Crie um Perfil no Twitter para sua Empresa

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Twitter para Empresas: Confira um passo a passo bem detalhado sobre a importância do Twitter nos dias de hoje e se ainda compensa e o por que usar o Twitter na sua empresa.
Twitter para Empresas
Twitter para Empresas

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

A sua empresa já tem perfil no Twitter?

Se a sua empresa ainda não tem um perfil no Twitter, saiba que vocês estão perdendo boas oportunidades.

Hoje, as empresas que não estão no Twitter estão perdendo posicionamento no mercado e deixando clientes na mesa.

Sendo assim, se você quer saber como montar o perfil da sua empresa nesta rede social tão famosa, saiba que este conteúdo lhe ajudará bastante.

Antes de darmos início a este conteúdo, não se esqueça de compartilhar ele em suas redes sociais e com os seus amigos que ainda não sabem como criar um perfil para a empresa no Twitter.

Sendo assim, vamos lá!

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

O Twitter ainda é uma rede social relevante?

Bom, a primeira coisa que queremos destacar é que, diferentemente do que algumas pessoas pensam, o Twitter é uma rede social muito relevante.

Talvez, por não ser um usuário frequente do Twitter, você não tenha noção do peso dela para as empresas – mas existem grandes negócios que destinam uma boa parte do seu marketing ao Twitter.

Assim como o Instagram, o Twitter é uma rede social com um engajamento excelente.

Além disso, um ponto curioso do Twitter e que a diferencia de outras redes sociais é que ela é uma rede social que se movimenta muito de acordo com as tendências do momento.

Sempre que surge uma notícia bombástica ou um novo programa de TV, por exemplo, o Twitter acaba bombando muito – isso considerando o Twitter no Brasil, é claro.

Essa questão de se movimentar de acordo com as tendências do momento faz com que, se você souber aproveitar bem o Twitter como canal de marketing, você consegue crescer muito nessa rede social.

Falando em olhar o Twitter pelo ponto de vista do Marketing, esse é um ponto que iremos abordar no próximo tópico:

O Twitter é um bom canal de marketing?

Ainda hoje, muitos negócios acabam achando que o Twitter só serve para quem quer se divertir nas redes sociais, não combinando muito bem com as necessidades de uma empresa, mas isso é um grande mito.

Na verdade, se formos ver, é indiscutível que o Twitter é uma ótima rede social para quem quer se divertir, contudo, como empresa, se você souber aproveitar o tráfego em massa que essa rede social tem, com certeza você pode transformá-lo em um ótimo canal de marketing.

Contudo, para que você consiga fazer do Twitter um bom veículo de marketing para a sua empresa, é importante que você saiba como fazer isso.

Muita gente não sabe, mas a forma que se gerencia um perfil de empresa é completamente diferente da forma que você gerencia um perfil pessoal, por exemplo.

E não, não falamos das diferenças apenas do posicionamento, mas sim das estratégias que você terá que usar para conseguir crescer. Na prática, consideramos que só é possível crescer nas redes sociais de duas formas.

Links patrocinados no Twitter

A primeira é por meio dos anúncios pagos. Muitas empresas não têm paciência para esperar o perfil crescer por meio do tráfego orgânico – no caso, por meio da produção de conteúdo e do engajamento com os fãs.

Twitter para Empresas
Twitter para Empresas

Nesse caso, para não precisar esperar muitos, eles patrocinam os posts para que eles alcancem mais pessoas de uma forma rápida. Isso funciona? Bom, depende.

Primeiro que, para usar essa estratégia você terá que despender capital, algo que nem toda empresa tem para investir em uma rede social.

Mas além disso, também é preciso entender sobre posts patrocinados, não basta você patrocinar os posts e achar que isso vai trazer bons resultados.

Quem sabe patrocinar bem as postagens faz todo um processo de análise para que os posts atinjam o público-alvo desejado, é um processo bem assertivo e que exige que você tenha um bom profissional para comandar.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não tem capital para contratar um especialista nessa área e para bancar os anúncios, recomendamos a segunda opção:

Tráfego orgânico com o Twitter 

O tráfego orgânico é a estratégia na qual você utiliza a produção de conteúdo como principal veículo para atingir o seu público-alvo.

Essa é uma estratégia que exige tempo e dedicação. Como a base dessa estratégia é a produção de conteúdo, você precisa entender muito bem de viralização de conteúdos nas redes sociais para que os seus conteúdos atinjam o público que você almeja.

Por não serem publicações patrocinadas, elas ainda levam um bom tempo para conseguir realmente trazer bons resultados.

Para aquelas empresas que ainda não tem um capital bem estruturado, consideramos que esta é a estratégia mais recomendada, afinal, o seu custo é muito baixo. Contudo, tenha em mente que levará tempo para trazer bons frutos.

Sendo assim, para lhe ajudar a ter bons resultados no Twitter, mostraremos as quatro coisas que o seu perfil precisa ter para ter sucesso nessa rede social:

O que um perfil de empresa deve ter no Twitter?

Criatividade

A primeira coisa que o perfil da sua empresa precisa ter é criatividade.

Hoje, vemos muitas empresas que começam nas redes sociais, mas só fazem publicações relacionadas aos seus produtos, sem inova em nada – isso é a fórmula mágica para não ter sucesso nas redes sociais.

Diferente do que víamos lá atrás, hoje em dia as redes sociais já estão recheadas de empresas, por isso, se você não conseguir ser criativo, a sua empresa não terá diferencial algum, o que fará com que as pessoas não vejam sentido em seguir vocês nas redes sociais.

Quando falamos em criatividade, não estamos querendo que você inove em todas as publicações, não é isso. É claro que, conforme você for postando com frequência, ficará mais difícil inovar, mas o ponto é que você precisa ao menos ter uma base criativa para conseguir se diferenciar dos demais.

Engajamento

Um outro ponto fundamental no Twitter é a questão do engajamento. Para que a sua empresa consiga se destacar no Twitter, é preciso que você tenha um engajamento bacana.

Contudo, você pode estar pensando: “mas como posso criar um engajamento bom, sendo que isso é algo que dependerá muito do público?”

Pois bem, aqui, o grande ponto é que o engajamento é algo que pode ser construído. Se você for parar para analisar, as grandes empresas que possuem bons engajamentos são aquelas que interagem com o público.

Sendo assim, para que você consiga aumentar o seu engajamento, é muito importante que você tenha uma interação com os seus seguidores. Quando falamos em interagir, vamos além da questão de responder.

Você pode melhorar o seu engajamento através das respostas, mas também dos conteúdos direcionados ao seu público. Uma estratégia muito interessante que algumas empresas fazem é criar “piadas internas” ou um tipo de conteúdo que só o público fiel entende.

Isso faz com que as pessoas comecem a ter curiosidade pelo conteúdo e queiram entender o porquê daquilo. Assim, elas acabam querendo se tornar fãs fiéis do seu conteúdo.

Essa estratégia de piada interna e um conteúdo feito só para quem lhe acompanha pode fazer com que a sua empresa tenha um engajamento excelente no Twitter.

Tendência

Um outro ponto fundamental de se ter em um perfil de empresa é a questão das tendências.

Assim como comentamos antes, o Twitter é movido com base nas tendências do momento, por isso, é de suma importância que você saiba aproveitar bem delas.

Diferente de outras redes sociais, dificilmente uma publicação sua ficará engajando por muito tempo no Twitter. O mais comum é que ela engaje por 24 horas ou no máximo 48 horas – depois disso, ela se torna ‘descartável’.

Sendo assim, por ser algo muito instantâneo, não faz sentido algum você passar dias planejando um conteúdo, sendo que ele não ficará no ‘hype’ por tanto tempo. Aqui, o mais importante é que você construa um conteúdo que engaja com as tendências do momento.

Uma forma interessante de você ficar por dentro dessas tendências é o próprio Trending Topic do Twitter. Por lá, você conseguirá ter noção do que os usuários estão mais comentando no momento e, se fizer sentido, o que você pode comentar.

Para quem pensa em crescer dentro do Twitter, ficar por dentro dos TTs é algo fundamental.

Serviços/Produtos

Como último ponto, depois que a sua empresa se ajustar em todos esses âmbitos, é muito importante que ela saiba anunciar bem os serviços/produtos que são prestados.

Esse é um ponto que vemos muitos perfis pecando, mas que faz total diferença. Se pararmos para ver, não adianta nada você passar por todas essas etapas trabalhosas, mas não conseguir vender bem o seu produto ou serviço.

Twitter para Empresas
Twitter para Empresas

Assim, é muito importante que você use todo esse engajamento e visibilidade que o seu perfil vem tendo para conseguir anunciar os seus serviços ou produtos e atrair mais clientes. Porém, é de suma importância que você saiba fazer isso da forma certa.

Quando falamos em fazer isso da forma certa, estamos nos referindo a montar essa divulgação com criatividade. Postar apenas a foto do seu produto não fará com que as pessoas se interessem tanto, mesmo que elas precisem dele.

Agora, se você souber divulgar de uma forma criativa, chamando atenção do público, os resultados podem ser incríveis.

Bom, agora que você já sabe tudo que um perfil de empresa precisa ter no Twitter, é muito importante lhe mostrarmos o passo a passo que você tem que seguir para conseguir montar o perfil da sua empresa nesta rede social. Para nós, existem 3 passos que você tem que seguir para conseguir montar o seu perfil:

Como Montar o Perfil da sua Empresa no Twitter?

Criação de conteúdo

O primeiro passo a ser seguido é o da criação de conteúdo. A criação de conteúdo é algo que traz uma certa complexidade porque não há o certo ou o errado, mas sim o que dá resultado e o que não dá.

O ponto aqui é que, sem fazer análises, você não consegue ter noção disso.

Portanto, é muito importante que primeiro você foque em trabalhar bem a criação do conteúdo, fazendo publicações criativas e com uma boa frequência, mas também que você faça o trabalho de análise para saber se está dando resultado ou não.

Principalmente se você pensa em contratar alguém para cuidar dessa área, fazer essa parte da análise é muito importante.

Hoje, o que mais vemos são perfis sem engajamento algum, mas que contratam profissionais para cuidar desse setor.

Sem ficar acompanhando de perto, fica muito difícil você conseguir ter noção do que está dando bons resultados e do que não está.

Em relação a frequência, diferente de outras redes sociais, vemos que o Twitter tem uma necessidade maior para que você consiga fazer publicações.

Em outros lugares, postando uma ou duas vezes por semana você consegue muito bem crescer, contudo, no Twitter é diferente.

Por lá, se você não se dedicar para postar todo dia ou até mais de uma vez por dia, dificilmente você vai conseguir crescer bem.

Análise de tendências

Uma outra área importante de se gerenciar no seu perfil é a da análise de tendências.

Para que você fique por dentro do que está dando certo ou não, é muito importante que você sempre fique de olho nas tendências do momento.

Caso você vá contratar uma pessoa para gerir essa parte de conteúdo, não tem problema, você pode muito bem pedir para este profissional cuidar disso.

Fãs

Como último ponto, depois de seguir os dois passos anteriores, você vai precisar dedicar um momento do dia para interagir com os fãs e fazer com que eles se sintam acolhidos.

Isso é determinante para que o seu perfil cresça.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!