos vídeos das empresas com o YouTube

Como as principais forças motrizes da ferramenta são os vídeos, isso pode atrair a atenção de muitos clientes e públicos em potencial.

O Potencial do YouTube para as Empresas
O Potencial do YouTube para as Empresas

Os vídeos estão criando um grande impacto hoje em dia, dominando o mundo do marketing, e se sua estratégia não inclui o uso de vídeos, isso pode afetar seriamente o tráfego do seu negócio.

O público dela é sempre diversificado, pois as pessoas usam a pesquisa do YouTube e do Google para encontrar o conteúdo preciso.

Mas se você realmente quer sobreviver na plataforma, precisa fazer mais estratégias quando comparado a outras plataformas de mídia social.

No entanto, o principal uso do YouTube é para assistir a vídeos, não discuti-los. Ele também tem a ver com a experiência do espectador e se as pessoas quiserem fazer o que está aparecendo no vídeo, elas compartilharão o conteúdo em suas próprias plataformas sociais.

Entenda como a plataforma pode ser utilizada para fins de marketing em seu panorama atual:

  • O marketing de empresas no YouTube pode atrair mais atenção para o seu negócio;
  • Estudo publicado pela State of Video Marketing (2017), afirma que 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing;
  •  É possível aumentar o ROI como resultado de vários canais de marketing de vídeo;
  •  Mais de 65% das empresas que não estão presentes no YouTube estão planejando conteúdos na plataforma – dados do State of Video Marketing (2017).

Com os números acima, é possível entender a relevância da plataforma para os negócios, tornando-se cada vez mais importante ter as empresas presentes e ativas no YouTube.

Quais os benefícios de usar o YouTube para empresas?

Existem diversos benefícios atrelados à presença das empresas no YouTube.

Por isso, separamos os principais a seguir.

Benefícios da Sua Empresa Usar o YouTube
Benefícios da Sua Empresa Usar o YouTube

1. Aumento dos resultados orgânicos

O YouTube e o Google possuem o mesmo dono. Por isso, existe uma correlação entre as pesquisas realizadas no Google e os resultados retornarem com mais vídeos do que o esperado.

Isso não é apenas uma coincidência, mas sim um ajuste feito no algoritmo para maximizar os resultados.

Ao utilizar frequentemente a plataforma de vídeos, é possível aumentar as chances de se posicionar nos primeiros resultados da busca, e assim melhorar sua classificação.

As empresas no YouTube estão buscando melhorar seu resultado, e estar mais presente no mundo virtual, onde quanto mais aparecer e estiver conectado ao seu público, melhor serão os resultados.

Dessa forma, se sua empresa está buscando melhorar sua classificação no resultado das pesquisas do Google, um bom caminho é utilizar o YouTube.

2. Exposição maior para um público diverso

Por ser a segunda maior plataforma digital da atualidade, é possível afirmar que o YouTube é uma grande vitrine para as empresas. Além disso, existem números que podem comprovar tal indicativo:

  • A plataforma conta com mais de 30 milhões de acessos diariamente;
  • São mais de 5 bilhões de vídeos assistidos por dia;
  • 60% dessas visualizações estão partindo de dispositivos móveis;
  • O YouTube está presente em mais de 88 países e disponível em 76 idiomas.

Os dados foram extraídos de uma pesquisa feita pela plataforma Fortune Lords. Dessa forma, é possível compreender o interesse e a necessidade de as empresas estarem presentes no YouTube.

3. Aumento do tráfego qualificado

O tráfego qualificado, ou seja, aquele que o público está verdadeiramente interessado no conteúdo e nos assuntos apresentados no canal, é o objetivo de todas as empresas no YouTube.

No entanto, conseguir isso pode ser desafiador em alguns casos, principalmente em assuntos mais específicos ou mais técnicos, por exemplo.

Por isso, o YouTube é uma excelente plataforma para conseguir filtrar esse público, já que existe uma grande diversidade nas pesquisas e na audiência ali presente.

Assim, é possível assumir que os usuários interessados no seu conteúdo podem estar interessados na sua empresa e no que ela tem a oferecer. Dessa forma, isso já a qualifica como um possível lead e entra no fluxo do funil.

4. Vídeos possuem taxas de conversão mais altas

Atualmente, estão vivendo em uma era muito mais digital, quando as pessoas estão mais interessadas em conteúdos visuais do que escritos.

Assim, as chances são maiores de um conteúdo em vídeo ter um alcance e aceitação do que conteúdos em texto.

Aumente suas Conversões com o YouTube
Aumente suas Conversões com o YouTube

Além disso, os vídeos podem ser facilmente consumidos, pois não é necessário ter atenção na leitura, por exemplo. Dessa forma, o conteúdo em vídeo possui um retorno muito mais expressivo quando falamos em conversão.

Adicionalmente, eles conseguem despertar emoções no público, mais do que qualquer outro tipo de conteúdo. É possível indicar sentimentos e pensamentos através deles, e se a sua empresa conseguir cativar o público dessa forma, certamente seu conteúdo não será esquecido, e tem chances maiores de ser compartilhado mais vezes.

Outro ponto importante que torna os vídeos mais viáveis como estratégias para empresas no YouTube é que eles possuem o potencial de humanização da marca, tirando a visão de que a empresa é apenas um CNPJ, e que existem pessoas e sentimentos envolvidos naquele negócio.

Isso é possível, porque o consumidor estará vendo rostos e experimentando emoções, que estão sendo transmitidas em vídeos. A construção de uma autoridade também pode ser citada nesse quesito, uma vez que os vídeos permitem um posicionamento mais estratégico da empresa.

5. Uso de anúncios patrocinados para aumentar o alcance da empresa

Outro forte da plataforma é o alcance da publicidade paga, como os anúncios patrocinados.

Isso acontece, porque o YouTube e o Google pertencem ao mesmo grupo, então patrocinando propagandas na plataforma, ela as veicula no Google Ads, o canal de anúncios pagos do Google.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos e conectados diariamente no mundo todo, então, ter empresas posicionadas no YouTube por meio dos anúncios pagos abre um mundo de oportunidades, uma vez que a exposição é muito maior e qualificada.

O retorno obtido pelos anúncios patrocinados proporciona um retorno muito maior para o seu empreendimento.

Além disso, as mídias sociais estão cada vez mais competitivas, e devido ao tamanho do YouTube, é possível esperar resultados mais relevantes vindo dessa plataforma, do que de qualquer outra se houver uma comparação.

A maturidade na entrega dos anúncios para um público mais qualificado é superior às demais plataformas, e se assemelha a eficiência presente no Facebook, que possui um dos melhores resultados de conversão dentre as mídias sociais.

Os anúncios do YouTube são assistidos pelas pessoas, elas se interessam pelas propagandas veiculadas, diferente do que ocorre em outras mídias, e principalmente em outros veículos de comunicação, como a televisão e o rádio, por exemplo.

6. Multiplataformas

Para as empresas, é importante estar posicionada no YouTube. No entanto, essa não é a única possibilidade de visualização na plataforma, existem outros métodos para que você possa trabalhar o conteúdo que está sendo trabalhado.

O compartilhamento dos seus vídeos pode ser feito em outras mídias sociais, como o Instagram, Facebook e o LinkedIn, aumentando exponencialmente o seu alcance, visto que cada plataforma social possui um tipo de público, e ao publicar em diversos canais, você maximiza as oportunidades de conversão.

Por meio dos vídeos, é possível conquistar uma atenção maior do público, e conseguir mantê-los presentes nos canais oficiais da empresa, como as mídias sociais e o próprio site institucional.

Você também pode incorporar seus vídeos em páginas estáticas da web e postagens em blogs. Isso ajudará a manter as pessoas em seu site por mais tempo.

No entanto, tenha em mente que os resultados não são imediatos, e isso pode demandar um pouco mais de tempo, já que reduzir a taxa de rejeição pode ser um pouco mais lento do que converter e engajar o público. Mas se esse for seu objetivo, incorporar um vídeo pode ser a resposta.

Outro detalhe importante a ser destacado, em outras plataformas suas postagens são esquecidas pelo feed de notícias, e para ter acesso a elas é preciso realizar uma busca em todo o conteúdo já postado.

No entanto, o mecanismo do YouTube possibilita encontrar os vídeos de uma forma mais simples e rápida, principalmente por ele aparecer nos resultados de pesquisas do Google.

7. Maior promoção à ação

A incorporação do CTA (Call to Action – Chamada para ação) em postagens de mídias sociais, blogs e sites é essencial para aumentar as chances de direcionar o tráfego para o local indicado no seu planejamento de marketing estratégico.

No entanto, utilizando o YouTube, é possível direcionar essa ação de uma forma mais rápida e intuitiva, e a resposta do público é maior, uma vez que o engajamento em ações propostas nos vídeos é muito maior do que outras plataformas.

Pesquisas indicam que a probabilidade do usuário aceitar o direcionamento dado pelo CTA em um vídeo são maiores e mais eficientes.

Dessa forma, se você deseja que o usuário conheça o site e se inscreva na newsletter, as chances são maiores se você fizer isso por meio de um vídeo publicado no YouTube.

E assim, é possível até mesmo melhorar as taxas de conversão de vendas, por exemplo. Visto que haverá um aumento de tráfego qualificado oriundo do YouTube sendo direcionado para o site da empresa.

Posicionamento do YouTube para empresas

As empresas no YouTube podem se beneficiar de inúmeras formas com o uso frequente dessa plataforma, pois seus números são impressionantes e as chances são maiores de ter um retorno vindo do seu público.

Posicionamento no YouTube para Empresas
Posicionamento no YouTube para Empresas

No entanto, ao criar conteúdos para o YouTube pense em algo que sirva como um propósito e não apenas mais um conteúdo postado. Ele precisa ser um agente de transformações para sua empresa.

Por isso, utilize-o como uma ferramenta de mudanças. Esse é um cenário que a sua empresa só tende a ganhar, aumentando os seguidores, conquistando um público mais qualificado, com taxas melhores de conversão e mais reações em CTAs.

Dessa forma, desenhe sua estratégia de marketing considerando a inclusão de conteúdos relevantes e interessantes direcionados para o público-alvo da sua empresa, e veja a mudança nos seus resultados.

Gostou desse conteúdo sobre o posicionamento das empresas no YouTube? Veja mais conteúdos como esse diretamente em nosso Blog!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »