Investir em Conteúdo no YouTube Vale a Pena?

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
O conteúdo no YouTube tornou-se prioridade para empresas de todos os tamanhos, os vídeos são fontes de engajamento, interação e tráfego de leads qualificados para as empresas, portanto, é essencial ter um conteúdo relevante direcionado para o YouTube, confira dicas!
A Importância de Investir em Conteúdos no YouTube
A Importância de Investir em Conteúdos no YouTube

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira a importância de investir em conteúdo no YouTube: Criar conteúdos é essencial para que uma marca se estabeleça no mercado, ganhar engajamento e novos clientes.

Uma oportunidade de fazê-lo é ao investir em conteúdo no YouTube. Mas será que esse recurso ainda vale a pena?

Essa pergunta pode ser bastante comum, especialmente porque a plataforma já existe há 17 anos. Nesse tempo o site/aplicativo já se deparou com os mais diversos tipos de conteúdos, assuntos e formas de abordá-los.

Contudo, saiba que não é bem assim. O YouTube ainda pode ser palco para que marcas destaquem temas e se mostre ao público.

Quer saber mais? Confira no texto abaixo! Boa leitura!

Investir em conteúdo no YouTube vale a pena?

Sim! É claro que a plataforma possui muitos criadores de conteúdo. Mas, por outro lado, também possui muitos espectadores. Assim, é possível encontrar espaço para você e quem esteja interessado no que você tem a dizer.

Vale a Pena Investir em Conteúdos no YouTube?
Vale a Pena Investir em Conteúdos no YouTube?

Para se ter noção, uma pesquisa promovida pela empresa Hubspot constatou que mais de 1 bilhão de horas em vídeo são consumidas, diariamente, no YouTube. Isso no mundo todo.

Ao se aprofundar nos dados, a mesma pesquisa concluiu que o Brasil é o segundo país que mais consome conteúdos ali. Ele fica atrás apenas dos Estados Unidos.

Por isso, saiba: audiência é o que não falta no YouTube. Essa pode ser a plataforma perfeita para você divulgar sua marca e engajar os consumidores.

Motivos para investir em conteúdo no YouTube para a sua marca

Antes de vermos algumas dicas de como a sua marca pode se destacar ao investir em conteúdo para YouTube, confira as principais vantagens que ela conquista ao fazê-lo.

Motivos para Investir em Conteúdos no YouTube
Motivos para Investir em Conteúdos no YouTube

Aumente a visibilidade da marca

Uma vez que o YouTube conta com uma audiência tão alta diariamente, estar na plataforma é uma maneira de aumentar a visibilidade da marca.

É claro que para isso deve-se seguir algumas estratégias.

Mas o importante é saber que a plataforma ajuda você a se tornar mais conhecido. Ao investir em conteúdos para o YouTube, é possível que o público reconheça sua marca e saiba desde logo do que ela trata.

Gere conversões

Com o YouTube é possível conquistar conversões. Considere que por meio dele podem chegar até você consumidores que até então desconheciam a empresa, seus produtos ou serviços.

Contudo, ao encontrarem conteúdos relevantes, esses consumidores podem se interessar pela sua marca. E a partir daí eles avançam no funil de vendas, aprofundam-se sobre o que você oferta e podem se tornar clientes efetivos.

Construa a imagem da marca

O YouTube ajuda você na construção da imagem da marca. Com ele é possível seguir uma linha de identidade visual que dize muito sobre a empresa.

Aproxime-se do público

Ao investir em conteúdos para o YouTube a sua marca aumenta as chances de se aproximar do público.

Isso acontece justamente porque você cria uma imagem, compartilha informações e dicas e pode se tornar uma figura com quem o cliente se identifica.

Mostre-se como um expert na sua área

Investir em conteúdos para o YouTube ainda permite à marca se mostrar como uma expert na área em que ela atua.

Isso é possível por meio da criação de vídeos informativos com dicas e até mesmo instruções de como usar os seus produtos.

Você pode usá-los para mostrar ao público um problema e sua respectiva solução. Assim, dedicar-se à criação desse tipo de conteúdo pode ser uma excelente ideia para atrair clientela, engajar o público e conquistá-lo.

Como investir em conteúdo no YouTube? Confira 13 dicas!

Abaixo você encontra 13 dicas que ajudarão você a conquistar os benefícios acima ao investir em conteúdos em vídeo.

Portanto, continue a sua leitura, coloque-os em prática e se prepare para o sucesso!

Como Investir em Conteúdo no YouTube?
Como Investir em Conteúdo no YouTube?

Saiba quem é a persona da sua marca

A primeira dica importante é saber quem é a persona da marca. Afinal, isso vai direcionar a escolha de conteúdos, a forma de abordá-los, a linguagem e a identidade visual.

A persona nada mais é do que o cliente ideal de uma marca. Portanto, ela define coisas tais como faixa etária, gênero, região de residência, preferências, interesses do seu público.

Marcas que já estão no mercado provavelmente já contam com a persona, facilitando o momento de criação de conteúdos. Porém, quem está começando precisa desenvolvê-la do zero. Para isso, uma boa ideia é usar pesquisas com os consumidores.

Após determinar a sua persona será possível escolher as melhores formas de chamar a atenção das pessoas que se enquadram nessas características.

Assim você começa o investimento em conteúdos no YouTube com o pé direito.

Crie conteúdo de qualidade que chamem atenção

O segundo passo para investir com sucesso em vídeos no YouTube é criar conteúdos de qualidade para divulgá-los na plataforma.

Afinal, você não apresentará qualquer coisa para o seu público, certo?! Caso o faça, pode prejudicar sua imagem e perder oportunidades.

Portanto, saiba que tudo deve ser feito com calma e com olho na qualidade. Seu conteúdo deve ser rico, de qualidade, verdadeiro e embasado. É claro que você não precisa apresentar referências bibliográficas, mas usar argumentos de autoridade ajuda muito.

Desenvolva uma identidade visual para os seus vídeos

Os vídeos são conteúdos necessariamente visuais e em áudio. Por isso, necessitam de uma identidade visual. Sempre traga ao público um elemento que permita a ele desde logo saber que aquele é um conteúdo seu.

Você pode contar com um apresentador fixo. Ou com objetos específicos em um cenário.

As cores que utiliza, as fontes de letras em vídeo, cortes de cenas e outros elementos de construção do vídeo também afetam a identidade.

Considere um cenário fixo

Ter um cenário fixo pode ajudar você a criar essa identidade visual. Muitas pessoas optam por gravar em um cenário que sempre se apresenta da mesma forma.

Você pode variar apenas adicionando itens que tenham a ver com o assunto do vídeo do dia.

É interessante ter um cenário limpo e, ao mesmo tempo, que remeta ao assunto do qual você falará e à marca. Lembre-se de considerar padrões de fontes, fores e formatos.

Crie padrões de linguagem ao investir em conteúdos no YouTube

A imagem requer padrões para a criação de uma identidade. E isso também ocorre em relação à linguagem.

Saiba que não é por acaso que muitos YouTubers contam com frases específicas ao abrir ou fechar seus vídeos.

Por exemplo, os conteúdos do Jovem Nerd sempre se iniciam com “Lambda, Lambda, Lambda, Nerds!”. Por outro lado, os da criadora de conteúdos Carol Moreira têm início com “Olá Brasil, olá você aí de casa!”.

Essas são maneiras de somar à identidade do seu canal e deixá-lo mais robusta. Com eles você dá mais elementos que criam a imagem da sua marca.

Fique de olho nos comentários e responda-os

Não basta investir em bons conteúdos para YouTube e na criação de uma imagem robusta se não der atenção aos seus espectadores. Por isso, sempre fique de olho nos comentários e procure respondê-los.

Aliás, convide o público, durante o vídeo, a deixar opiniões sobre o conteúdo ou sobre o assunto ou dúvidas sobre a área, dentre outras interações.

Ao fazê-lo, contudo, prepare-se para lidar com elogios e críticas. Isso é natural e você nem sempre agradará a todos. Também fique de olho nos dados de “Gostei” e “Não Gostei”, que ajudam você a melhorar seus conteúdos.

Convide o público a conhecer seus outros canais – CTA

Investir em conteúdos para o YouTube é uma ótima forma de levar o público a conhecer seus outros canais e redes. Para isso, use dois espaços:

  • Fale sobre seu site, blog e redes sociais durante o vídeo e disponibilize o nome/link;
  • Na descrição do vídeo, na parte final, deixe todos os links das suas páginas.

Não deixe de usar a ideia de CTA (Call to Action) no próprio vídeo. Por exemplo, se você for falar de um assunto no qual cita algo que já tem um conteúdo específico, linke-o nos cantos do vídeo e faça essa indicação.

Divulgue os seus conteúdos

Se por um lado você usa o canal no YouTube para divulgar seus outros canais de comunicação – como site, blog e redes sociais – o contrário também se aplica. Use essas plataformas para divulgar seus conteúdos em vídeo.

Você pode fazer publicações no Instagram da marca anunciando novos vídeos, por exemplo. Também pode abordar o assunto rapidamente em uma publicação e convidar o público a conhecer mais sobre ele no vídeo do seu canal.

Essa é uma excelente forma de fazer com que um canal gere engajamento para o outro. Além de fazer com que o consumidor avance dentro do seu funil de vendas até que a conversão ocorra.

Defina bem o título e as tags do seu vídeo

O seu conteúdo também depende de um bom título e de tags. Quanto ao título, ele deve:

  • Chamar a atenção;
  •  Indicar o assunto sobre o qual falará;
  • Fazer uma promessa de dicas, respostas, informações, etc;
  •  Trazer a palavra-chave.

Não aposte em click baits. Isso só tende a gerar insatisfação do público que se sentirá traído por uma propaganda enganosa. Por isso, sempre ofereça no título algo que realmente estará no vídeo. E use sempre a imaginação para torná-lo ainda mais atrativo.

Quanto às tags, você pode usá-las para apresentar variações da palavra-chave e palavras-chave relacionadas. Por exemplo, se o seu vídeo trará dicas de moda inverno, pode trazer tags como “moda 2022”, “dicas de moda”, “inverno 2022”, etc.

Tenha uma frequência específica de postagens

Saiba que é essencial ter uma frequência específica de vídeos. Por exemplo, se seus conteúdos serão semanais, eles devem sempre ser postados no mesmo dia.

Igualmente, siga padrões de horários em que eles ficarão disponíveis. Com isso, o público saberá quando possui novos vídeos e naturalmente acessarão o seu canal.

Outro ponto importante é ter um padrão para o tamanho do vídeo. Tanto ele, quanto a frequência e dias de publicação afetam o algoritmo do YouTube. Por isso, também podem afetar na distribuição do seu vídeo e na capacidade dele chegar em mais pessoas.

Invista em bons produtos para gravação e na edição

É muito importante que ao investir em conteúdos para o YouTube você use boas ferramentas. Ou seja, uma câmera que tenha boa qualidade de imagem e capte bem os sons. Tenha microfones de qualidade também.

O mesmo ocorre em relação à edição. É imprescindível que ela seja feita por profissionais que possam deixar o conteúdo ainda mais redondo. O corte de erros de gravação, engasgamentos, esquecimento de texto e afins também é importante.

Patrocine seus conteúdos

Para que os seus vídeos cheguem a mais pessoas você também pode patrociná-los. Essa é uma maneira de utilizar a plataforma de vídeos como uma divulgadora da sua marca.

Nesse caso, você paga uma taxa que permite o direcionamento dos seus vídeos como sugestões para quem se encaixa na sua persona.

Outro modo de fazer essa divulgação é apostando no YouTube Ads, que permite a colocação de vídeos de divulgação do seu canal em vídeos de outros canais.

Considere parcerias com influenciadores

Por fim, nossa última dica ao investir em conteúdos para o YouTube e divulgar sua marca é considerar parcerias com influenciadores. Com isso, você se aproveita da capacidade de engajamento e dos seguidores deles para alcançar novos clientes.

Crie Parcerias com Influenciadores no YouTube
Crie Parcerias com Influenciadores no YouTube

Ao fazê-lo, contudo, pense em influenciadores que possam representar, de alguma forma, sua marca. Quem usaria seu produto e que tipo de influenciador possui seguidores que se encaixam na sua persona.

Lembre-se também de que a imagem dele pode se atrelar à da marca. Por isso, faça uma escolha cuidadosa.

Com essas dicas, você pode investir em conteúdos para o YouTube e conquistar ainda mais conversões! Gostou do nosso conteúdo?

Veja mais artigos diretamente em nosso Blog!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!