Como Fazer Marketing no Facebook? Confira Dicas para Crescer com o Facebook

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Confira como fazer marketing no Facebook e dicas práticas para começar a crescer com a força do alcance que o Facebook pode oferecer.
Como Fazer Marketing no Facebook?
Como Fazer Marketing no Facebook?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

O marketing no Facebook é uma estratégia necessária para empresas que buscam crescer no mercado, visto que a plataforma é uma das principais redes de comunicação no mundo todo.

No início, a plataforma se limitava apenas a estabelecer uma conexão e conversa mútua entre duas pessoas.

Mas agora, o Facebook se tornou a maior rede social do mundo, conectando não apenas os indivíduos, mas cobrindo todo o cenário empresarial sob sua presença.

Portanto, tornou-se um pré-requisito para uma empresa ter presença no Facebook. Com a ajuda da plataforma, as empresas podem alcançar sua influência social em termos de negócios, relacionamento com clientes, reconhecimento de marca, reputação e muito mais.

É por isso que muitas empresas e marcas estão dispostas a investir em marketing, tornando o Facebook uma porta de entrada para os negócios. Por isso, veja a seguir mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é o marketing no Facebook?

O marketing no Facebook é um recurso oferecido pela plataforma que permite que uma empresa coloque seus produtos e serviços disponíveis ao público e promova sua propaganda com a ajuda de meios orgânicos e pagos.

Em palavras simples, o marketing no Facebook é uma prática para promover uma marca e manter sua presença na plataforma. Ele envolve a promoção de produtos e serviços, oferecendo anúncios pagos altamente direcionados e alcance orgânico ao público-alvo.

Em geral, marcas e empresas usam o marketing no Facebook para criar postagens comerciais e vídeos que podem aparecer nos feeds dos usuários para obter visibilidade, exposição e taxas gerais de engajamento.

Para se destacar no marketing do Facebook, empresas buscam maneiras criativas de combinar as informações e tornar a experiência amigável e agradável ao mesmo tempo.

Por meio dessa estratégia, as marcas têm uma vantagem significativa em gerar atenção, interagir com os clientes e deixar um impacto mais substancial em seu marketing.

Por que o marketing no Facebook é importante?

O marketing no Facebook compensa uma escala muito maior em resultados, presença e promoção da marca.

Qual a Importância do Marketing no Facebook?
Qual a Importância do Marketing no Facebook?

Esse motivo é suficiente para uma empresa considerar o marketing do Facebook para construir sua imagem e avançar estrategicamente para impulsionar suas postagens e expandir no mercado.

Cobertura de rede global

O Facebook tem mais de 1,5 bilhão de usuários em sua plataforma dos quais mais de 7 milhões de marcas e empresas ativas estão aproveitando o marketing do Facebook para criar anúncios e campanhas para alcançar seu público.

Com a ajuda do Facebook, a marca pode se conectar com qualquer cliente ou usuário em todo o mundo.

Melhora do alcance orgânico

Com a ajuda do marketing do Facebook, as marcas podem construir relacionamentos com seus clientes compartilhando conteúdos que possam agregar valor aos seus usuários.

Isso ajudará sua postagem a aparecer nos feeds de notícias e, por meio de engajamentos regulares, você poderá testemunhar seu público se conectando com você em uma escala maior organicamente.

Integração a outras plataformas de marketing

O marketing do Facebook ajuda você a combinar outros canais de marketing, como marketing móvel, marketing por e-mail, marketing de mecanismo de pesquisa, criando uma guia de promoção.

Com isso, as marcas podem aumentar o alcance da empresa conectando várias plataformas de marketing por meio do Facebook e aproveitando-as da melhor maneira.

Exibição de anúncios pagos

Além de aumentar seu público organicamente, o marketing do Facebook permite a execução de anúncios pagos altamente formulados para direcionar o tráfego e alcançar sua marca.

Você também tem a oportunidade de personalizar as promoções com base em idade, sexo, localização e interesse por dados demográficos para atingir um público-alvo com base em sua preferência.

Ferramentas automatizadas

Várias ferramentas complementam o marketing no Facebook e permitem que as marcas aproveitem ao máximo seus esforços.

Ao automatizar processos como postagem, gerenciamento de conteúdo, veiculação de anúncios, agendamento de compromissos e análise as marcas podem procurar alcançar seus objetivos de forma eficaz.

Assim, o marketing do Facebook é uma obrigação para todas as empresas hoje.

Quais são os benefícios do marketing no Facebook?

Como já mencionado, o marketing do Facebook tornou-se uma parte essencial da estratégia de marketing de uma empresa, oferecendo diferentes tipos de benefício.

Quais o Benefícios do Marketing no Facebook?
Quais o Benefícios do Marketing no Facebook?

Investimento econômico

As marcas não precisam desembolsar muito dinheiro para começar com o Facebook Marketing porque uma página do Facebook pode ser criada gratuitamente.

Nela você pode exibir todas as informações, produtos ou serviços virtualmente e segmentar seus clientes em potencial.

Além disso, com a ajuda dos anúncios do Facebook, você pode gerenciar seus gastos dentro de um orçamento e gerar receita com as campanhas de vendas.

Fidelidade à marca

O Facebook permite que você se conecte e interaja com seus clientes facilmente com a ajuda de chats de mensagens e sistemas de suporte ao cliente.

Ao responder instantaneamente às perguntas dos clientes, pedir feedback pode incentivar a interação e aumentar o envolvimento do consumidor.

Todas essas atividades constroem uma semente para a fidelidade à marca.

Disposição de dados estatísticos e análise de concorrentes

Quer você opte por marketing orgânico ou anúncios pagos, as marcas podem obter muitas informações úteis dos dados do Facebook.

Eles abrangem as curtidas da página e incluem o alcance total da postagem, pessoas engajadas e resultados comparativos.

Com a ajuda dos anúncios do Facebook, você pode rastrear o desempenho, as métricas, as impressões e a frequência da postagem.

Ao contar com as ferramentas de análise do Google, as marcas podem potencializar dados valiosos relacionados a visitas, porcentagem de novos visitantes, localizações, etc.

Dessa forma, você pode contar com a concorrência em sua área e desenvolver estratégias para manter o mesmo padrão.

Segmentação de clientes em potencial

Uma das vantagens mais significativas do marketing do Facebook é que ele permite que as marcas segmentem clientes em potencial com base em seus dados demográficos e interesses.

Ele também ajuda a redirecionar quem visitou o site anteriormente e restringir o público-alvo.

As marcas podem incentivar o engajamento e a interação em sua página criando conteúdo, realizando concursos e campanhas de marketing.

Aumento do tráfego do site

Através de links adequados no Facebook, os usuários podem ser facilmente guiados para o seu site clicando no link desejado.

Assim que o clicarem, os usuários terão a intenção de curtir a página e mostrar interesse em receber atualizações.

Em geral, isso aumentará o tráfego do site da sua marca, impulsionando uma forma direta de marketing.

Por isso, a presença do seu negócio no Facebook é vital nos tempos atuais. Pois a plataforma tem muitos benefícios a oferecer e que podem impulsionar o seu marketing e fazer com que sua marca tenha um alcance mundial.

Quais são os tipos e formatos de mídia no Facebook?

O Facebook não atua apenas como líder de mídia social, mas também atua como um meio de marketing.

Quais o Formatos de Mídia no Facebook?
Quais o Formatos de Mídia no Facebook?

Existem tipos diferentes de formatos de anúncios para atender aos requisitos modernos e otimizar o perfil da empresa.

Anúncios gráficos

Nesse formato de marketing do Facebook, os anúncios estáticos são considerados ideais para direcionar o tráfego para o site.

Esse formato é conhecido por ajudar você a aumentar o reconhecimento da marca e direcionar as pessoas ao seu site.

O formato recomendado da imagem deve estar no formato JPG ou PNG, e o título não deve exceder 40 caracteres. Dessa forma, adicionar um excelente call to action (CTA) é uma cereja no topo.

Anúncios em vídeo

Neste caso os anúncios em vídeo podem demonstrar um produto, responder depoimentos de clientes e impulsionar sua marca.

Os vídeos podem ser curtos, longos, in-stream ou vídeos do tipo TV.

Anúncios em carrossel

Nele as pessoas podem olhar através de uma série de imagens com informações de diferentes produtos/serviços.

O carrossel ajuda você a exibir dez fotos ou vídeos em um único anúncio e oferece um vasto campo de criatividade e interatividade.

Com eles você pode promover um produto, contar uma história ou compartilhar uma campanha.

Anúncios de coleção

Com esse recurso uma coleção de imagens é exibida na forma de um pequeno catálogo de produtos na postagem no feed do Facebook.

É mais como um catálogo virtual que consiste em um vídeo ou imagem original que, em seguida, fabricado em quatro imagens menores em forma de grade.

Anúncios de apresentação de slides

Nesse modelo um formato semelhante a um vídeo é exibido em velocidade média para que os usuários vislumbrem o produto e a marca.

Esses anúncios podem ser criados usando imagens e ferramentas para edição de vídeo e funcionam bem em termos de desempenho.

Anúncios de geração de leads

Com essa ferramenta os anúncios são desenvolvidos especificamente para auxiliar na geração de leads.

Por exemplo, quando um usuário toca na imagem exibida no anúncio, um formulário de inscrição pode ser exibido possibilitando aos usuários optar diretamente por receber seus boletins informativos.

As marcas estão em posição de alavancar o maior número possível de formatos, dependendo de seus objetivos de campanha.

Escolher o tipo de anúncio e o público-alvo certos pode ajudar a empresa a transmitir muitas informações aos usuários.

Como usar o recurso de marketing no Facebook?

Para começar a utilizar esse recurso, existem alguns passos a serem dados a fim de criar uma divulgação adequada dos seus produtos.

Como Usar o Recurso de Marketing no Facebook?
Como Usar o Recurso de Marketing no Facebook?

Acesse o gerenciador de anúncios e escolha um objetivo

Obter acesso ao gerenciador de anúncios é o primeiro passo para o marketing do Facebook. Ao fazer isso você pode criar, gerenciar e acompanhar as campanhas de anúncios na plataforma.

Após concluir o acesso, o próximo passo é escolher o objetivo e as expectativas que você tem com a campanha.

O objetivo pode ser listado em três categorias:

  • Objetivos de conscientização em termos de reconhecimento e alcance da marca.
  • Metas de consideração em termos de tráfego, engajamento, visualizações de vídeo, geração de leads e mensagens.
  •  Metas de conversão, tráfego na loja e vendas por catálogo.

Após configurar todas as informações, você pode criar a campanha.

Dê um nome para a sua campanha

A próxima etapa é nomear a campanha. É recomendado testar as diferentes versões do anúncio para verificar a autenticidade da campanha.

Você pode avançar com o teste A/B para descobrir bem.

Fixar o orçamento e o cronograma

A próxima etapa do marketing do Facebook é definir um orçamento mensal para sua campanha publicitária e determinar a data de início.

Se a marca quiser agendar o anúncio com base em locais e horários específicos, ela deve se concentrar no público-alvo e corrigi-lo de acordo.

Escolher seu público específico

Após terminar o orçamento e o cronograma, escolher e construir seu público-alvo especificado com base em sexo, localização, idade ou idioma é o próximo passo.

A vantagem significativa de escolher seu público-alvo é que ele pode aprimorar seu alcance com base no comportamento do usuário e melhorar as chances de alcançar as pessoas certas.

Selecione os canais onde o seu anúncio será veiculado

O posicionamento do anúncio é uma das etapas mais importantes do marketing no Facebook, pois se concentra na área onde o anúncio será provavelmente exibido.

As marcas podem usar laptops móveis para posicionamentos personalizados para um tipo de dispositivo específico, plataforma de mídia social ou sistema operacional.

Determine os controles de segurança

No marketing do Facebook, as marcas têm a opção de especificar o conteúdo e o anúncio que não querem que apareça ao lado.

Você pode ter a chance de personalizar sua estratégia e exibir o conteúdo sempre que for relevante.

Crie o anúncio do Facebook

Esta é a etapa final do marketing do Facebook quando você termina o formato do anúncio, a cópia e os recursos visuais.

Quando estiver satisfeito, clique no botão publicar e comece seu marketing. É assim que você pode começar com seu marketing no Facebook e aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Entenda como o marketing no Facebook é eficiente

Neste artigo, entendemos profundamente a importância da presença digital de uma empresa no Facebook e o uso do marketing do Facebook para ter alcance mundial, interagir com os clientes e especificar o público-alvo.

Esse recurso em geral faz todo o sentido para qualquer tamanho e tipos de negócio.

Afinal, de acordo com a previsão do mercado atual, o Facebook dominará a web como uma plataforma líder de marketing digital e continuará a beneficiar as marcas nos próximos anos.

Gostou desse artigo sobre marketing no Facebook?

Veja mais artigos como esse diretamente em nosso Blog!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!