O que é Publicidade nas Redes Sociais? (mais Tipos de Anúncios)

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 6 min
Saiba mais sobre o que é publicidade para as redes sociais e as diferentes formas de publicidade que as marcas podem fazer em diferentes plataformas de mídia social.
O que é Publicidade nas Redes Sociais?
O que é Publicidade nas Redes Sociais?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 6 minutos
Avalie post

Os anúncios de mídia social são uma ferramenta valiosa para empresas que desejam expandir seu alcance e direcionar tráfego para seus sites.

Dependendo do público-alvo que uma empresa deseja engajar, ela pode escolher várias plataformas de mídia social diferentes.

Diferentes formatos de anúncios podem se adequar aos diferentes canais de mídia social, incluindo anúncios em fotos e vídeos.

Neste conteúdo, explicamos o que é publicidade de mídia social e os diferentes formatos de anúncio que aparecem em várias plataformas de mídia social.

O que é publicidade nas redes sociais?

A publicidade em mídia social é uma maneira de as empresas alcançarem o público on-line e impulsionar as vendas ou o reconhecimento da marca.

Existem muitas plataformas de mídia social diferentes que as empresas utilizam para marketing de mídia social.

O tipo de plataforma determina como as empresas fazem publicidade para os consumidores.

Anúncios do Facebook

O Facebook é uma plataforma de mídia social amplamente popular usada por muitos dados demográficos.

Opções detalhadas de segmentação estão disponíveis, o que torna o Facebook uma das opções mais populares para empresas envolvidas em publicidade de mídia social.

Os tipos mais comuns de anúncio incluem:

Anúncios fotográficos

Os anúncios somente com fotos são um formato preferido no Facebook. Eles incluem 90 caracteres de texto e um título de 25 caracteres.

Os usos populares incluem anúncios de produtos únicos com links para a loja online de uma empresa.

As empresas podem configurar um anúncio usando as opções do gerenciador de negócios no Facebook ou pagar para promover uma postagem do perfil da empresa no Facebook.

Um formato semelhante é um anúncio em carrossel, que exibe até 10 imagens em um anúncio, cada uma com seu próprio link.

Essa é uma maneira forte de uma marca exibir uma nova linha ou exibir uma série de produtos relacionados.

Anúncios em vídeo

O Facebook permite uma variedade de anúncios em vídeo, incluindo clipes curtos e em loop e vídeos longos e únicos.

A escolha do tipo mais adequado depende do público com o qual a empresa deseja se envolver.

Clipes curtos tendem a ter melhores taxas de conclusão (mais pessoas assistem até o final do clipe), mas vídeos longos e detalhados também podem ser bem-sucedidos.

Anúncios do Messenger

Um dos formatos mais de nicho, as empresas podem optar por colocar anúncios na aba de chats do aplicativo de mensagens do Facebook.

Eles aparecem entre as conversas existentes e podem iniciar uma conversa automatizada com um cliente em potencial.

O anúncio do messenger os direciona para explorar o site de uma empresa ou as páginas de mídia social.

Histórias

As histórias são um formato de tela cheia que aparece no topo do Facebook e de sua plataforma irmã, o Instagram.

Aqui os usuários compartilham clipes curtos e interessantes que permanecem ao vivo por 24 horas.

As marcas podem pagar para exibir anúncios entre essas histórias quando um usuário estiver visualizando as histórias de seus amigos.

Esses anúncios tendem a ser muito curtos e diretos ao ponto.

O atual sistema de gerenciamento de anúncios do Facebook não permite que as empresas selecionem exclusivamente para colocar anúncios nas histórias; eles são uma das muitas opções possíveis quando uma empresa opta por criar um anúncio para o Feed de Notícias.

Anúncios do YouTube

Existem diferentes formatos de anúncios em vídeo disponíveis no YouTube, incluindo a opção de anunciar em banners sobrepostos a outros vídeos da plataforma.

Os anúncios comuns do YouTube incluem:

Anúncios puláveis ​​e não puláveis

Esses anúncios são vídeos que aparecem no início, meio ou final de um vídeo.

Dependendo do formato que uma empresa escolher, pode ser um anúncio de 15 segundos que o espectador não pode pular.

Eles também podem ser um anúncio com até 30 segundos de duração, mas que o usuário tem a opção de pular após cinco segundos.

Anúncios de descoberta

Esse formato mostra vídeos pagos que aparecem na barra lateral do YouTube, indicando que eles estão relacionados ao vídeo que o usuário escolheu assistir.

O anúncio aparece com uma pequena quantidade de texto que convida o espectador a assistir ao vídeo.

Esses anúncios geralmente são visualmente ricos e eficazes para deixar os espectadores curiosos.

Anúncios bumper

Eles aparecem como banners na parte inferior de um vídeo. Eles podem ajudar a coletar leads, direcionar o tráfego do site ou criar reconhecimento de marca entre o público-alvo de uma empresa.

Um formato semelhante de anúncio está disponível na página inicial do YouTube, conhecido como masthead.

Isso aparece na página inicial e é visível enquanto o espectador passa algum tempo navegando e pesquisando no YouTube.

Anúncios do Instagram

O próprio Instagram do Facebook, portanto, há muitas semelhanças entre os tipos de anúncios disponíveis para as empresas na plataforma.

Os dados demográficos da população que favorecem o Instagram tendem a ser mais jovens do que aqueles que usam o Facebook, então a plataforma pode ser mais útil para marcas direcionadas aos millennials, geração Z e geração X.

Assim como o Facebook, existem formatos de foto, vídeo e carrossel disponíveis para os anunciantes.

O Instagram também oferece uma função de Histórias. Todos esses formatos de anúncio funcionam de maneira semelhante aos do Facebook, com a exceção de que eles não têm os mesmos títulos que os acompanham.

Ainda há a oportunidade de adicionar uma legenda de texto curta (até 90 caracteres) para ajudar a explicar as fotos e fornecer um apelo à ação para os espectadores.

Existem também alguns formatos de anúncios exclusivos do Instagram.

Os anúncios comuns do Instagram incluem:

Anúncios no Explorar

A função Explorar no Instagram oferece uma maneira de os usuários encontrarem contas novas e interessantes para seguir.

Ele também oferece uma oportunidade para os anunciantes se posicionarem ao lado do conteúdo relevante e em alta e criarem seguidores.

Cada usuário provavelmente verá um conteúdo diferente em sua página Explorar.

IGTV

Esta é uma plataforma dentro de uma plataforma que permite aos usuários postar vídeos mais longos.

Anúncios de até 15 segundos de duração, otimizados para o formato móvel, podem ser colocados em vídeos IGTV.

Os usuários podem conectá-los a vídeos existentes no Instagram.

Anúncios do Twitter

Ao contrário do Facebook e do Instagram, a maioria do público alcançável pela publicidade no Twitter é do sexo masculino.

Tweets são mensagens curtas de até 280 caracteres que podem incluir uma imagem ou um vídeo curto.

As marcas podem pagar para promover esses tweets, o que significa que eles aparecem no feed de notícias dos usuários do Twitter no grupo demográfico desejado.

O público-alvo desejado pode se concentrar em dados demográficos, localização ou interesse.

Esses anúncios podem direcionar o público para um site ou incentivá-los a seguir a marca no Twitter para receber mais atualizações.

Anúncios do LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta de rede profissional, que as marcas podem optar por utilizar para redes profissionais ou histórias e anúncios de recrutamento.

Muitas agências de marketing, criativas e digitais também o utilizam como ferramenta para demonstrar seus conhecimentos e encontrar novos negócios.

Isso pode ser por meio de conteúdo patrocinado, blogs, imagens ou artigos que aparecem na primeira página do LinkedIn ou anúncios dinâmicos que usam algoritmos para fazer com que a foto do perfil de um usuário apareça no próprio anúncio.

Essa pode ser uma ferramenta de recrutamento forte e envolvente, visando usuários do LinkedIn com habilidades específicas que a empresa precisa.

A plataforma também fornece um mecanismo para enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada de um usuário – seja por meio de um chatbot ou por meio de uma mensagem direta enviada diretamente para a caixa de entrada de um público-alvo cuidadosamente definido.

Por exemplo, uma empresa de engenharia que procura novos funcionários pode criar e enviar uma mensagem de recrutamento para a caixa de entrada de 100 usuários que listam mais de cinco anos de experiência relevante em seus perfis.

Os algoritmos garantem que as mensagens sejam entregues apenas aos usuários ativos, de modo que as mensagens não fiquem em uma caixa de entrada e se tornem datadas antes de serem lidas.

Anúncios do Snapchat

O Snapchat oferece um sistema de publicidade de duas camadas, para que as marcas escolham a mais adequada, dependendo de seus objetivos e experiência.

Existe um serviço simples de criação instantânea, que permite que uma marca tire uma foto ou vídeo simples e transforme-o em um anúncio em menos de cinco minutos. Isso pode dar suporte a objetivos de marketing simples, como direcionar o tráfego da Web para um novo produto ou serviço.

Para objetivos de marketing mais complexos, existe o serviço de Criação Avançada, que leva muito mais em consideração as considerações demográficas do público, juntamente com orçamento e taxas de cliques.

O público-alvo principal no Snapchat são os jovens (com 24 anos ou menos) e os anúncios tendem a se sair bem quando são conteúdos de vídeo curtos, rápidos e envolventes. Os anúncios mais comuns do Snapchat incluem:

Anúncios instantâneos

São anúncios verticais em tela cheia que exibem uma imagem ou um vídeo. O Snapchat recomenda que eles sejam mantidos entre três e cinco segundos.

Uma versão mais longa deles pode aparecer como anúncios de história nos feeds do Discover dos usuários.

Ambos os formatos podem incluir uma frase de chamariz, como instalar um aplicativo ou fazer uma compra.

Filtros e lentes

Os filtros são sobreposições que os usuários têm a opção de aplicar às suas imagens e vídeos. Isso pode estar relacionado ao local, data ou uma ocasião ou mensagem especial.

Eles ajudam um usuário a fornecer contexto para seus Snaps – por exemplo, se estiver visitando um determinado mercado de Natal, poderá escolher um filtro que mencione isso.

As marcas podem patrocinar filtros para incentivar o reconhecimento da marca quando as pessoas aplicarem esse filtro aos seus Snaps.

As lentes funcionam de maneira semelhante, pois são sobrepostas pelo usuário em seu próprio conteúdo. Eles são mais de alta tecnologia do que filtros, pois utilizam realidade aumentada para manipular a própria imagem.

Por exemplo, uma marca de maquiagem pode introduzir um filtro que permita aos usuários experimentar novos tons de batom.

Novamente, o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca pelos usuários que optam por compartilhar organicamente o conteúdo da marca, aplicando-o às suas próprias fotos e vídeos.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!