Estratégias de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Para ter sucesso nas redes sociais é imprescindível criar estratégias bem definidas, com objetivos certos e que sejam possíveis serem seguidas por você e sua equipe. Neste conteúdo apresentamos algumas estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais que são fácil de colocar em prática. Confira!
Estratégias de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
Estratégias de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (2 votes)

Confira as estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais: Para tornar seu conteúdo chamativo e conhecido nas mídias sociais, você precisa de uma estratégia.

O conteúdo está no centro das mídias sociais.

Mas não são os componentes individuais que dão ao conteúdo uma postura real, é a história que ele conta e as emoções que gera em seu público.

É por isso que você precisa de uma estratégia de conteúdo para definir o enredo da sua marca e garantir que você colha plenamente os benefícios das mídias sociais.

Ao criar sua estratégia de conteúdo social, lembre-se de que o engajamento é parte integrante de como as plataformas de mídia social funcionam: quanto mais seu conteúdo ressoar com seu público, mais ele será distribuído na plataforma social para ser visto por mais pessoas, e se você tem sorte, pode até se tornar viral.

Nunca há garantia de que seu conteúdo se tornará viral, mas uma abordagem estruturada para construir sua estratégia aumentará suas chances.

Criando uma boa estratégia de conteúdo para as redes sociais

Para tornar sua estratégia bem-sucedida, você deve contar uma história com seu conteúdo de mídia social, querer crescer sua visibilidade, usar a automação ao seu favor e a criatividade como sua fiel companheira de estrada.

Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

E acima de tudo, mantenha seu ritmo e consistência ao longo de todo o processo, o que já não é tão fácil.

Público-alvo: Estratégia de conteúdo nas redes sociais

Antes de olharmos para o conteúdo em si, precisamos considerar para quem ele é produzido.

Seu público de mídia social deve corresponder ao seu mercado-alvo , mas não precisa se limitar apenas a indivíduos desse mercado.

Alguns públicos adjacentes, ou aqueles que podem exercer influência em seu mercado-alvo, podem servir como um ponto de entrada para seu público e não devem ser esquecidos.

Uma ótima maneira de definir seu público-alvo para mídias sociais é usando personas.

Identifique as Personas na sua estratégia

Personas são uma representação simplificada do seu público-alvo com um nome, bem como características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.

Identifique as Personas paras suas Estratégias de Marketing nas Redes Sociais
Identifique as Personas paras suas Estratégias de Marketing nas Redes Sociais

Uma persona é como um esboço de um segmento do seu público que você pode melhorar com o tempo.

Certifique-se de incluir motivações, interesses, medos e pontos problemáticos em suas definições de persona e mantenha suas personas em mente sempre que criar um novo conteúdo.

Ao formalizar suas personas em formatos de fácil compreensão que podem ser colocados em pôsteres na parede e resumidos com nomes memoráveis, você pode mantê-los em mente durante todo o processo de criação de conteúdo.

Use o Facebook Insights para te ajudar a definir o seu público. Por meio de sua página comercial do Facebook, você terá acesso a informações gratuitas do público do Facebook.

Essa ferramenta pode ajudá-lo a definir e quantificar ainda mais seu público-alvo.

Mantendo seu público em mente, é hora de analisar seu conteúdo existente. Isso pode ser um processo bastante desafiador e demorado, pois envolve a identificação de todos os artigos em seu blog, quaisquer publicações históricas nas mídias sociais e até mesmo conteúdo que você criou para uso offline.

Se você planeja reutilizar parte desse conteúdo, seria uma ótima ideia organizar o conteúdo em um repositório ou em uma ferramenta de gerenciamento de ativos digitais.

Encontre conteúdo popular em seu blog com o Google Analytics.

Vá em comportamento e depois em todas as páginas, e selecione um período de tempo longo (por exemplo, um ano atrás) para ver as páginas mais populares em seu site.

Ignore a página inicial e todas as páginas estáticas em seu site e copie a lista de todos os artigos populares em seu site.

Explore o Facebook Insights

Você também pode usar o Facebook Insights para te ajudar a definir conteúdo.

Vá em Facebook Insights e selecione Postagens para ver uma lista de suas postagens organizadas cronologicamente.

Você pode rolar para ver partes do conteúdo histórico e extrair as postagens de maior sucesso, caso ainda não as tenha identificado em outro lugar.

Uma maneira mais fácil de fazer isso é usar uma ferramenta de gerenciamento de mídia social para extrair e organizar suas postagens em várias redes sociais.

As seleções de conteúdo geralmente são realizadas em relação ao Search Engine Optimization (SEO), e há várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo com isso.

Talvez você já tenha feito uma seleção de SEO para reunir algumas recomendações sobre seu conteúdo que você também pode usar.

Agora você deve começar a identificar seu conteúdo de maior qualidade, pois o conteúdo mais popular será priorizado nas pesquisas que você fizer.

No entanto, você não deve presumir que seu conteúdo mais popular também é a melhor representação de sua marca.

Escolhendo temas de produção de conteúdo

Quando você selecionar seu conteúdo, você vai perceber que a maior parte dele se enquadra em categorias análogas correspondentes aos temas sobre os quais você se comunica com mais frequência.

Escolhendo Temas para Estratégias de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
Escolhendo Temas para Estratégias de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Nesta etapa, reserve um tempo para definir toda a gama de temas que deseja cobrir.

Mantenha a mente aberta, você pode descobrir lacunas de conteúdo entre o que você tem e o que você precisa, o que o ajudará no processo de desenvolvimento de conteúdo.

Você também precisa definir quais canais de mídia social deseja usar em sua estratégia de conteúdo e qual será a função deles.

Defina seu canal principal de mídia social, bem como alguns canais secundários, que podem pegar carona no seu canal principal para aumentar o alcance de suas comunicações.

Não se esqueça de definir o papel do seu site pessoal em sua estratégia de conteúdo de mídia social e criar uma visão geral dos temas e tópicos que seu conteúdo precisa abordar.

Defina suas hashtags

Com seus temas em mente, faça algumas pesquisas de hashtags.

Hashtags são um componente essencial da navegação de mídia social no Instagram, e também têm um papel secundário na maioria das outras redes de mídia social.

Conduza a descoberta de hashtags. Quando as hashtags são usadas para impulsionar a descoberta, como é o caso do Instagram, Twitter e, cada vez mais, LinkedIn, é importante escolher hashtags relacionadas que já estão sendo usadas por outros perfis de mídia social, pois essas hashtags podem começar a ser tendência.

Se sua postagem usou uma hashtag de tendência, ela pode aparecer quando novos usuários estiverem procurando conteúdo navegando por essa hashtag.

É uma ótima maneira de participar de diferentes tendências de mídia social.

Também procure dar contexto a uma mensagem que você quer passar.

Hashtags também são usadas de forma mais geral para fornecer contexto para uma mensagem e, assim, usar menos palavras.

Use uma hashtag específica em todas as suas postagens para criar uma maneira de ancorar os diferentes posts juntos, bem como criar um conceito que abrange várias plataformas de mídia social.

Por fim, não se esqueça das hashtags de eventos de referência.

Eles podem ser usados ​​para eventos recorrentes anuais, como #MayThe4thBeWithYou e #BlackFriday, ou podem ser associados a eventos específicos, como uma conferência.

Hashtag de eventos de tendências do Twitter ajudam a visibilidade. Se sua postagem estiver visível em uma hashtag de eventos de tendências, você terá criado uma visibilidade significativa para sua marca.

Associe as hashtags com o tema central

O próximo passo é associar várias hashtags a cada um dos temas que você identificou.

Adicione Hashtags nas Estratégias de Marketing nas Redes Sociais
Adicione Hashtags nas Estratégias de Marketing nas Redes Sociais

Concentre-se naqueles que podem impulsionar a descoberta e analise o alcance e a consistência de cada um deles.

Você deve terminar com uma lista priorizada de hashtags que deve usar para novas postagens em cada tópico.

Para verificar a consistência de uma hashtag, basta procurá-la e ver os resultados.

Uma postagem da sua marca pertenceria aos resultados da pesquisa?

Para verificar o volume de pesquisas de várias hashtags, existem algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar a analisar a quantidade de tráfego nas hashtags.

A ferramenta de gerenciamento de mídia social que você está usando também pode fornecer essa funcionalidade.

Mantenha várias hashtags em sua lista para que você possa variar os públicos-alvo de tempos em tempos. Por isso use a ferramenta de gerenciamento de mídias sociais da CuboUP, ela irá resolver isso para você.

No entanto, seja cuidadoso com o número de hashtags.

Um bom limite a ser respeitado é de 3 a 5 hashtags por postagem, permitindo que você use eventos ou descoberta, contexto e âncora para não fugir da mensagem que você quer passar no seu post.

Aplique o storytelling e misture as formas de conteúdo

Agora que você conhece suas personas, identificou seu conteúdo existente e definiu os temas que devem estar presentes em sua estratégia de marketing de mídia social, é hora de dar um passo atrás e olhar para o contexto da coisa toda.

Qual é a história da sua marca nesse contexto? Você precisa de alguma inspiração para um conteúdo excelente?

Use seus temas de conteúdo e hashtags recém definidas para ver o conteúdo que se destacou por popularidade.

De que conteúdo criativo excepcional você precisa que sua história se desenvolva?

Dedique algum tempo para construir o conceito do seu conteúdo utilizando a jornada do herói e considere-o o elemento de conteúdo mais importante em seu mix.

Em seguida, considere todos os elementos que podem apoiar o conteúdo do herói principal e como eles podem preparar e expandir o elemento principal da história.

Ao construir o enredo em si, considere aprender com a Pixar a contar boas histórias.

A estrutura não será diretamente aplicável à sua estratégia de mídia social, mas deve inspirá-lo a aplicar alguns dos mesmos princípios de narrativa em suas comunicações.

Os tijolos de construção para uma estratégia de conteúdo podem ser descritos como temas, hashtags e conteúdo que se aplicam às suas personas por meio de seus principais canais sociais.

Busque sempre conversar com a sua audiência, por que isso te ajudará a saber o que elas querem ouvir de você.

Defina a frequência, os prazos e as metas de postagens

Para que tudo se concretize, você precisa definir um plano mais detalhado.

Identifique um enredo principal e uma lista de temas a serem abordados em suas comunicações.

Mantenha Frequência nos Conteúdos das Redes Sociais
Mantenha Frequência nos Conteúdos das Redes Sociais

Além disso, certifique-se de inserir os apelos à ação e os elementos promocionais necessários para que essa estratégia também atenda ao seu plano de marketing.

Depois disso, o próximo passo será definir suas frequências de publicação nas redes sociais.

O que suas personas esperam de você?

Qual é a frequência natural das notícias relacionadas ao conteúdo do seu herói?

Como você pode preencher a lacuna de maneira natural?

Uma boa maneira de definir frequências de publicação é olhar para a estratégia do ponto de vista das métricas de mídia social. Para isso, calcule seu alcance nas redes sociais e compare isso com seus objetivos de comunicação.

A frequência de publicação ideal derivará dessa comparação, pois você precisará atingir todo o seu público muitas vezes por mês, e talvez várias vezes por dia, para atingir suas metas.

Se você não conseguir atingir suas metas por meio de uma frequência de publicação mais alta, precisará ativar campanhas publicitárias de mídia social para fechar a lacuna.

Você deve, no entanto, analisar o máximo de ideias alternativas de marketing digital que puder encontrar antes de investir em mídia paga.

Unifique todas as etapas num calendário editorial

Agora você juntou todos os componentes da sua estratégia de conteúdo.

Para materializá-lo ainda mais, considere construir um calendário de conteúdo detalhado de postagens individuais, temas, hashtags e datas de publicação.

Um calendário de conteúdo ajuda você a organizar quando e onde cada uma de suas postagens será publicada, permitindo otimizar seu conteúdo, bem como cada plataforma de mídia social que você usa.

Um calendário de conteúdo é uma das melhores ferramentas de estratégia de conteúdo de mídia social que você tem à sua disposição, e uma maneira de organizá-lo é usando uma ferramenta de gerenciamento de mídia social.

As melhores ferramentas de gerenciamento de mídia social para executar sua estratégia de conteúdo te fazem economizar tempo e energia para focar em produzir.

Use a ferramenta de agendamento da CuboUP para ter mais segurança em postar nos horários corretos.

Sua nova estratégia de conteúdo de mídia social está pronta e se você se sentir um pouco sobrecarregado com os objetivos que definiu para você e sua equipe, volte e revise seus objetivos para baixo ou para cima.

Mas lembre-se que os objetivos de mídia social devem ser ousados!

Além da estratégia, agora você precisa abordar a execução de sua estratégia e, para isso, várias ferramentas do mercado podem ajudá-lo a automatizar uma ampla gama de atividades que você precisa realizar, incluindo agendamento automático e análise competitiva.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!