Instagram Direct: O que é o Insta Direct, Como Enviar Mensagens e Dicas para usar no Marketing

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 12 min
Entenda o que é Instagram Direct, como enviar mensagens de forma efetiva e ainda, dicas para explorar ao máximo o Instagram Direct no marketing da sua empresa.
Instagram Direct
Instagram Direct

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 12 minutos
5/5 - (1 vote)

Entenda tudo sobre Instagram Direct: Nos últimos anos, o Instagram se tornou um canal de comunicação cada vez mais atraente para muitos setores.

O serviço de mensagens proprietário, Instagram Direct, é, portanto, o primeiro porto de escala para muitos usuários entrarem em contato com empresas.

Atualizações de produtos e atendimento ao cliente já fazem parte da rotina diária, mas também estão sendo cada vez mais usados ​​para leads e vendas e para aumentar o reconhecimento da marca.

O Instagram Direct é o próprio chat do aplicativo.

Os usuários podem usá-lo para conversar uns com os outros ou em grupos.

As mensagens diretas do Instagram (ou DMs do Instagram) são usadas para enviar fotos, postagens, histórias, mensagens de voz e muito mais.

O chat do Instagram oferece basicamente as mesmas funções do WhatsApp, por exemplo, mas em uma escala mais enxuta do que o aplicativo de mensagens.

O Instagram tem mais de 1.000.000.000 de usuários ativos mensais e mais de 80% deles seguem pelo menos uma conta comercial.

Isso significa que facilitar o contato dos usuários com você é crucial para o crescimento do seu negócio online.

Por isso, é mais importante do que nunca que os proprietários de empresas entendam o Instagram Direct, usem-no em seu potencial máximo e aproveitem as várias maneiras pelas quais ele pode ajudar a expandir seus negócios!

Com uma API do Messenger para Instagram, o aplicativo de mensagens pode ser integrado às próprias ferramentas de comunicação da empresa, permitindo que as empresas melhorem significativamente o atendimento ao cliente com o Instagram Direct.

O Instagram Direct é simples e rápido e é um canal ideal para construir uma comunidade fiel.

Os números de usuários em todo o mundo oficialmente são 1,2 bilhão de usuários mensais ativos (em 2019), na realidade, o número provavelmente já ultrapassa 2 bilhões (em dezembro de 2021), de acordo com o Instagram.

O público alvo do aplicativo são jovens adultos. A maioria dos usuários tem entre 25 e 34 anos.

Um fato especial sobre o Instagram é que os clientes desejam e buscam o contato direto com as empresas.

As Mensagens Diretas são muito versáteis, promovem confiança e geram leads.

Porém, para contas grandes, responder às mensagens diretas do Instagram se torna um desafio para o atendimento ao cliente.

Um pouco sobre o Instagram Direct

Com um bilhão de usuários por mês, 90% dos quais seguem pelo menos uma empresa, o Instagram é, sem dúvida, um dos canais de mídia social mais importantes para as empresas.

Instagram Direct
Instagram Direct

Isso também se deve ao fato de os usuários perceberem como predominantemente positivo quando as empresas estão ativas no Instagram.

A troca com os usuários no Instagram é, portanto, um importante alicerce para o atendimento ao cliente das empresas.

Uma experiência positiva com uma empresa nas mídias sociais pode não apenas melhorar sua imagem, mas também aumentar a fidelidade do cliente e convencer novos clientes a aderirem à sua marca.

A chave para isso é a comunicação, e não apenas a postagem de conteúdo para a comunidade, mas também a troca direta com a comunidade.

As mensagens diretas do Instagram, em particular, podem ser cruciais para o atendimento ao cliente.

O Instagram Direct Messaging é comparável a outros serviços de mensagens, nos quais dois ou mais usuários enviam mensagens privadas entre si.

Além do conteúdo de texto clássico, essas mensagens também podem conter fotos ou vídeos para enviar aos usuários informações importantes ou conteúdo de entretenimento, como em um boletim informativo do Messenger.

No entanto, também é possível enviar GIFs divertidos, bem como suas próprias postagens ou histórias do Instagram via Mensagem Direta.

Postagens de outros usuários, como colaboradores ou embaixadores da marca, também podem ser enviadas via Mensagens Diretas no Instagram.

Mas isso não é tudo.

O Instagram Direct Messaging também permite a comunicação por meio de mensagens de voz ou vídeo chamadas, e também são possíveis bate-papos em grupo.

Outro recurso especial é a possibilidade de enviar pins de localização, para que os usuários possam encontrar uma loja ou evento, por exemplo.

Assim, as mensagens diretas do Instagram abrem muitas possibilidades para o atendimento ao cliente das empresas.

Mensagens diretas e compras são o próximo canal para o comércio conversacional.

De fato, é previsível que a comunicação direta com a comunidade no Instagram se torne mais crítica para as empresas no futuro.

Isso ocorre porque o Instagram expandiu suas funções de comércio social nos últimos anos, especialmente com a introdução das Lojas do Instagram ou funções como “produtos compráveis”.

É, portanto, de esperar que mais utilizadores entrem também em contato com empresas na plataforma onde tomaram conhecimento de um produto ou o compraram.

Aconselhamento e serviço individual de produtos, uma espécie de comércio conversacional, podem ser oferecidos em uma conversa direta.

Stories, reels e postagens de feed inspira e mensagens diretas do Instagram informam e convertem!

Como usar o Direct do Instagram com o Cliente

Vamos entender como utilizar as mensagens diretas do Instagram na comunicação com seu cliente:

Embora as empresas possam hesitar em se dirigir pessoalmente aos usuários por meio de mensagens diretas em outros canais de mídia social, no Instagram essa é uma forma de comunicação que muitos seguidores desejam e até se iniciam.

Instagram Direct no Atendimento ao Cliente
Instagram Direct no Atendimento ao Cliente

Na verdade, existem diferentes razões pelas quais os usuários escrevem diretamente para uma empresa no Instagram.

Eles vão desde feedback positivo a solicitações de serviço e busca de emprego. Isso torna o Instagram Direct Messaging um canal ideal para buscar, expandir e promover trocas diretas com clientes.

Resolva os problemas dos clientes com eficiência via DM

Problemas com um produto ou serviço são uma das razões mais comuns pelas quais os usuários escrevem para empresas em canais de mídia social por meio de mensagens.

É exatamente aqui que as marcas podem se destacar da concorrência, respondendo de forma rápida e útil.

Como acontece com todos os problemas dos clientes, responder rapidamente ao atendimento ao cliente por meio de mensagens diretas do Instagram é fundamental.

Dependendo da empresa e do número de consultas, pode valer a pena montar um departamento de atendimento especial ou até contar com chatbots, claro que com opção de controle humano, para poder resolver consultas recorrentes com mais rapidez.

Portanto, é ainda mais importante estar bem posicionada como empresa aqui e resolver os problemas dos clientes com eficiência.

As pesquisas mostram que os clientes que tiveram uma experiência positiva com o atendimento ao cliente de uma empresa têm uma imagem de marca mais positiva e são mais propensos a recomendar a marca a outras pessoas.

Perceba o potencial do Instagram Direct com chatbots

Há muito mais potencial no Instagram Direct.

Instagram Direct: Automatize suas Respostas
Instagram Direct: Automatize suas Respostas

Com um chatbot mais poderoso, muito mais consultas poderiam ser resolvidas automaticamente, como já é possível com chatbots do WhatsApp, por exemplo.

A integração de chatbots no Instagram Direct é muito fácil via API.

O mais importante, seja com chatbot ou manualmente, é responder rapidamente e oferecer aos clientes uma experiência de usuário tranquila.

Por isso, especialmente para dúvidas simples e muitas vezes recorrentes, um chatbot é útil, tanto para clientes quanto para empresas.

Aqueles que desejam aproveitar ainda mais as opções de automação no Instagram Direct podem novamente contar com um chatbot baseado em IA.

Com o bot de automação, as empresas podem economizar até dois terços em custos.

Esse robozinho ajuda as empresas a quase dobrar seu Net Promoter Score.

As empresas conseguem economizar em média até cinco funcionários respondendo a perguntas.

Mas mesmo sem um chatbot, o Instagram Direct é um canal importante para o marketing de conversação.

Geração de vendas e leads

O Instagram Direct Messaging não é apenas eficaz para o atendimento ao cliente, mas também pode gerar vendas e novos leads.

Isso pode ser feito, por exemplo, pelo envio de material promocional, como uma ligação via Mensagem Direta para participar de um sorteio ou pelo envio de códigos de cupom exclusivos.

Assim, as empresas podem gerar novos leads e vendas por meio de mensagens.

Construa uma comunidade leal

Os clientes que sentem uma conexão especial com uma empresa tornam-se clientes fiéis e recorrentes.

E é a troca interativa com esses clientes, especialmente via comunicação Direct Messenger, que promove essa construção de confiança.

Por exemplo, as empresas podem usar mensagens diretas no Instagram para obter feedback dos clientes, lançar pesquisas sobre novas ideias de produtos ou até mesmo perguntar diretamente aos clientes quais ofertas eles gostariam de ver da empresa no futuro.

Aumente o reconhecimento da marca

O Instagram também é a plataforma perfeita para aumentar o reconhecimento da marca.

Existem influenciadores de todos os tipos de indústrias, linhas de produtos e serviços.

Portanto, é uma ótima oportunidade para entrar em contato com eles via DM do Instagram e permitir que eles promovam seu produto.

Através do alcance deles, você pode chamar mais atenção para sua própria marca.

Conecte o Instagram Direct com o WhatsApp

O Instagram também facilita o direcionamento de clientes de lá para sua conta comercial do WhatsApp.

Você pode criar essa sinergia de várias maneiras.

Primeiro, adicione um botão do WhatsApp à sua biografia do Instagram, então abra a página de perfil do Instagram e clique em “Editar perfil”.

Clique em “Opções de contato” e clique em “WhatsApp”.

Aqui você precisa inserir o número associado ao WhatsApp para o qual o código de verificação será enviado; digite o código de verificação no seu perfil do Instagram.

O botão agora deve aparecer na sua biografia.

Vincule sua conta comercial do WhatsApp na sua biografia.

Publique anúncios de clique no WhatsApp.

Redirecione a comunidade para o WhatsApp através de suas histórias.

Dessa forma, você pode aproveitar o tráfego de clientes em potencial em sua página do Instagram e transformá-lo em uma conversa pessoal com sua empresa.

Promova o canal Instagram Direct corretamente

Você pode fazer com que seus clientes entrem em contato com você no Instagram Direct pedindo que eles façam isso em uma história.

As histórias são vistas com frequência, por isso são um bom lugar para apontar a possibilidade de DMs do Instagram.

Mas é ainda melhor com um anúncio vinculado ao Messenger.

É bem simples criar um anúncio no Gerenciador de Anúncios que vincule ao Instagram Direct com um clique.

No Gerenciador de Anúncios, vá para Criação de Anúncios; selecione o destino da mensagem; na seção Destino de mensagens, selecione Instagram Direct.

Edite seu público, canais, orçamento e programação conforme desejado e clique em Avançar.

Depois selecione o formato do anúncio e conclua a configuração do anúncio.

Em Modelo de mensagem, selecione Criar novo ou Usar existente.

Clique em + Criar para criar sua caixa de diálogo.

Quando terminar, clique em Salvar e sair. Finalize seu anúncio.

Clique em Publicar para publicá-lo.

Assim que seu anúncio for aprovado, ele ficará visível nos canais selecionados.

Quando alguém clicar no anúncio, ele será aberto no Instagram Direct.

Integre o Instagram Direct através da API do Messenger

A comunicação com o cliente hoje é mais rápida do que nunca.

Os clientes querem respostas imediatas para suas perguntas e julgam as marcas principalmente pelo atendimento ao cliente.

A era dos e-mails e telefonemas para atendimento ao cliente está chegando ao fim, porque a comunicação por mensageiro economiza muito tempo e dinheiro para empresas e clientes.

Para poder responder ainda mais rápido às consultas dos clientes, é importante ter todos os seus canais de comunicação do messenger em uma plataforma.

A API do Messenger do Instagram possibilita a integração do Instagram Direct em ferramentas de software existentes.

Seu processo de atendimento ao cliente se torna muito mais rápido e fácil, o que, por sua vez, afeta a satisfação do cliente.

Como a integração ainda é muito nova, existem alguns recursos que ainda não fazem parte da API (mas serão atualizados futuramente).

Alguns recursos ainda não fazem parte da API, como chamada de vídeo, post no feed, como bobinas ou como histórias, receber vídeos gravados diretamente e enviar adesivos e também bate-papos em grupo, além de enviar boletins informativos.

O potencial das mensagens do Instagram Direct para atendimento ao cliente

As Mensagens Diretas do Instagram são um canal que vale a pena para o atendimento ao cliente.

Ele não apenas oferece às empresas várias maneiras de se comunicar com os clientes, mas também permite que elas construam uma comunidade leal, ajudem a melhorar a imagem da empresa e também possam gerar novos leads e mais vendas.

Com a expansão das funções de e-commerce no Instagram, espera-se também que o atendimento ao cliente no Instagram se torne ainda mais importante para as empresas no futuro.

Algumas maneiras de usar o Instagram Direct para fazer negócios e impulsionar as vendas

Se você já está usando o Instagram para vender, já deu seu primeiro passo.

Essa é a rede que pode fazer uma pequena ou média empresa ser vista pela maioria dos públicos atualmente, basta estudar os hábitos da persona do seu negócio ou produto.

Instagram Direct: Como Aproveitar nos Negócios
Instagram Direct: Como Aproveitar nos Negócios

Mas além disso, existe formas de usar o Instagram Direct como ferramenta de vendas e impulsionador do seu negócio.

Direcione as pessoas para o DM com um forte apelo à ação na sua biografia

Quando você deseja que mais pessoas entrem nas suas mensagens diretas, essa tática é uma prática recomendada para direcionar as pessoas até a aba de mensagens, onde a mágica do comércio conversacional acontece.

Sua biografia do Instagram é um local importante para incluir uma frase de chamariz para enviar um DM.

Afinal, sua biografia do Instagram é a primeira coisa que as pessoas leem quando tocam no seu perfil, então faça valer cada parte.

Organize um concurso para promover uma venda

Se você tem uma venda chegando, há um truque que você pode usar para gerar mensagens diretas e obter mais menções de história de uma só vez.

As menções de história são quando alguém marca você em sua história do Instagram com @seunome de usuário.

Eles são incríveis para aumentar seu engajamento.

A razão é porque quando as pessoas mencionam você em seus Stories, todos os seguidores as veem falando sobre você.

Eles podem clicar no seu nome de usuário para ir direto ao seu perfil.

Além disso, o Instagram adora as menções de histórias porque mostra que você cria conteúdo valioso com o qual seus seguidores se envolvem diretamente.

Então, como você pode aproveitar isso?

Da próxima vez que você fizer uma venda, informe seus seguidores que qualquer pessoa que mencione você em sua história pode ganhar uma oferta de desconto.

Então, quando as pessoas começarem a mencioná-lo, siga com uma mensagem direta.

Você poderia enviar todas essas mensagens manualmente… mas honestamente, passar horas copiando e colando exatamente o mesmo código para centenas de pessoas não é um uso muito divertido do tempo.

Use chatbots para te ajudar com esse trabalho

Crie um código promocional exclusivo do Instagram

Essa é uma ótima maneira de obter mais seguidores do Instagram da sua lista de e-mail, lista de e-mail e outras contas de mídia social.

Crie um código promocional que as pessoas só podem obter seguindo você e enviando mensagens para você no Instagram.

Você verá um rápido aumento nos seguidores à medida que as pessoas clicarem para obter o código.

Colete e-mails pedindo aos seguidores que lhe enviem uma DM para uma oferta especial

Notou um padrão esses comportamentos?

Pedir aos seguidores para enviarem uma mensagem para você no Instagram é uma ótima maneira de compartilhar códigos promocionais, iscas digitais e links externos, especialmente porque você normalmente recebe apenas um link no Instagram, o da sua biografia.

Uma dica é que toda vez que você oferecer um brinde ou um desconto em suas mensagens diretas do Instagram, envie a seus seguidores um link para uma página de destino especial onde eles podem inserir seu endereço de e-mail para obter o brinde.

Depende de você com que frequência você usa isso, pois algumas pessoas podem querer apenas que você envie um código de desconto por mensagem e pronto.

Mas, se você está oferecendo algo como um e-book gratuito, treinamento por e-mail ou sorteio de um concurso, faz sentido pedir às pessoas seus e-mails para que você possa enviar o que elas desejam.

Direcione as pessoas para o DM executando anúncios do Instagram Direct

Quer aproveitar ainda mais os funis de mensagem do Instagram?

Experimente exibir anúncios do Instagram Direct, um tipo especial de anúncio que leva os usuários diretamente à sua caixa de entrada.

Se você clicar na maioria dos anúncios do Instagram, eles o levarão a uma página de destino externa.

Um anúncio de roupas pode levar você a uma loja online, por exemplo.

Os anúncios do Instagram Direct, por outro lado, trazem os usuários diretamente para sua caixa de entrada.

Esta é uma ótima maneira de colocar suas ofertas de DM na frente de pessoas que ainda não ouviram falar de você.

Faça pesquisas com seus seguidores e acompanhe com o Instagram Direct

Outra maneira de fazer com que seus seguidores se envolvam é fazer uma enquete.

Usando o recurso de adesivos de enquetes do Instagram, você pode fazer uma pergunta em sua história, que seus seguidores podem responder imediatamente.

O melhor das enquetes é que você pode ver as respostas e os nomes de usuário de todos que responderam.

Basta deslizar para cima nessa parte da sua história para abrir a lista de espectadores.

Por exemplo, você pode perguntar aos seus seguidores se alguém está interessado no e-book gratuito que você acabou de publicar.

Em seguida, envie o link para a página de destino do e-book por DM para todos que responderem “Sim”.

Qual é a melhor maneira de criar uma estratégia do Instagram Direct?

De longe, a melhor maneira de aproveitar as mensagens diretas do Instagram é usar uma ferramenta que faz com que a entrega de todas as suas promessas de DM seja fácil.

Instagram Direct: Qual é a Melhor Maneira de Criar Estratégias no Instagram DM
Instagram Direct: Qual é a Melhor Maneira de Criar Estratégias no Instagram DM

Sem uma ferramenta de automação aprovada pelo Instagram, você terá que responder a cada mensagem manualmente.

No intervalo entre enviar uma mensagem para você e obter sua resposta, os usuários podem esquecer de você ou, pior ainda, decidir que não estão interessados.

Com uma ferramenta de automação, todo mundo que te manda uma mensagem direta recebe uma resposta instantânea.

Como por você?

Você pode desfrutar de um aumento de seguidores, engajamento, leads e clientes, tudo fluindo da mesma ferramenta.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!