Segmentação do Facebook Ads: O que é, para que Serve e Como Fazer?

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Confira o que é Segmentação do Facebook Ads e entenda como utilizar este recurso de forma efetiva nas suas estratégias de marketing digital.
Segmentação do Facebook Ads
Segmentação do Facebook Ads

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (2 votes)

Para melhorar o direcionamento e o uso do Facebook Ads, investir em sua segmentação é essencial, principalmente por isto ajudar no aumento de seus resultados e na redução dos gastos relacionados com a publicidade.

Mas, para que isto seja feito da forma correta, é essencial compreender como utilizar este recurso e entender as diferentes abordagens direcionadas para cada tipo de público diferente.

Para saber mais e compreender o conceito de segmentação de Facebook Ads, continue lendo a seguir e saiba mais sobre este recurso oferecido por esta rede social.

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Qual a finalidade dos públicos presentes no Facebook Ads?

O Facebook é uma das principais redes sociais de todo o mundo e, por isto, é considerado um excelente canal para relacionamentos entre clientes e empresas.

Apesar do grande número de empresários disputando espaço dentro desta rede, existem recursos oferecidos dentro desta rede que podem ser muito úteis para a sua divulgação.

Devido ao crescimento constante de sua utilização, o alcance orgânico precisou ser limitado, para fazer com que as empresas tivessem que investir de alguma forma no Facebook Ads, para que as suas publicações tivessem o alcance desejado entre os seus clientes.

Como efeito deste tipo de investimento, o numero de anúncios cresceu ainda mais nesta rede, trazendo um retorno muito positivo para as empresas que desejam buscar por seus resultados.

Este é um caminho que pode trazer excelentes resultados para diferentes tipos de audiências, permitindo que todos os investimentos em sua empresa ofereçam algum tipo de retorno.

Todos os públicos personalizados presentes no Facebook Ads são essenciais para garantir que uma empresa exerça seu trabalho através desta rede social, permitindo que ela mesma possa delimitar o segmento dos usuários  presentes.

Portanto, os leads podem se transformar em clientes e, consequentemente, trazer lucros para a empresa que decide utilizar esta rede como principal recurso de divulgação.

Conheça os principais tipos de públicos personalizados presentes no Facebook Ads

A partir da seção chamada “Públicos no Gerenciador de Anúncios” é possível realizar a criação de 4 tipos de públicos personalizados dentro da segmentação do Facebook Ads:

Segmentação do Facebook Ads
Segmentação do Facebook Ads
  • Público personalizado

Esta é a melhor opção para as empresas que já possuem clientes em potencial com um certo contato com a sua marca.

Normalmente, são pessoas que já acessaram seu site oficial ou já entraram em seu aplicativo. Ou, além disso, são seguidores ativos em sua página dentro da rede social.

  • Público semelhante

Este tipo de público também pode ser chamado de Lookalike. Isto porque, este tipo de segmentação dentro do Facebook oferece a possibilidade de novas pessoas que possuem algum tipo de característica em comum.

Dessa forma, é mais fácil trazer pessoas que tenham interesse sobre aquilo que a sua empresa é capaz de oferecer, assim como o público personalizado citado acima.

  • Público salvo

O público alvo é um recurso que conta com públicos personalizados e semelhantes, já que a partir deste é possível reutilizar todos juntos com outros tipos de dados demográficos.

Assim, é possível desenvolver os anúncios futuros baseados nos interesses e comportamentos de seu público alvo, para aumentar ainda mais a sua audiência.

E todo este direcionamento detalhado presente no Facebook Ads é um tipo de opção capaz de refinar todo o público que entra em contato com os anúncios desenvolvidos para a sua empresa.

Assim, é possível incluir ou excluir pessoas que sejam compatíveis com os dados que são normalmente direcionados aos seus clientes e, a partir disso, as sugestões criadas pelo Facebook Ads são criadas baseadas nestas informações.

  • Público de anúncio especial

Voltado especialmente para campanhas realizadas com finalidade de anunciar um emprego, moradia ou até mesmo crédito, este tipo de segmentação presente no Facebook Ads usa as informações de todos os públicos já existentes.

Os dados mais utilizados são dos clientes mais importantes e, isto é feito para alcançar ainda mais pessoas que tenham qualquer tipo de comportamento ou interesse semelhante, contando com os filtros utilizados para toda a seleção dos públicos dentro desta categoria.

Saiba como criar os públicos dentro do Facebook Ads

Se a sua empresa deseja realizar anúncios dentro do Facebook Ads, é muito importante analisar todos os segmentos dos seus clientes, para filtrar muito bem dentro do contexto apresentado por esta plataforma.

O Facebook Ads é um recurso capaz de oferecer diversos tipos de ferramentas capazes de permitir toda a criação dos públicos alvos de uma empresa. Esta criação é feita a partir de uma análise de sua lista de clientes ou até mesmo visitantes de seu site, que tenham qualquer tipo de envolvimento dentro desta rede social.

Para saber mais sobre os públicos alvo ideais para  a sua empresa, é possível contar com a ferramenta chamada Audience Insights.

E, por fim, é extremamente importante levar em conta que para que os dados dos usuários sejam protegidos, o Facebook Ads não fornece qualquer tipo de informações sobre os públicos que tenham um envolvimento com menos de mil usuários.

Portanto, é muito importante manter sempre a mínima antes mesmo de começar a criar os seus públicos.

Como criar uma audiência personalizada dentro do Facebook Ads?

Para criar a sua própria audiência personalizada no Facebook Ads é preciso primeiro acessar a seção “Público” presente em seu Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Logo após isto, selecione a parte chamada “Criar Público” e, depois “Público personalizado”, uma opção que irá aparecer no menu suspenso.

Feito isto, é possível encontrar algumas opções necessárias para a criação de públicos, que pode ser feito a partir de duas fontes diferentes:

  • Fonte própria, que é aquela desenvolvida a partir de visitantes no site de uma empresa ou em seu aplicativo. Além disso, nesta opção é também considerada a lista de seus principais clientes ou pessoas que têm algum tipo de interação com as atividades oferecidas no offline;
  • Fonte do Facebook, que são todas as pessoas que visitaram a página da empresa dentro da rede social ou seguem contas, seja desta rede ou do Instagram. Nesta categoria é levada em conta todo o tipo de interação, como interação com vídeos, eventos presentes nestas redes e formulários.

A partir de tudo isto, é possível realizar a segmentação de todos os principais públicos alvos personalizados.

Entenda como criar o seu próprio público personalizado de todos os seus leads e clientes

Se a sua empresa quer fazer o upload de toda a sua lista de clientes ou leads, a fim de criar uma audiência mais personalizada, é essencial selecionar a opção “lista de clientes”.

Dessa forma, o Facebook poderá analisar todos os seus contatos a partir da base de seus usuários presentes na rede social e, com isto, poderá gerar um público alvo, utilizando todos os dados combinados como um padrão.

É possível encontrar suas opções disponibilizadas no Facebook para que estas informações sejam carregadas, por isso é possível realizar o upload do arquivo TXT ou CSV, além disso, estes dados podem ser copiados e colados.

Não é preciso neste momento trazer muitos dados de todos os seus leads e, por isto, a empresa pode contar apenas com os seus endereços de e-mail.

Para deixar a sua taxa de correspondência ainda melhor, se alinhando com a tecnologia do Facebook, é possível utilizar um grande número de dados, assim como o nome de seus leads, número de telefone, código postal e outros tipos de dados que facilitam qualquer tipo de contato.

Como criar o público alvo de sua empresa a partir do comportamento de seus clientes em seu site

Para as pessoas que possuem o pixel do Facebook instalado em seu próprio site oficial, existe ainda a opção de criar o seu público alvo a partir do comportamento dos usuários em seu site, ou seja, o seu tráfego.

Dessa forma, é possível definir todas as regras para garantir que o Facebook preencha os públicos de acordo com a forma com que as pessoas se comportam em seu site.

Para que isto seja feito, basta selecionar a opção “Site”, para contar com a possibilidade de configuração desse modelo de público personalizado.

E, a partir desta escolha, é possível analisar algumas opções que são utilizadas para definir toda a segmentação desenvolvida a partir deste tipo de critério.

Com base no tempo de navegação em seu site, o público pode ser segmentado a partir dos usuários que se encontram mais ativos.

E, por isto, é muito provável que este tipo de segmento de público tenha um grande interesse em todos os produtos oferecidos por sua marca, assim como os principais lançamentos, os produtos de assinatura e outros pacotes.

É muito claro que o objetivo de sua empresa é atender o maior número de clientes interessados em seus produtos e, por isto, a grande estratégia é utilizar este tipo de público de usuários que são mais ativos aliados a outros métodos citados ao longo deste artigo.

O número de tráfego que está presente em seu site é o principal responsável pela escala de encalço e de todo o retorno voltado para a sua empresa.

É possível ainda definir de forma completa as principais regras de URL para realizar a segmentação dos visitantes de seu site, especificando isto através de palavras-chave.

Utilizando a palavra chave de sua navegação para desenvolver ainda mais o rendimento de seu público, é possível garantir que os seus produtos se tornem ainda mais atrativos para aquelas pessoas que possuem qualquer tipo de interesse.

Dessa forma, sempre que houver qualquer tipo de novidade relacionada a sua empresa, os usuários já ficarão sabendo de alguma forma e poderão buscar ainda mais informações.

Para identificar as pessoas que não realizaram uma visita em seu site durante algum tempo, é possível realizar o teste que conta com a criação de um público composto por diversos usuários que estejam incluídos nesta listagem.

A sua empresa pode desenvolver estratégias como promoções exclusivas, que permitem fazer com que este grupo de usuários se torne ainda mais interessado por seus produtos.

Como criar uma audiência construída com base na interação do Facebook Ads?

A partir do Facebook é possível ainda criar uma audiência que inclua qualquer tipo de pessoa que tenha se envolvido com a sua página de alguma forma, durante os últimos 12 meses.

Para que isto seja possível, basta acessar a “Página do Facebook” e, a partir desta opção, será possível refinar todo o seu público alvo, usando algumas principais interações, como:

  • Pessoas que visitaram a sua página do Facebook
  • Pessoas que se envolveram de alguma forma com as suas postagens ou com os anúncios fornecidos pela sua empresa
  • Pessoas que clicaram em algum botão desenvolvido para a chamada de ação
  • Leads que entraram em contato e enviaram alguma mensagem
  • Pessoas que salvaram seus posts e a sua página

Estas audiências podem ser baseadas em diversas métricas voltadas para o engajamento e, por isto, elas são extremamente úteis para garantir que os principais clientes em potencial sejam atingidos de alguma forma.

Se você quer melhorar ainda mais o seu alcance ou engajamento, é preciso desenvolver uma segmentação de público muito poderosa para o seu conteúdo.

Como criar os públicos a partir de todo o direcionamento do Instagram

Assim como uma fanpage do Facebook, esta ferramenta é capaz de oferecer ainda a possibilidade da criação de audiências com os visitantes e pessoas que interagem de alguma forma com o seu perfil ou anúncios desenvolvidos pelo próprio Instagram.

Mas, para que isto seja possível, é muito importante que a sua conta seja de uso profissional, como o Instagram para negócios ou os criadores de conteúdo.

A segmentação no Facebook Ads é um recurso muito importante para criar o seu público alvo e desenvolver ainda mais todo o trabalho de sua empresa.

Dessa forma, é possível garantir uma melhor interação sobre o seu trabalho e sobre os interesses das pessoas que desejam comprar com a sua empresa.

Conte com as ferramentas listadas acima e ofereça ainda mais, desenvolvendo melhor a sua empresa com o Facebook Ads.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »