Instagram Ads: Aprenda como anunciar no Instagram e aumente suas vendas

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 12 min
O Instagram é uma força para alavancar suas vendas, portanto, nada mais importante que aproveitar ao máximo essa rede social e utilizar todos seus recursos, como os anúncios no Instagram Ads, onde é possível criar campanhas direcionadas para seu público principal. Confira como aproveitar o Instagram Ads para aumentar ainda mais suas vendas.
Anúncios no Instagram Ads
Anúncios no Instagram Ads

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 12 minutos
5/5 - (1 vote)

Anuncie no Instagram Ads e aumente suas vendas: Se você tiver um orçamento alocado para redes sociais pagas, considere fortemente a execução de anúncios no Instagram.

Sabe o porquê?

Grande parte dos usuários encontram novos produtos e marcas por meio de anúncios sociais pagos, e os anúncios do Instagram podem atingir mais de 1,2 bilhão de pessoas, ou 20% da população mundial com mais de 13 anos.

Crie seus anúncios se guiando por princípios que irão te ajudar a saber por quais caminhos que está percorrendo

O que são anúncios do Instagram Ads?

Os anúncios do Instagram Ads são postagens pelas quais as empresas podem pagar para veicular aos usuários do Instagram.

Anuncios no Instagram Ads: O que são, como fazer e quais os tipos de Instagram Ads?
Anuncios no Instagram Ads: O que são, como fazer e quais os tipos de Instagram Ads?

Semelhante ao Facebook, os anúncios do Instagram aparecem em todo o aplicativo, inclusive nos feeds dos usuários, stories, Instagram Explore e muito mais.

Eles se parecem com postagens normais, mas sempre contém um rótulo “patrocinado” para indicar que são um anúncio.

Eles também costumam ter mais recursos do que uma postagem normal, como links, botões de CTA e catálogos de produtos.

Quanto custam os anúncios do Instagram Ads?

O custo dos anúncios do Instagram Ads depende muito de vários fatores, não há preço médio ou de referência.

Alguns fatores de custo incluem sua segmentação, a competitividade do seu setor, a época do ano, os custos geralmente aumentam durante os períodos de compras de fim de ano no quarto trimestre, como a Black Friday, além do seu posicionamento, os custos podem diferir entre os anúncios exibidos no Facebook e no Instagram.

A melhor maneira de avaliar seu orçamento é configurar um rascunho de campanha no Gerenciador de Anúncios e procurar os módulos Definição de Público e Resultados Diários Estimados, que informarão se suas configurações de orçamento serão suficientes para alcançar o público desejado dentro da duração desejada.

Observe que não há “melhor prática” para quanto gastar.

Você pode começar gastando apenas alguns dólares por dia e aumentar a partir daí com base no sucesso.

Para controlar os custos de seus anúncios do Instagram, você pode definir orçamentos diários ou limites de gastos vitalícios.

Tipos de anúncios do Instagram Ads

Existem muitos tipos diferentes de formatos de publicidade no Instagram, sendo:

  • Anúncios gráficos no Instagram;
  • Anúncios de stories do Instagram;
  • Anúncios em vídeo no Instagram;
  • Anúncios de carrossel Instagram;
  • Anúncios de coleção do Instagram;
  • Anúncios da aba explorar;
  • Anúncios no IGTV;
  • Anúncios do Instagram Shoppinge;
  • Anúncios do Instagram Reels.

A ampla variedade significa que você pode escolher o melhor tipo de anúncio que corresponda à sua meta de negócios específica.

Anúncios gráficos no Instagram

Os anúncios gráficos no Instagram permitem que as empresas usem imagens únicas para anunciar sua marca, produtos e serviços.

Os anúncios gráficos são mais adequados para campanhas com conteúdo visual atraente que pode ser transmitido em uma única imagem. Essas imagens podem ser criadas a partir de fotografias de alta qualidade ou design e ilustração.

Também é possível adicionar texto às imagens.

No entanto, o Instagram recomenda limitar o texto sobreposto o máximo possível para obter melhores resultados.

Os anúncios do Instagram Stories são anúncios de imagem ou vídeo em tela cheia que aparecem entre os Stories dos usuários.

O Instagram Stories é uma parte bem usada do aplicativo, com mais de 500 milhões de usuários do Instagram visualizando Stories todos os dias.

O envolvimento geralmente é maior com os anúncios do Stories, pois o formato cobre toda a tela do celular e parece muito mais imersivo do que os anúncios no feed.

Os melhores anúncios do Instagram Stories são aqueles que parecem histórias normais e não se destacam como anúncios.

Ao criar anúncios do Stories, as empresas podem usar todos os recursos orgânicos do Instagram Stories, como filtros, texto, GIFs e adesivos interativos.

Os anúncios de histórias podem usar fotos, vídeos e carrosséis. O apelo à ação é apresentado como um link deslizante na parte inferior da história ou um adesivo interativo de link.

Anúncios em vídeo no Instagram

Semelhante aos anúncios gráficos, os anúncios em vídeo no Instagram permitem que as empresas forneçam aos usuários uma visão mais detalhada de sua marca, produtos e serviços.

Os anúncios em vídeo no feed podem ter até 60 minutos de duração, mas vídeos mais curtos geralmente são mais eficazes.

Anúncios de carrossel no Instagram

Os anúncios em carrossel no Instagram apresentam uma série de imagens ou vídeos pelos quais os usuários podem deslizar.

Eles podem aparecer tanto no feed quanto no Instagram Stories, com um botão de call-to-action ou um link que leva os usuários diretamente ao seu site.

Você pode usar anúncios em carrossel para exibir uma coleção de produtos relacionados, contar uma história em várias partes ou mesmo compartilhar até 10 imagens ou vídeos.

Anúncios de coleção no Instagram

Os anúncios de coleção no Instagram são uma combinação entre anúncios de carrossel e anúncios de compras.

Os anúncios de coleção exibem produtos diretamente do seu catálogo de produtos.

Os anúncios de coleção são mais adequados para marcas de comércio eletrônico, pois permitem que os usuários comprem produtos diretamente do anúncio.

Quando um usuário clica no anúncio, ele é direcionado para uma vitrine de experiência instantânea do Instagram, onde pode saber mais sobre o produto e prosseguir com a compra.

Anúncios da aba Explorar no Instagram

Esses anúncios aparecem na guia Explorar no Instagram, uma área da plataforma onde os usuários descobrem novos conteúdos e contas que são personalizadas com base em seus hábitos de uso do Instagram.

Mais de 50% dos usuários do Instagram acessam o Explore todos os meses, por isso é um ótimo lugar para ganhar exposição.

Os anúncios do Explorar do Instagram não aparecem na grade Explorar ou nos canais de tópicos, mas são exibidos depois que alguém clica em uma foto ou vídeo do Explorar.

Como o conteúdo das guias Explorar dos usuários muda constantemente, os anúncios Explorar permitem que as empresas sejam exibidas ao lado de conteúdo culturalmente relevante e de tendências.

Não há necessidade de criar novos recursos para os anúncios do Explore.

Você pode simplesmente utilizar os ativos existentes.

Anúncios IGTV no Instagram

Os anúncios IGTV no Instagram são anúncios em vídeo reproduzidos depois que um usuário clica para assistir a um vídeo IGTV em seu feed.

Eles são mostrados no meio do vídeo (no meio do vídeo), potencialmente com a opção de pular.

Anúncios do Shopping no Instagram

Com 130 milhões de usuários tocando em postagens de compras todos os meses, não é de admirar que o Instagram tenha melhorado fortemente seus recursos de comércio eletrônico nos últimos 1-2 anos.

Com os novos recursos de compras do Instagram, os usuários agora podem visualizar e comprar produtos sem sair do aplicativo.

Essa funcionalidade permite que pequenas empresas alcancem seu espaço dentro do comércio eletrônico de maneira justa.

Os anúncios do Instagram Shopping levam os usuários diretamente para uma página de descrição do produto no aplicativo Instagram.

Eles podem comprar através do seu site móvel.

Para exibir anúncios do Shopping, você precisa configurar seu catálogo de compras do Instagram.

Você pode vincular a hospedagem do seu site de vendas com a conta do Instagram para facilitar a compra dos seus produtos.

Anúncios de Reels no Instagram

Com o lançamento bem-sucedido do Reels, o Instagram anunciou a capacidade de anunciar no Reels.

Os anúncios são exibidos entre os vídeos, com especificações semelhantes aos anúncios de stories (vídeos verticais em tela cheia) e podem ter até 60 segundos.

Eles devem incluir som ou música para serem bem integrados com reels orgânicos.

Como escolher o melhor tipo de anúncio do Instagram Ads

Com tantos tipos diferentes de anúncios disponíveis, pode ser difícil selecionar um para usar em sua campanha.

Analise os Anúncios do Instagram Ads
Analise os Anúncios do Instagram Ads

A boa notícia é que o Gerenciador de Anúncios está bem configurado para experimentação, o que significa que você pode testar vários formatos e ver qual deles tem melhor desempenho antes de executar uma campanha completa.

Para restringir os formatos, use algumas perguntas chave para orientá-lo.

Qual é o meu objetivo?

Com sua estratégia de marketing de mídia social em mente, identifique o resultado mais importante para sua campanha de anúncios no Instagram.

Se você quer direcionar o tráfego para o seu site, obter visualizações de vídeo para um novo produto, aumentar o reconhecimento da marca para um novo negócio, impulsionar compras de comércio eletrônico, instalações de aplicativos ou inscrições por e-mail, cada ação precisa ser diferente.

Depois de esclarecer sua meta, você pode escolher alguns formatos em potencial com base nos objetivos compatíveis e nas opções de call-to-action para cada tipo de anúncio.

Por exemplo, os anúncios nos Stories, no IGTV e no Reels são melhores para gerar visualizações de vídeo, enquanto os anúncios do Instagram shopping e collection são melhores para impulsionar as compras de comércio eletrônico.

Quem é meu público-alvo?

Dependendo de quem você deseja segmentar com seus anúncios do Instagram, alguns tipos de anúncios podem ser melhores que outros.

Pense nos hábitos e comportamentos do seu público.

Eles gostam de assistir a muitos vídeos?

Eles são compradores online recorrentes?

Eles passam mais tempo assistindo Stories e Reels em vez de rolar pelo feed?

Escolha tipos de anúncio com objetivos e headlines que correspondam às preferências naturais do seu público.

O que teve melhor desempenho no orgânico?

As chances são de que seus seguidores orgânicos tenham muitas semelhanças com o público que você segmentará com seus anúncios do Instagram.

Portanto, olhe para seu feed orgânico para ver quais tipos de conteúdo tiveram um bom desempenho e isso pode fornecer uma boa indicação de quais formatos pagos podem dar certo com seu público.

Como anunciar no Instagram Ads?

Existem duas rotas para criar campanhas de anúncios do Instagram: promover uma postagem e o Gerenciador de Anúncios.

Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram Ads?
Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram Ads?

A promoção de uma postagem existente leva apenas alguns toques e pode ser feita diretamente no aplicativo do Instagram, mas não possui as opções de personalização disponíveis no Gerenciador de Anúncios.

Promovendo uma postagem no aplicativo

A maneira mais fácil de começar a anunciar no Instagram é promover uma de suas postagens existentes no Instagram.

Isso é semelhante à opção Boost Post do Facebook.

Se você tem uma postagem com bom desempenho em termos de engajamento, promovê-la no aplicativo é um método rápido e fácil de aumentar o sucesso da postagem e mostrá-la para novas pessoas que ainda não estão seguindo você.

Você precisará ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo no Instagram para fazer isso.

Você também precisará ter uma página comercial do Facebook conectada à sua conta do Instagram.

Então, é tão simples quanto clicar em Promover na postagem que você deseja transformar em um anúncio.

Você será solicitado a escolher seu público-alvo, destino, orçamento e duração preferidos para a exibição do seu anúncio.

Por fim, toque em Criar promoção.

Seu anúncio será revisado e aprovado pelo Facebook.

Assim que for ao ar, certifique-se de monitorar os resultados do seu anúncio na guia Promoções do seu perfil do Instagram.

Criando anúncios do Instagram usando o Facebook Ads Manager

Para aproveitar ao máximo as extensas capacidades de segmentação de anúncios, criatividade e relatórios do Instagram, você pode usar o Facebook Ads Manager para criar campanhas publicitárias (lembre-se de que o Facebook é dono do Instagram).

Escolha seu objetivo

Para começar, acesse o Gerenciador de Anúncios e clique em +Criar.

Primeiro, você precisará escolher o objetivo da campanha. Pode ser para que você obtenha reconhecimento da marca, então aumente o reconhecimento de sua empresa ou produtos entre usuários que ainda não ouviram falar de você.

Se você quer aumentar seu alcance, exiba seu anúncio para o maior número possível de pessoas em seu público-alvo.

Para melhorar as estatísticas de tráfego direcione cliques para seu site, aplicativo ou qualquer outra URL. Se for instalações de aplicativos que você quer, faça com que os usuários baixem seu aplicativo.

Para melhorar o engajamento, aumente comentários, curtidas, compartilhamentos, respostas a eventos e ofereça reivindicações em seu anúncio.

Se você quiser mais visualizações de vídeo, obtenha visualizações de vídeo de usuários com maior probabilidade de assisti-lo.

Para a geração de leads, reúna informações pessoais de usuários interessados, ou seja, inscrições de e-mail.

Para melhorar as conversões você precisa gerar vendas ou conversões de inscrição em seu site ou aplicativo.

Promova as vendas do catálogo da sua loja online ou mesmo direcione os usuários para seu local físico.

Depois de selecionar seu objetivo, você será solicitado a nomear sua campanha.

Dê um nome específico com base no objetivo da campanha para ajudá-lo a acompanhar suas campanhas.

Por fim, você terá a opção de ativar a otimização do orçamento da campanha.

Essa opção permite que o algoritmo do Facebook determine como gastar seu orçamento nos conjuntos de anúncios.

Escolha seu orçamento e programação

Nesta etapa, você escolherá quanto deseja gastar e por quanto tempo sua campanha será veiculada.

Para o seu orçamento, você terá duas opções: um orçamento diário que você precisa definir um gasto diário máximo, útil para anúncios sempre ativos, ou um orçamento vitalício, onde você precisa definir um gasto máximo para toda a sua campanha, útil para anúncios com uma data de término clara.

Na aba Agendamento de anúncios, você pode optar por exibir anúncios continuamente, que é o mais comum, ou apenas em determinados horários do dia, por exemplo, se você é uma empresa de entrega de alimentos e deseja exibir anúncios apenas à noite, quando seu público provavelmente faz pedidos de entrega.

Ao ajustar essas opções, você verá os módulos Definição de Público e Resultados Diários Estimados na coluna da direita, que lhe dará uma ideia do alcance esperado para o orçamento escolhido.

Tente escolher as configurações para que seu conjunto de anúncios fique no meio da faixa verde.

Identifique seu público

O próximo passo é definir o seu público-alvo. Nesta etapa, você pode criar um novo público ou usar um público salvo.

Os públicos-alvo salvos são úteis se você tiver seus próprios dados de público-alvo personalizados, ou seja, visitantes anteriores do site, ou públicos-alvo anteriores de campanhas anteriores com bom desempenho.

Caso contrário, você pode criar um novo público com base em dados demográficos, interesses e segmentação comportamental.

Durante esta etapa, você também pode selecionar o criativo dinâmico.

Se você escolher essa opção, poderá fazer upload de recursos visuais e títulos separados, e o Facebook criará automaticamente combinações otimizadas para seu público-alvo.

Selecione seus canais de anúncio

Na seção Canais, você pode decidir onde seus anúncios serão exibidos.

Existem duas opções.

A primeira são os posicionamentos automáticos, onde os anúncios serão exibidos ao seu público sempre que tiverem melhor desempenho.

A segunda são os posicionamentos manuais, onde você pode escolher especificamente onde seu anúncio será exibido.

Se você deseja limitar seus anúncios para serem exibidos apenas no Instagram, não no Facebook, você pode escolher isso usando os canais manuais.

Ao visualizar os canais, o Gerenciador de Anúncios exibirá os requisitos técnicos de cada um.

Crie seus anúncios

Agora é hora de criar o anúncio real.

Comece escolhendo sua página do Facebook e conta do Instagram correspondente.

Em seguida, você pode selecionar seu formato de anúncio preferido, depois disso, preencha o restante dos detalhes em Criativo do anúncio.

Escolha suas fotos ou vídeos, insira sua cópia do anúncio, selecione uma opção de pagamento, revise seu anúncio, clique em Confirmar e pronto!

Nesta etapa, você também escolherá o botão de call to action e inserirá a URL para onde deseja enviar as pessoas que clicarem no seu anúncio.

Se você deseja acompanhar as conversões do seu anúncio, é importante selecionar o Pixel do Facebook na seção Rastreamento.

Uma vez conectado ao seu site ou aplicativo, seu pixel do Facebook permitirá que você veja informações sobre como seu público interage com sua empresa depois de clicar em seu anúncio.

Quando estiver pronto, clique em Confirmar para lançar seu anúncio do Instagram.

Práticas recomendadas para anúncios do Instagram

Agora você tem tudo o que precisa saber sobre como configurar e lançar anúncios do Instagram Ads.

A próxima etapa é criar recursos visuais eficazes para seus anúncios.

Anúncios no Instagram Ads: Quais as Práticas Recomendadas
Anúncios no Instagram Ads: Quais as Práticas Recomendadas

Você pode utilizar alguns recursos para saber como criar criativos que chamam a atenção para anúncios do Instagram.

O primeiro é mentalizar que quando for criar anúncios para o Instagram, provavelmente estará criando para ser visto em dispositivos móveis. 98,8% dos usuários acessam a mídia social por meio de um dispositivo móvel, por isso é vital projetar seu criativo para visualização em dispositivos móveis, não em computadores.

Ao capturar conteúdo de vídeo, certifique-se de filmar na vertical (9 × 16), pois é mais fácil cortar em 4 × 5 do que na paisagem.

Minimize a quantidade de texto em seus anúncios.

Se você adicionar texto, escolha tamanhos de fonte grandes que sejam fáceis de ler em telas de dispositivos móveis.

Adicione animações e gráficos em movimento aos vídeos para envolver os espectadores rapidamente. Mantenha os vídeos curtos, 15 segundos ou menos.

Mantenha a marca e as mensagens com antecedência.

Os primeiros segundos do seu anúncio determinarão se um espectador irá parar de rolar e assistir a tudo.

É por isso que é importante começar seu anúncio com a mensagem principal e mostrar sua marca nos primeiros 3 segundos, aliás lance seu melhor logo no início.

A big idea que você teve lata aquele anúncio funciona muito melhor no começo que no fim.

Use o som para envolver o seu espectador. 40% dos usuários consomem mídias sociais com som desligado. Como tal, é importante projetar seus anúncios para consumo sem som e usar o som para encantar os usuários que têm som.

Além disso, muitos usuários possuem algum tipo de deficiência auditiva, por isso fazer anúncios visuais e acessíveis é muito importante.

Use elementos visuais para contar sua história e transmitir sua mensagem principal sem som.

Adicione legendas para qualquer narração ou áudio com script.

Use a sobreposição de texto para entregar sua mensagem principal sem som.

Esses recursos podem tornar seu anúncio mais agradável ao público, sendo melhor recebido e gerando melhores resultados.

A estratégia pitch, play, plunge

O Facebook recomenda criar uma combinação de tipos de criativos que trabalham juntos para chamar a atenção e recompensar o interesse.

O pitch são recursos curtos que transmite a ideia da campanha imediatamente e chamam a atenção.

Já o play se refere a recursos que permitem exploração leve e interatividade para públicos interessados.

Plunge quer dizer recursos imersivos que permitem que as pessoas se aprofundem na ideia da sua campanha.

Dúvidas Frequentes sobre o Instagram Ads

Abaixo as principais dúvidas sobre o Instagram Ads:

O que são anúncios do Instagram Ads?

Os anúncios do Instagram Ads são postagens pelas quais as empresas podem pagar para veicular aos usuários do Instagram.

Quais os tipos de anúncios do Instagram Ads?

Existem muitos tipos diferentes de formatos de publicidade no Instagram, sendo:
Anúncios gráficos no Instagram;
Anúncios de stories do Instagram;
Anúncios em vídeo no Instagram;
Anúncios de carrossel Instagram;
Anúncios de coleção do Instagram;
Anúncios da aba explorar;
Anúncios no IGTV;
Anúncios do Instagram Shoppinge;
Anúncios do Instagram Reels.

Como anunciar no Instagram Ads?

Existem duas rotas para criar campanhas de anúncios do Instagram: promover uma postagem e o Gerenciador de Anúncios.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!