O que é Spam no Instagram e Como Evitar essa Prática Incorreta

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 12 min
Entenda o que é o Spam no Instagram, com detalhes práticos sobre o universo dos spam em toda a web e como evitar essa prática no Instagram.
Spam no Instagram
Spam no Instagram

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 12 minutos
5/5 - (2 votes)

Confira tudo sobre Spam no Instagram: Você provavelmente nunca teve tempo para parar e ler os termos e condições do Instagram.

Embora longa, a página contém diretrizes que ajudariam você a não ser um infrator, especialmente em relação à publicação no Instagram.

É importante evitar mandar spam no Instagram, assim como é bem inteligente evitar receber, pelo bem da sua produtividade.

Seguir essas regras ou diretrizes pode ser a diferença entre construir um negócio de sucesso no Instagram ou ter uma conta suspensa.

Então, o que você deve saber antes de postar conteúdo no Instagram?

E como você garante que não está enviando spam para outros usuários?

Aprenda mais sobre como você pode deixar de ser inconveniente com a sua audiência e como você pode evitar receber esses inconvenientes direto na sua caixa de entrada.

Por que se preocupar com as regras do Instagram?

Conhecer as regras do Instagram ajuda a identificar o que fazer e o que evitar.

Não é de surpreender que o Instagram bane milhares de contas por quebrar suas regras anualmente.

Spam no Instagram: Siga as Regras do Instagram
Spam no Instagram: Siga as Regras do Instagram

Algumas contas são bloqueadas temporariamente, enquanto outras são totalmente desativadas.

E mesmo com a melhor das intenções, você corre o risco de perder sua conta.

Para que serve o spam?

Quase todo mundo concorda que essa prática é desconfortável, então, por que algumas empresas e indivíduos se apegam a essa “tecnologia”?

Qual é o propósito do spam, além de encher caixas de correio?

O spam geralmente tem um histórico comercial envolvido.

É a espécie de remarketing que mais prejudica do que ajuda.

Por isso, algumas empresas desavisadas utilizam essa prática para promover seus produtos e serviços.

É uma operação que realmente toca muita gente e, como é automatizada, não leva muito tempo.

No entanto, muitas empresas pararam de usá-lo, pois se torna menos eficiente converter em clientes por meio de spam.

Todavia, um outro propósito desta categoria de mensagem é um viés um pouco mais criminoso e intrusivo.

Muitos spammers querem apenas coletar seus dados pessoais.

Ou, em outros casos, seu objetivo é espalhar histórias falsas. De qualquer forma, é recomendável não abrir esses tipos de mensagens

Tipos de spam

Os spammers usam muitas formas de comunicação para enviar mensagens indesejadas em massa. Algumas delas são mensagens de marketing vendendo mercadorias não solicitadas.

Outros tipos de mensagens de spam podem espalhar alguns vírus, induzi-lo a divulgar informações pessoais ou assustá-lo a pensar que precisa pagar para se livrar do problema.

Os filtros de spam de e-mail capturam muitos desses tipos de mensagens, e as operadoras de telefonia geralmente avisam sobre um “risco de spam” de chamadores desconhecidos.

Seja por e-mail, texto, telefone ou mídia social, algumas mensagens de spam são transmitidas e você deseja reconhecê-las e evitar essas ameaças.

Existem vários tipos de spam que certamente você vai querer evitar no seu dia a dia, estão descritos alguns a seguir.

E-mails de phishing

Os e-mails de phishing são um tipo de spam que os cibercriminosos enviam para muitas pessoas, na esperança de “fisgar” algumas pessoas.

E-mails de phishing induzem as vítimas a fornecer informações confidenciais, como logins de sites ou informações de cartão de crédito.

Phishing é o tipo mais simples de ataque cibernético e, ao mesmo tempo, o mais perigoso e eficaz.

Isso porque ataca o computador mais vulnerável e poderoso do planeta: a mente humana.

Ele pode te acusar de um crime, informar que você ganhou alguma premiação ou qualquer outra ação que mova suas emoções.

O objetivo disso é te obrigar a fornecer o que os golpistas querem.

Falsificação de e-mail

Os e-mails falsificados imitam ou falsificam um e-mail de um remetente legítimo e solicitam que você tome algum tipo de ação.

As falsificações bem executadas conterão marcas e conteúdo familiares, geralmente de uma grande empresa conhecida, como PayPal ou Apple.

As mensagens de spam de falsificação de e-mail comuns incluem um pedido de pagamento de uma fatura pendente, uma solicitação para redefinir sua senha ou verificar sua conta, a verificação de compras que você não fez ou mesmo a solicitação de informações de cobrança atualizadas.

Golpes de suporte técnico

Em um golpe de suporte técnico, a mensagem de spam indica que você tem um problema técnico e deve entrar em contato com o suporte técnico ligando para o número de telefone ou clicando em um link na mensagem.

Assim como a falsificação de e-mail, esses tipos de spam geralmente dizem que são de uma grande empresa de tecnologia como a Microsoft ou de uma empresa de segurança cibernética de antivírus famosa.

Se você acha que tem um problema técnico ou vírus instalados em seu computador, tablet ou smartphone, deve sempre acessar o site oficial da empresa para a qual deseja ligar para o suporte técnico para encontrar as informações de contato legítimas.

O suporte técnico remoto geralmente envolve acesso remoto ao seu computador para ajudá-lo, e você não quer dar esse acesso acidentalmente a um golpista de suporte técnico.

Golpes de eventos atuais

Os links chamativos nas notícias de blogs e sites podem ser usados ​​em mensagens de spam para chamar sua atenção.

Em 2020, quando o mundo enfrentava a pandemia de Covid-19 e havia um aumento nos trabalhos em casa, alguns golpistas enviaram mensagens de spam prometendo trabalhos remotos que pagavam em Bitcoin.

Durante o mesmo ano, outro tópico popular de spam estava relacionado à oferta de ajuda financeira para pequenas empresas, mas os golpistas acabaram pedindo detalhes da conta bancária.

As manchetes das notícias podem ser atraentes, mas cuidado com elas em relação a possíveis mensagens de spam.

Golpes de taxa antecipada

Esse tipo de spam provavelmente é familiar para quem usa e-mail desde os anos 90 ou 2000.

Às vezes chamadas de e-mails de “príncipe nigeriano”, pois foi o suposto remetente da mensagem por muitos anos, esse tipo de spam promete uma recompensa financeira se você primeiro fornecer um adiantamento em dinheiro.

O remetente normalmente indica que esse adiantamento em dinheiro é algum tipo de taxa de processamento ou dinheiro para desbloquear a quantia maior, mas depois que você paga, eles desaparecem.

Para torná-lo mais pessoal, um tipo semelhante de golpe envolve o remetente fingindo ser um membro da família que está com problemas e precisa de dinheiro, mas se você pagar, infelizmente o resultado é o mesmo.

Malspam

Abreviação de “spam de malware” ou “spam malicioso”, malspam é uma mensagem de spam que entrega vírus ao seu dispositivo.

Leitores desavisados ​​que clicam em um link ou abrem um anexo de e-mail acabam com algum tipo de malware, incluindo ransomware, cavalos de Tróia , bots, ladrões de informações, cripto mineradores, spyware e keyloggers.

Um método de entrega comum é incluir scripts maliciosos em um anexo de um tipo familiar, como um documento do Word, um arquivo PDF ou uma apresentação do PowerPoint.

Depois que o anexo é aberto, os scripts são executados e recuperam a carga útil do malware.

Chamadas de spam e textos de spam

Você já recebeu um robocall?

Isso é chamado spam.

Uma mensagem de texto de um remetente desconhecido pedindo para você clicar em um link desconhecido?

Isso é conhecido como spam de mensagens de texto ou “smishing”, uma combinação de SMS e phishing.

Se você estiver recebendo chamadas e mensagens de spam em seu Android ou iPhone, a maioria das principais operadoras oferece a opção de denunciar spam.

O bloqueio de números é outra maneira de combater o spam móvel.

O que é o spam no Instagram?

Quando as pessoas não desejam fornecer seu endereço de e-mail principal, elas criam uma conta de spam para se inscrever nas páginas de inscrição.

Portanto, uma conta de spam atua como um bode expiatório, permitindo que o usuário acesse um programa, conteúdo ou serviço que requer registro, mantendo seu endereço de e-mail principal livre de spam.

Como saber se é uma conta de spam no Instagram?

Alguns critérios podem ser observados para avaliar se há spam no Instagram.

Spam no Instagram: Como Identificar uma Conta Fake no Instagram
Spam no Instagram: Como Identificar uma Conta Fake no Instagram

Nos perfis spam geralmente existe uma biografia genérica, não tem muitos posts, as postagens que promovem um produto, seguidores aleatórios são encontrados em sua conta, a conta está seguindo muitas outras contas, o perfil foi criado recentemente e há comentários irrelevantes nas contas.

As ações de spam são aquelas que fazem com que um grande número de posts seja postado em um curto período de tempo.

É um sinal de que você está agindo como spam se começar a curtir excessivamente no Instagram.

Você pode querer conferir o Instagram se você é novo nele.

Você deve postar para si mesmo antes de seguir outras contas no Instagram se for novo na plataforma.

As regras de publicação do Instagram

Aqui estão algumas das regras essenciais que você deve saber antes de publicar conteúdo no Instagram. Publique conteúdo apenas por meio de um aplicativo de terceiros confiável.

Spam no Instagram: Faça Publicações Consistentes
Spam no Instagram: Faça Publicações Consistentes

O Instagram permite que os usuários usem aplicativos confiáveis ​​​​de terceiros para publicar conteúdo se os usuários não estiverem postando diretamente do Instagram.

Se você ainda não tiver certeza sobre aplicativos de terceiros aceitáveis, fique com o aplicativo móvel oficial do Instagram ou a versão da web.

Evite usar hashtags proibidas

Uma das melhores maneiras de melhorar seu engajamento no Instagram é usando hashtags.

Mas, quando usadas indevidamente, as hashtags podem causar problemas para você e sua conta do Instagram. Por exemplo, você não deve usar hashtags banidas em suas postagens.

Identificar hashtags banidas não é fácil.

Enquanto você pode identificar alguns com bom senso, outros precisam ser confirmados.

Mas há um procedimento simples para verificar quais são as hashtags banidas.

Abra sua conta do Instagram e clique no botão de pesquisa, selecione a guia Tag, pesquise a hashtag que você deseja usar. Abra o resultado. Se você pode seguir a hashtag, ela não é banida.

Se você vir a mensagem “As postagens recentes para #abc estão ocultas porque algumas postagens podem não seguir as diretrizes da comunidade do Instagram”, a hashtag foi banida e deve ser evitada. Verifique suas postagens publicadas e exclua aquelas em que você usou hashtags proibidas.

Compartilhe conteúdo apropriado para um público diversificado

Muitos tipos de conteúdo não são aceitáveis ​​no Instagram, independentemente da intenção.

Por exemplo, postar qualquer forma de imagens pornográficas, violentas ou gráficas não é aceitável no Instagram.

Publicar esse tipo de conteúdo vai contra as regras do Instagram. E pode resultar na suspensão ou banimento do Instagram da sua conta.

Mostre respeito por toda a comunidade do Instagram

O Instagram está interessado em construir uma comunidade de usuários forte e solidária.

Como tal, é apropriado que qualquer conteúdo que você publique não contenha nenhuma forma de ameaça, discurso de ódio, xingamentos ou palavras degradantes.

Também não é aceitável compartilhar informações privadas de outras pessoas para chantageá-las ou assediá-las.

Só é permitido conteúdo que respeite a personalidade dos indivíduos ou que promova sua atividade sem prejudicar os outros.

O Instagram também não oferece suporte a conteúdo que aprove ataques a qualquer pessoa com base em gênero, raça, etnia, país de origem, orientação sexual, religião ou condição de saúde.

Quebrar esta regra pode levar ao bloqueio ou banimento de sua conta. Em alguns casos, você pode ter que enfrentar penalidades mais duras.

Publique conteúdo relacionado a concursos com muito cuidado

Você pode usar concursos para aumentar seus seguidores, promover sua marca e alcançar um público maior.

Mas você precisa ter cuidado ao publicar informações sobre a competição que está realizando.

Antes de realizar um concurso, você precisa considerar as regras de orientação em seu país.

Existem regras do governo sobre o evento que você está realizando. Então, você precisa seguir rigorosamente essas regras ao distribuir prêmios para o seu concurso.

Ao realizar um concurso, você precisa garantir que os participantes sejam maiores de idade.

Você deve garantir que não está quebrando nenhuma regra. Você será responsabilizado se entregar seus prêmios para pessoas fora da categoria de idade aceitável, ou quebrando qualquer outra norma legal.

Publique conteúdo que você possui ou tem o direito de compartilhar

A publicação de conteúdo copiado da Internet é inaceitável.

Quando você publica conteúdo protegido por direitos autorais em sua conta do Instagram, o Instagram excluirá esse conteúdo e poderá suspender sua conta.

Antes de publicar conteúdo no Instagram, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Eu mesmo criei esse conteúdo?

Este conteúdo é protegido por direitos autorais?

Este conteúdo é gratuito para todos?

A resposta a essas perguntas ajudará você a saber se deve publicar um post ou não no Instagram.

Tanto quanto possível, é melhor postar apenas conteúdo original.

Você pode obter ideias de outras pessoas, mas certifique-se de que o conteúdo final que você está postando seja original.

Se estiver postando conteúdo compartilhado por outras pessoas, você deve obter permissão do autor original e garantir que atribui o conteúdo ao proprietário original.

Você também pode usar hashtags como #repost e #regram para mostrar que você não é o proprietário da imagem ou do vídeo, além de marcar o pôster original.

Postando muito conteúdo

Seria muito desagrdável abrir seu feed do Instagram e perceber que é a mesma conta postando uma série de vídeos e fotos.

A menos que o conteúdo seja algo que você goste, as chances são altas de você ficar irritado. Portanto quantas fotos e vídeos você deve postar em um dia?

Não há resposta correta para esta pergunta.

Mas seguir o ditado de que “tudo demais é um suicídio sistemático” o ajudará a ver que a moderação é essencial.

Além de incomodar os outros, postar vários conteúdos seguidos é spam. Indo pelo algoritmo do Instagram, o spam pode levar à perda temporária de sua conta.

Então, o que você deve fazer quando tem muito conteúdo para publicar em um curto período?

Você pode usar o recurso de apresentação de slides do Instagram para postar até 10 fotos ou vídeos.

Como tal, todo o conteúdo vem como uma única postagem, tornando seu feed menos confuso e eliminando spam.

Como evitar ser atormentado pelo spam?

À medida que o Instagram se torna cada vez mais famoso a cada dia, as preocupações com perfis de spam e comentários de spam também estão aumentando.

Normalmente, os comentários de spam são postados em influenciadores, celebridades, contas públicas e outras contas de pessoas talentosas para chamar a atenção deles.

Quase todos! Há quem receba comentários de spam do Instagram para qualquer tipo de colaboração ou fama ou para aumentar os seguidores.

Os spammers sempre vêm com novos truques e conteúdo com emojis para segmentar usuários em potencial no Instagram comentando em seus perfis.

Além disso, os spammers usam várias ferramentas para gerar comentários de spam e postar em fotos.

Algumas das palavras ou frases como “siga-me”, “dê 4 curtidas nas minhas fotos”, “verifique minha página”, “ganhe mais seguidores”, etc. estão em comentários de spam.

Como bloquear automaticamente comentários de spam no Instagram?

Existem alguns passos simples que servem para interromper instantaneamente os comentários de spammers em suas postagens do Instagram.

Em primeiro lugar, abra o aplicativo Instagram no seu telefone ou desktop.

Vá diretamente para a página do seu perfil tocando no ícone do usuário e, em seguida, clique no ícone de 3 linhas horizontais no canto superior direito do aplicativo.

Mais tarde, você verá a tela de opções, agora abra o menu de configurações e clique em Privacidade e toque na opção de comentários.

Existem duas maneiras simples de bloquear/parar comentários de spam no Instagram.

Primeiro, ative a opção “Ocultar comentários inadequados”.

Depois disso, o Instagram bloqueará automaticamente palavras ou frases ofensivas comuns da sua seção de comentários.

Por padrão, estará apenas na opção de ativação. Se você quiser, também poderá desativar a opção a qualquer momento.

Usar a opção Ocultar comentários inapropriados não é suficiente para parar/bloquear todos os spammers que postaram comentários de spam em suas fotos ou postagens de vídeo.

Portanto, use a segunda opção que é mais eficaz para bloquear os comentários de spam no Instagram.

Uma alternativa e uma ótima opção para impedir comentários de spam é usar o recurso integrado do IG chamado ‘Palavras-chave personalizadas’.

Para inserir as palavras-chave ou frases personalizadas primeiro Ative o “Filtro Manual” e, em seguida, anote as palavras que costumam chegar em comentários irritantes.

Cada palavra deve ser separada por uma vírgula.

Você pode adicionar mais palavras-chave a este filtro manual sempre que desejar, dependendo de seus comentários.

Depois de preencher a lista de palavras de spam, clique na marca de seleção azul no canto superior direito da tela para salvar as alterações.

Como posso vencer o shadowban do Instagram?

Existem muitas práticas recomendadas que você deve seguir para vencer o bloqueio do Instagram.

Você deve seguir as diretrizes básicas para conseguir sair dessa situação. Primeiro, lembre-se de não seguir e curtir em massa e não compartilhar imagens/vídeos violando as regras da rede social.

Você pode abrir um chamado de reclamação do usuário

Também se lembre de postar regularmente e preencher seu perfil do Instagram corretamente. Evite sempre a violação de direitos autorais.

Realize ações razoáveis no seu Instagram, e verifique seu e-mail com frequência. Não copie seus comentários repetidamente e não faça postagens semelhantes a spam e comentários de spam, além de não comentar muitos emojis.

Como parar de receber DMs de spam no Instagram?

Sabe aquelas toneladas de mensagens pedindo para você se tornar um embaixador da marca no Instagram?

É realmente irritante.

Bem, nesse momento, você deve alterar suas configurações de mensagem do Instagram e parar de receber essas mensagens de spam.

Abra suas configurações de privacidade como sempre faz e, na seção Mensagens, escolha receber mensagens apenas de quem você está seguindo.

Todo mundo recebe comentários de spam em todos os aplicativos de mídia social, não apenas no Instagram.

Bloquear 100% de comentários de spam com recursos integrados não pode ser possível ou suficiente.

Assim, a maneira eficaz de evitar/interromper comentários é verificando manualmente seu perfil e bloqueando-os diretamente.

Ao usar hashtags, os spammers também fazem comentários nas postagens para chamar a atenção.

O que é considerado spam no Instagram?

Várias ações estão na categoria de spam no Instagram.

Publicação de vários conteúdos em um curto período, curtir várias postagens e comentar sobre elas em um curto período, seguir ou deixar de seguir várias contas em um curto período, repetir as mesmas hashtags em sua postagem por um curto período, e criar ou enviar e-mails ou comentários indesejados.

Embora o Instagram possa não perceber isso rapidamente, outros usuários podem denunciar suas postagens, comentários, história etc.

Portanto, você precisa ter cuidado ao preparar o conteúdo para compartilhar ou ao interagir com o conteúdo de outras pessoas no Instagram.

Dúvidas Frequentes sobre Spam no Instagram

Por que se preocupar com as regras do Instagram?

Conhecer as regras do Instagram ajuda a identificar o que fazer e o que evitar.
Não é de surpreender que o Instagram bane milhares de contas por quebrar suas regras anualmente.

Para que serve o spam?

Qual é o propósito do spam, além de encher caixas de correio?
O spam geralmente tem um histórico comercial envolvido.
É a espécie de remarketing que mais prejudica do que ajuda.
Por isso, algumas empresas desavisadas utilizam essa prática para promover seus produtos e serviços.

O que é o spam no Instagram?

Quando as pessoas não desejam fornecer seu endereço de e-mail principal, elas criam uma conta de spam para se inscrever nas páginas de inscrição.

Como saber se é uma conta de spam no Instagram?

Nos perfis spam geralmente existe uma biografia genérica, não tem muitos posts, as postagens que promovem um produto, seguidores aleatórios são encontrados em sua conta, a conta está seguindo muitas outras contas, o perfil foi criado recentemente e há comentários irrelevantes nas contas.

O que é considerado spam no Instagram?

Publicação de vários conteúdos em um curto período, curtir várias postagens e comentar sobre elas em um curto período, seguir ou deixar de seguir várias contas em um curto período, repetir as mesmas hashtags em sua postagem por um curto período, e criar ou enviar e-mails ou comentários indesejados.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!