O que são Indicadores das Redes Sociais: Guia Completo Sobre os KPIs das Redes Sociais

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 7 min
Entenda o que são os indicadores das redes sociais neste guia completo sobre o KPIs do Social Media. Aqui, apresentamos como identificar e quais plataformas utilizar para captar e analisar os indicadores essenciais para o sucesso das suas estratégias nas redes sociais.
Indicadores das Redes Sociais
Indicadores das Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 7 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira um guia sobre os indicadores das redes sociais: A popularização das redes sociais permitiu que as marcas enxergassem um grande potencial para divulgar os seus negócios.

No entanto, para avaliar os resultados das estratégias de marketing aplicadas nessas redes sociais, é fundamental avaliar as métricas e os indicadores de desempenho.

A possibilidade de poder avaliar dados é um dos maiores benefícios que o marketing digital proporciona, garantindo assim realizar ajustes para ter uma melhor performance.

A avaliação desses dados proporciona impacto para o seu negócio e realizá-la permite alinhar os objetivos da marca.

No entanto, quais os indicadores de redes sociais importantes e que devem ser analisados? Para saber mais sobre o tema continue a leitura deste artigo. Boa leitura!

O que são indicadores de redes sociais?

Os indicadores das redes sociais são dados obtidos de acordo com o desempenho da rede de forma mensurável e a quantidade de informação pode ser infinita.

Indicadores das Redes Sociais
Indicadores das Redes Sociais

O cruzamento desses dados garante informações relevantes para você analisar como o seu público interage com os conteúdos publicados.

Se você realiza o cruzamento de informações curtidas com dados sobre o alcance, você consegue ter a métrica de engajamento, por exemplo.

Os indicadores de desempenho são dados utilizados para avaliar a assertividade das estratégias, sendo possível mensurar se as ações realizadas estão provocando o efeito esperado pela marca e possibilitando o aprimoramento de novas ferramentas.

Quais indicadores de redes sociais devem ser acompanhados?

Dados como curtidas, comentários, compartilhamento, entre outras informações são resultados que costumam ser avaliados por profissionais que fazem a gestão de redes sociais para validar as estratégias aplicadas.

Quais Indicadores de Redes Sociais Devem ser Acompanhados?
Quais Indicadores de Redes Sociais Devem ser Acompanhados?

Existe um termo muito comum no marketing digital referente às métricas de vaidade. Ela costuma ser composta pelos resultados que provocam satisfação ao cliente. No entanto ela pouco informa sobre os verdadeiros resultados do negócio.

Dessa forma é fundamental avaliar os verdadeiros indicadores de desempenho da empresa e fugir das métricas de vaidade que são os comentários, curtidas, compartilhamentos entre outros.

Dessa forma os indicadores que devem ser acompanhados são o alcance, o engajamento e a taxa de clique, entre outros.

KPI das Redes Sociais: Alcance

Os dados de alcance correspondem ao número de pessoas impactadas com o seu conteúdo por um tempo específico.

No entanto, esse alcance pode ser dividido em alcance pagamento e orgânico.

O alcance orgânico são os indicadores de quantas pessoas foram impactadas com sua publicação sem a necessidade de você realizar qualquer investimento.

Eles representam a quantidade de pessoas que viram sua publicação porque foi publicada no seu feed ou mesmo compartilhada. 

O alcance pago é o resultado das pessoas que tiveram acesso ao seu conteúdo por meio do impulsionamento. Nele você consegue analisar a efetividade da publicação e escolher o objetivo dela para ampliar os resultados e garantir um melhor desempenho.

KPI das Redes Sociais: Engajamento

Todas as redes sociais são meios de interação. Sendo assim, se sua marca está presente, ter uma quantidade grande de seguidores, um bom alcance e baixo engajamento significa que sua estratégia precisa ser avaliada.

O engajamento é uma taxa em que é possível avaliar o grau de envolvimento da sua publicação com os seguidores. Sendo assim, se houver um grande engajamento, significa que o seu conteúdo está direcionado ao público certo.

As taxas de engajamento utilizam os seguintes dados:

  • Quantidade de curtidas;
  • Números de compartilhamentos;
  • Quantidade de comentários.

O indicador de engajamento é um dos mais importantes para o branding. E vale lembrar que é mais do essencial ficar atento à qualidade das interação e não a quantidade.

Uma dica para aumentar o seu engajamento é fazer postagens em formatos de perguntas, utilizar memes e vídeos. Mas lembre-se de que esses conteúdos precisam corresponder à sua persona, proporcionando assim informação que seu público tenha interesse.

KPI das Redes Sociais: Taxa de clique

A taxa de clique ou CTR é específica para conteúdos que cujo foco é fazer o seu público acessar e ser direcionado para uma página à sua escolha. Esse indicador mostra a quantidade de pessoas que viram e realizaram a ação de clicar.

Ele é de suma importância para as marcas que aplicam estratégias de Inbound Marketing no que diz respeito à captação dos leads.

Além disso, é fundamental para os anúncios que direcionam o público para o site ou outras páginas. Para avaliar os resultados, a Taxa de Custo por Clique consegue auxiliar na melhor gestão do controle de custos com a campanha.

Vale lembrar que se o valor da taxa de cliques é abaixo do esperado, talvez a sua oferta não esteja tão desejada quanto a empresa necessita. E pode ser necessário realizar ajustes nos botões, imagens utilizadas e título do post.

KPI das Redes Sociais: Tráfego em redes sociais

Os indicadores do tráfego mostram quantas pessoas entraram efetivamente na página direcionada. Uma das principais funções das redes sociais é atrair o público para elas, aumentar os leads, promover uma oferta, divulgar um produto, apresentar um serviço entre outros.

Para a realização de qualquer uma dessas ações é necessário que o usuário clique no botão ou link e vá para a página que a palavra contenha. Os dados dessas taxas podem ser coletados pelo Google Analytics.

No entanto, é de suma importância analisar as taxas de rejeição para adequar os indicadores de tráfego coletados das redes sociais.

KPI das Redes Sociais: Taxa de rejeição

Os dados de rejeição referem-se ao número de usuários que rejeitaram o seu conteúdo. Eles podem ser obtidos através da quantidade pessoas que deixaram de seguir sua página, spam, denúncias e até a quantidade de pessoas que bloquearam seu conteúdo.

Essa taxa é fundamental para que você possa identificar quais tipos de conteúdo seu público não gosta e realizar as melhorias necessárias.

KPI das Redes Sociais: Conversão

Os indicadores de conversão realizam a análise da proporção e alcance da meta do seu negócio. Um exemplo prático é se sua publicação tem como objetivo que o seu usuário compre algo, essa ação é uma taxa de conversão.

Nos casos em que o usuário é direcionado para a realização do download de qualquer material, são considerados como dados de conversão.

Os dados desse indicador são fundamentais para entender quais as redes sociais que garantem mais resultados, bem como os conteúdos que ajudam a ter um maior número de conversão.

É válido lembrar que essa taxa não deve apenas servir para analisar quais ações devem ser feitas de forma assertiva, mas também servem como parte dos insights para criação de outras publicações.

Por isso é importante considerar a utilização de ferramentas de marketing que possibilitem a avaliação e o acompanhamento dos indicadores, bem como de outras estratégias, entre elas:

  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Inbound e outras.

KPI das Redes Sociais: Crescimento por canal

Os dados de crescimento são as informações do crescimento do canal, ou seja, o número dos seus seguidores.

Dessa forma é possível fazer o cálculo de qual foi a taxa de crescimento do seu negócio.

KPI das Redes Sociais: ROI

O ROI ou como também conhecido (Return over Investiment) é um dos indicadores mais importantes nas estratégias do marketing digital.

O cálculo do ROI é relacionado ao custo do investimento e seu lucro. Dessa forma você consegue verificar o quanto de retorno obteve.

KPI das Redes Sociais: Sentimento

Todas as marcas buscam ter engajamento nas redes sociais. No entanto é necessário avaliar se o tipo de engajamento é negativo ou positivo.

Entender sobre o sentimento da marca e o que as pessoas estão comentando sobre elas, além de verificar se o tipo de conteúdo está agradando o seu público-alvo, possibilita avaliar a reputação da marca.

Como melhorar o resultado dos indicadores das redes sociais?

Quando se deseja melhorar resultados das suas métricas é necessário planejar ações que melhorem as performances dos seus conteúdos de acordo com o interesse do seu público.

Como Melhorar os Indicadores nas Redes Sociais?
Como Melhorar os Indicadores nas Redes Sociais?

Crie bons conteúdos

Nas redes sociais o conteúdo é rei, é preciso dar toda a devida atenção e dedicação para a produzir esses conteúdos e obter resultados positivos e melhor engajamento.

Tenha uma frequência de publicação

Para que se consiga ter um público engajado é importante garantir uma frequência de publicações. Quando se tem intervalos de publicações demoradas, o desinteresse do público e a perda de relevância acontecem.

Avalie seus resultados

Para validar qualquer estratégia é importante analisar os resultados a fim de identificar as taxas de crescimento e ter insights para novas estratégias e investimentos.

Realize postagens pagas

Com a popularização e a crescente distribuição de conteúdos nas redes sociais, se torna cada vez mais difícil ter um bom alcance orgânico, além da grande concorrência.

Por isso, investir em posts pagos é uma excelente estratégia para aumentar o alcance, engajamento e também as impressões do público.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para medir os dados?

Os indicadores das redes sociais são diversos e cada rede social tem o seu.

Ferramentas de Gestão com Indicadores nas Redes Sociais
Ferramentas de Gestão com Indicadores nas Redes Sociais

Para facilitar a busca, existem algumas ferramentas que podem facilitar esta tarefa.

Social Media CuboUP

Com o Social Media, é possível obter os principais indicadores de desempenho de todas as plataformas de rede social que você esteja integrado.

Além dos indicadores de postagens feitas por você, também é possível acompanhar / monitorar, atividades de outros usuários como hashtags e contas de concorrentes.

Quintly

O quintly é uma excelente ferramenta para realizar a gestão dos indicadores de redes sociais, pois ele permite que você consiga fazer o acompanhamento de dados de várias delas ao mesmo tempo.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas em qualquer estratégia e gestão de dados.

Buffer

O Buffer também é uma excelente opção com diversas ferramentas de gerenciamento das informações coletadas nas redes sociais, ele é um recurso completo.

Os indicadores das redes sociais são ferramentas de suma importância para validar e aprimorar as suas estratégias da sua marca para que se consiga obter melhores resultados.

Quer conferir mais conteúdos sobre o tema?

Acesse nosso blog e confira!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Dicas para Vender nas Redes Sociais
Gestão de Redes Sociais

29 Dicas para Vender nas Redes Sociais

Tempo de Leitura: 10 minutos Usar as redes sociais para fazer vendas não é novidade, e você sabe muito bem a importância das redes sociais para seu negócio prosperar, porém, a dúvida que fica é quais estratégias utilizar para aumentar suas vendas através das redes sociais, confira dicas importantes para você alcançar o sucesso nas vendas!

Leia mais »