7 Maneiras de Usar as Redes Sociais para Recrutamento (com dicas)

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 6 min
Entenda a importância de se comunicar com possíveis candidatos nas mídias sociais e descubra 7 maneiras eficazes de usar as redes sociais para recrutamento, com dicas incríveis!
Maneiras de Usar as Redes Sociais para Recrutamento
Maneiras de Usar as Redes Sociais para Recrutamento

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 6 minutos
Avalie post

As redes sociais para recrutamento é o processo de encontrar candidatos por meio da mídia social. Essa forma de recrutamento oferece muitos benefícios, incluindo a capacidade de demonstrar a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, alcançar os candidatos ideais para o perfil da sua empresa.

Entenda como usar as redes sociais para recrutar candidatos pode ajudá-lo a alcançar profissionais mais qualificados e alinhados aos valores da empresa.

Neste conteúdo, explicamos a importância do uso das redes sociais em recursos humanos (RH) e listamos sete maneiras de usar as mídias sociais para recrutamento.

Por que usar as redes sociais para recrutamento?

Descobrir diferentes maneiras de usar as redes sociais para recrutamento ajuda a melhorar a forma como você atrai candidatos a emprego.

Normalmente, sua equipe de RH pode trabalhar com as equipes de comunicação e marketing para desenvolver uma estratégia de recrutamento eficaz usando as mídias sociais.

Por que Usar as Redes Sociais para Recrutamento?
Por que Usar as Redes Sociais para Recrutamento?

Colaborar dessa forma permite que você se concentre em resultados de longo prazo e construa uma forte comunidade online de seguidores, a quem você pode alcançar facilmente sempre que surgir uma nova oportunidade de emprego na empresa.

Perceber os canais de mídia social da empresa como uma ferramenta para o recrutamento eficaz de candidatos traz muitos benefícios, incluindo:

Constrói e mantém a reputação da empresa

Recrutadores e outros profissionais de RH têm informações valiosas sobre a cultura da empresa e suas operações diárias.

Em muitos casos, eles são os responsáveis ​​pela retenção de funcionários e por garantir que os funcionários se sintam valorizados e felizes na organização.

Quando os recrutadores optam por compartilhar aspectos importantes de uma empresa online, como informações sobre os benefícios disponíveis, eles podem atrair um grupo maior de candidatos em potencial.

Como resultado, eles podem moldar a forma como o público percebe a organização e manter uma boa reputação online para a marca.

Fornece informações sobre os candidatos

Sempre que um profissional de RH publica nas redes sociais sobre uma nova oportunidade de trabalho disponível na empresa, ele pode ver quem interage com suas postagens e saber mais sobre elas.

Em muitos casos, isso inclui informações além do que os candidatos listam em seus currículos, como interesses adicionais ou experiência de voluntariado.

Isso dá aos recrutadores uma visão mais abrangente dos potenciais funcionários da empresa, tanto individualmente quanto em grupo.

Analisar os dados demográficos que as plataformas de mídia social fornecem ajuda os recrutadores a entender quais tipos de candidatos estão interessados ​​em vagas abertas que as empresas compartilham.

Cria oportunidades de networking

As redes sociais oferecem aos recrutadores a oportunidade de se conectar com outros profissionais em seu setor.

Isso pode ajudar a receber referências para candidatos que possam ter as qualificações e a experiência necessárias para preencher as vagas em aberto.

Além disso, o recrutamento de mídia social pode permitir que os candidatos interajam com os funcionários atuais.

Isso apresenta valores como a transparência, que muitas pessoas qualificadas à procura de novos desafios profissionais esperam ver nas empresas, pois os ajuda a decidir se eles são adequados para eles.

Reduz custos de contratação

Embora as plataformas de mídia social ofereçam às empresas a opção de pagar por publicidade e alcançar mais pessoas, existem muitas maneiras de se comunicar com potenciais candidatos por um custo mínimo ou nulo.

Por exemplo, os recrutadores podem trabalhar com equipes de marketing digital para produzir e publicar uma série de artigos em que os atuais funcionários falam sobre os benefícios e desafios de trabalhar na empresa.

Para tornar esses esforços eficazes sem gastar dinheiro da empresa, é fundamental que os recrutadores tornem o conteúdo atraente para os seguidores de mídia social.

Como usar as redes sociais para recrutamento

Dependendo das metas que você definiu para si mesmo, como se deseja resultados instantâneos ou de longo prazo, existem várias maneiras de abordar o uso das mídias sociais para recrutamento.

Como Usar as Redes Sociais para Recrutamento?
Como Usar as Redes Sociais para Recrutamento?

Confira alguns passos a serem considerados com dicas:

1. Identifique seus objetivos

Para tornar as mídias sociais parte integrante de sua estratégia de recrutamento, considere começar identificando seus objetivos.

Para fazer isso, pense no que você deseja realizar e como gostaria de medir seu sucesso ao longo do processo.

Por exemplo, se você for melhorar o reconhecimento da marca da empresa e apresentá-la como um empregador justo e atraente, geralmente é mais eficaz investir em esforços de longo prazo, como entrevistas em vídeo com os funcionários atuais.

Em seguida, você pode medir o sucesso da estratégia monitorando as interações e as visitas ao blog da empresa.

2. Determine quais canais usar

Em seguida, passe algum tempo analisando como cada plataforma pode ajudá-lo a colocar esse tipo de conteúdo na frente do público desejado.

Por exemplo, suponha que seu objetivo seja recrutar profissionais de marketing e designers. Nesse caso, geralmente é eficaz usar canais de mídia social mais visuais para mostrar sua criatividade e visão artística.

Da mesma forma, recrutar desenvolvedores pode ser mais bem-sucedido quando você decidir usar uma plataforma baseada em texto que suporte conteúdo na forma de código.

Alguns tipos de plataformas que os recrutadores usam com frequência incluem:

  • sites de redes profissionais onde as pessoas constroem suas marcas pessoais
  • redes sociais onde as pessoas procuram emprego localmente
  • redes de compartilhamento de mídia que as pessoas usam para entretenimento e conteúdo educacional
  • fóruns de discussão onde as pessoas interagem com usuários afins
  • plataformas de curadoria de conteúdo que as pessoas usam para definir metas e como fonte de inspiração

3. Use elementos visuais

O uso de mensagens convidativas e claras ajuda a atrair candidatos em potencial e fazer com que eles queiram saber mais sobre uma vaga aberta.

Para apresentar seu conteúdo dessa maneira, é útil usar imagens claras que se relacionem diretamente com a mensagem que você deseja apresentar.

Por exemplo, você pode usar fotos de reuniões da empresa para mostrar o ambiente de trabalho para cargos específicos.

Considere agendar uma sessão de fotos para produzir conteúdo que você possa usar em toda a sua campanha de recrutamento.

Se você decidir tirar fotos durante as reuniões reais da empresa, certifique-se de que todos na reunião concordem que você publique suas imagens online.

4. Siga a marca da empresa

Lembre-se de seguir a marca da empresa sempre que criar recursos visuais para suas postagens de mídia social.

Usar as mesmas fontes e paletas de cores em todos os canais de comunicação é essencial para fins de branding.

Isso torna mais fácil para as pessoas reconhecerem a empresa instantaneamente apenas olhando para a imagem que você publica.

Se você não tiver certeza de como tornar os elementos visuais coerentes com a marca da empresa, considere trabalhar com um designer ou profissional de marketing digital que possa lhe dar acesso às diretrizes de marca da organização.

5. Use embaixadores da marca

Considere usar embaixadores da marca para tornar seus esforços de recrutamento mais confiáveis ​​para candidatos em potencial.

A melhor maneira de abordar isso é pedir aos funcionários atuais da empresa que apresentem as vagas disponíveis e discutam abertamente os benefícios de trabalhar na empresa.

Normalmente, as pessoas são mais propensas a confiar em uma postagem de mídia social quando veem o rosto por trás da mensagem.

Para usar os embaixadores de forma eficaz, você pode pedir aos funcionários da empresa que apareçam em vídeos promocionais.

Também é útil pedir que eles compartilhem links para vagas abertas com suas redes profissionais.

6. Explique o processo de inscrição

Demonstrar o processo de candidatura nas redes sociais permite tornar o recrutamento mais transparente.

Quando os candidatos aprendem sobre cada etapa do processo, eles podem determinar quanto tempo gostariam de gastar preparando e completando sua inscrição.

Se você quiser ajudar os candidatos em potencial a obter uma compreensão clara dos próximos passos a serem seguidos, você pode criar uma campanha separada que você vincularia em cada descrição de trabalho que você escrever.

Isso também torna seu trabalho mais eficiente e economiza um tempo valioso, pois torna desnecessário explicar o processo para as pessoas individualmente.

7. Lembre-se de construir sua marca pessoal

Postar anonimamente nos canais de mídia social da empresa pode ser eficaz, mas algumas metas de recrutamento podem exigir que você permita que candidatos em potencial o conheçam pessoalmente.

Graças ao crescimento de sua marca pessoal nas mídias sociais, você pode manter a reputação do seu empregador e se apresentar como um recrutador altamente qualificado.

Para fazer isso, é importante que você use suas contas regularmente, demonstre sua experiência na área de recrutamento e construa conexões pessoais com os candidatos.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Dicas para Vender nas Redes Sociais
Gestão de Redes Sociais

29 Dicas para Vender nas Redes Sociais

Tempo de Leitura: 10 minutos Usar as redes sociais para fazer vendas não é novidade, e você sabe muito bem a importância das redes sociais para seu negócio prosperar, porém, a dúvida que fica é quais estratégias utilizar para aumentar suas vendas através das redes sociais, confira dicas importantes para você alcançar o sucesso nas vendas!

Leia mais »