Como Ganhar Seguidores no Instagram: Descubra com essas 39 Dicas Infalível

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 11 min
Descubra como ganhar seguidores no Instagram com essas 39 dicas infalíveis que vão facilitar seu entendimento sobre o marketing no Instagram e como você pode se aproveitar da rede social para aumentar o alcance da sua empresa.
Como Ganhar Seguidores no Instagram
Como Ganhar Seguidores no Instagram

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 11 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira como ganhar seguidores no Instagram: Desenvolver uma forte presença no Instagram é uma vantagem poderosa nos negócios.

Contas populares do Instagram geraram negócios multimilionários.

Alguns influenciadores ganham seis dígitos por uma única postagem patrocinada no Instagram.

Embora não seja difícil aumentar o número de seguidores no Instagram, também não é fácil conseguir mais seguidores no Instagram.

Pergunte a qualquer profissional de marketing de mídia social e eles dirão que o Instagram tem muito mais estratégia por trás do que parece.

Se você está começando do zero ou procurando obter mais tração, há muitas maneiras de melhorar suas chances de aumentar seus seguidores no Instagram.

Essas dicas do Instagram são fáceis de implementar, independentemente da sua experiência, portanto, verifique cada uma delas e comece a obter mais seguidores hoje.

Seu perfil do Instagram

1. Tenha uma foto de perfil intrigante

Sua foto de perfil é como sua primeira impressão no Instagram. Se você é um indivíduo, uma foto do seu rosto é uma boa escolha, pois permite que as pessoas saibam quem você é.

Ganhar Seguidores no Instagram: Foto no Perfil
Ganhar Seguidores no Instagram: Foto no Perfil

Se você é uma empresa, use seu logotipo para estabelecer a identidade da marca e simplificar para os usuários fazerem conexões com quaisquer outros materiais de marketing que possam ter visto de sua marca.

2. Atualize sua biografia

Certifique-se de que sua biografia do Instagram se encaixa nos seus objetivos de negócios.

Embora marcas grandes possam se dar bem com biografias curtas e vagas com base em seu poder de marca, você deve ser um pouco mais descritivo se estiver tentando obter seguidores.

Se você estiver vendendo produtos, mencione quais são e descreva brevemente o que os torna únicos.

Se você tem uma loja física, a bio da sua conta do Instagram é um bom lugar para incluir o endereço, assim como o horário de funcionamento.

3. Escolha um nome de usuário memorável

Uma boa maneira de aumentar seus seguidores no Instagram é ter um nome de usuário curto e fácil de lembrar.

Isso significa que é mais fácil para as pessoas que viram sua conta uma vez encontrá-la novamente no futuro.

Isso também significa que há uma chance menor de que os usuários que tentam marcar você em uma postagem tenha dificuldade em encontrá-lo.

Sua melhor aposta é o nome da sua marca.

Você pode alterar o nome de usuário da sua conta do Instagram a qualquer momento, mas lembre-se, você perderá todas as tags anteriores de todas as postagens nas quais foi marcado com seu nome de usuário antigo.

4. Vincule suas contas do Facebook e Instagram

Vincular suas contas do Facebook e Instagram permite que você publique automaticamente a mídia que você postou no Instagram no Facebook.

Não apenas simplifica o compartilhamento do mesmo conteúdo em duas das maiores e melhores plataformas sociais, mas também permite que você aproveite o alcance que você tem no Facebook para aumentar sua conta do Instagram.

Ao fazer uma promoção cruzada entre o Instagram e o Facebook, certifique-se de que suas legendas do Facebook estejam vinculadas ao seu perfil do Instagram, para que você possa transformar os fãs do Facebook em seguidores no Instagram.

Promoção da sua conta do Instagram

5. Promova sua conta do Instagram em materiais de envio

Se você administra um negócio de comércio eletrônico e envia regularmente produtos para seus clientes, considere adicionar um pequeno cartão a cada remessa com seu perfil do Instagram e um CTA dizendo algo como “confira nosso perfil do Instagram para descontos e nossos novos produtos!”

Ganhar Seguidores no Instagram: Divulgação do Perfil
Ganhar Seguidores no Instagram: Divulgação do Perfil

Como essas pessoas já são clientes, é provável que sigam você no Instagram para obter descontos no futuro.

6. Compartilhe sua conta do Instagram na sua lista de e-mail

Existem algumas maneiras de fazer isso para obter mais seguidores no Instagram.

Você pode enviar um único boletim informativo por e-mail solicitando que as pessoas em sua lista sigam sua conta do Instagram ou pode apresentar sua conta consistentemente de alguma forma em suas comunicações de marketing por e-mail, por meio de um ícone social ou um CTA curto, para garantir que você alcance novos e antigos assinantes.

Como a dica anterior, oferecer ofertas exclusivas do Instagram certamente obterá mais seguidores no Instagram.

7. Promova sua conta do Instagram em materiais da loja

Se você tiver a sorte de ter um local de varejo, aproveite isso.

Coloque cartazes em sua loja anunciando sua conta do Instagram, ou até ofereça descontos aos clientes se eles se tornarem novos seguidores.

Você também pode oferecer incentivos em troca de postagens no Instagram de sua loja com uma menção @; isso leva sua marca aos seguidores de seus clientes, ajudando a obter seguidores no Instagram e a divulgar organicamente sua marca.

8. Compartilhe sua conta em outras redes sociais

Embora outras plataformas sociais não estejam totalmente vinculadas ao Instagram como o Facebook, ainda é uma boa prática alcançar o público que você construiu em outras plataformas.

Se você está achando difícil conseguir seguidores no Instagram de outra rede, considere oferecer um cupom exclusivo do Instagram ou alguma outra oferta como incentivo.

9. Link para sua conta do Instagram em sua página inicial

Se o seu site é um grande gerador de tráfego, certifique-se de ter ícones sociais em sua página inicial para direcionar os visitantes para seus perfis sociais, incluindo o Instagram.

Embora isso possa não ser uma grande fonte de novos seguidores para o seu perfil do Instagram, cada pedacinho conta.

10. Incorpore seu conteúdo do Instagram nas postagens do seu blog

Se faz parte da sua estratégia de marketing digital, seu blog é outro canal que você pode aproveitar para direcionar o tráfego para sua página, ajudando você a obter seguidores no Instagram.

Ao usar exemplos dos esforços de marketing da sua empresa, incorpore postagens do Instagram em vez de usar capturas de tela.

Isso não apenas garante que você mantenha a qualidade de sua postagem no blog, mas também significa que os leitores podem clicar no seu perfil do Instagram para segui-lo.

11. Use anúncios do Instagram

Como o Instagram é de propriedade do Facebook, ele também tem a vantagem de usar a plataforma de anúncios incrivelmente poderosa do Facebook.

Embora os anúncios do Instagram sejam uma escolha melhor se você deseja atingir uma determinada meta de negócios, por exemplo, aumentar as vendas ou direcionar o tráfego, você também pode usá-los para apresentar seu perfil às pessoas do seu mercado-alvo.

Usando uma segmentação precisa, você pode alcançar pessoas com conteúdo de qualidade e incentivá-las a se tornarem seguidores no Instagram.

Conteúdo do Instagram

12. Tenha uma estratégia de conteúdo exclusiva

Para simplificar, há muitos usuários do Instagram por aí. Para se destacar, suas postagens no Instagram precisam ser únicas.

Ganhar Seguidores no Instagram: Conteúdo Relevante
Ganhar Seguidores no Instagram: Conteúdo Relevante

Se você conseguir montar um feed de conteúdo único ainda relacionado ao seu negócio, você achará mais fácil atrair seguidores.

Dito isto, não tenha medo de fazer o que é testado e comprovado, há uma razão pela qual as imagens de comida e paisagens são tão populares.

13. Mantenha a consistência temática

Antes de começar a postar no Instagram, pense no que você deseja que seu feed do Instagram transmita. Pense nos tipos de fotos que você deseja postar e qual conteúdo deseja compartilhar com seus seguidores.

Crie regras ou diretrizes sobre conteúdo e legendas para o seu perfil que cada uma de suas postagens do Instagram deve seguir e você descobrirá que é fácil criar uma experiência perfeita no Instagram para seus seguidores.

14. Volte ao seu feed e exclua imagens ruins

De vez em quando, olhe para trás em seu perfil e veja se você pode eliminar quaisquer imagens que possam não estar de acordo com as diretrizes que você criou para sua página do Instagram.

Você quer que os novos visitantes da sua página vejam seu perfil e vejam um tema e qualidade consistentes, isso ajudará a vendê-los sobre o que seu perfil está oferecendo e aumentará a chance de eles seguirem você.

15. Publique imagens de alta qualidade

Esta é uma regra simples, mas que os produtores de conteúdo vêm quebrando o tempo todo.

Você não precisa de milhares de dólares em equipamentos de câmera para postar boas fotos no Instagram, mas uma imagem borrada, filtrada e de baixa resolução é uma receita certa para o fracasso do Instagram.

Certifique-se de que o seu esteja bem iluminado, editado com bom gosto e apresente seus assuntos em foco claro.

16. Compartilhe conteúdo dos bastidores

Uma das maiores vantagens das mídias sociais é a conexão que promove entre os usuários.

Para muitos, a mídia social serve como uma forma de adicionar personalidade a celebridades ou empresas.

Para capitalizar isso, dê aos seus seguidores uma visão dos bastidores do seu negócio.

Por exemplo, visualize novos produtos ou mostre como é um dia típico para os funcionários em seu escritório. Isso torna mais fácil para as pessoas fazerem conexões pessoais com sua empresa, e aumenta as chances de elas seguirem você.

17. Postar cotações

Nem todo mundo tem tempo para tirar e editar fotos o tempo todo.

Se você estiver em uma programação de postagem consistente, poderá preencher as lacunas com citações ou texto que ressoe com seu mercado-alvo.

Esse tipo de conteúdo do Instagram é atraente e facilmente compartilhável, mesmo para pessoas que podem não estar necessariamente interessadas em seu produto.

Isso ajuda você a manter sua agenda de postagens enquanto alcança novas pessoas em seu mercado-alvo.

18. Use um aplicativo para editar suas fotos

Usar um aplicativo de edição de fotos como o VSCO pode ser exatamente o que você precisa para levar suas fotos de boas a ótimas.

A edição leve de fotos faz com que pareçam únicas e as ajuda a se destacar nos feeds do Instagram dos usuários.

O uso consistente de apenas alguns filtros diferentes também ajudam a criar uma “assinatura” do Instagram, uma tática que ajuda os usuários a escolher imagens que são da sua marca.

Apenas certifique-se de não exagerar nas edições!

19. Use um aplicativo de colagem para combinar fotos

Quanto mais, melhor, certo?

Usar um aplicativo de colagem como o Layout do Instagram permite que você junte várias imagens em uma.

Embora essa nem sempre seja a melhor estratégia, ela pode abrir espaço para algumas possibilidades criativas bem interessantes, que podem despertar os interesses dos espectadores e transformá-los em seus seguidores no Instagram.

20. Grave vídeos criativos

O Instagram vem empurrando o vídeo ultimamente, aumentando o limite de duração do vídeo de 15 segundos para 1 minuto apenas alguns meses atrás.

Aproveite isso e seja criativo com o meio de vídeo para fazer coisas como apresentar seus produtos ou seus funcionários.

21. Mantenha sua história do Instagram para manter os seguidores engajados

O produto imitador do Snapchat do Instagram está começando a ganhar força.

Se você leva a sério sua estratégia do Instagram, comece a dedicar algum tempo para atualizar sua história do Instagram com notícias interessantes ou novos produtos.

Para aumentar o engajamento em seus Stories, considere introduzir descontos por tempo limitado para postar em seus Stories.

22. Poste fotos com pessoas

Fotos com pessoas nelas tendem a receber mais engajamentos do que aquelas sem.

Ao tirar fotos do seu produto, tente mostrar alguém usando, você verá que esse tipo de conteúdo é mais bem recebido pelos usuários do Instagram.

23. Marque pessoas em seu conteúdo

Além de marcar as pessoas que estão realmente em sua foto, você pode tentar marcar influenciadores ou outras marcas se estiver tentando aumentar seu perfil.

Não apenas os alertas sobre sua foto, mas também faz com que a foto apareça na seção “fotos marcadas” desses perfis, introduzindo a possibilidade de que seus seguidores a encontrem.

Conectando no Instagram

24. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é um conteúdo gratuito e autêntico que mostra sua marca de forma positiva.

Certifique-se sempre de dedicar um tempo para interagir com as pessoas que se esforçam para se envolver com sua marca nas redes sociais.

Se alguém postou uma foto com seus produtos no Instagram, você pode curtir ou comentar, mas por que não dar um passo extra e repostar no perfil da sua empresa com um aplicativo como o Repost?

O compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário não apenas faz com que o pôster original seja apreciado, mas também mostra aos seus seguidores como os outros estão gostando de seus produtos.

25. Publique mídia de eventos para serem apresentados no feed de eventos

O Instagram introduziu recentemente um recurso de “Eventos” no feed do Explorer que destaca acontecimentos emocionantes próximos aos usuários.

Se sua empresa estiver em um evento, certifique-se de postar ao vivo a partir do evento, isso pode fazer com que você apareça nos feeds do Explorer de muitos usuários locais.

26. Peça aos usuários para marcar amigos

Existem alguns motivos que você pode usar para fazer com que os usuários marquem seus amigos em seu conteúdo.

Você pode ter um CTA em sua legenda que diga algo como “marque um amigo que gostaria desta publicação”, ou você pode realizar um sorteio que exija que os usuários marquem amigos (e sigam) para participar.

Isso aumenta o engajamento e também aumenta a chance de você acabar nos feeds do Explore das pessoas.

27. Participe do Weekend Hashtag Project do Blog do Instagram

O Weekend Hashtag Project do Instagram é uma série que a equipe da comunidade do Instagram montou, apresentando um tema e hashtag semanalmente designados.

Por exemplo, #WHPescape destacou a ideia dos usuários do Instagram de um retiro de fim de semana perfeito, e #WHPfreetime mostrou o que os usuários do Instagram faziam em seu tempo livre.

Participar do Weekend Hashtag Project significa que sua conta pode ser apresentada no blog do Instagram, o que significa um grande aumento de tráfego (e seguidores) para sua conta.

28. Curta fotos no seu feed do Explorer

Seu feed do Explorer é composto de postagens relacionadas às postagens que você curtiu e às pessoas que você segue.

Portanto, se você está se engajando ativamente no Instagram com sua conta comercial, é provável que seu feed Explore esteja cheio de postagens de pessoas em seu mercado-alvo.

Curta essas postagens para aumentar o envolvimento com outras contas do seu setor.

29. Deixe comentários curtos nas fotos dos outros

Embora as curtidas do Instagram sejam ótimas, os comentários são formas mais pessoais de interagir com outras contas.

Evite dizer coisas como “ótima foto!”, em vez disso, faça algum comentário sobre o assunto da foto.

“Cão bonito” funciona muito melhor do que “belo tiro!”.

30. Comente o conteúdo de Instagrammers populares

Faça questão de se envolver com postagens de Instagrammers que são populares em seu setor.

Esses usuários têm muitos seguidores que veem seu conteúdo, ou seja, se você comentar sobre o conteúdo deles, há uma chance de que esses usuários vejam seus comentários.

Isso pode levá-los a visualizar seu perfil e, se seu conteúdo for bom, a se tornarem seguidores no Instagram!

31. Responda aos comentários

As redes sociais nunca devem ser uma via de mão única.

Se você receber comentários em seu conteúdo, sim, até comentários genéricos e de busca de engajamento como “Boa foto!”, espere um segundo e responda.

Mesmo tão pouco quanto um simples “Obrigado!” vai te dar alguns pontos de brownie e talvez até um acompanhamento.

E sempre, sempre @ mencione a pessoa nas respostas dos comentários, para que ela veja.

32. Siga os usuários sugeridos

O recurso de usuários sugeridos do Instagram usa um algoritmo para conectar você com aqueles que são relevantes para sua conta de alguma forma, o que significa que é fácil encontrar contas dentro do seu setor.

Seguir essas contas pode fazer com que você siga de volta.

Lembre-se, tudo no Instagram é sobre algoritmo, vale a pena aumentar sua rede de contatos.

33. Siga de volta contas do nicho que seguem você

Siga de volta as contas dentro do seu setor que seguem você, se alguém verificar os seguidores desta conta, eles verão sua conta.

Isso tem o potencial para você obter mais seguidores no Instagram.

34. Siga as contas que seus concorrentes seguem

Provavelmente, as contas que seus concorrentes seguem fazem parte do seu público-alvo.

Seguir essas contas no Instagram pode fazer com que você siga de volta, e porque elas estão em seu mercado-alvo, elas são um seguidor de valor muito maior do que outros.

35. Siga contas que seguem seus concorrentes

Mesmo negócio aqui. Se eles estão interessados ​​nos produtos da sua concorrência, há uma boa chance de que eles também estejam interessados ​​nos seus.

Siga-os e há uma boa chance de que eles verifiquem sua conta para ver o que você está fazendo.

Se você despertar o interesse deles, eles o seguirão.

Estratégias de marketing de influenciadores

36. Organize uma aquisição de influenciador

Hospedar uma aquisição de influenciador permite que você se afaste do seu conteúdo normal e deixe outra pessoa tomar as rédeas, e isso abre sua conta para o público do influenciador escolhido.

Ganhar Seguidores no Instagram: Conte com Influenciadores
Ganhar Seguidores no Instagram: Conte com Influenciadores

Faça com que o influenciador promova a aquisição em sua conta nos dias anteriores, para que seus seguidores o sigam no momento em que ela começar.

37. Conecte-se com influenciadores para apresentar seu produto

Pagar ou fazer parceria com influenciadores para que eles postem uma foto com seu produto é outra maneira de apresentar seu produto a outro público.

Além disso, o público do influenciador será mais receptivo ao seu produto porque está sendo apresentado por alguém que admira e confia.

Legendas de fotos

38. Use um apelo à ação nas legendas das suas fotos

Embora possa ser irritante se você fizer isso sempre, considere adicionar uma chamada à ação em suas legendas do Instagram como “siga-nos para obter descontos especiais no Instagram” para incentivar aqueles que visualizam seu conteúdo a se tornarem novos seguidores.

Às vezes, tudo o que eles precisam é de um empurrãozinho.

O CTA funciona até com os públicos mais frios.

39. Faça perguntas nas legendas das fotos

Outra maneira de fazer com que os espectadores se envolvam com suas postagens no Instagram é fazer perguntas nas legendas das fotos.

Fazer com que eles pensem e se envolvam aumenta a probabilidade de eles se transformarem em seguidores.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!