Confira as tendências das redes sociais para 2023: A internet condicionou os clientes a exigir gratificação instantânea, e isso deve continuar.
Em 2023, os clientes esperam um tempo de resposta de apenas algumas horas.
Chega de enviar um e-mail e esperar dias por uma resposta.
Se sua agência de marketing digital for capaz de atingir essas expectativas, você terá muito mais chances de sucesso nesse mundo.
Você já deve ter se deparado com a palavra marketing digital e se perguntado o que realmente significa.
O marketing digital é o processo de promoção de marcas, produtos ou serviços usando tecnologias digitais, como internet, mídias sociais e dispositivos móveis.
Nos últimos anos, esse método de publicidade cada vez mais popular tornou-se uma parte importante do plano de marketing de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, local ou internacional.
Encontre uma agência de marketing digital
Em 2023, as agências de marketing digital será fundamental para a maioria dos negócios.
Há uma série de tendências que afetarão o marketing digital nos próximos anos, e a maioria delas gira em torno das agências de marketing digital.
Com o tempo, as pequenas empresas perderam a posição sobre as maiores, pois as pequenas lojas não podem competir com as grandes marcas.
À medida que mais e mais marcas estabelecem agências de marketing digital, é seguro dizer que essas empresas se tornarão um recurso vital para empresas grandes e pequenas.
Na verdade, algumas agências de marketing digital já estão fazendo exatamente isso.
Em outras palavras, as agências de marketing digital podem muito bem-estar a caminho de se tornar uma parte essencial do kit de ferramentas de todas as marcas, não importa quão grandes ou pequenas elas sejam.
Essa tendência certamente só crescerá em popularidade.
A mídia digital está crescendo rapidamente, o que significa que o marketing digital vai crescer junto com ela.
Desde 2015, as pesquisas do Google por marketing digital aumentaram quase 90%, e esse crescimento não deve diminuir tão cedo.
Além disso, a realidade aumentada dominará o Instagram com aprimoramentos inteligentes e criativos para a identidade digital de um candidato e o destaque de um empregador de ambientes de trabalho compartilhados.
À medida que os gráficos de realidade aumentada crescem e se tornam o novo padrão, eles também se tornarão uma nova maneira de pesquisar e veicular o conteúdo da marca do empregador.
Imagine o conteúdo de realidade aumentada de marca fazendo parte de eventos e entrevistas virtuais de contratação, por exemplo.
Esta será a ponte definitiva entre os mundos físico e digital.
Ambições do Twitter
Até o final de 2023, o Twitter, que agora pertence ao Elon Musk, deseja ambiciosamente adicionar 100 milhões de usuários diários ao site, um crescimento de cerca de 50% em relação a onde está agora.
sso significa: ou o Twitter tem um grande plano para atrair usuários para o site e ganhar uma atenção importante, ou o Twitter está realmente com problemas e tentando se desenterrar.
Parece que há mudanças radicais no horizonte ou pode ser uma queda do espaço social outrora proeminente. Uma coisa é certa, para melhor ou pior, o Twitter como o conhecemos vai mudar.
Em 2023, começaremos a ver mais conteúdo autêntico e gerado pelo usuário (CGU).
As imagens corporativas serão coisa do passado e a única maneira de interagir ou criar reconhecimento de marca com sucesso com o público será por meio de conteúdo real.
Ser real e criar conteúdo autêntico pode forjar uma conexão mais profunda com os clientes, incentivando a fidelidade à marca e tirando o vínculo das vendas anteriores.
As campanhas realistas terão precedência e o público terá uma compreensão mais profunda da marca, pois a transparência é a nova influência.
Marketing de desempenho
O marketing de desempenho aumentará na vida dos produtores de conteúdo.
O marketing digital continuará sua evolução longe do engajamento e em direção à remuneração baseada em desempenho.
À medida que plataformas como Facebook, Google, Twitter e Pinterest se tornam menos eficazes na geração de conversões, as empresas procuram cada vez mais plataformas alternativas que possam gerar receita.
E muitas marcas já estão se voltando para redes de marketing de desempenho que compram mídia em nome de clientes, visando resultados em vez de meras impressões.
Embora o marketing baseado em desempenho ainda represente uma pequena porcentagem do gasto geral com anúncios digitais, sua participação está crescendo rapidamente.
Esse crescimento, sem dúvida, acelerará nos próximos anos, à medida que mais profissionais de marketing digital adotarem a abordagem orientada por dados baseados em desempenho para comprar anúncios.
E se você pensar bem, há poucas razões para que o marketing digital seja diferente de outras formas de publicidade: por que os anunciantes não deveriam querer resultados?
Afinal, não aceitamos cliques ou impressões quando anunciamos nossos produtos físicos; por que a publicidade digital deveria ser diferente?
Plataformas de mensagens
As plataformas de mensagens em tempo real são importantes centros de controle de dados.
Os clientes querem que suas mensagens, preocupações e perguntas sejam respondidas assim que chegarem.
É por isso que as plataformas de mensagens em tempo real estão crescendo em popularidade e se tornando ferramentas cada vez mais importantes para os profissionais de marketing digital.
À medida que essas plataformas amadurecem, elas oferecem mais recursos que permitem que as marcas capitalizem os dados dos clientes.
Os melhores deles poderão atuar como hubs de dados personalizados para iniciativas de marketing digital.
Por exemplo, imagine uma plataforma como o Facebook Messenger ou o WhatsApp capaz de armazenar as informações pessoais de um cliente, nome, endereço, informações de contato, e usá-las para preencher automaticamente campos em formulários e páginas de destino quando os clientes se comunicam com sua marca.
Isso tornaria as campanhas de marketing digital muito mais fáceis de gerenciar e também ajudaria a construir relacionamentos mais fortes com os clientes.
Isso não acontecerá da noite para o dia, mas à medida que os profissionais de marketing digital se tornarem mais experientes sobre como usar as plataformas de mensagens em tempo real de forma eficaz, podemos esperar que mais marcas as transformem em valiosos recursos de dados.
Bots serão cada vez mais necessários dentro de estratégias de marketing
Os profissionais de marketing começarão a investir mais em chatbots e assistentes digitais baseados em IA.
Isso será um divisor de águas para pequenas empresas que estão dispostas a investir seu tempo e dinheiro na criação de uma experiência personalizada para cada cliente. Já podemos ver hoje algumas agências fazerem grandes avanços com essas tecnologias.
Por exemplo, uma agência de marketing digital criou um chatbot inteiro dedicado a ajudar as pessoas a encontrar o jeans perfeito.
O bot faz perguntas aos clientes sobre o que eles gostam e não gostam em outros pares que possuem ou experimentaram antes, bem como suas preferências pessoais de estilo.
O bot envia a eles uma lista com curadoria de opções com base nessas respostas.
Uma estratégia semelhante pode funcionar para qualquer empresa que venda roupas ou acessórios, e nem precisa ser uma loja de comércio eletrônico.
A criatividade será a bola da vez
Mais da metade de todas as interações comerciais ocorrerão por meio de canais digitais.
Naturalmente, essas interações, e quaisquer campanhas de marketing que as acompanham, serão carregadas de criatividade.
Para se destacar, as marcas online precisarão mostrar um pouco de personalidade enquanto comercializam seus produtos e serviços.
Isso significa que as agências de marketing digital terão que pensar fora dos métodos tradicionais de publicidade.
Em vez de usar outdoors ou comerciais de TV.
Por exemplo, os profissionais de marketing digital podem usar plataformas baseadas em vídeo para alcançar novos públicos.
E ao invés de focar na mídia impressa, como revistas e jornais.
As empresas podem se concentrar na criação de conteúdo que as pessoas possam compartilhar facilmente nas mídias sociais.
Se você deseja que sua marca se destaque em 2023, precisará ser criativo.
O crescimento do marketing de influenciadores continua… e será estrondoso
Os profissionais de marketing sabem que o marketing de mídia social está mudando, e em breve o marketing digital também.
Mais de 16 bilhões serão gastos em programas de marketing de influenciadores até 2023.
À medida que as redes sociais estão adaptando seus algoritmos para exibir conteúdo patrocinado com mais destaque.
Este é um resultado natural de profissionais de marketing digital mudando seu foco de puro engajamento para estratégias centradas em conversão.
Uma vez que o alcance orgânico dos usuários cai abaixo de um certo limite, eles precisam pagar pela exposição de sua marca.
Influenciadores com muitos seguidores se tornarão agências de marketing digital, ganhando dinheiro com endossos e links de afiliados.
Os profissionais de marketing digital mais bem-sucedidos serão aqueles que conseguirem criar confiança entre clientes e marcas por meio de transparência e autenticidade.
Por exemplo, se uma estrela do Instagram escreve sobre o quanto ela ama seu tapete de ioga.
Os seguidores podem clicar para comprá-lo on-line e talvez até usar um link de afiliado para fazer isso.
Foco no perfil dos clientes
Para alcançar esses resultados, os profissionais de marketing digital devem desenvolver uma compreensão profunda de seu público-alvo e, em seguida, projetar campanhas que ressoem com eles.
À medida que os consumidores continuam a exigir transparência em todos os canais, os profissionais de marketing digital responderão de acordo.
A marca pessoal não é um conceito novo, mas na era do marketing de influência, a abordagem ganhou destaque, mesmo no contexto da marca do empregador.
Mas e a marca dos funcionários? Simplificando, sua marca pessoal é sua reputação, esteja você ciente dessa mensagem ou não.
No entanto, está se tornando mais importante ser intencional sobre quem você se identifica, principalmente no LinkedIn.
Que tipo de cultura você está criando para seus funcionários no local de trabalho?
Você tem iniciativas que incentivam a diversidade e a inclusão?
Se você não está criando conteúdo para responder a essas questões em um dos mercados de trabalho mais competitivos da história recente, a chance é que você não esteja se destacando entre a força de talentos.
Se você é um empregador e não está usando marketing para se separar do barulho, a chance é que você não está atraindo talentos de forma eficaz.
A interface da plataforma do LinkedIn mudou mais para uma plataforma de mídia social tradicional, com uma rolagem infinita de conteúdo.
Em breve se tornará um requisito para alavancar as práticas de marketing de conteúdo para permanecer relevante.
Os clientes querem gratificação instantânea a partir de então
A internet condicionou os clientes a exigir gratificação instantânea, e isso deve continuar.
Em 2023, os clientes esperam um tempo de resposta de apenas algumas horas.
Chega de enviar um e-mail e esperar dias por uma resposta.
Se sua agência de marketing digital não for capaz de atingir essas expectativas, você precisa de novas estratégias.
Uma abordagem proativa em vez de reativa pode ser exatamente o que seus clientes estão procurando.
Em vez de ter que entrar em contato com sua agência de marketing digital sempre que eles tiverem um problema com sua campanha, tente pensar em maneiras de resolver seus problemas antes mesmo de eles surgirem.
Dessa forma, quando algo der errado com sua campanha, eles não sentirão que precisam passar por dificuldades apenas para obter ajuda.
Os clientes querem gratificação instantânea, e não importa se vem de compras on-line ou de atendimento ao cliente em canais de mídia social, eles esperam respostas imediatas em todas as frentes.
Portanto, se você quiser ficar à frente da concorrência, certifique-se de que sua agência de marketing digital esteja pronta para entregar o mais rápido possível, ainda que você seja um prestador de serviços.
O poder do Big Data (organização de dados) continuará a crescer
Nossa dependência de dados organizados é tão inevitável quanto é transformadora.
É por isso que as empresas continuarão a obter mais conhecimento sobre a coleta e análise de informações.
Integrando-o em suas campanhas de marketing digital e confiando nele para fins de tomada de decisão.
Isso não mudará mesmo com as regulamentações iminentes que podem afetar a forma como as empresas usam os dados.
Portanto, aqueles que estão tentando recuperar o atraso podem considerar tomar o assunto em suas próprias mãos, lançando uma agência de marketing digital hoje.
Uma agência de marketing digital experiente pode ajudar os empresários a desenvolver estratégias que aproveitem as tecnologias atuais e as melhores práticas.
Por exemplo, um cliente trabalha para lançar uma nova campanha publicitária inovadora projetada em torno dos anúncios do Google AdWords e das Redes de Display.
O resultado final foi um melhor desempenho em todos os canais e resultados mensuráveis dos esforços de marketing digital utilizando Big Data.