Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais: Entenda o que é, para que Serve e Como Encontrar

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Entenda o que é o tom de voz da marca nas redes sociais, o que ele representa para a personalidade da sua empresa quando cria campanhas nas redes sociais, confira um conteúdo detalhado que aborda como criar o tom de voz para sua marca nas redes sociais.
Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais
Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Se você está querendo encontrar o tom de voz da marca nas redes sociais, mas ainda não sabe como fazer isso, saiba que este conteúdo foi feito para você.

Ao longo deste artigo, mostraremos como você pode encontrar o tom de voz certo para usar nas suas redes sociais, mas além disso, ainda mostraremos a importância de encontrar o tom de voz das suas redes sociais e o passo a passo que você deve seguir para encontrar o seu.

Contudo, antes de darmos início a este conteúdo, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e com os seus amigos que também querem aprender a encontrar o tom de voz certo.

Sendo assim, vamos lá!

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

O que é o tom de voz da marca nas redes sociais?

Primeiro de tudo, é muito importante falarmos do conceito. Sempre que falamos em tom de voz para as redes sociais, vemos que muitas pessoas acabam levando para o lado literal.

Não quer dizer que isso está errado, mas geralmente não é esse o sentido.

O tom de voz da marca nas redes sociais é a forma que a empresa se comunica nos canais digitais, como a empresa se posiciona, sua personalidade, suas expressões e reações na comunidade digital.

Quando falamos em tom de voz das suas redes sociais, estamos nos referindo a forma com que você lida com o seu público nas redes sociais – a linguagem que você usa com eles e a forma como você passa o conteúdo para eles.

Principalmente para empresas, o sentido é esse. Agora, se você quer ser um influenciador, no caso, aparecendo diretamente nas redes sociais, você pode usar este conteúdo para encontrar a forma certa de se comunicar com o seu público.

O passo a passo que mostraremos aqui servirá tanto para quem quer falar diretamente com o público, quanto para quem tem empresa e quer encontrar a linguagem certa para passar o conteúdo para o público.

Sendo assim, independente de qual seja o seu caso, saiba que este conteúdo lhe ajudará bastante. Mas agora que você já sabe do conceito, é muito importante falarmos sobre a importância de encontrar esse tom de voz das suas redes sociais.

Importância de encontrar o tom de voz das suas redes sociais

Quando comentamos sobre essa questão do tom de voz da marca nas redes sociais, vemos que muitas pessoas ainda acham que isso é uma besteira e que não traz resultado algum.

Contudo, quem pensa nisso está profundamente enganado. Na verdade, se formos ver, as redes sociais são construídas com base na linguagem de cada perfil.

Se todos os influenciadores usassem a mesma linguagem e falassem com o mesmo tom de voz para o público, não faria sentido algum seguir mais de uma pessoa, afinal, todas seriam iguais.

Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais
Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais

Diferente disso, o que faz com que o seu perfil se destaque e supere os concorrentes é exatamente a forma que você fala com o seu público.

Se você não tem personalidade, o seu público notará que o seu perfil é apenas mais um. Isso fará com que você não consiga se desenvolver dentro das redes sociais e, consequentemente, não cresça.

Você já viu a expressão: “O diferente é o que se destaca“?

Pois bem, nas redes sociais, isso é uma grande verdade. Aquele que faz “mais do mesmo”, acaba tendo resultados pífios. Agora, quem sabe identificar o tom de voz da marca nas redes sociais e criar uma conexão com o público, acaba tendo resultados expressivos.

Portanto, se o seu objetivo é ter resultados expressivos nas redes sociais, seja a sua própria rede social ou a da empresa, saiba que você precisa encontrar um tom de voz certo. Mas em meio a isso, vemos que ainda surge uma outra dúvida: “mas tem como crescer nas redes sociais sem encontrar o tom de voz próprio?”

Se você ainda tem essa dúvida, veja o próximo tópico:

É possível crescer nas redes sociais sem um tom de voz próprio?

Mesmo entendendo que é muito importante encontrar um tom de voz próprio para usar nas redes sociais, ainda vemos que algumas pessoas questionam: “Mesmo assim, é possível crescer nas redes sociais sem um tom de voz próprio?”

Sim, é possível.

Contudo, é importante que você tenha em mente a diferença entre possível e provável. É provável que você cresça? Não.

Agora, é possível, afinal, existem outras empresas que cresceram nas redes sociais, mesmo sem encontrar um tom de voz próprio. Porém, se você escolher esse caminho, é importante que você faça o  que elas fizeram.

Assim, se formos ver o que a grande maioria dessas empresas fizeram, notaremos que boa parte deles investiram pesado em anúncios. Curiosamente, todas elas são empresas gigantescas, com capital para investir forte em anúncios.

Se você tem uma empresa pequena ou é um influenciador no início de carreira e acha que vai conseguir crescer bem sem investir muito em anúncios, saiba que é quase impossível – se você não tiver um tom de voz próprio.

Encontrando o tom de voz da marca nas redes sociais, você pode muito bem crescer as suas redes sociais de forma exponencial, atrair novos clientes e se desenvolver bastante nas mídias sociais.

Sendo assim, tenha em mente que não há uma estratégia certa ou errada, tudo vai depender de você. Se você é uma pessoa que não se preocupa em investir muito em anúncios e pode fazer isso, tudo bem você não ter um tom de voz próprio.

Agora, se você tem um capital restrito, não faz sentido algum você optar por esse caminho, mas é aquilo, tudo depende de você.

Quanto tempo leva para encontrar o tom de voz da marca nas redes sociais?

Como última pergunta, é importante falarmos um pouco sobre o tempo que você levará até encontrar o seu tom de voz nas redes sociais. Pois bem, primeiro de tudo, é importante destacarmos que não há um tempo exato.

Assim como você verá no próprio tópico, esse processo de encontrar o tom de voz das suas redes sociais é trabalhoso e analítico, portanto, tudo vai depender do conhecimento que você tem do seu público, do quanto você conhece as necessidades da sua audiência e o quão disposto você está a se dedicar para encontrar esse tom de voz.

Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais
Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais

Existem pessoas que em uma tarde conseguem encontrar o tom de voz certo, contudo, em meio a isso, também vemos pessoas que levam semanas ou até meses para encontrar a linguagem que mais se encaixa com o que o público deles busca.

Tudo dependerá da sua dedicação. O quão disposto você está para encontrar o tom de voz certo das suas redes sociais? Se você estiver realmente dedicado, em pouco tempo você conseguirá encontrar – desde que siga o passo a passo que mostraremos a seguir.

Tendo isso em mente, vamos para o passo a passo:

Passo a Passo para Encontrar o Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais

01. Estude seu público

Estudar bem o seu público é a primeira coisa que você precisa fazer para conseguir encontrar o tom de voz certo para usar em suas redes sociais.

Isso é até uma questão óbvia, afinal, todo o seu conteúdo e a sua linguagem será direcionado para o seu público, logo, é de suma importância que o seu tom de voz agrade o seu público.

Além de estar ligado ao seu público, essa questão também está relacionada a forma que você passará o seu conteúdo para ele.

Mesmo que o seu perfil seja de negócios, no caso, mesmo que a sua rede social seja para divulgar os serviços e produtos da sua empresa, é importante que você tenha em mente que, para crescer nas redes sociais, você terá que publicar conteúdos.

Logo, com base nisso, como você acha que o seu público pretende ver o seu conteúdo? Se você acha que o seu público já entende do produto e quer um conteúdo mais prático, sem muita “enrolação”, o seu tom de voz deverá ser mais direto ao ponto.

Imagine que o seu público busca por um conteúdo rápido, prático, sem perder muito tempo. Contudo, você ainda não sabe disso e acabou criando um conteúdo mais longo, demorado… Nesse caso, dificilmente você crescerá as suas redes sociais, afinal, o seu conteúdo não está ligado ao que o público quer.

02. Conheça seu nicho

Depois de estudar o seu público, é importante que você faça uma análise do seu nicho e veja o tom de voz que os seus concorrentes usam nas redes sociais deles.

Se eles vão com um tom de voz mais voltado para o topo do funil, talvez este deva ser o tom de voz que você deverá adotar. Contudo, tenha em mente que, quando falamos para você analisar os concorrentes, preferivelmente recomendamos que você analise os seus concorrentes que estão no topo do mercado.

Não faz sentido algum você analisar os seus concorrentes que são menores que você, afinal, eles não possuem um resultado que você quer atingir.

Essa análise deve ser feita sempre com base nas empresas ou influenciadores que são do seu nicho e que estão em uma posição de superioridade. Esse tipo de análise é o que chamamos de benchmarking.

Tanto para crescer nas redes sociais, quanto para evoluir o seu negócio como um todo, o benchmarking é fundamental.

03. Analise sua linha editorial

Após fazer a análise do seu nicho e ver o tipo de tom de voz que os seus concorrentes vem adotando, é importante analisar a sua linha editorial.

Nesse caso, quando falamos em linha editorial para redes sociais, nós estamos nos referindo ao conteúdo que será publicado. Logo, é importante que o tom de voz que você adotará se encaixe com a personalidade da sua empresa.

Assim como falaremos mais para frente, no tópico sobre marca, não adianta nada você criar um tom de voz que não representa a sua empresa. Forçar isso só fará com que o público perceba e pare de acompanhar as redes sociais do seu negócio.

O tom de voz precisa estar conectado com a sua produção de conteúdo, mas de uma forma natural, sem forçar nada.

04. Objetivo

Como quarto ponto, é de suma importância que o tom de voz que será abordado na sua empresa siga o objetivo dela nas redes sociais. Contudo, nessa parte, você pode falar: “mas como assim o objetivo nas redes sociais?”

Pois bem, se você criou uma conta para a sua empresa, é claro que há um objetivo por trás. Mesmo que você ainda não saiba qual é o objetivo, tenha em mente que há um objetivo.

Ou o seu objetivo foi de captar novos clientes, ou foi de conseguir vender mais produtos… Independente do objetivo, é de suma importância que você tenha em mente esse objetivo.

Com base nele, você vai conseguir ajustar o seu tom para que ele consiga se encaixar com o seu tom de voz. Aqui, temos uma recomendação.

Pare um pouco este artigo, pegue um papel e uma caneta. Bom, tendo isso em mãos, anote qual é o seu objetivo com o seu perfil.

Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais
Tom de Voz da Marca nas Redes Sociais

Como sabemos que muitos dos leitores possuem empresas, vamos imaginar que o seu principal objetivo seja vender mais.

Tendo isso em mente, você já pode considerar que o seu tom de voz tem que ser mais persuasivo, fazendo com que o seu público fique interessado nos seus serviços ou produtos.

Ter essa consciência já fará com que você consiga ajustar a linguagem do seu perfil para esse objetivo.

05. Marca

Assim como havíamos comentado na questão da análise da sua linha editorial, é de suma importância que todo o seu tom de voz esteja conectado com o seu branding.

Se você criar um tom de voz que não se conecta com o seu branding, não fará sentido e não ficará um conteúdo bacana. Logo, faça uma análise prévia do seu branding.

Bom, por hoje ficamos por aqui.

Antes de finalizarmos, não se esqueça de conferir nossos últimos conteúdos nos links abaixo!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »