21 Técnicas de Como Vender no Instagram: Aumente suas vendas

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 12 min
Neste artigo, apresentamos 21 técnicas práticas de como você pode aumentar suas vendas no Instagram, são estratégias de marketing digital eficazes que vão te ajudar com insights relevantes para alavancar suas vendas na rede social.
Técnicas de Vendas no Instagram
Técnicas de Vendas no Instagram

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 12 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira as técnicas de como vender mais no Instagram: O Instagram é hoje um dos aplicativos de rede social mais populares do mundo.

Ele agora tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais de pessoas comuns, escritores de conteúdo e blogueiros, profissionais de marketing e proprietários de empresas.

Assim, ele pode fornecer um alcance de público único em comparação com outras plataformas sociais.

Você pode aproveitar ao máximo para expandir seus negócios e fortalecer seus resultados.

Se você deseja manter seus seguidores e aumentar o impacto do seu nicho, deve criar conteúdo informativo e obter engajamento suficiente.

O marketing no Instagram pode ser fácil se você fizer isso com base em uma estratégia eficiente.

Vender seus produtos ou serviços no Instagram pode aumentar suas vendas e disparar seu alcance.

E existem alguns motivos para isso.

O primeiro é que é o aplicativo mais popular: como o Instagram é um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, você pode ser descoberto por muito mais usuários.

Além disso, tem uma enorme base de usuários: usuários em todo o mundo gastam uma média de 145 minutos (cerca de 2 horas e meia) por dia nas mídias sociais.

Com mais de um bilhão de usuários globalmente, isso são muitas visualizações.

É uma plataforma de mídia social envolvente, o Instagram tem uma plataforma muito fácil de usar para vender produtos.

E dá aos criadores a chance de se envolver diretamente com seus seguidores e construir relacionamentos.

Tudo o que você precisa fazer é postar fotos e vídeos para começar a promover seus produtos.

A mídia social se tornou uma ferramenta poderosa que criadores e empreendedores podem usar para comercializar seus produtos ou serviços e conquistar novos clientes.

As lojas do Instagram ajudam você a organizar a história da sua marca e exibir seus produtos para o mundo.

O mundo está ao seu alcance, literalmente

Se você já está vendendo online, pode sincronizar facilmente suas plataformas de comércio eletrônico existentes com seu catálogo do Instagram.

Vender no Instagram também é benéfico porque permite que você segmente um público em seu nicho, mostrando seus produtos ou serviços para as pessoas certas.

Também torna mais fácil para os usuários comprarem diretamente do seu site ou por meio do checkout integrado sem sair do aplicativo.

Além disso, aumenta a exposição da marca e direciona o tráfego para sua página e site.

As mídias sociais ajudam você a contar uma história e organizar uma experiência de compra personalizada, impulsionam a descoberta de produtos por meio de seu feed, histórias e vídeos e permitem que as pessoas naveguem e saibam mais sobre sua empresa e seus produtos.

Se sua empresa ainda não está no Instagram, talvez seja hora de considerar a criação de um perfil para interagir com seus clientes.

À medida que o Instagram continua a crescer e mudar, o gigante do conteúdo visual se tornou uma das principais plataformas sociais para impulsionar as vendas do seu negócio.

Sua riqueza de recursos fornece um poderoso arsenal de ferramentas que podem ajudar qualquer profissional de marketing de mídia social experiente a transformar fãs do Instagram em clientes.

Dicas para vender mais no Instagram

Abaixo, destacamos vinte e uma técnicas que você pode aproveitar como insights relevantes em suas estratégias de marketing digital e assim ampliar suas vendas com a rede social, confira!

1. CTA na sua biografia do Instagram

Uma chamada à ação (ou CTA) atraente é fundamental para uma estratégia forte do Instagram e pode ajudar a direcionar o tráfego do site, aumentar as vendas e melhorar as taxas de conversão.

Técnicas de Vendas no Instagram: Sempre Criar um CTA
Técnicas de Vendas no Instagram: Sempre Criar um CTA

Uma das maneiras mais diretas de impulsionar as vendas usando o Instagram é tornar o link da sua loja (ou site) o mais visível possível.

É provável que alguém que encontre sua empresa no Instagram acesse sua biografia, o lugar perfeito para direcioná-la à sua loja.

Escreva um CTA em sua biografia (clique no link abaixo para ver nossos produtos mais recentes, por exemplo) que atraia os espectadores do perfil do Instagram a explorar sua seleção de produtos, ajudando você a aumentar o tráfego e aumentar as vendas.

2. Página de destino específica do Instagram

Uma página de destino do Instagram é uma página da Web independente que usa elementos persuasivos, como depoimentos, texto orientado a benefícios e vídeos para convencer seus visitantes a converter em uma oferta.

E, como o Instagram é usado principalmente como um aplicativo em dispositivos móveis, é importante criar uma página compatível com dispositivos móveis.

Os visitantes chegam à página depois de clicar em um link promocional no Instagram.

O Instagram oferece formulários no local por meio de sua empresa-mãe, o Facebook.

Eles podem funcionar rapidamente, pois criam automaticamente uma página de destino pós-clique que usa a imagem e o título do anúncio.

Isso ajuda na correspondência de mensagens e na implantação rápida de suas campanhas, mas deixa um pouco a desejar em relação à personalização da publicidade e ao falar com os visitantes como indivíduos.

Uma maneira de personalizar sua empresa é criar uma landing page especificamente para seus usuários do Instagram.

Provavelmente, as pessoas que visitaram seu perfil do Instagram vieram de uma foto sua que encontraram e gostaram.

Embora seu site possa parecer ótimo, ele não é otimizado para conversão, nem é personalizado.

Crie uma landing page com suas fotos do Instagram, direcionando os visitantes para onde eles podem comprar os produtos dessas fotos.

3. Publique depoimentos de clientes “prova social”

Compartilhar avaliações de clientes nas mídias sociais fornece uma forma de “prova social” de que você possui um negócio confiável e bem-sucedido.

Técnicas de Vendas no Instagram: Publique Depoimentos
Técnicas de Vendas no Instagram: Publique Depoimentos

Compartilhar avaliações de clientes nas redes sociais pode ajudá-lo a estabelecer confiança e ganhar mais leads e clientes.

Se você estiver usando a mídia social para o seu negócio, você precisa apresentar um motivo convincente para os clientes em potencial escolherem você em vez de seus concorrentes.

Mostrar por que sua pequena empresa é valiosa e que outros acreditam que ela é valiosa ajudará você a atrair mais clientes em geral.

A prova social pode desempenhar um papel importante para ajudá-lo a fazer uma venda.

Faça dos depoimentos de usuários e clientes parte de sua estratégia de vendas do Instagram, poste um vídeo ou foto de um usuário feliz com seu produto, junto com uma citação (na legenda é bom) sobre por que eles adoram.

Embora isso possa parecer apenas uma postagem de produto padrão, é diferente o suficiente para causar uma mudança drástica em suas vendas.

Um depoimento é tão convincente porque dá aos clientes em potencial alguém com quem se relacionar, afinal são usuários como eles que amam seu produto, então por que não o fariam?

4. Postagem simples de produto

Não ignore o simples post do produto. Estes são os posts de vendas mais comuns, porque são eficazes e bastante simples de montar.

Ténicas de Vendas no Instagram: Faça Postagens Simples de Produtos
Ténicas de Vendas no Instagram: Faça Postagens Simples de Produtos

Publique uma foto de alta qualidade (não é uma boa ideia tirar fotos borradas e mal iluminadas!) do seu produto.

Este é o ponto crucial do seu post de vendas, porque foi criado para atrair a atenção dos usuários do Instagram e deixá-los intrigados com o seu produto.

Na legenda, crie uma descrição impressionante do produto e direcione-os para o seu site (ou loja) para que eles possam comprá-lo por conta própria.

5. Promoções sazonais

A personalização é uma ótima forma para tentar se conectar com seus clientes e aumentar as vendas.

Outra maneira de fazer isso é realizar promoções sazonais, por exemplo, uma campanha de marketing que você promove para um evento específico como o Dia dos Namorados ou o Natal.

Crie mídia do Instagram diretamente relacionada à temporada ou evento em que sua promoção se baseia e adicione um desconto.

Isso é facilmente compartilhável entre os membros do seu mercado-alvo, pois é exibido em eventos que são importantes e é especialmente atraente porque há uma promoção associada a ele.

6. Desconto instantâneo

Os descontos instantâneos são incríveis porque são uma oferta de venda direta.

Você já sabe que todos que seguem você estão pelo menos um pouco interessados ​​em seus produtos, e dar a eles um desconto em seus produtos pode ajudar a convencê-los a agir.

Crie uma imagem atraente para chamar a atenção de seus seguidores do Instagram, com um cupom ou link específico que os seguidores podem usar para obter um desconto em seus produtos (ou produtos específicos).

Coloque este link em sua biografia para facilitar ao máximo a compra de possíveis clientes.

7. Ofertas de vendas para comentaristas do Instagram

Se você já viu postagens de produtos populares no Instagram, verá que muitas pessoas comentarão coisas como “Preciso disso!” ou “Adorei!”, muitas vezes marcando amigos que eles acham que também estariam interessados ​​no produto.

Responda a clientes assim (que muitas vezes não acabam agindo por impulso para comprar seu produto) com algum tipo de oferta de venda.

Um simples “Que bom que gostou! Certifique-se de pegar o seu em…” pode funcionar, ou você pode incluir um código de cupom para eles.

8. Conteúdo gerado por usuários

Como os depoimentos que mencionei antes, a prova social pode ser um grande fator de contribuição quando as pessoas estão considerando um produto específico.

O conteúdo gerado pelo usuário é uma das maneiras mais genuínas de fazer uma venda no Instagram porque é um ótimo meio de prova social.

Se você tiver a sorte de ter clientes que amam sua marca e seus produtos o suficiente para fazer postagens sobre isso, use isso a seu favor.

Publique conteúdo gerado pelo usuário em seu perfil junto com uma breve sinopse (escrita pelo pôster original ou por você) sobre como esse cliente gosta do seu produto.

Em seguida, inclua um CTA informando aos novos visitantes onde eles podem obter o seu próprio.

9. Vídeo de demonstração

Mostrar aos clientes em potencial como as pessoas usam seu produto é uma ótima maneira de envolvê-los e divulgar informações sobre sua marca, ao mesmo tempo em que ajuda a impulsionar as vendas do seu negócio.

Isso pode ajudar a aliviar qualquer desconforto que as pessoas tenham sobre a compra do seu produto.

Crie um vídeo curto (lembre-se, os vídeos no Instagram precisam ter menos de um minuto) que mostre seu produto em ação, junto com um CTA no final do vídeo contendo um link onde as pessoas podem saber mais sobre o produto.

10. Anúncios do Instagram

Se você tiver um orçamento alocado para redes sociais pagas, considere fortemente a execução de anúncios no Instagram.

27% dos usuários dizem que encontram novos produtos e marcas por meio de anúncios sociais pagos, e os anúncios do Instagram podem atingir mais de 1,2 bilhão de pessoas, ou 20% da população mundial com mais de 13 anos.

Técnicas de Vendas no Instagram: Utilize o Instagram Ads
Técnicas de Vendas no Instagram: Utilize o Instagram Ads

Como eles são executados na plataforma de anúncios do Facebook, os anúncios do Instagram permitem que você segmente com precisão as pessoas dentro do seu mercado-alvo.

O retargeting permite até mesmo segmentar pessoas que já demonstraram interesse em seu produto.

A execução de anúncios do Instagram ajuda você a alcançar clientes em potencial sem precisar depender de métodos orgânicos.

Infelizmente, apostar apenas no poder do seu conteúdo e nos compartilhamentos de seus seguidores não é a melhor maneira de vender no Instagram.

O Instagram Ads é uma ferramenta poderosa que certamente impulsionará as vendas do seu negócio.

11. Instagram para negócios

O Instagram para empresas é uma atualização gratuita para contas do Instagram criadas para empresas.

É ótimo para ajudá-lo a impulsionar as vendas porque permite que você adicione um botão de “contato” à sua página, bem como um endereço se você tiver um local de varejo.

Embora não façam nada de imediato para suas vendas, ajudam a informar os clientes em potencial sobre seus locais de varejo, facilitando a geração de vendas de varejo ao longo do tempo.

12. Use uma plataforma de monetização

As plataformas de monetização tornam muito mais fácil para os fãs interessados ​​do Instagram comprarem seus produtos.

Essencialmente, eles replicam seu feed e adicionam links para que as pessoas possam clicar diretamente de suas fotos para suas páginas de produtos.

Isso ajuda você a contornar o problema inerente do Instagram: você só tem permissão para um único link em sua biografia, links em suas legendas de fotos não podem ser clicados.

Agilizar o caminho do social para a venda pode ser um grande impulso para o seu negócio.

13. Sorteio de curtir

Este é mais um jogo de longo prazo.

A realização de um concurso em que os participantes precisam curtir sua foto do concurso, e segui-lo para participar, ajuda a criar uma base de fãs de seguidores interessados ​​em sua marca e seus produtos.

Certifique-se de que o prêmio que você oferece é relevante para o seu negócio, ou você gerará uma lista de pessoas que não estão realmente interessadas.

Os brindes não são apenas ótimos para gerar engajamento, mas esse aumento de engajamento aumenta as chances de serem compartilhados ou aparecerem nos feeds de exploração das pessoas.

Você pode vender para esses novos seguidores por meio de promoções subsequentes (execute-as logo após o término do concurso).

14. Sorteio de entrada

Assim como o sorteio de like-to-enter, os brindes de tag-to-enter são incríveis para gerar engajamento para o seu negócio no Instagram, aumentando as chances de você fazer vendas.

Os participantes com marcação diferem dos brindes semelhantes porque exigem que os participantes marquem vários de seus amigos para participar.

Isso aumenta o alcance, mas geralmente fará com que as pessoas que foram marcadas também participem. Isso aumenta o alcance, aumenta o número de pessoas para quem você pode comercializar no futuro e ajuda a gerar mais vendas para sua empresa a longo prazo.

15. Concurso de fotos Instagram

De todos os tipos de sorteios ou concursos, os concursos de fotos do Instagram são os melhores para o seu negócio.

Embora eles não sejam tão fáceis de executar quanto os dois tipos anteriores, eles são ótimos porque geram leads reais para sua empresa, recebendo e-mails para os quais você pode comercializar por meio de explosões de e-mail no futuro.

Você precisará de algum tipo de aplicativo de terceiros para realizar seu concurso, porque ele será hospedado em uma página externa.

Anexe uma hashtag relevante ao seu concurso e você verá um grande benefício no engajamento e nas vendas do seu negócio.

16. Promoções parceiras

Compartilhar é se importar.

Se você deseja realizar um sorteio ou promoção, considere fazer parceria com outra empresa em seu setor que venda produtos que complementem os seus (por exemplo, uma empresa de tênis de corrida em parceria com uma empresa de roupas de ginástica).

Você pode fazer um sorteio com um pacote de prêmios com os dois produtos ou até mesmo criar um desconto para as pessoas que comprarem os dois produtos.

Essa estratégia é sólida porque permite alavancar as bases de clientes uns dos outros.

Você está alcançando pessoas que já estão interessadas em produtos relacionados ao seu setor.

Ver que uma marca que eles seguem endossa sua marca melhora sua credibilidade e lhe dá um “pé na porta” quando se trata de fazer vendas para usuários do Instagram.

17. Descontos no Instagram Stories

Suas histórias do Instagram é outro caminho para você alcançar clientes em potencial e transformá-los em vendas.

Como os Stories aparecem no topo dos feeds dos usuários do Instagram, eles são o principal local para fazer promoções de vendas.

Coloque uma história (de preferência com uma foto de um produto) com um código de desconto de vendas ou uma promoção por tempo limitado.

Embora isso não seja muito diferente de criar uma postagem promocional, há algo fugaz em uma história, ela desaparece depois de um dia, o que significa que você pode postar um cupom que diz algo como “esta oferta só está disponível nas próximas 24 horas!”, criando urgência dentro de seus seguidores e impulsionando as vendas.

18. Descontos no Instagram Live

O Instagram Live é uma plataforma incrível para se conectar diretamente com seus clientes.

A execução de uma transmissão ao vivo do Instagram (uma sessão de perguntas e respostas de seguidores é um bom ponto de partida) pode ser uma maneira de reunir clientes em um local para dar a eles um desconto ou promover uma promoção de vendas.

As promoções ao vivo são especialmente ótimas porque parecem “exclusivas”, apenas as pessoas que estão assistindo à transmissão podem acessar essas promoções.

Promova sua transmissão ao vivo nos dias anteriores e mencione que haverá uma promoção especial para as pessoas que comparecerem.

Novamente, isso pode ajudá-lo a criar um impulso imediato para suas vendas, pois as pessoas lutam para aproveitar a promoção que você forneceu.

19. Postagens de influenciadores

Os influenciadores são enormes no Instagram – eles são as celebridades da lista A da plataforma e existem em todos os setores.

A parceria com um influenciador para criar um post patrocinado (junto com um desconto, é claro!)

Esta postagem deve apresentar o influenciador usando ou curtindo seu produto, com uma breve sinopse sobre o motivo pelo qual ele gosta.

Faça com que eles marquem sua conta comercial na legenda e na própria foto e forneçam um código de desconto para que eles possam incentivar sua grande base de fãs a agir rapidamente e comprar seu produto.

20. Visualize os próximos produtos

O Instagram também é uma plataforma incrível para gerar hype em torno de um novo produto que você está prestes a lançar.

Você pode visualizar um novo produto em sua história ou em uma postagem com uma legenda que diga algo que incite a intriga, como “adivinhem o que é isso?”

É uma maneira envolvente de garantir que você tenha uma base sólida de pessoas que estão cientes de suas novas ofertas. Você pode até combinar isso com uma oferta.

Uma coisa legal é o uso do Instagram Stories para revelar algo novo.

Envolve a criação de várias imagens que revelam algo lentamente, que podem ser carregadas em sua história para que os espectadores precisem progredir para ver a revelação.

21. Manter o reconhecimento do site no Story

Como mencionei anteriormente, sua história é ótima porque permanece no topo dos feeds de seus seguidores, incentivando você a mantê-la atualizada (as últimas histórias são mostradas primeiro).

Naturalmente, este é um lugar ótimo para promover seu site ou local de varejo diariamente.

Uma estratégia que vi empresas usarem é postar uma foto simples (geralmente de um produto) com um link de site.

Eles fazem isso a cada duas horas para garantir que sua história permaneça no topo dos feeds dos seguidores, para aumentar a conscientização e atrair mais tráfego para o site.

Os locais de varejo fazem isso marcando seu local de varejo com um adesivo do Instagram (que permite que as pessoas cliquem para ver onde a loja está localizada).

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!