Quais as Habilidades de um Gestor de Mídias Sociais?

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 6 min
Confira quais as habilidades que um gestor de mídias sociais estão em demanda e como demonstrar qualificações e essas habilidades em uma solicitação de emprego de gerente de mídia social.
Quais as Habilidades de um Gestor de Mídias Sociais?
Quais as Habilidades de um Gestor de Mídias Sociais?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 6 minutos
5/5 - (1 vote)

Os gestores de mídia social são responsáveis ​​por criar novos conteúdos para várias plataformas de mídia social executadas em nome de uma empresa ou marca.

Eles também monitoram as interações com os clientes que chegam por meio das mídias sociais e podem estudar a análise de dados para ajudar a moldar futuras campanhas de mídia social.

Essa pode ser uma função crítica para os negócios, especialmente devido à crescente importância das plataformas de mídia social como a vanguarda do envolvimento do consumidor em muitos setores.

Neste conteúdo, discutimos quais habilidades podem ajudar os gerentes de mídia social a se destacarem e como você pode demonstrar essas habilidades em uma solicitação de emprego.

Quais são as habilidades do gestor de mídia social?

Existem muitas habilidades de gerente de mídia social que podem beneficiá-lo ao longo de sua carreira.

As habilidades exatas que você pode exigir podem variar dependendo do tipo de organização com a qual você trabalha e do tamanho de sua equipe.

Entenda as Habilidades de um Gestor de Midias Sociais
Entenda as Habilidades de um Gestor de Midias Sociais

Por exemplo, grandes organizações com equipes de marketing significativas podem ter várias pessoas que trabalham no gerenciamento de mídia social.

Nesse caso, algumas pessoas podem ter habilidades especializadas, como videografia e criação de conteúdo, enquanto outras se concentram em conteúdo escrito ou otimização de mecanismos de pesquisa.

Em uma pequena organização, um gerente de mídia social pode precisar de um amplo conjunto de habilidades para cobrir todos os aspectos da função.

Aqui estão algumas habilidades essenciais para esta posição:

1. Habilidades de comunicação escrita

Os gerentes de mídia social geralmente participam de grandes volumes de redação. Você pode ser responsável por diferentes plataformas de mídia social, como Instagram, TikTok e Snapchat.

Cada uma dessas plataformas requer estilos de escrita sutilmente diferentes. Por exemplo, as plataformas de mídia social que também funcionam como sites de busca de emprego ou de relacionamento costumam usar um tom de voz sério.

Outros podem ser mais leves e envolventes.

Certas plataformas se concentram mais no conteúdo visual, mas as palavras que as acompanham ainda são importantes para transmitir sua mensagem.

Em alguns casos, uma contagem de caracteres ou palavras limita o tamanho da postagem, portanto, escrever de forma concisa pode ser importante.

Também é importante ser capaz de escrever com clareza para que seu público-alvo possa entender sua mensagem de maneira rápida e fácil.

Você pode postar algum conteúdo sério, mas muitas de suas mensagens podem se concentrar em criar um sentimento positivo e encontrar mensagens com as quais seu público se conecte emocionalmente.

Em geral, ser capaz de criar títulos curtos e rápidos também pode ser fundamental para atrair novos membros do público, assim como criar uma introdução envolvente que resuma os pontos-chave do seu post.

2. Uma compreensão da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO é o processo que ajuda a garantir que o conteúdo da sua marca tenha uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa quando as pessoas digitam pesquisas relacionadas.

Pode ser uma parte crucial do marketing digital e depende de uma compreensão de como os mecanismos de pesquisa classificam e retornam sites.

SEO é muitas vezes um aspecto essencial do gerenciamento de mídia social.

Grandes equipes de marketing podem ter membros da equipe inteiramente dedicados ao SEO, com responsabilidade pelo conteúdo da web ou outras plataformas digitais e conteúdo de mídia social.

Ainda é uma habilidade importante para um gerente de mídia social, principalmente se ninguém mais for diretamente responsável por ela.

Existem cursos e treinamentos que podem ensiná-lo a otimizar a cópia para redes sociais específicas. Incorporar o SEO em sua estratégia de marketing pode ajudar a melhorar seu alcance e aumentar o reconhecimento da marca entre novos grupos de público.

É importante entender como a exposição nas mídias sociais afeta as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, assim como o conhecimento das palavras-chave de cauda longa e cauda curta que podem melhorar o desempenho de uma postagem nos rankings.

Certos tipos de conteúdo também são mais otimizados para classificações de mecanismos de pesquisa, e um gerente de mídia social eficaz geralmente pode usar sua compreensão dessas dinâmicas para produzir conteúdo relevante que tenha uma classificação consistente.

3. Atenção aos detalhes

Qualquer informação postada em uma plataforma de mídia social representa a ‘voz’ da marca. Isso significa que um olhar atento aos detalhes geralmente é fundamental para cada postagem que você publica.

Garantir que todo o conteúdo escrito em suas postagens esteja livre de erros e ofereça informações verdadeiras e relevantes pode ajudar seu conteúdo de mídia social a parecer profissional e organizado.

Isso pode ajudar a economizar o dinheiro da empresa, reduzindo a necessidade de revisões e confirmando que todas as informações que você compartilha com os clientes estão corretas.

4. Habilidades de atendimento ao cliente

O papel de um gerente de mídia social normalmente também envolve o gerenciamento de engajamentos decorrentes das postagens que eles criam, como responder a novas mensagens de clientes.

Para muitas marcas de consumo, sua presença na mídia social é o ponto de contato mais óbvio para os consumidores que desejam falar sobre sua experiência pessoal com um determinado produto ou serviço.

Dependendo das configurações que você permitir em seu perfil, os consumidores poderão escrever postagens publicamente visíveis que podem ser vistas por clientes existentes e potenciais.

O primeiro objetivo para muitas empresas é levar esse engajamento para um fórum privado, longe da vista do público.

Isso pode minimizar o impacto em outros clientes que podem ler comentários potencialmente negativos.

Ao controlar essa interação, você pode falar efetivamente em nome da marca e aumentar suas chances de repetir clientes, tratando-os de maneira profissional e educada.

Um gerente de mídia social também é geralmente responsável por garantir que uma marca alcance nova popularidade apenas por razões positivas, e não porque a marca tenha apresentado um mau atendimento ao cliente.

5. Flexibilidade e vontade de aprender

O cenário de mídia social evolui rapidamente. Isso significa que pode ser importante manter-se atualizado com as últimas tendências e entender como as mídias sociais estão mudando continuamente.

Isso pode ajudar sua marca a ficar à frente dos concorrentes, principalmente se você encontrar novas oportunidades de exposição e plataformas que sua marca pode usar antes que outras marcas semelhantes se estabeleçam.

Essa habilidade também se estende ao aprendizado de lições que você pode aprender com a análise de dados. Examinar isso de perto para entender quais tipos de postagens têm bom desempenho para sua marca pode ajudá-lo a repetir esse sucesso.

Há também várias opções para exibir postagens alternativas e testar qual delas recebe mais reações.

Fazer esse tipo de teste como parte de sua estratégia de marketing contínua pode ajudá-lo a manter o conteúdo atualizado, envolvente e relevante.

Demonstrando habilidades de gerenciamento de mídia social em um currículo

Falar sobre a experiência anterior em marketing e os empregos que você ocupou em marketing de mídia social normalmente é uma parte importante da inscrição para ser um gerente de mídia social.

Existem também certas habilidades e atributos relevantes para a função que podem vir de uma experiência muito mais ampla do que funções puramente de mídia social.

Confira alguns exemplos de habilidades sobre as quais você pode falar em um aplicativo que não depende da experiência direta de trabalho em gerenciamento de mídia social:

  • Envolver um público : Fale sobre a experiência de ter que fazer as pessoas interagirem com seu conteúdo ou com um produto que você está tentando vender. Isso pode vir de uma função de vendas ou da experiência em um ambiente voluntário quando você trabalhou para promover uma causa de caridade ou de um blog pessoal.
  • Atendimento ao cliente : as habilidades de atendimento ao cliente pessoalmente também podem ser altamente relevantes para essa função, portanto, aproveite as experiências em varejo ou hospitalidade que possam demonstrar um alto padrão de atendimento ao cliente.
  • Familiaridade e paixão por plataformas de mídia social : também pode ser fundamental para um gerente de mídia social entender as plataformas que estão controlando. Um interesse genuíno e autêntico nas mídias sociais que decorre do seu próprio uso dessas plataformas geralmente é um bom ponto de partida para uma carreira de sucesso na área.

Qualificações do gerente de mídia social

Geralmente, não há qualificações definidas que os empregadores exigem que os gerentes de mídia social possuam, mas existem alguns graus e qualificações profissionais específicos que podem ajudar os candidatos a garantir o emprego.

Muitos graduados com graduação em mídia, marketing ou relações públicas acham que são adequados para funções de marketing digital, incluindo aquelas com foco no gerenciamento de mídia social.

Qualificações de um Gestor de Midias Sociais
Qualificações de um Gestor de Midias Sociais

Dada a importância das habilidades de comunicação escrita, alguns profissionais com qualificações em inglês ou escrita criativa também podem ver que suas habilidades são uma boa combinação.

Da mesma forma, fotógrafos e cinegrafistas com uma forte compreensão das comunicações escritas também podem ter sucesso na posição.

A obtenção de qualificações adicionais em áreas como otimização de mecanismos de pesquisa pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo.

Essa habilidade crítica é relevante para muitos aspectos do marketing digital, e ser capaz de demonstrar uma forte compreensão de SEO é uma maneira útil de destacar seu CV ou carta de apresentação de outros candidatos.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »