O que é Gestão de Redes Sociais? (Definição e Benefícios)

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 7 min
Na prática, gestão de redes sociais é criar estratégias nas plataformas sociais da sua empresa, como: definir datas, horários e temas das postagens, seguir um calendário de campanhas, além de gerenciar os atendimentos de toda sua comunidade digital. Para facilitar a gestão, é importante utilizar ferramentas que centralizam e organizam as postagens e os atendimentos das suas redes sociais.
O que é Gestão de Redes Sociais?
O que é Gestão de Redes Sociais?

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 7 minutos
5/5 - (1 vote)

A gestão das redes sociais é essencial, independente do setor, quase todas as empresas, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais usam as mídias sociais para se comunicar com o público.

Seguir uma carreira nas mídias sociais pode ser perfeito para você se você quiser combinar pensamento analítico e criatividade para ajudar as marcas a construir seus seguidores online.

Obter informações sobre o mundo das mídias sociais e aprender sobre empregos populares nas mídias sociais pode ajudá-lo a criar um plano de carreira mais realista para si mesmo.

Neste conteúdo, explicamos o que é gestão de redes sociais, exploramos seus benefícios para as marcas, mostramos como você pode criar uma estratégia de mídia social eficaz e listamos alguns trabalhos interessantes na área.

O que é gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é o processo de construção e gerenciamento da presença online de uma marca nas plataformas de mídia social de uma empresa ou organização.

O que é Gestão de Redes Sociais
O que é Gestão de Redes Sociais

Envolve pesquisar, planejar, desenvolver e implementar estratégias de conteúdo consistentes, que ajudam você a se conectar com novos públicos e construir seguidores online fiéis para uma marca, produto, serviço ou ideia.

A gestão bem-sucedida das redes sociais também se concentra em manter relacionamentos existentes com clientes ou seguidores, por exemplo, interagindo com eles por meio de comentários ou mensagens diretas.

Por que as estratégias de mídia social são importantes?

As estratégias de marketing de mídia social são essenciais para empresas que desejam se destacar em seus esforços de marketing digital.

Essas estratégias ajudam as empresas a alinhar seus objetivos nas redes sociais com suas metas de negócios abrangentes e permanecer no caminho certo para atender a ambos.

Por que o Marketing de Mídias Sociais é Importante?
Por que o Marketing de Mídias Sociais é Importante?

Saber como desenvolver uma abordagem poderosa para o marketing de mídia social pode criar vários benefícios significativos, como gerar mais leads e aumentar o reconhecimento da marca.

Benefícios de usar a gestão de redes sociais nas empresas

Desenvolver uma estratégia consistente de mídia social é uma parte essencial da gestão de uma empresa de sucesso em qualquer setor.

Permite que as empresas influenciem a forma como as pessoas as percebem e promovam seus produtos a custos relativamente baixos.

Confira alguns dos benefícios mais importantes de se engajar na gestão das redes sociais para as empresas:

Quais o Benefícios de Gerenciar as Redes Sociais
Quais o Benefícios da Gestão das Redes Sociais?

Aumentar o alcance ao fazer a gestão das redes sociais

Aumentar o alcance das redes sociais é um dos principais objetivos de marketing para muitas empresas.

Isso ocorre porque, ao contrário do marketing e promoções tradicionais ou offline, as mídias sociais podem ajudar as marcas a se conectarem com usuários, consumidores e seguidores em todo o mundo.

Isso é especialmente útil para empresas que vendem produtos digitais ou organizações sem fins lucrativos que se concentram em informar o maior número possível de pessoas sobre sua causa ou ideia.

Reconhecimento de marca

Ao compartilhar atualizações e informações regulares sobre os produtos ou serviços de uma marca, você pode ajudar as pessoas a se familiarizarem mais com a oferta da marca.

Isso melhora o reconhecimento da marca e aumenta a chance de converter essas pessoas, ou leads, em vendas para gerar lucro.

Trabalhar nesse aspecto da presença online de uma marca requer um trabalho regular e consistente em todos os perfis.

Por exemplo, se você administra vários canais de mídia social para uma empresa, é importante usar as mesmas cores, fontes e logotipos para que as pessoas saibam que é a mesma empresa.

Baixo custo

Na maioria dos casos, ingressar em diferentes plataformas de mídia social é gratuito para empresas e pessoas.

Embora as empresas tenham a opção de escolher métodos de publicidade paga nas mídias sociais, há muitas maneiras de alcançar novos seguidores organicamente.

Por exemplo, criando concursos ou brindes em seus perfis de mídia social.

Isso significa que usar a mídia social é um método econômico de se comunicar com os clientes existentes e atrair novos.

Personalização das redes sociais

A mídia social é um elemento-chave de uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Dá-lhe a opção de criar várias versões da narrativa de uma marca, dependendo dos interesses, localização ou comportamento dos seus seguidores.

Por exemplo, se você administra perfis de mídia social para uma marca de roupas internacional, considere criar postagens, anúncios e conteúdo visual em diferentes idiomas.

Isso permite que você se conecte com mais pessoas que podem apreciar que você está tentando chamar a atenção delas em seu idioma nativo.

Comunidade das redes sociais

Ao construir uma marca online forte e prestar atenção aos interesses e comportamento de seus seguidores, você também mostra a eles que se importa com suas opiniões e avaliações.

Você pode incentivar os clientes existentes a falar sobre a marca online ou compartilhar fotos de produtos que compraram em seus perfis.

Avaliações positivas de clientes são essenciais para tornar uma marca confiável e fazer com que outras pessoas queiram experimentar a mesma coisa, aumentando as chances de que decidam comprar algo de você.

Multiuso: Ajuste suas campanhas na gestão das redes sociais

Uma estratégia de mídia social eficaz é uma ferramenta multifuncional que você pode ajustar com base nas necessidades e desejos individuais de uma marca.

Ele permite que você planeje, implemente e monitore estratégias de vendas ou crie reconhecimento de marca por meio do compartilhamento de conteúdo gratuito e interessante com seus seguidores.

Quase todos os tipos de marketing digital utilizam a mídia social de uma forma ou de outra, por exemplo, o marketing de influenciadores a usa para obter e contratar criadores de conteúdo para suas campanhas de influenciadores.

Como criar uma estratégia de mídia social eficaz

Desenvolver uma estratégia de mídia social eficaz é um processo de várias etapas que exige que você se concentre em vários aspectos de uma marca ao mesmo tempo.

Confira os passos essenciais para uma estratégia de sucesso que ajuda você a transformar leads em vendas e construir uma forte comunidade online:

Como Criar Estratégias de Mídia Social que Funcione?
Como Criar Estratégias de Mídia Social que Funcione?

1. Analise a estratégia atual

Uma das primeiras coisas que os gerentes de mídia social fazem quando começam a trabalhar com um novo cliente é analisar a estratégia de mídia social atual de sua marca.

Ao realizar uma auditoria completa de mídia social, eles compilam as métricas de mídia social de uma marca, aprendem sobre seu público e garantem sua aparência em todas as correspondências de plataformas de mídia social.

Uma auditoria como essa também é útil porque permite que as marcas identifiquem as tendências atuais do mercado e vejam o que seus concorrentes estão fazendo online para atrair novos clientes.

2. Determine o público-alvo

Durante esta etapa, você se concentra em investigar o verdadeiro público-alvo de uma marca. Isso envolve determinar o que faz as pessoas quererem comprar produtos ou serviços que a marca vende.

Por exemplo, se você representa uma marca que fabrica, comercializa e vende roupas e brinquedos infantis, pode se concentrar em segmentar os pais.

Muitas vezes, é útil criar vários subgrupos de segmentação dentro do público principal, como grávidas ou pais de primeira viagem.

Dessa forma, você pode projetar a comunicação de uma marca de acordo, facilitando a relação com o que a empresa vende.

3. Identifique objetivos e marcos

Identificar os objetivos da marca e atribuir-lhes marcos pode ajudá-lo a manter a motivação e atingir o objetivo principal que uma marca tem para suas mídias sociais.

Alguns objetivos comuns de mídia social incluem:

  • criando uma imagem de marca forte
  • construindo reconhecimento de marca
  • melhorar e manter uma reputação
  • lançar e promover produtos ou serviços
  • gerar mais tráfego para o site de uma marca
  • aumentar as vendas através do alcance de mais seguidores

4. Escolha as plataformas de redes sociais

Dependendo das metas e objetivos com os quais você trabalha, considere usar diferentes plataformas de mídia social para alcançá-los.

Determinar qual plataforma escolher requer que você considere seu público desejado e o que eles normalmente fazem online.

Por exemplo, se você estiver lançando um novo videogame ou um produto infantil, uma boa opção pode ser comercializá-lo usando conteúdo de vídeo.

Da mesma forma, se você trabalha para uma editora e deseja lançar um novo livro com sucesso, uma escolha melhor pode ser compartilhar conteúdo escrito, por exemplo, na forma de resenhas de influenciadores literários.

5. Crie um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo ajuda você a planejar e agendar postagens.

É uma ferramenta visual útil e um ponto de referência que informa a você e sua equipe quando cada conteúdo é publicado e quanto tempo você tem para criar e se preparar para compartilhar a próxima postagem, artigo, foto ou vídeo.

Normalmente, você deseja criar seu calendário de conteúdo em uma visualização mensal.

Você também pode decidir criar vários calendários, um para cada plataforma de mídia social que você gerencia para uma marca.

6. Envolva-se com os seguidores

A gestão das redes sociais de uma marca é um processo contínuo. É essencial interagir com os seguidores respondendo às suas perguntas, comentários ou mensagens diretas.

Você também pode considerar compartilhar algumas avaliações positivas de produtos ou dar aos seguidores de uma marca a oportunidade de se tornarem embaixadores da marca, por exemplo, criando um programa de afiliados.

7. Monitore campanhas e presença

Monitorar o desempenho de sua estratégia e campanhas de mídia social permite identificar quais técnicas funcionam melhor para uma marca.

Requer que você monitore regularmente as visualizações, curtidas e a contagem de seguidores.

É natural que alguns posts e conteúdos tenham um desempenho melhor, enquanto outros podem não gerar tanto engajamento.

Acompanhe o que os seguidores de uma marca gostam de ver nas mídias sociais e continue entregando conteúdo semelhante para mantê-los engajados.

Para facilitar o monitoramento das redes sociais, busque por plataformas que gerenciam e organizam sua comunidade digital de forma prática e eficiente.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!