O que Faz um Social Media, Quais Habilidades para ser Gestor de Redes Sociais

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 14 min
Entenda o que faz um Social Media, como se tornar um especialista em redes sociais, os prós e contras da profissão e ainda, a diferença entre um especialista em social media e um gestor de redes sociais.
O que é um Social Media?
O que é um Social Media?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 14 minutos
5/5 - (1 vote)

Entenda o que faz um Social Media: Um Social Media é responsável por analisar, entender, criar e administrar conteúdos em todas as plataformas de mídia social, como: Instagram, Facebook, TikTok, LInkedin e Twitter. Isso para construir uma audiência e garantir o engajamento dos clientes.

O profissional, especialista em social media, também pode monitorar as métricas do site, responder aos comentários dos leitores e supervisionar os designs criativos e assim direcionar sua equipe rumo às estratégias definidas.

O que faz um social media?

O Social Media é um gestor da comunidade digital de uma marca, empresa ou personalidade e é responsável por analisar, entender, criar e administrar conteúdos relevantes para gerar engajamento com o público nas redes sociais.

Os Social Media são obstinados e “respiram” redes sociais, estão sempre atentos às novidades que se atualizam constantemente nas comunidades digitais.

O que Faz um Social Media?
O que Faz um Social Media?

Para entender a pergunta central: “O que faz um social media?“, Podemos destacar que ele pode ser o head por trás das estratégias de redes sociais de uma empresa ou mesmo de uma agência focada nas plataformas de redes sociais.

Um especialista em social media normalmente faz:

Entende a persona de cada rede social

Os especialistas em social media criam conteúdos que ressoa com os interesses da persona de forma direcionada para as interações típicas de cada canal.

Se familiariza com as análises do consumidor

Um especialista em social media entende as métricas de rede social e pode usar as informações para garantir quais estratégias de mídia social devem utilizar para que alcance seus objetivos.

Está em diversas frentes

O especialista em social media pode ser responsável pelo desenvolvimento de estratégia, gerenciamento de comunidade, direção criativa, redação, atendimento ao cliente e análise de dados.

Um especialista em social media não é um gestor das redes sociais

Um gestor de redes sociais, constrói e nutre relacionamentos dentro da comunidade social. Os gestores de mídia social se concentram na logística de entrega do conteúdo para os vários canais sociais, como: gerenciar um calendário de conteúdo, escrever uma copy, agendar postagens etc.

Especialista Define Estratégias de Social Media
Especialista Define Estratégias de Social Media

Ou seja, o gestor de redes sociais está mais focado na execução das estratégias enquanto o especialista em social media é responsável por criar estratégias com base nas métricas disponíveis. Ele busca padrões para direcionar novas ações.

Métricas importantes para um especialista em social media

Um especialista em social media quer ver os canas sociais crescer, medido pela quantidade de conteúdo publicado, quando e como as pessoas se envolvem com este canal. Qual conteúdo obtém mais interação e como os usuários respondem a qualquer mensagem da marca. Se o conteúdo inclui vendas de produtos ou serviços, qual o volume das vendas, enfim, as taxas de conversão são importantes para novas tomadas de decisão.

Quais habilidades você precisa para ser um social media?

As habilidades que você precisa para ser um especialista em social media incluem capacidade de escrita e análise de dados, um forte talento para recursos visuais e um talento para gerenciamento de comunidades.

Quais as Habilidades de um Social Media?
O que Faz um Social Media?

O marketing de conteúdo e as mídias sociais são cruciais para estabelecer uma imagem de marca. Os especialistas em social media são a principal voz por trás dos canais sociais de uma empresa, e grande parte do trabalho é contar a história dessa marca.

Portanto, fortes habilidades de análise de dados, escrita, edição e narrativa são cruciais para definir o tom certo nas plataformas que realmente representam a empresa.

Nas mídias sociais, o aspecto visual também é essencial para definir uma presença.

Contar histórias não é apenas sobre palavras.

Você deve criar uma apresentação estética coesa em todas as plataformas. Portanto, um bom olho para o design e a capacidade de criar conteúdo atraente são essenciais. Também é bom ter experiência no uso de ferramentas de criação de conteúdo, como Adobe Express, Giphy e Canva.

Outro objetivo importante das mídias sociais é se envolver com uma comunidade de forma eficaz.

Mas não é fácil fazer com que as pessoas respondam, compartilham, interajam com seu conteúdo.

Descobrir como o público da uma marca se comunica ajuda a entender melhor seus comentários, perguntas, necessidades e preocupações.

Outras habilidades importantes incluem conscientização de tendências, análises de KPIs e compreensão de SEO.

Ferramentas de gestão de redes sociais ajudam na consolidação das análises de KPIs que vão direcionar suas estratégias.

Como se tornar um social media?

Para se tornar um social media, você deve primeiro se tornar adepto do uso de plataformas de mídia social e ferramentas e tecnologia do setor.

Embora você provavelmente precise de educação formal ou treinamento de algum tipo em gerenciamento de mídia social, você pode iniciar essa carreira construindo seus seguidores nas mídias sociais e aumentando sua marca pessoal.

Como se Tornar um Social Media?
Como se Tornar um Social Media?

Muitos que trabalham em empregos de especialista em social media, hoje começam com cursos de marketing digital ou bootcamps, pois essas são as maneiras mais rápidas de acelerar uma carreira nas mídias sociais.

No entanto, você pode começar no caminho para uma carreira de sucesso em marketing de mídia social experimentando seus próprios projetos pessoais ou ajudando pequenas empresas com suas contas de mídia social. Essa é uma ótima maneira de construir seu currículo enquanto faz conexões que podem render dividendos no futuro.

Como se tornar um especialista em mídia social em sete etapas:

  1. Estabeleça sua presença nas redes sociais;
  2. Aprenda os fundamentos do marketing de mídia social;
  3. Avalie campanhas de mídia social com análises;
  4. Seja criativo com seu conteúdo de mídia social;
  5. Mantenha-se flexível e esteja ciente das tendências de mídia social;
  6. Crie um portfólio de mídia social;
  7. Candidate-se a empregos relevantes nas redes sociais.

Confira um detalhamento das sete etapas para se tornar um especialista em social media.

1. Estabeleça sua presença nas mídias sociais

Antes de começar sua carreira como profissional de social media, você deve examinar atentamente todos os seus canais de mídia social e garantir que eles o representem da melhor maneira possível.

Quando você não tem um grande portfólio para impressionar as empresas, a primeira coisa que eles fazem quando você se candidatam a um emprego é pesquisar você no Google. Se eles virem perfis associados a você com pouca ou nenhuma atividade – ou, pior ainda, qualquer coisa inapropriada – você pode apostar que suas chances serão reduzidas.

Dedique tempo e esforço para aumentar seus seguidores e interagir com a comunidade online de maneira construtiva e positiva. O gerenciamento de comunidade é uma grande parte do trabalho de qualquer especialista em mídia social e só pode ajudar se os empregadores virem como você se comporta.

2. Aprenda os fundamentos do marketing de mídia social

Se você decidir ir para uma faculdade tradicional de quatro anos ou acelerar seus estudos com um curso de marketing de mídia social ou bootcamp de marketing digital, um especialista em mídia social provavelmente exigirá algum tipo de educação, bem como pelo menos um conhecimento básico de muitas formas diferentes de marketing, incluindo publicidade paga, SEO, SEM, marketing de influenciadores e marketing por e-mail.

3. Avalie campanhas de mídia social com análises

Para ser um especialista em mídia social eficaz, você precisa dominar como usar ferramentas analíticas para rastrear o alcance e o engajamento de suas postagens.

De fato, apesar do número enorme e em constante crescimento de empresas que usam as mídias sociais para marketing e branding, ainda há uma percepção persistente de que a eficácia das mídias sociais é difícil de medir. De acordo com a eMarketer, 61% dos profissionais de marketing dizem que medir o ROI é seu principal desafio.

Além disso, três outros desafios entre os cinco principais da pesquisa estão diretamente relacionados à medição do ROI:

  • Vinculando o social às metas de negócios (33%);
  • Acompanhamento de resultados por meio de um painel (27%);
  • Entendendo o desempenho em todos os canais sociais (25%).

Em outras palavras, você precisará ser adepto de análises para melhorar a eficácia de suas campanhas e conteúdo social e, finalmente, provar seu valor para uma empresa.

Aqui na CuboUP, você encontra uma plataforma de gestão de redes sociais que consolida os principais dados das redes sociais para ajudar no direcionamento das suas estratégias. Clique aqui e confira o Social Media CuboUP.

4. Seja criativo com seu conteúdo de mídia social

Se você está nas fases iniciais da construção de seus seguidores nas mídias sociais, use isso como uma oportunidade para experimentar quais tipos de conteúdo realmente se conectam com o público. Preste muita atenção no que funciona e no que não funciona e refine sua abordagem de acordo.

Este também é um momento para desenvolver sua voz única. Embora você possa eventualmente precisar se adaptar para se adequar à voz de qualquer marca ou empresa para a qual você está criando conteúdo, ainda é importante demonstrar a um empregador que você pode postar conteúdo de mídia social em várias plataformas com uma voz consistente.

A consistência realmente é a chave. As marcas precisam ter uma voz consistente em todas as plataformas de mídia social, portanto, mostrar que você entende como fazer isso é crucial para mostrar aos empregadores em potencial que eles podem confiar em você para lidar com suas contas.

5. Mantenha-se flexível e ciente das tendências de mídia social

A pesquisa é uma parte crucial de qualquer trabalho de marketing digital, mas especialmente no domínio das mídias sociais. Você deve estar constantemente ciente do que seus concorrentes estão fazendo, do que as pessoas estão falando, do que as pessoas estão dizendo sobre você e quais tendências de design ou conteúdo parecem estar ressoando.

E você deve estar pronto para mudar a qualquer momento com base nas notícias do dia.

As mídias sociais nunca param ou desaceleram, então pode ser difícil tentar ficar por dentro de tudo. Felizmente, existem muitas ferramentas, aplicativos e plataformas por aí que ajudam os especialistas em mídia social a manter seus dedos no pulso da Internet.

O Google Trends ajuda você a ver o que as pessoas estão pesquisando em um nível macro. O Social Media CuboUP o ajudará a monitorar as tendências em várias plataformas de mídia social diferentes, além de ver o que as pessoas estão falando em diferentes plataformas.

Você também deve pesquisar quais datas especiais de conscientização ou outros marcos tendem a provocar muita reação nas mídias sociais e planejar o conteúdo com antecedência.

6. Crie um portfólio de mídia social

Você deve estar pronto agora para sujar as mãos com um projeto. Se você pode conseguir um trabalho freelance nesta fase ou decidiu trabalhar em um projeto de paixão, você deve começar a construir seu portfólio para, eventualmente, conseguir um emprego como especialista em mídia social.

Por que não tentar lançar um blog ou site? Ou tente selecionar uma página atraente no Instagram ou um canal atraente no YouTube. Você pode escrever seu próprio boletim informativo ou começar a montar um painel especializado no Pinterest.

Com especialistas em mídia social em oferta escassa e muitas empresas ainda na fase incipiente de estabelecer uma presença de mídia social realmente sólida, há muitas oportunidades para ser assertivo e trabalhar como freelancer contribuindo para a estratégia de mídia social de uma empresa.

7. Candidate-se a vagas relevantes de mídia social

Se você construiu um ótimo portfólio – ou acabou de concluir um curso de mídia social ou bootcamp que permitiu que você construísse um ótimo portfólio ao longo do caminho – provavelmente está qualificado para encontrar uma posição em tempo integral como profissional de mídia social .

Um cargo de nível básico comum é o de Coordenador de Mídia Social. Os coordenadores de mídia social elaboram e publicam conteúdo, incluindo tweets e mensagens de status. O Coordenador de Mídias Sociais geralmente também é responsável por criar um calendário de mídia social, configurar alertas para gerenciar as respostas e monitorar o que está sendo dito sobre os clientes. Eles também trabalham em conjunto com a administração para determinar as estratégias de mídia social.

O próximo degrau na escada é o especialista em mídia social, que terá mais informações sobre a estratégia geral e um papel maior na direção do conteúdo do ponto de vista criativo.

Por fim, as funções de nível de gerenciamento nas mídias sociais são Gerente de Mídia Social e Diretor de Mídia Social. As funções de nível de gerenciamento para profissionais de mídia social geralmente são mais focadas em estratégia e menos em postar mensagens de status ou determinar quais páginas do Facebook devem ser curtidas ou quais perfis do Twitter devem ser seguidos.

Como ser um especialista em social media completo?

Um bom especialista em social media precisa de habilidades como análise de dados, uma forte sensibilidade de escrita e narrativa, consciência das principais tendências e a capacidade de criar estratégias eficazes de mídia social.

Porém, o especialista em mídia social é uma soma de outros profissionais, como: um profissional de marketing, um estrategista, um redator, um designer, um analista e um representante de atendimento ao cliente, tudo em um.

Isso exige que os especialistas em social media desenvolvam uma série de habilidades cruciais de marketing e mídia social adjacentes ao marketing.

Portanto, um profissional de social media eficaz possui tanto hard skills – incluindo análise de dados e redação, quanto soft skills – como manter-se organizado e ter jeito com as pessoas.

Isso porque, na verdade, a mídia social é uma plataforma de comunicação – então, como profissional de mídia social, é importante ter boas habilidades de comunicação que possam ser aplicadas a qualquer plataforma.

Os melhores especialistas e gestores de mídia social também são excelentes escritores que aprimoram a voz de sua marca. Você deve saber como escrever uma copy concisa que desperte a emoção do seu público-alvo.

Outra soft skill crucial no mundo da mídia social é a criatividade. Com um número crescente de vozes concorrentes, não é fácil se destacar.

Pensar fora da caixa é uma obrigação!

Como me tornar um especialista em social media sem experiência?

Ou melhor, é possível se tornar um especialista em social media mesmo com pouca ou nenhuma experiência?

Mesmo que você não tenha experiência, há muitos caminhos para se tornar um especialista em mídia social, especialmente porque nada impede você de sair por conta própria, explorar as mais recentes plataformas e tecnologias de mídia social, aprender a criar um bom conteúdo e começar para construir seus seguidores.

Esse é apenas o primeiro passo para encontrar seu nicho como especialista em mídia social. Você provavelmente vai querer considerar participar de um curso de marketing de mídia social ou bootcamp de marketing digital.

É comum que agências ou empresas contratem pessoas logo após a conclusão de um bootcamp, especialmente com uma demanda tão alta atualmente por profissionais de marketing digital.

Muitos profissionais de marketing também começam em posições generalistas e decidem mudar para as mídias sociais como sua especialidade.

Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que pode ser uma estratégia especialmente eficaz para freelancer – uma empresa pode já ter uma página no Twitter ou no Facebook, mas pode precisar de alguém particularmente adepto do TikTok, por exemplo, para tirar sua conta do papel.

Se você não tem experiência e está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função de marketing mais básica.

Felizmente, as posições de marketing de mídia social de nível básico dificilmente são escassas, dado o estado da indústria; portanto, se você tiver um talento especial para saber como se comunicar com um público digitalmente, provavelmente se verá subindo a escada em pouco tempo.

Conclusão

Sabemos que boa parte dos empresários são muito ocupados, focados no seu negócio principal como comprar e revender itens por exemplo. Dessa forma, é comum que tenham o hábito de postar nas mídias sociais sem uma direção específica ou objetivos claros em mente.

De acordo com o Sebrae, o Brasil tem mais de 6,4 milhões de empresas e desses, 99% são micro e pequenas empresas.

Em outras palavras, é uma oportunidade incrível para você se destacar. Número elevados de empresas e a grande parte está ocupada com diversas outras funções em seus estabelecimentos.

Em tese, você precisa de um pouco de determinação e orientação para ser um especialista em social media de destaque!

Abaixo, descrevemos três objetivos comuns de mídia social para pequenas empresas e como atingir esses objetivos nas mídias sociais. Use estes exemplos para construir sua estratégia de mídia social.

Bônus: 3 objetivos e estratégias mais usadas no social media

Abaixo, listamos um bônus de conteúdo para você ir se familiarizando com as estratégias de social media.

Estratégias Mais Usadas no Social Media
Estratégias Mais Usadas no Social Media

Objetivo nº 1: gerar mais leads nas mídias sociais

Um dos seus principais objetivos ao usar as mídias sociais pode ser gerar mais leads e vendas. Se este for o caso, incorpore algumas dessas estratégias em seu plano de mídia social:

Certifique-se de que suas informações de contato estejam na frente e no centro

Os clientes em potencial querem saber como podem entrar em contato com você. Certifique-se de incluir suas informações de contato em todas as páginas de mídia social que você administra para sua empresa, para não perder novos leads!

Procure clientes em potencial você mesmo

Tire algum tempo para fazer alguma divulgação. Explore grupos da área imobiliária (ou outros grupos relevantes) no Facebook, pesquise hashtags relevantes no Instagram e use postagens nessas hashtags para alcançar pessoas e encontrar clientes em potencial por meio de páginas da comunidade. Crie um pitch rápido para simplificar suas mensagens.

Decida sua estratégia de conteúdo e implemente-a

Crie um calendário de conteúdo com uma mistura de conteúdo para apoiar seu objetivo. Inclua tours virtuais de novas propriedades, vá ao vivo nas redes sociais ou inicie um programa de indicação para seus clientes.

Reúna informações de contato de usuários interessados

Há muitas maneiras de coletar informações de interessados ​​para transformá-los em clientes. Inclua conteúdo fechado em seu site que permita coletar informações de contato, incentive os seguidores a se inscreverem no seu boletim informativo e coletar seus e-mails ou peça às pessoas para confirmar presença em um webinar ou evento ao vivo. Você pode usar as informações de contato deles para contatá-los com conteúdo promocional posteriormente.

Sempre responda rapidamente

Não perca um novo cliente em potencial — sempre responda aos comentários e mensagens diretas em tempo hábil!

Inclua botões de ação com CTAs focados em leads

Incluir botões de ação “reservar agora” ou “enviar uma mensagem” em seus perfis facilita o contato das partes interessadas com você.

Objetivo nº 2: melhorar o engajamento da base de seguidores atual

Um dos objetivos mais comuns do marketing de mídia social é aumentar o engajamento.

Antes de postar algo, você deve se perguntar “qual é o objetivo principal de publicá-lo?” Se sua postagem não tiver uma chamada para ação (CTA) ou mensagem clara, reconsidere publicá-la.

Interaja com os usuários em tempo real

Responda perguntas, compartilhe conteúdo e incentive o engajamento em tempo real com seus seguidores. Manter-se ativo em seus canais sociais, não apenas em termos de postagem, mas também de engajamento de usuários, definirá o padrão de que seus seguidores podem interagir com você e sua marca de forma consistente e você está lá para responder às suas perguntas, perguntas, e comentários.

Acompanhe as métricas de engajamento

As métricas de engajamento mais comuns nas mídias sociais são curtidas, compartilhamentos e comentários. No entanto, existem muitas métricas diferentes que você pode acompanhar dependendo do seu objetivo específico:

  • Crescimento de seguidores
  • Quantas pessoas visualizam e interagem com suas histórias
  • Quantos usuários enviaram mensagens para você através das mídias sociais
  • Número de conversas ou postagens em seu grupo do Facebook
  • Número de indicações nas redes sociais
  • Impressões e alcance
  • Número de retuítes no Twitter
  • Número de pins fixados no Pinterest
  • Quantas críticas positivas você recebeu nas mídias sociais
  • Menções à sua marca

Teste diferentes tipos de conteúdo

Que tipos de conteúdo têm melhor desempenho? Imagens estáticas ou imagens animadas? Propriedades de fotos externas ou fotos internas de casas? Histórias que incluem pesquisas ou histórias que incluem escalas móveis? Analise seu desempenho e ajuste sua abordagem conforme necessário.

Objetivo nº 3: aumentar o reconhecimento da sua marca nas mídias sociais

O reconhecimento da marca envolve a quantidade de reconhecimento da marca que os consumidores têm sobre o seu negócio. É importante construir sua marca nas mídias sociais para ganhar mais reconhecimento e seguidores, o que contribuirá diretamente para seus outros objetivos de negócios.

Atingir o reconhecimento da marca às vezes pode ser um desafio. Não pode ser quantificado diretamente, mas é importante monitorá-lo. O reconhecimento da marca pode ser monitorado por meio de menções, curtidas, compartilhamentos e impressões da sua marca. Você também pode implementar essas estratégias para construir sua marca nas mídias sociais:

Construa seus perfis de mídia social

Quando foi a última vez que você atualizou a seção “sobre” ou “bio” de suas páginas de mídia social? É importante atualizar suas páginas sociais regularmente, mas você também deve garantir que seus perfis sejam otimizados para o sucesso dos negócios.

Garanta que você tenha incluído todos os itens a seguir em sua página comercial do Facebook:

  1. seção sobre, que inclui suas informações de contato, link do site e muito mais
  2. nome de usuário
  3. URL personalizado
  4. imagem de perfil e imagem de capa
  5. botão de chamada para ação
  6. personalize as guias da sua página
  7. publicação fixada

Atualize o seguinte para otimizar seu perfil comercial do Instagram:

  1. Foto do perfil
  2. categoria
  3. sua biografia
  4. link do site
  5. informações de contato
  6. botão de ação

Atenha-se a uma imagem de marca consistente nas mídias sociais

Construa o reconhecimento da sua marca publicando em diferentes canais em um tom consistente e uma aparência consistente. Isso significa definir a voz da sua marca e decidir quais tipos de imagens você deseja incluir em suas páginas e, em seguida, permanecer consistente.

Aumente o nível do seu jogo de hashtag

As hashtags podem ser uma ferramenta poderosa no caminho para aumentar o reconhecimento da marca nas mídias sociais. Pense em quais tipos de hashtags você pode ver clientes ou concorrentes em potencial usando e explore essas hashtags nas mídias sociais.

Implemente a escuta social

Semelhante ao nivelamento do seu jogo de hashtags, você deve monitorar consistentemente hashtags relevantes e menções à sua marca em diferentes plataformas de mídia social. Aprender o que as pessoas estão dizendo sobre seu setor e sua marca pode ajudá-lo a criar estratégias para colocar sua marca na frente de mais pessoas nas mídias sociais.

Humanize sua marca

Mostre aos seguidores quem você é por trás do logotipo. Compartilhe anedotas pessoais, favoritos ou recomendações e fique na frente da câmera. Isso mostra aos usuários que você é humano e relacionável, o que os torna mais propensos a interagir com sua marca.

Qual o salário de um social media?

Confira tabela de salários médio para um social media no Brasil. Base com referência em vagas disponíveis em sites de emprego como Vagas.com, Infojobs e Catho em Agosto 2022.

CargoSalário em R$
Estagiário em Mídias SociaisR$1.000,00
Gestor de Mídias SociaisR$3.112,00
Especialista em Mídias SociaisR$4.000,00
Fonte: portal vagas.comagosto 2022
Tabela de salário médio de um social media

Um resumo sobre o que faz um social media

O que faz um social media?

Um social media é responsável por analisar, entender, criar e administrar conteúdos em todas as plataformas de mídia social, como: Instagram, Facebook, TikTok, LInkedin e Twitter. Isso para construir uma audiência e garantir o engajamento dos clientes.

Como se tornar um social media?

Você pode começar no caminho para uma carreira de sucesso em marketing de mídia social experimentando seus próprios projetos pessoais ou ajudando pequenas empresas com suas contas de mídia social. Essa é uma ótima maneira de construir seu currículo enquanto faz conexões que podem render dividendos no futuro.

Como ser um especialista em social media completo?

Um bom especialista em social media precisa de habilidades como análise de dados, uma forte sensibilidade de escrita e narrativa, consciência das principais tendências e a capacidade de criar estratégias eficazes de mídia social.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!