Investir em Conteúdo nas Redes Sociais Vale a Pena?

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Entenda a importância do conteúdo nas redes sociais, veja dicas relevantes para criar conteúdos estratégicos para sua comunidade digital.
Investir em Conteúdo nas Redes Sociais Vale a Pena?
Investir em Conteúdo nas Redes Sociais Vale a Pena?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Investir em conteúdo nas redes sociais pode ser muito interessante, já que permite retornos significativos, que não seriam possíveis se não houvesse a conectividade promovidas pelas mídias.

A criação das redes sociais foi pensada para aproximar mais as pessoas em todo o mundo. No entanto, as empresas entenderam como uma boa oportunidade para trabalhar estratégias de marketing e atrair seu público para mais perto da marca.

Dessa forma, as empresas se tornaram mais presentes nas redes, ampliando o conhecimento da sua marca e estabelecendo uma relação de proximidade com o seu cliente.

Atualmente existe a dúvida se ainda vale a pena investir em conteúdo nas redes sociais e esclarecemos tudo sobre o assunto no texto abaixo para que você possa tirar suas dúvidas!

Tenha uma boa leitura.

Qual a importância de investir em conteúdos nas redes sociais?

Antes de pensar sobre a pergunta proposta, pense em quanto tempo você (enquanto consumidor) utiliza suas redes sociais?

Ao analisar o seu feed de notícias, você certamente segue algumas marcas de produtos interessantes para você, correto?

A Importância do Conteúdo nas Redes Sociais
A Importância do Conteúdo nas Redes Sociais

Esse é exatamente o objetivo das marcas: que o seu público-alvo a siga nas redes sociais, acompanhando suas postagens e interagindo com os conteúdos criados, pois isso demonstra que existe possibilidade de converter uma venda com aquele consumidor.

De acordo com uma pesquisa publicada pela MarketingSherpa realizada nos Estados Unidos, mais de 95% dos adultos seguem diversas empresas em suas mídias sociais. No entanto, o mesmo estudo revelou que todas as faixas etárias estão seguindo algum tipo de empresa por essas ferramentas.

Porém, mesmo que o estudo seja referente ao mercado americano, no Brasil segue a mesma tendência. Todas as faixas etárias estão presentes nas redes sociais, acompanhando suas marcas preferidas e, principalmente, seguindo os influenciadores, que também fazem parte de uma boa estratégia de marketing.

O avanço da tecnologia permitiu que o acesso à Internet e a infinidade de conteúdo esteja acessível para todos, promovendo mudanças importantes na jornada de compras do consumidor.

Além disso, houve uma mudança significativa na forma com que o consumidor se relaciona com os produtos e as empresas.

E grande parte dessa mudança está relacionada com as redes sociais e a oferta de produtos variados no mercado, permitindo que o consumidor tivesse maior poder de escolha e mais informações antes de iniciar o processo de tomada de decisão.

Quais são as principais vantagens de investir em conteúdos nas redes sociais?

É possível entender a relevância de investir em conteúdos nas redes sociais quando é feita uma análise das outras estratégias de marketing e sua efetividade.

Assim, é possível perceber como as redes sociais são importantes para qualquer negócio.

Conheça abaixo os principais benefícios para sua marca ao investir em conteúdos nas redes sociais.

As Vantagens de Investir em Conteúdo nas Redes Sociais
As Vantagens de Investir em Conteúdo nas Redes Sociais

Aumento do tráfego para o site

Para muitas empresas, o site é a principal ferramenta de conversão de vendas, já que ele concentra a maior parte das informações sobre o negócio, produtos e serviços.

No entanto, para que esse recurso possa gerar frutos, é necessário que exista tráfego.

E uma das melhores formas de conseguir aumentar a geração do tráfego é utilizando as redes sociais para que o consumidor possa encontrar o que estava procurando, como um produto especial ou um serviço.

Para ajudar nesse direcionamento, você pode utilizar o funil de vendas, um conceito que traça um caminho que o usuário deve percorrer até conseguir finalizar a compra do produto que ele estava procurando.

Maiores chances de impactar positivamente seu cliente

A quantidade de conteúdos disponíveis nas redes sociais não pode ser medida. Afinal, são milhões de usuários conectados diariamente ao redor do mundo, e isso cria inúmeras oportunidades para as empresas de todos os segmentos.

No entanto, hoje existe uma mídia social voltada para um público específico, e principalmente de uma faixa etária estabelecida. Por exemplo, o Instagram é uma plataforma visual que mescla vídeos, textos e imagens e tem um público-alvo de jovens e adultos.

Já o Facebook possui um público mais sênior com a faixa etária acima dos 40 anos.

Por isso, ao investir em conteúdos nas redes sociais é necessário considerar o tipo de público que está sendo procurado e criar conteúdos que sejam relevantes para aquele grupo de pessoas.

Construção uma imagem de autoridade no mercado

Ao investir e criar conteúdos de qualidade nas redes sociais você está direcionando a sua imagem como uma empresa que tem conhecimento sobre o assunto, passando a imagem de especialista na área e conseguindo um posicionamento de autoridade.

Essa postura pode resultar em seguidores mais qualificados e interessados nos conteúdos que estão sendo postados, aumentando as chances de interação e engajamento por parte deles.

Além disso, a construção de um bom relacionamento é essencial para conquistar, encantar e fidelizar o seu cliente.

Nas redes sociais, a todo momento somos inundados com informações variadas e conteúdos diversos, então para conseguir a fidelização, é preciso que esse relacionamento seja construído com bases sólidas.

Divulgação do seu negócio

O consumidor precisa conhecer a sua empresa e o que você está oferecendo ao mercado, seja ele um produto ou um serviço.

No entanto, se não houver divulgação, ele não poderá conhecer e muito menos se interessar pelo seu trabalho.

Por isso é tão importante que você invista na divulgação da sua empresa. Isso pode ser feito com materiais educativos, anúncios patrocinados, uso de links em assinaturas de e-mails, compartilhamento de posts ou links.

Mensuração dos resultados obtidos

Ao investir em conteúdos nas redes sociais é possível mensurar os resultados que estão sendo obtidos de acordo com a performance das campanhas, além de analisar o ROI (Retorno sobre investimento).

Cada rede social e aplicativo possui seu painel de métricas para acompanhar todos os resultados que estão sendo coletados. No entanto, o Google Analytics possibilita entender os insights gerados pela sua audiência.

A partir desse tipo de controle é possível entender o funcionamento das campanhas e a forma com que os retornos estão sendo gerados.

Assim é possível o redirecionamento de esforços e de recursos financeiros visando a compreensão das necessidades do seu público.

Fidelização dos clientes

As redes sociais possibilitam a interação entre a marca e o seu público. Quando existe uma preocupação  dela em ouvir, entender e atuar para promover melhorias é possível contar com a fidelização de quem te acompanha, já que terá uma identificação e um respeito pelo trabalho que está sendo feito pela marca.

No momento em que o consumidor possui uma experiência ruim durante a compra, mas recebe todo o suporte da empresa, ele pode realizar outra motivado pelo tratamento recebido.

Fidelize Clientes com Conteúdos Relevantes nas Redes Sociais
Fidelize Clientes com Conteúdos Relevantes nas Redes Sociais

No entanto, um cliente que comprou um produto com sucesso, mas não obteve respostas da marca no momento em que necessitou tirar uma dúvida, provavelmente não fará negócios com a empresa, já que não houve respeito por ele naquele momento.

Engajamento com o seu público

As redes sociais foram criadas com o objetivo de permitir a interação entre as pessoas de todo o mundo, melhorando a conectividade e a comunicação.

Dessa forma, o engajamento é uma das premissas básicas para o sucesso de qualquer estratégia que envolva conteúdos nas mídias sociais.

No momento em que uma empresa começa a investir em conteúdos nas redes sociais, ela não pode focar apenas em qualquer tipo de material. É preciso direcioná-lo para o seu público utilizando termos que sejam da sua compreensão e que sejam relevante para os seus interesses.

Somente dessa forma é possível criar engajamento com o público, aumentando a relevância na rede social e atraindo novos usuários interessados naquele tipo de conteúdo.

Investimento na satisfação do cliente

Ao investir em conteúdos nas redes sociais é possível aumentar a satisfação do cliente devido ao relacionamento que está sendo construído.

A marca consegue entender quais são seus principais anseios e necessidades de forma que ela possa criar estratégias para resolver ou reduzir o impacto que a falta de um produto/serviço está causando no consumidor.

Atualmente, o público não está buscando apenas uma forma de realizar novas compras, ele busca e preza pelo bom atendimento e pela promoção de uma boa experiência, envolvendo a comunicação, logística adotada para resolução de problemas e conflitos, principalmente no pós-venda.

Dessa forma, utilizando as redes sociais é possível identificar as insatisfações dos clientes, experiências que não foram positivas e assim conseguir trabalhar para que essas situações não se repitam.

Prospecção de clientes em potencial

As redes sociais possibilitam que novos clientes sejam atraídos para as empresas por meio das pesquisas realizadas nos buscadores, como o Google.

Elas têm acesso aos serviços e aos produtos ofertados e assim conseguem realizar a comparação de preços, saber a experiência de outros consumidores e quais as melhores marcas para comprar.

Dessa forma, diante dessa quantidade de informação disponível, é possível trabalhar no desenvolvimento de estratégias para conseguir se destacar no segmento de atuação.

O cliente precisa ser atraído por um conteúdo de qualidade, pois apenas o produto não será o suficiente para atrair a sua atenção.

E aí entra a necessidade de investir em conteúdos nas redes sociais que sejam relevantes e que diferenciam sua marca das demais presentes no mercado.

Otimização das estratégias utilizadas de SEO

O Google está sempre de olho nas tendências do mercado e na forma com que o consumidor se movimenta para conseguir mais informação.

Dessa forma, os mecanismos de busca foram atualizados, contemplando uma mudança significativa, que foi passar a considerar as redes sociais para ranqueamento nas buscas.

Ou seja, até pouco tempo atrás as redes sociais não poderiam ser consideradas como opção para trabalhar o ranqueamento da empresa no Google. No entanto, isso mudou e hoje elas são consideradas para fins de otimização.

Dessa forma, ao trabalhar corretamente a otimização das redes sociais da sua empresa, é possível aumentar as chances de obter uma melhor colocação no algoritmo do Google e consequentemente, aumentar as possibilidades de fazer novos negócios.

Conhecimento da audiência da marca

Não é possível desenvolver produtos e serviços direcionados para um público em específico se a empresa não souber as suas necessidades, dores e do que ele está precisando naquele momento.

Uma estratégia de marketing inicia a partir do entendimento das necessidades da sua audiência, pensando nas principais demandas e do que ela está esperando da empresa.

E isso é possível mensurar por meio das análises de métricas disponibilizadas pelas plataformas de mídias sociais, permitindo o desenvolvimento de estratégias que aumentem as vendas e atendam as necessidades do público da marca.

Adicionalmente, no momento em que a marca analisa os retornos obtidos pelas suas postagens, ela consegue desenhar quem são os clientes interessados no seu discurso, e qual é o seu comportamento nas redes sociais e não apenas naquela plataforma.

Esses são insights valiosos para quem está buscando otimizar os resultados das suas campanhas.

Vale a pena investir em conteúdos nas redes sociais?

Após ler todas as vantagens promovidas nas redes sociais para uma empresa, você já sabe como esse recurso pode ser benéfico para o seu negócio ao contar com um bom planejamento de conteúdo, estabelecendo uma relação de confiança com o seu cliente.

Invista em Conteúdos Relevantes nas Redes Sociais
Invista em Conteúdos Relevantes nas Redes Sociais

No entanto, as redes sociais mesmo com todos os seus benefícios, possuem desvantagens e elas são acentuadas quando a estratégia não é bem desenhada e as publicações não são feitas com aderência ao público, o que pode promover um efeito contrário ao que se deseja.

Dessa forma, antes de começar a investir em conteúdos nas redes sociais, pesquise sobre o seu público, suas preferências, produtos que ele está buscando naquele momento e saiba qual a forma com que ele se comunica.

Assim é possível entender qual é a melhor forma de chegar até ele e estabelecer um relacionamento saudável, que permita a troca de informações, fidelização e conversão em vendas.

Gostou do conteúdo? Veja mais artigos sobre marketing digital diretamente em nosso Blog!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!