O Post Perfeito para as Redes Sociais: Como Chegar Lá?

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Confira como criar o post perfeito para as Redes Sociais, apresentamos dicas práticas para que você possa criar postagens que realmente chamem a atenção dos seus seguidores.
O Post Perfeito para as Redes Sociais
O Post Perfeito para as Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

O post perfeito nas redes sociais: Muitos profissionais de marketing de mídia social gerenciam e compartilham postagens de mídia social em várias plataformas.

No entanto, o marketing de mídia social não é uma fórmula única.

Existem 3,7 bilhões de pessoas em todo o mundo que estão usando ativamente as mídias sociais.

Essas pessoas estão usando para relacionamentos pessoais e entretenimento, para trabalho e pesquisa e comunicação empresarial.

Para a estratégia de comunicação corporativa, a mídia social cresceu de uma questão optativa para uma disciplina obrigatória, já que o público provavelmente também estará usando as redes sociais.

Mas o mundo da mídia social é rápido e altamente diversificado.

As plataformas e tecnologias sociais estão se desenvolvendo a uma velocidade vertiginosa. Novas redes sociais surgem enquanto outros perdem membros e significados.

Você não precisa pular em todos os vagões desse trem para alcançar seus alvos.

No entanto, é aconselhável não capitalizar apenas uma plataforma social para promover sua marca.

Ass habilidades de mídia social não são mais consideradas uma competência do nicho de marketing, mas tornou-se outra tarefa para a maioria dos trabalhadores de mídia social.

No entanto, cada rede social tem características particulares e uma comunidade específica. Coisas que funcionam bem no Twitter podem ser ignoradas no Facebook e vice-versa.

Os contatos comerciais no LinkedIn podem precisar ser abordados de uma maneira diferente dos seguidores do Twitter ou do Instagram.

Portanto, espalhar o mesmo conteúdo da mesma maneira em vários canais sociais pode não ser uma boa ideia. Não me entenda mal.

Se você tem algo para compartilhar que preocupa e beneficia todas as suas comunidades sociais, você pode publicar seu conteúdo em todas as redes e em todas as suas comunidades.

No entanto, faça promoção cruzada de seu conteúdo e mensagens, não apenas copie e cole descaradamente o mesmo link, imagem e comentário exatamente da mesma maneira.

Existem formas de adaptar o conteúdo para cada uma das redes sociais e ter sucesso com isso.

Adapte cada conteúdo para cada rede social

Cada rede social oferece diferentes opções para apresentar seu conteúdo.

As plataformas sociais não diferem apenas no número de caracteres, formatos de imagem e tamanhos que fornecem para suas postagens.

O Post Perfeito para as Redes Sociais
O Post Perfeito para as Redes Sociais

Além disso, as comunidades se envolvem de maneira diferente com o conteúdo e os formatos de postagem.

Quanto melhor você conhece seu público e sabe como eles estão se envolvendo em cada plataforma social, melhor você pode abordá-los.

Adapte a mensagem de suas postagens para se adequar a cada plataforma e público de mídia social. Também adapte seus comentários ao número de caracteres permitidos em cada plataforma.

E dê uma olhada no número de caracteres exibidos na visualização para fazer seu significado aparecer.

É interessante que você se certifique de que suas imagens correspondem aos tamanhos de imagens que as redes fornecem.

Considere também adaptar suas imagens para criar imagens específicas para Pinterest e Instagram para garantir que sua mensagem seja apresentada da melhor maneira para se adequar a essas plataformas.

Uma outra ideia é que você compartilhe suas postagens em seus perfis e páginas de mídia social com comentários diferentes para sua mensagem que atingirão o uso do idioma da respectiva comunidade e se concentrarão em seus tópicos e interesses.

Compartilhe também suas postagens em dias e horários diferentes.

Redes e comunidades têm horários de pico específicos para tráfego e engajamento e isso você precisa testar para descobrir.

Você também pode compartilhar sua postagem em grupos e comunidades relevantes no Facebook e LinkedIn, mas compartilhá-las em dias e horários diferentes e usar mensagens diferentes adaptadas a cada grupo e público.

Certifique-se de seguir as regras da comunidade de cada grupo e compartilhe apenas conteúdo que beneficie o público do respectivo grupo.

O conteúdo ainda é rei e é o principal critério para o sucesso de uma postagem

Não poste tudo em todos os lugares.

Compartilhe apenas conteúdo de qualidade que beneficie o público da respectiva plataforma social.

Capitalize o conteúdo que converte melhor para cada uma de suas comunidades.

O Post Perfeito para as Redes Sociais
O Post Perfeito para as Redes Sociais

Compartilhe conteúdo que atenda aos interesses do seu público-alvo.

Não adianta produzir 1 post e 50 stories por dia se ele é vazio e não corresponde ao que o seu público quer saber.

Você pode até conseguir uma boa audiência com isso, mas é bem questionável se a audiência irá realmente engajar com seu conteúdo e consequentemente converter vendas.

Crie e compartilhe dicas para facilitar a vida de seus clientes. Compartilhe conteúdo que fará com que seus leitores se lembrem de você como um recurso útil para informações valiosas sobre seu tópico.

A ideia principal é se posicionar como uma referência no seu nicho.

Se alguém tiver uma dúvida seja cordial e responda. A interação com o público te dará as melhores ideias de produção de conteúdo.

Forneça dicas, estratégias, artigos de instruções ou conteúdo de entretenimento para seu público e tópico específicos.

Você pode utilizar várias ferramentas para ter ideias de conteúdo, mas sempre pondere bem se é isso mesmo que sua audiência vai querer ouvir, afinal, ninguém quer ficar falando sozinho, mesmo que seja na internet.

Crie vários recursos visuais para seu conteúdo

É mais provável que o conteúdo visual obtenha compartilhamentos, curtidas e comentários do que mensagens de texto puras.

Conteúdo com imagens relevantes obtém 94% mais visualizações do que conteúdo sem imagens relevantes.

Os recursos visuais aumentarão as taxas de cliques em cerca de 47%. Infográficos crescem 12% mais tráfego e 200% mais compartilhamentos do que posts sem imagens.

Por que os recursos visuais são importantes para postagens de mídia social? Porque eles captam a atenção do usuário que está apenas rolando o feed.

Muitos truques podem ser utilizados para a captação de um leitor até o fim da mensagem que você quer passar, mas nenhum deles é tão poderoso quanto utilizar o design ao seu favor.

Crie vários visuais para o seu conteúdo, como fotos, imagens, infográficos, gifs e vídeos.

Além disso, capitalize todos os seus recursos visuais para compartilhar, compartilhar novamente e redirecionar seu conteúdo.

Por exemplo, se você compartilhar conteúdo que contenha mais de uma imagem, compartilhe todas as suas imagens, uma de cada vez, para redirecionar seu conteúdo.

Isso prolongará a vida útil do seu conteúdo e permitirá que você compartilhe novamente seu conteúdo sem se repetir.

Algumas ferramentas podem ajudar a criar visuais para suas postagens de mídia social.

Uma delas é o Canva que ajuda você a criar visuais e infográficos de forma super-rápida e fácil.

O Canva oferece uma enorme variedade de modelos, layouts, fotos e ícones que você pode usar para criar imagens com aparência profissional.

Sites como Pixabay, Pexels ou Unsplash oferecem uma enorme coleção de fotos que você pode até enviar para seus designs do Canva.

Use hashtags em suas postagens de mídia social

Hashtags se tornaram parâmetros essenciais para vincular suas postagens a discussões atuais (hashtags de tendências) ou transformar suas postagens de mídia social em conteúdo pesquisável.

No entanto, as hashtags não funcionam igualmente bem em todas as redes sociais. Eles funcionam bem no Twitter e no Instagram, mas têm um desempenho menor no LinkedIn e no Facebook.

Além disso, o caractere e o número de hashtags funcionam de forma diferente por rede.

Por exemplo, Tweets usando mais de duas hashtags apresentam uma queda significativa no engajamento.

Enquanto no Instagram, quanto mais hashtags você usa, mais engajamento você vê.

Alguns truques podem ser utilizados antes que se comece a usar hashtags indiscriminadamente nas suas postagens.

Use hashtags apenas em postagens relevantes para o tópico. Usar hashtags incompatíveis apenas para chamar a atenção não fará nenhum favor, já que as pessoas se irritam facilmente se não encontrarem o que estão procurando.

Também procure usar apenas palavras-chave e frases relevantes para palavras de pesquisa típicas em seus tópicos.

Não #spam #com #hashtags. Marcar demais uma única postagem ou adicioná-las a cada palavra tornará sua postagem ilegível para o público.

Algumas ferramentas podem ajudá-lo a encontrar as hashtags certas para suas postagens e comunidades.

Aproveite o poder dos emojis para suas postagens nas redes sociais

Atualmente, existem 2.666 emojis no padrão Unicode. Na verdade, as mensagens de marketing baseadas em emoji aumentaram 775% ano a ano.

Os emojis não funcionam apenas para conversas privadas, mas também podem ser usados ​​para comunicação corporativa para se conectar com seu público.

Os emojis fornecem uma linguagem global de contar histórias e podem apoiar a construção da marca se aplicados corretamente.

Emojis em uma postagem no Facebook podem gerar 57% mais curtidas, 33% mais comentários e 33% mais compartilhamentos.

Certifique-se de que seus emojis fazem sentido para complementar sua mensagem.

Não entre na onda dos emojis apenas para tê-los.

Existem tantos emojis por aí e alguns deles podem ser facilmente mal interpretados. Use apenas emojis que serão compreendidos por seus seguidores. Certifique-se sempre de que o significado está claro. Fique com as mensagens da sua marca.

Não mande beijos para o seu público sem promover um serviço comercial sério.

Você pode encontrar uma enorme variedade de emojis no Emojipedia, com significados à sua disposição. Utilize esse recurso com sabedoria e saiba aproximar seu público da sua mensagem sem ser levado ao ridículo.

Escolha o formato de postagem certo para suas postagens de mídia social

Algumas redes, como Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn oferecem dois formatos gerais de postagem: formato de postagem de link e formato de postagem de imagem.

Quando você compartilha uma postagem de link padrão, a visualização exibirá e compartilhará sua imagem em destaque conforme definido nas metatags de sua postagem.

Já quando você compartilha conteúdo que consiste em vários recursos visuais, por exemplo, uma postagem de blog com estatísticas e infográficos ou um tutorial com várias capturas de tela, tente também o formato de postagem de imagem para seus recursos visuais, um de cada vez, para compartilhar novamente sua postagem.

Use um comentário diferente com cada visual e faça referência ao conteúdo que a imagem transmite. Programe-os em horários e dias diferentes. Isso trará ainda mais variações para suas postagens e permitirá que você compartilhe seu conteúdo várias vezes sem repetir sua postagem.

Às vezes, as postagens de imagem funcionam muito melhor para o engajamento do que as postagens de link, portanto, experimente os dois formatos e analise seus resultados.

A seleção de diferentes formatos de postagem trará seu conteúdo à frente de mais olhos e prolongará a vida útil do seu conteúdo.

Compartilhe suas postagens de mídia social nos melhores horários para cada rede social e comunidade

Sempre que você postar nas redes sociais, apenas uma fração de seus seguidores realmente verá sua postagem.

Seu alcance também depende do nível de atividade em sua comunidade no momento em que você publica sua postagem.

Certifique-se de atingir os horários de pico de cada rede e o melhor horário para postar para obter visibilidade máxima nas mídias sociais.

O LinkedIn é mais frequentado durante a manhã, quando a maioria das pessoas está a caminho do trabalho e à tarde, antes de sair do escritório.

Então, antes de configurar sua agenda de postagens nas redes sociais, dê uma olhada nos melhores horários para cada rede.

O Instagram, por sua vez, é mais utilizado quando o público em geral está fora do trabalho. Isso quer dizer durante a noite e nos horários que correspondem ao almoço.

Mas essa é uma variável complexa e depende de análises detalhadas de público, que podem ser alteradas de acordo com os rumos que a estratégia de marketing irá tomar.

Para facilitar seu trabalho nas postagens, você pode utilizar uma ferramenta de agendamento de posta como a que a CuboUP oferece.

Sua energia produtiva então estará voltada ao que mais importa em qualquer estratégia de marketing: produzir conteúdo de qualidade para a sua audiência. Por fim, tenha em mente que o post perfeito não é um caminho reto a ser trilhado.

Cada público tem suas particularidades e gostos especiais que devem ser levados em consideração ao definir se seus posts estão na direção certa ou não. O importante é que você sempre procure evoluir na produção de conteúdo e certamente seus posts irão melhorar.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!