As 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 7 min
Confira as TOP 10 Redes Sociais mais usados no Brasil e um resumo sobre o perfil de cada uma dessas redes sociais.
As 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil
As 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 7 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira as TOP 10 redes sociais mais usadas para você aproveitar nas suas estratégias. Se você não sabe mais como chamar atenção para seus posts, saiba que este conteúdo foi feito para você.

Ao longo dele, vamos mostrar como você pode chamar mais atenção para as suas postagens e fazer com que as pessoas comecem a acompanhar mais o seu perfil com as redes sociais mais usadas no Brasil.

Seguindo essas dicas que daremos, temos certeza que você conseguirá mais atenção e fazer com que seu perfil cresça.

Portanto, recomendamos que leia com atenção, realmente se dedicando a aprender.

Contudo, antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas principais redes sociais e com os seus amigos que também querem aprender a chamar mais atenção nas postagens. Agora, vamos lá!

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

10 redes sociais mais usadas no Brasil

Antes de realmente mostrarmos as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, queremos que você entenda que as redes sociais mudam a todo momento.

No momento em que estamos produzindo este conteúdo, essas dicas estão funcionando e dando bons resultados. Agora, dependendo da data que você for ver, talvez uma ou outra maneira não sirva tão bem.

Portanto, a nossa recomendação é que você leia e aplique essas estratégias o quanto antes, aproveitando que elas estão dando bons resultados. Combinado?!

Tendo isso em mente, vamos lá!

01. Facebook

Para pedir  divulgação, o Facebook é a primeira coisa que você pode fazer para crescer o seu perfil e chamar mais atenção.

Isso porque a rede social conta com quase 2 bilhões de usuários e também é uma plataforma que tem uma parte voltada exclusivamente para negócios.

Na plataforma, você poderá criar uma página na qual poderá fazer postagens para alcançar o seu público, além de inserir informações relevantes. Ademais, poderá fazer um investimento em postagens específicas e aumentar o seu alcance.

Aqui, é interessante que você tenha em mente que estamos falando de divulgação para o seu post, não para o seu perfil. Nesse caso, vamos imaginar que você fez uma publicação e no final dela você pediu para que as pessoas compartilhassem o post.

Sendo assim, nesse exemplo, é interessante que você faça esses pedidos de divulgação pois sempre que alguém lhe divulgar, você vai acabar ganhando uma parcela do público da pessoa que divulgou.

Neste caso, vamos imaginar que uma pessoa repostou a sua publicação nos stories dela. Pois bem, se ela tem 5000 seguidores, que não é uma quantidade muito difícil de ter, se apenas 10% dos seguidores dela acessar o seu post, você terá uma visibilidade de +500 pessoas.

Agora, isso é com apenas 1 pessoa que compartilhou. Imagine se 10, 20 ou mais pessoas compartilharem. Assim, consideramos que esta é uma ótima forma de aumentar o alcance do seu perfil e chamar mais atenção.

02. Instagram

Pode parecer clichê, mas nas redes sociais, ser único é algo fundamental para que você consiga ter mais público. É quase impossível você conseguir crescer de verdade postando um conteúdo que todas as pessoas postam.

Por isso, no Instagram, rede social que conta com 122 milhões de usuários e que é uma das redes que mais dão dinheiro hoje em dia, você precisa ser autêntico.

Isso pode acontecer, mas não é normal. Portanto, a nossa recomendação é que, quando você for estruturar a sua linha editorial, você foque em criar um conteúdo que chama atenção, é interessante, mas que ao mesmo tempo consegue se diferenciar do que vemos por aí.

Fazendo isso, as pessoas notarão que o conteúdo do seu perfil não é igual ao que existe por aí, o que fará com que elas deem uma atenção a mais para ele, atraindo a atenção de clientes e, no caso de influencers, de grandes marcas.

Portanto, tendo isso em vista, recomendamos fortemente que você se esforce para criar um conteúdo único e com um diferencial exclusivo.

03. Pinterest

Criar um perfil para a sua empresa utilizando o Pinterest traz muitas vantagens e facilidades para o empreendimento!

Em outras palavras, esta rede social serve para que mais pessoas possam encontrar a sua empresa. E assim o seu negócio possa gerar mais leads em potencial.

Portanto, criar uma conta empresarial no Pinterest serve para que a sua empresa some histórias de sucesso!

E assim possa criar conteúdo, publicidade e ideias. Tudo isso com os recursos disponíveis na plataforma. Como, por exemplo: O Blog, Pinterest Business Partners e Agências.

Além disso, é possível que o empreendedor tenha uma experiência única na plataforma! Para isso, ela oferece recursos como compartilhamento de ideias e exibição da marca.

Empresas como a Coca Cola, por exemplo, utilizam os recursos de ideias de fim de ano para lançar suas propagandas.

A plataforma possibilita também criar pins! Que servem para compartilhar ideias ou vender produtos, por exemplo. Portanto, não fique de fora e comece a criar um perfil no Pinterest.

04. Tik Tok

O TikTok é uma plataforma exclusiva de vídeos que conta com aproximadamente 755 milhões de usuários e por isso, é uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Além disso, ele também possui análise de métricas, sendo possível você ter uma dimensão do seu engajamento.

Pois bem, isso não é uma regra, mas geralmente as postagens que estão chamando mais atenção são aquelas que contam com um maior número de cliques.

Então, se formos analisar, podemos chegar a um exemplo interessante para que você entenda melhor:

Vamos supor que você tenha feito um anúncio e ele tenha dado 1000 impressões. No caso, 1000 pessoas viram aquele anúncio do seu post.

Contudo, dessas 1000 que viram, apenas 10 clicaram. Nesse caso, apenas 1% das pessoas clicaram no seu post. Esse é o CTR do anúncio.

Agora, em outro exemplo, vamos imaginar que 1000 pessoas viram e 237 pessoas clicaram. Dessa vez, o CTR será de 23,7%. Isso quer dizer que 23,7% das pessoas que veem o seu post acabam clicando nele.

Nesse caso, se o seu foco for chamar mais atenção para as suas redes sociais, faz mais sentido manter apenas o segundo anúncio.

05. WhatsApp

O WhatsApp é uma rede social que conta com mais de 176 milhões de usuários e tem duas versões: a normal e o Business, que é voltado para negócios.

Trata-se de uma rede social exclusiva para comunicação e onde é possível compartilhar vídeos, mensagens de voz e fazer chamadas.

Assim, ele também é uma das redes sociais mais usadas.

Ah, e não se esqueça de que essa rede social também é feita de testas.

Testar novos conteúdos, testar novos designs para  catálogos  e até mesmo testar novos públicos são possibilidades interessantes para que você consiga ir filtrando até achar o modelo certo de conteúdo que traz um bom engajamento para o seu perfil.

Isso pode parecer simples, mas nem todas as pessoas tem estômago para fazer esses testes. Hoje, vemos que muita gente faz um teste ou outro e já desiste, afinal, isso dá trabalho.

Contudo, o que elas não entendem é que, nesse universo das mídias sociais, quem faz mais testes consegue ter mais dados e, consequentemente, aprender mais.

A nossa recomendação é que, de uma forma periódica, você faça novos testes no seu perfil. Agora, você pode estar se perguntando: “mas em quanto e quanto tempo eu devo fazer esses testes?”

Bom, isso é algo que vai depender muito de cada pessoa. Assim como comentamos antes, fazer esses testes demandará um esforço muito grande, logo, sabemos que nem sempre é possível fazer isso com frequência.

Agora, quanto mais testes você conseguir fazer, melhor para o seu perfil. Desse modo, caberá a você ver a quantidade de testes que você consegue fazer por mês para crescer o seu perfil.

06. LikedIn

LinkedIn conta com 774 milhões de usuários e é uma rede social desenvolvida especialmente para empreendimento e compartilhamento de informações profissionais.

Nele, além de um perfil, também é preciso fazer publicações e analisar se elas são relevantes.

Quando as suas publicações não estão conseguindo chamar atenção do público, é normal que o seu engajamento e alcance acabem caindo. Isso é algo quase que natural. Para reverter, você terá que testar novas coisas nas publicações, principalmente na parte de design dela.

Se você fez alterações no design das suas publicações, mas não deu muito certo, talvez seja interessante você testar imagens. Adicionar imagens fará com que você consiga quebrar um pouco o padrão do seu feed e atrair mais a visibilidade do seu público

Querendo ou não, as pessoas gostam de imagens. Por isso, quando o seu perfil só tem designs frios, talvez realmente não fique interessante para o público ver, o que faz com que eles parem de lhe acompanhar.

Assim, conversando com a sua equipe de desenvolvimento de postagens, nós recomendamos que você peça para que eles incluam mais imagens nas publicações. Isso fará uma grande diferença.

07. Twiter

O Twiter conta com 436 milhões de usuários e também é uma das redes sociais mais usadas por artistas, empresas ou pessoas anônimas para o compartilhamento de ideias e mensagens.

Sim, é uma rede social voltada para o compartilhamento da escrita, porém, para atrair seguidores, é preciso que ela seja relevante.

O ser humano é curioso, por isso, quando você consegue usar essa curiosidade ao seu favor, é possível crescer bastante.

No caso das redes sociais, quando você mexe com a curiosidade do seu público, você acaba fazendo com que eles fiquem obcecados por aquilo, querendo saber o que você está falando.

08. Messenger

Mensseger é uma rede social conectada ao Facebook e possui uma bilhão de usuários. Também é uma das redes sociais mais usadas e você pode utilizar para se comunicar de forma direta com os seus seguidores.

Se você perceber que o seu engajamento não está legal e que as pessoas não estão vendo muito as suas publicações, tente fazer uma mudança radical, alterando completamente as cores que você utiliza nos posts e enviando tudo pelo mensager.

Isso fará com que as pessoas tenham uma noção de mudança, vendo que o seu perfil não é mais o mesmo. Essa estratégia funciona bastante quando o seu público está ficando saturado das suas publicações.

Se você nunca testou, a nossa recomendação é que você teste e veja se no seu perfil dá resultado ou não.

09.  Snapchat

O Snapchat conta com mais de 600 milhões de usuários ativos e permite a produção de vídeos rápidos em poucos segundos, assim como, filtros e fotos mais elaboradas.

Ideal para produções que você deseja chamar mais atenção.

Junto ao crescimento, com a chegada de novos seguidores, você consegue chamar mais atenção para os seus posts. Pode não parecer, mas fazer parcerias entre as redes sociais, utilizando recursos de uma para postar em outra também é uma ótima opção.

Por isso, você pode usar e abusar desse recurso não só para aparecer, mas também para dar aquele up nas suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

10. Youtube entre as Redes Sociais mais Usadas

Por último, mas é claro, não menos importante, está o Youtube, que é uma das redes sociais mais usadas que conta com 2,56 bilhões de usuários e que é uma excelente plataforma de streaming.

Para se ter sucesso nessa rede social, é importante desenvolver conteúdo relevante e desenvolver algumas técnicas de vídeo.

Portanto, se for do seu interesse crescer de uma forma mais rápida e chamar mais atenção para seus posts, a nossa recomendação é que você contrate profissionais especializados em crescimento de Instagram. Essa estratégia traz um custo alto, mas que pode dar ótimos resultados.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Dicas para Vender nas Redes Sociais
Gestão de Redes Sociais

29 Dicas para Vender nas Redes Sociais

Tempo de Leitura: 10 minutos Usar as redes sociais para fazer vendas não é novidade, e você sabe muito bem a importância das redes sociais para seu negócio prosperar, porém, a dúvida que fica é quais estratégias utilizar para aumentar suas vendas através das redes sociais, confira dicas importantes para você alcançar o sucesso nas vendas!

Leia mais »