Pinterest para Empresas: Como Criar um Perfil no Pinterest para sua Empresa

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Crie um perfil do Pinterest para sua Empresa, você vai se destacar com o retorno de alcance e acessos que o Pinterest pode oferecer para sua empresa.
Pinterest para Empresas
Pinterest para Empresas

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Crie um perfil Pinterest para sua Empresa! Se uma empresa tem seus produtos que se destacam mais esteticamente, será muito interessante criar um perfil no Pinterest que é uma rede social mais voltada para as imagens.

Você pode utilizar essas redes como táticas de marketing.

Para isso, só é preciso compreender muito bem suas especificações.

Por exemplo, se a empresa for do ramo da moda, possuir um perfil no Pinterest será ótimo para a divulgação do seu nome e de seu estilo.

Outros segmentos que podem receber auxílio dessas redes são as companhias de arquitetura e design.

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma a qual possibilita compartilhar imagens, oferecem a oportunidade dos produtos de uma empresa serem conhecidos mais facilmente, porém não há necessidade do responsável por essa empresa ser um fotógrafo profissional para divulgar os produtos.

Você ou se no caso for uma empresa só necessitará ter um perfil bem atraente e estético.

Muitas pessoas não sabem como usar o Pinterest, muito menos como criar um perfil da empresa para esta plataforma.

Por que criar um perfil no Pinterest para sua empresa?

O Pinterest é parecido com um site de busca que traz resultados através das imagens.

As pessoas salvam nele uma pasta de imagens, conhecidas como pins, que podem servir de inspiração ou consideradas importantes.

Porém, o Pinterest quando voltado para os negócios podem oferecer muito mais se for usado de modo estratégico.

Assim, se você tiver um ótimo conhecimento sobre essa ferramenta, investir seu tempo e dedicação para criar conteúdos relevantes e específicos, poderá notar que o crescimento no Pinterest acontecerá mais rapidamente do que em qualquer outra rede.

Com ele você obterá um maior alcance do seu site. Portanto, você terá muitos benefícios com a sua conta no Pinterest para Negócios.

Perfil Empresarial Pinterest
Perfil Empresarial Pinterest

Vantagens de ter um perfil no Pinterest para Negócios

O Pinterest para Negócios pode ser um possível gerador de tráfego para a empresa. Assim, por meio dos pins gerados, você pode acrescentar um link e encaminhar o usuário para o seu blog, mídias sociais ou mesmo para outro link disponibilizado pela internet.

Atualmente, portanto, é a melhor opção de tática de marketing direcionada para o tráfego.

Mas para que os resultados obtidos sejam bem expressivos é necessário você aproveitar tudo que o Pinterest possa oferecer de recursos. Para tanto, a melhor escolha é usar o Pinterest Business.

Através dele você poderá acessar ferramentas muito importantes como o Pinterest Analytics, que corresponde a métricas do Pinterest e a um perfil diferenciado que possibilita que você tenha links na sua biografia.

Para ter uma conta no Pinterest você não pagará nada. Poderá também fazer a migração da sua conta pessoal que possuir ou mesmo criar uma conta nova e com isso obter todos os recursos corporativos disponíveis.

Um fator bastante importante é preencher todas as informações que forem necessárias no perfil quando criar ou migrar a sua conta, além de fornecer uma foto, localização e outros dados úteis a seus clientes potenciais.

Algumas observações sobre o Pinterest

O Pinterest é uma rede direcionada ao público que ganhou uma visibilidade bem considerável. A rede tem como base o compartilhamento de pins e ideias novas.

Sendo assim, é importante também você saber que:

  • Ele é muito bem considerado  entre as mulheres.
  • Sua maior popularidade está entre as pessoas que possuem educação de nível superior.
  • A sua popularidade está entre as pessoas que possuem maior valor aquisitivo.

Ao se tratar desse tipo de rede que utiliza imagens que melhoram muito seu contato na rede, seus seguidores, então, vão interagir bastante com você.

Se o seu público pertencer aos grupos citados acima com certeza seu negócio terá bastante benefícios de uma rede social, criada para compartilhar ideias novas, produtos e imagens.

Como criar uma página no Pinterest para sua empresa

Abaixo mostraremos cinco passos de como fazer uma página para sua empresa no Pinterest, a seguir:

1- Faça sua conta e complete o seu perfil no Pinterest

Basicamente, antes de gerar uma conta no Pinterest, o principal será pensar primeiramente no seu objetivo que deseja alcançar através dela.

No caso de você ser uma pessoa bastante conhecida, por exemplo, poderá utilizar seu próprio nome. Porém, se está gerando um perfil para empresa, é necessário que ela seja usada de maneira profissional e oficial.

Confira também o seu site, pois esse passo é essencial para o aumento do nível de confiança para o seu perfil na rede. Para tirar alguma dúvida que possa aparecer, baixe o guia do Pinterest para empresas.

Não se esqueça de preencher de modo correto o seu perfil.

O checklist abaixo ajudará nesse trabalho e indicará onde se encaixa cada item no seu perfil. Você poderá colocar o botão de pin para website, o botão para seguirem você no Pinterest e demais recursos. Segue o checklist:

  • Adicione seu endereço ou email.
  • Selecione seu tipo de negócio.
  • Coloque seu nome de contato.
  • Adicione o nome do seu negócio.
  • Insira uma foto de perfil.
  • Crie um username customizado.
  • Preencha a seção sobre você.
  • Adicione seu local.
  • Coloque a URL do seu site
  • Conecte suas outras redes sociais.
  • Faça a verificação do seu perfil no seu site.

2- Confira a fonte dos pins antes de começar a repinar

O Pinterest é uma rede que se baseia em compartilhar imagens, por esse motivo possui um código de ética.

É aconselhável, por exemplo, repinar um conteúdo, verificar se as fontes contidas em sua lista se referem ao site original, ou seja, se é somente algum usuário fazendo cópia do conteúdo e dizendo ser dele.

Realmente, dê valor para quem gerou o conteúdo. Tendo qualquer dúvida é indicado conferir a política de copyright do Pinterest.

Pense também em acrescentar uma marca d’água ao seu pin no momento em que gerar conteúdo original com a finalidade de no caso alguém se apoderar desse conteúdo, sem autorização, você continua conectado ao seu site ou à sua marca.

3- Ter uma tática ao acrescentar e gerar novos Pins

Veja algumas dicas de como acrescentar e gerar novos pins como:

  • Criar e diversificar seus boards – A indicação é acrescentar pins aos poucos porque afinal não é bom lotar a página inicial daquele que estiver seguindo você. Gere boards criativos e que possam ser achados com facilidade na ferramenta de busca do site. Para isto utilize as palavras-chave corretas.
  • Seguir apenas quem for do seu interesse – Siga boards e usuários que mostrem interesse pela sua marca. Deste modo você cria um vínculo com o seu público-alvo e deixa a possibilidade de olhar o conteúdo que possa ser repinado por você.
  • Use os rich pins – Os rich pins, ou seja, os pins avançados podem ser importantes para as empresas que já são mais estabelecidas na rede social. Os pins avançados possuem dados a mais. Atualmente, há quatro tipos de Pins, sendo eles: produtos, lugares, artigos e receitas.
  • Adicione links nas suas descrições – Quanto mais dados sobre a fonte dos pins apresentar na sua descrição, a divulgação da sua marca será maior. Estes links permitem conduzir ao seu site ou ao seu blog.
  • Não exagere nos pins – Diferente do Twitter e do Facebook, o Pinterest faz com que seus pins fiquem sempre mais visíveis. Se você dedicar alguns minutos diários à rede já será suficiente o bastante para começar o seu perfil. Depois vá aumentando esses minutos para alguns dias semanais.

4- Produção de conteúdo visual com qualidade

Uma menor parte de todo o conteúdo no Pinterest é original. A maior parte, portanto, são repins pertencentes a usuários da rede.

O recomendado é fazer parte da minoria escolhendo excelentes imagens do seu site, criando um conteúdo diversificado como vídeos, textos, infográficos entre outros.

Tenha objetividade e seja interessante. Um fator para que o sucesso de seu perfil na rede social seja garantido é por meio de um bom spin.

5- Meça seus resultados

No Pinterest, assim como nas demais redes sociais, é essencial mensurar seus resultados e saber o que está dando certo e o que não está funcionando.

Prestar atenção nas suas atividades recentes no site é muito importante para saber quais foram os seus seguidores e quem curtiu seus pins mais recentes.

Além disso, é possível fazer pesquisas na ferramenta de busca pertencente ao Pinterest para se informar sobre palavras-chaves e as melhores tendências que estão na rede. Isto ajudará muito a planejar seus posts futuramente.

É importante também mensurar no Google Analytics como está indo a fonte de tráfego do Pinterest para o seu site. Através disso, você tomará conhecimento de como o site serviu de ajuda para conduzir visitantes para o seu site. 

Como funciona o perfil no Pinterest

O Pinterest é mais conhecido como uma rede social, porém, o seu funcionamento é mais como um mecanismo de busca semelhante, por assim dizer, com o Google Imagens.

O Pinterest trabalha diferente das redes sociais mais comuns. Ele é ótimo para um negócio online. Seus posts permanecem mais tempo do que em outras redes sociais e suas fotos são colocadas pela ordem de importância.

Como funciona o perfil no Pinterest
Como funciona o perfil no Pinterest

Muitas pessoas buscam ideias para festas de aniversário, casamentos e outros eventos. É nesse ponto que o seu negócio terá força.

O que são pins e repins?

As publicações feitas pelos usuários do Pinterest são chamadas de pins, podendo ser na forma de vídeo ou foto. Pode ser criado também, como por exemplo, um carrossel de pins. Pins esses que são parecidos com stories do Instagram.

São chamados de repins as repostagens de conteúdo pertencente a outro perfil para uma das suas pastas o que significa publicar um conteúdo que não seja seu, dentro do seu perfil.

O que são boards?

Boards são pastas e subpastas que organizam o seu perfil. Nelas você pode gerar coleções de temas específicos como também poderá convidar uma pessoa para fazer parte da mesma pasta ou vice-versa.

Por exemplo, se você for uma organizadora de eventos poderá convidar seus clientes para participarem em uma pasta específica.

Possibilita também compartilhar ideias por meio dessas pastas de forma rápida e simples por meio de uma colocação em modo secreto.

Como ativar rich pins

Os posts no Pinterest que possuem informações complementares às que foram citadas até agora são chamados de Rich Pins ou Pins avançados.

Neles é possível obter informações como, por exemplo, descrição, autor e título de um conteúdo.

Há quatro tipos de pins avançados ou rich pins:

  • Pins de Artigo – É o que vem em primeiro lugar e o mais preferido. Sua função é auxiliar a pessoa a colocar as histórias mais interessantes nas suas pastas.
  • Pins de Produto – Para quem tem uma loja este é o mais indicado, pois a trajetória de uma compra feita pelo seu consumidor se realizará de um modo bem mais fácil. Eles relacionam valor e estoque disponível, como também mostra onde pode-se encontrar o produto.
  • Pins de ReceitaÉ uma excelente forma de fornecer detalhes sobre sua receita ao Pinterest e seus usuários. E também os ingredientes que aparecem na lista da receita são palavras-chave, aumentando, assim, sua visibilidade quando procurar por estes ingredientes.
  • Pins de Aplicativos – É o recurso mais recente disponibilizado para IOS e permite que se faça download do aplicativo sem necessitar sair do Pinterest.

Como ativar os rich pins

Para fazer a ativação dos rich pins no WordPress você terá que usar também o plugin Yoast SEO. Instalando e ativando esse plugin ativará os rich pins de forma automática.

No caso do blogger, porém, isto se torna um pouco mais complicado. Para esse fim será feito um tutorial exclusivo para as pessoas que o utilizam.

Explicando os rich pins

Depois de configurar os metadados no seu blog, será preciso ativar as rich pins na sua conta do Pinterest. Para isso é necessário:

  • Fazer uma escolha de qualquer post do seu blog.
  • Inserir a URL no validador do Pinterest.
  • Clicar em validar.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »