25 Dicas Antes de Criar um Perfil de Comunidade

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Ao Criar um Perfil de Comunidade, faça uma lista de questões com seus objetivos antes de escolher quais redes sociais deseja criar o perfil da sua empresa, confira essas 25 dicas incríveis para criar uma comunidade relevante para sua marca.
Perfil de Comunidade: Qual Escolher?
Perfil de Comunidade: Qual Escolher?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira ao longo do texto 25 questões que se deve fazer antes de criar um perfil de comunidade.

Atualmente muitos querem criar uma comunidade online com finalidade de atrair e continuar mantendo as pessoas em conexão com os seus negócios.

Esse conceito de comunidade não é apenas para criar amizades, mas voltado ao mundo dos negócios também.

Sempre ficam dúvidas na hora de realizar esse desejo de ter essa comunidade aliada aos negócios, algumas perguntas, então, precisam ser pensadas antes de começar o seu.

Separamos vinte e cinco que são importantes para este processo.

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Vinte e cinco questões para se fazer antes de criar um perfil de comunidade

Para ajudar você a decidir se realmente precisa fazer uso desse tipo de estratégia, abaixo seguem as perguntas que você deve se fazer:

1- Por que desejo criar um perfil de comunidade?

Atualmente, as atividades profissionais se baseiam no contexto direto com as pessoas que possam seguir e comprar o seu trabalho.

Esse é um ponto fundamental, porém nem todos possuem vocação sustentando as consequências que trazem.

Para gerenciar uma comunidade é preciso que se gaste muita energia, tenha tempo e empenho.

Um fator muito importante para que tudo funcione bem é fazer com que as pessoas se sintam especiais e não apenas que pertencem a um grupo qualquer.

2- Haverá tempo para gerir um perfil de comunidade?

Para uma comunidade ser considerada séria vai exigir muito trabalho, pois não é somente criá-la e fazer com que as pessoas entrem e deixá-las lá. Neste caso você não terá uma comunidade e sim um grupo de pessoas.

Se o seu objetivo for a criação de uma comunidade no real sentido da palavra é necessário que haja um entrosamento para que na verdade se crie um vínculo de amizade e de interesses em comum.

Isto fará com que as pessoas voltem a um grupo de atividade, reunião e outros. Afinal é o fator pessoal, a conexão que importa.

Criar vínculos entre as pessoas em um ambiente virtual é uma tarefa difícil. É necessário ser muito criativo e dedicado, identificar o seu público, o que ele está precisando, nas suas dificuldades, quais situações provoquem vibrações e as façam conectar-se entre elas.

Sempre haverá, porém, um fator externo, a parte humana, fazendo com que, independente de todos os seus esforços, as pessoas, sem que tenham razão alguma, decidam não mais fazer parte de uma comunidade.

Neste caso não se pode fazer nada a não se continuar tentando.

Isto só se resolverá se você dispuser de tempo e muita paciência.

3- Qual é a dimensão da comunidade para mim: 10 ou 100 pessoas?

Em uma comunidade se entende que seus membros possuam laços seja qual for e que você é o intermediário.

Você deverá ser o apoio e a ligação entre os elementos da sua comunidade. Então é preciso entender que há limites do contexto.

Na concepção verdadeira da palavra é impossível a criação de uma comunidade onde existam grupos muito grandes.

Para que haja uma garantia de uma reciprocidade de qualidade e um espaço de diálogo permitindo que realmente as pessoas possam se conhecer e assim criar laços, esse grupo não deverá ser muito grande.

Como o objetivo não é visar interesses financeiros a sua disponibilidade e capacidade para se tornar importante para essa comunidade devem existir.

Então, é preciso decidir se deseja uma comunidade ou uma audiência, pois um grupo muito grande como, por exemplo, de cem pessoas não será uma comunidade, mas sim uma audiência.

4- Por quais causas farei a comunicação com minha comunidade e com que frequência?

Existem outros canais além do Whatsapp e Telegram para entrar em contato com a comunidade.

Além dos diversos canais digitais é muito importante que a conexão aconteça por outras formas como, por exemplo, um formato vídeo call ou até mesmo em meetups pontuais no mundo real.

O seu principal objetivo é conhecer e entregar algo que tenha valor para as pessoas que acreditam no seu trabalho.

Você precisa olhar maneiras eficientes de dedicar seu tempo a elas.

O boca-a-boca é ainda uma das melhores ferramentas de marketing, portanto faça a associação a um rosto ou expressão a um nome.

5- O meu foco são as pessoas ou os números?

O foco sempre deve ser as pessoas, os números são consequências, pois se tiver bons conteúdos e uma interação honesta com as pessoas da sua comunidade, elas lhe trarão muito lucro.

Não necessariamente imediato, mas ao longo prazo com certeza.

Lembre-se que as pessoas só pagarão se acreditarem no seu trabalho e notarem o valor que será acrescido às suas vidas.

6- Como os objetivos de uma empresa poderão ajudar na criação de uma comunidade online?

É importante que o tratamento dado à comunidade seja igual a todas as estratégias e áreas da empresa, incluindo também todos os objetivos de estratégia do seu negócio.

A única diferença da sua comunidade online é que talvez seja necessário a sua interpretação por meio de um indicador de desempenho específico, o KPI.

Através desses indicadores será possível avaliar se a sua estratégia aumentará a receita da empresa ou diminuirá custos no seu suporte.

7- Que tipos de recursos preciso ter para que a comunidade cresça?

É preciso ter equipes ou pessoas, pelo menos duas, que devem estar preparadas, conhecendo bem os serviços e os produtos oferecidos pela empresa a fim de que possam tirar todas as dúvidas dos clientes.

8- Que tipo de estratégia preciso ter para alcançar os objetivos planejados para a minha comunidade?

É muito importante a sua atenção e de sua equipe para as estratégias de abordagem aos usuários, pois existirão mudanças conforme os diferentes estágios do crescimento da comunidade.

É essencial criar, então, um roteiro para que a comunidade caminhe sem nenhum problema.

9- Qual é o melhor tipo de conteúdo para postar na comunidade?

O mais certo é investir em conteúdo chamado “viscoso”. Ele é aquele que além de atrair também faz com que as pessoas se achem especiais e com isso sintam vontade de interagir na comunidade da empresa.

Este conteúdo é um fator de extrema importância, pois ele fará com que os usuários retornem futuramente.

10- É importante possuir um calendário editorial com conteúdos eficientes para dar início a uma conversa com o público?

O que mais despertará a atenção do público dentro da comunidade serão as conversas produtivas e um excelente conteúdo. Para esta finalidade é necessário que exista uma boa lista de conteúdo novo e atualizado para seus usuários.

Esta deve ser de maneira divertida e atraente e que informe os seus seguidores. Ela deve provocar algumas reações tais como comentários e até compartilhamentos com outras pessoas.

Entre algumas sugestões para a nova lista destacam-se:

  • Notícias referentes à área em que a empresa atua;
  • Perguntas que a comunidade pode sugerir;
  • Informações sobre os membros da comunidade;
  • Artigos importantes, blog posts entre outros.

11- De que lugar estão vindo os membros da minha comunidade?

É muito importante responder essa pergunta, pois só assim poderá criar um conteúdo que realmente seja do interesse dos usuários que pertencem a esse grupo.

12- Posso mandar convites para as pessoas através de emails?

Para formar uma comunidade um dos meios para fazer a conexão pode sim ser por emails.

Nesse convite você deverá deixar de maneira clara qual o objetivo da sua comunidade, na mensagem escreva algo que possa despertar o interesse do usuário.

13- Minha expectativa é que outras pessoas façam parte da comunidade através de convites de membros ativos?

Pode-se imaginar que ao criar uma comunidade realmente a expectativa é que ela cresça. Uma das maneiras para isso acontecer pode sim ser por convites feitos pelos membros que fazem parte dessa comunidade.

Afinal se estes estiverem felizes com o conteúdo automaticamente, farão uma propaganda da comunidade fazendo com que outros também queiram participar.

14- Já existe a garantia de um público para convidar ou preciso criar anúncios e investir em outros tipos de promoções?

Se você já tiver um grupo conhecido e que tenha os mesmo interesses pelo seu conteúdo, com certeza aceitará fazer parte da comunidade.

Se não for o caso, porém, logicamente, será necessário criar anúncios para que as pessoas conheçam o seu trabalho e também precisará investir em algumas estratégias de promoções.

15- Será que é necessário ter um perfil de comunidade para obter sucesso nos negócios?

Atualmente a maioria dos negócios que funcionam na forma online possuem como apoio grupos, ou seja, uma comunidade digital com a função de atrair possíveis clientes e mantê-los em seu contato.

Essa tática tem funcionado muito bem.

16- O que uma comunidade pode acrescentar no meu negócio?

Para responder a essa pergunta você precisa saber se o seu conteúdo de negócios pode atrair um grupo de pessoas que tenham afinidades com o que é apresentado.

Havendo um interesse maior terá a possibilidade de que os usuários convidem outras pessoas para conhecerem os seus produtos e desta maneira gerar um aumento de vendas.

Além de também possibilitar um contato mais direto com elas e assim fazer uma troca de valores.

17- Será que sei o bastante sobre a minha audiência?

Para isto você necessitará de tempo disponível para se dedicar mais às pessoas que fazem parte da sua comunidade.

É importante o contato direto para realmente estar a par de suas necessidades, problemas que possam ter, o que as fazem felizes, o que podem esperar de você e terem vontade de se conectarem umas com as outras.

18- Tenho alguma ideia para dinamizar a comunidade?

É preciso estar sempre atento para que com certeza você encontre dinâmica para a comunidade sempre ativa.

Para isto, pense sempre em promoções e conteúdos de textos que sejam sempre atuais e por que não, às vezes até polêmicos.

O importante é fazer as pessoas do grupo terem vontade de interagir.

19- Terei paciência para estar em contato sempre com a comunidade?

Este é um dos fatores essenciais para o seu negócio. Por esse motivo, antes de mais nada, você deve se perguntar se está realmente com disposição e tempo para se dedicar, interagir, criar laços, amizades e conexões.

20- Será que compensa ter um perfil de comunidade?

É bom lembrar que dá muito trabalho gerir e interagir com uma comunidade, mas apesar disso haverá sempre uma recompensa que se transformará no seu sucesso tanto pessoal como profissional.

21- É tão importante conversar com os clientes?

Cada vez mais as empresas se conscientizam que a melhor estratégia, atualmente, está com certeza, é gerar conversas francas com os seus clientes em um ambiente onde possam debater, perguntar e até mesmo ter um envolvimento diário com ela.

A satisfação do público deve ser sempre o fator mais importante que se deve levar em consideração.

22- Para o departamento de marketing de uma empresa a interação com comunidade traz benefícios?

Sem dúvida nenhuma, além de ter a satisfação de boa parte do público. Por esta razão estão adotando a estratégia de gerar conteúdo através do usuário.

Estes dão a sua colaboração aproveitando tudo o que for criado e compartilhado na internet de forma voluntária como textos, vídeos, fóruns e comentários nas redes sociais, por exemplo.

23- Como posso trabalhar o poder da comunidade de modo correto?

Não é suficiente apenas criar e lançar a comunidade na sua rede. A empresa precisa ficar atenta a vários fatores que podem aparecer.

Para isso, os diversos desafios que ocorrerão para a sua recuperação dependerá de uma equipe que trabalhe a estratégia correta nesse ambiente, tendo em mente que só o lançamento não basta. É essencial conhecer muito bem os objetivos dessa comunidade.

24- Tenho equipes para a produção de conteúdo na rede?

É preciso fazer uma análise se no caso você já possui uma equipe ou ainda irá formar alguma.

O importante é saber o tempo que precisará a quantidade de pessoas para essa equipe e a disponibilidade desses profissionais.

25- Será que vale a pena o benefício x investimento?

Faça a comparação entre os benefícios que a empresa receberá em troca. Perceba se seu objetivo vai se cumprir ou se não se perceberá o retorno do investimento.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!