Como Evitar Erros de Marketing nas Redes Sociais

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Evite erros nas redes sociais com essas dicas incríveis! Sabemos da importância da comunidade digital nas estratégias de marketing para sua empresa, porém ao longo do tempo existem erros comuns que precisamos evitar para alcançar o sucesso nas redes sociais, confira!
Evitar Erros de Marketing nas Redes Sociais
Evitar Erros de Marketing nas Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Os erros de marketing nas redes sociais são mais comuns do que deveriam, pois muitos empreendedores não compreendem a importância dessas mídias para sua estratégia de marketing e acabam deixando-as de lado.

No entanto, quando elas são trabalhadas da forma correta possuem um grande potencial para construção e fortalecimento da sua marca no mercado, permitindo aumentar a base de clientes e o ROI.

Mas todos os seus esforços podem ser desfeitos se você ainda estiver cometendo erros ao longo do seu percurso digital.

Por isso, para entender o que pode estar acontecendo de errado nas redes sociais e como evitá-los, confira o texto a seguir.

Tenha uma boa leitura!

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

A importância de estar atento às redes sociais

Parece que o mundo inteiro está nas mídias sociais agora e, por esse motivo, todas as empresas estão explorando essas mídias sociais como um canal de marketing para apresentar seus produtos ao público.

Crie o hábito de fazer a gestão das redes sociais de forma efetiva. Utilize ferramentas que ajude a criar estratégias consistentes.

Esteja Atento para Evitar Erros de Marketing nas Redes Sociais
Esteja Atento para Evitar Erros de Marketing nas Redes Sociais

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Global Overview Report, atualmente são mais 5 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo conectadas pelas redes sociais.

Dessa forma, reforçar a presença na sua marca nas principias mídias sociais pode significar resultados mais relevantes para sua empresa.

De forma que seja possível ajudar a sua marca a se conectar com os clientes-alvo.

A mídia social amplia o alcance da sua marca e aumenta seu reconhecimento, mas desde que você evite os erros de marketing nas redes sociais e siga as melhores práticas.

De acordo com um estudo da Statista, em torno de 90% das empresas americanas usam as mídias sociais para marketing e promoções.

No Brasil o mercado está se encaminhando para o mesmo cenário, já que boa parte da população está presente ativamente nas redes sociais.

Contudo, aproximadamente cerca de 80% das empresas pensam que oferecem um atendimento excepcional ao cliente de mídia social, aponta a Smart Insights.

Em contrapartida, apenas 8% dos usuários que participaram da pesquisa concordam com essa afirmação.

Por isso é de extrema importância que o empreendedor esteja atento às mídias sociais e entenda que os clientes precisam de um atendimento ágil e com atenção para que sua empresa possa se tornar relevante no mercado.

Veja os principais erros de marketing nas redes sociais cometidos pelas empresas

Para reforçar a presença no ambiente digital as empresas buscam diversas estratégias.

No entanto, cometem erros de marketing nas redes sociais no meio do caminho, o que pode prejudicar a sua trajetória.

Crie Estratégias de Marketing Direcionadas para as Redes Sociais
Crie Estratégias de Marketing Direcionadas para as Redes Sociais

Não ter nenhuma estratégia de marketing de mídia social

Muitas marcas iniciantes ou que estão em fase de consolidação ainda não valorizam a mídia social o suficiente ao criar estratégias e ainda não reconhecem que a mídia social já é absolutamente crítica para os negócios.

Milhares de empresas em todo o mundo, até mesmo alguns de seus concorrentes, estão usando a mídia social de forma eficaz para alcançar seu público e promover seus produtos.

Por isso, desenvolva a própria estratégia de mídia social da sua marca, que é uma base essencial para todos os outros processos de desempenho darem certo. Ter essa estratégia estruturada não significa apenas fazer um certo número de posts por dia, é uma questão que precisa ser aprofundada, como:

  •  Entender as necessidades do seu público;
  •  Estar atento aos comentários;
  •  Desenvolver conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes;
  •  Criar artes atrativas.

Uma estratégia de marketing de mídia social eficaz inclui um plano de ação e metas claramente definidas.

Ele também descreve os tipos de postagens – imagens, vídeos, URLs de blogs, compartilhamentos, retuítes, hashtags, eventos e definição do tom de voz da sua marca de mídia social.

Não responder as mensagens dos clientes com eficiência

É de conhecimento público que os clientes valorizam empresas que prestam um bom atendimento por qualquer canal, principalmente por meio das mídias sociais.

Por isso quanto mais eficiente for a sua resposta nas redes sociais para o cliente, maior será a satisfação dele com a sua marca.

Mas existe uma questão, na teoria é tudo muito simples, mas na prática isso pode ser mais desafiador do que realmente aparenta.

Pelas redes sociais, os clientes podem mandar mensagem a qualquer momento, e o empreendedor não é obrigado a se manter operante ao longo das 24 horas do dia durante 7 dias por semana.

Dessa forma, como resolver essa questão?

É possível utilizar ferramentas que oferecem recursos de automação do Instagram para retornar aos clientes de forma mais rápida e eficiente do que nunca.

Uma solução mais simples é utilizar o recurso de resposta automática presente em algumas mídias sociais, como no Instagram.

Existem ainda algumas automações, como os chatsbots, com um bom custo-benefício que oferecem algumas respostas rápidas e ainda podem ser configurados com inteligência artificial. Porém, para pequenas empresas, esse recurso pode não ser viável financeiramente.

Desconhecer as menções da história

O cliente que adquire produtos e serviços pelas redes sociais, quando se sente satisfeito, tem o hábito de realizar menções nas redes sociais e marcar a informação nos stories para que a marca veja a sua reação com o produto ou com a execução de um serviço.

Entenda o que sua Comunidade Digital Diz Sobre Sua Empresa
Entenda o que sua Comunidade Digital Diz Sobre Sua Empresa

Essa publicação dos stories também pode ser uma dúvida sobre a entrega de um produto, sobre uma oferta ou sobre um serviço, e é feita a menção da marca para que ela possa responder.

No entanto, quando a empresa ignora essas menções, o cliente começa a ficar insatisfeito, já que ele não está recebendo a devida atenção.

Existem várias formas para você sanar esse problema nas suas redes sociais.

A primeira delas é utilizando uma automação para oferecer respostas rápidas para o consumidor. Outra solução é dedicar parte do dia para responder às menções realizadas e fazer todo o trabalho social necessário.

Não responder aos comentários pode causar inúmeros problemas para a empresa, começando pela construção da marca.

No entanto, muitas ainda não entenderam a importância de responder os comentários feitos e ainda não possuem dedicação para realizar essa atividade.

Interagir na seção de comentários com seu público é uma maneira sólida de criar relacionamento com ele, especialmente se você estiver lidando com comentários negativos.

Evitando, excluindo, contra-atacando comentários negativos

O feedback negativo oferece a você a chance de melhorar a qualidade do seu serviço e criar confiança entre a comunidade e a sua marca.

Quando um cliente está insatisfeito com o seu serviço e ele publica um comentário duro e negativo, muitas marcas optam por ignorá-lo, e algumas até tentam excluí-lo ou responder com declarações ainda mais duras.

Porém, sob outra perspectiva, essa é a sua chance de transformar o reclamante em um cliente fiel – que também retorna e conta aos outros sobre seu ótimo atendimento ao cliente.

Na verdade, isso ajuda a aumentar seus esforços de fidelização de clientes online.

Leve os comentários negativos a sério e resolva o(s) problema(s) que o cliente está enfrentando.

Envolva-se com eles inicialmente no tópico e, em seguida, conduza a conversa para os canais secundários e lide com isso de forma mais privada.

Postar de forma inconsistente

A consistência é a base de todo o crescimento do marketing online e não difere em uma plataforma de mídia social como o Instagram.

A plataforma de mídia social ultrapassou recentemente a marca de 1,3 bilhão de usuários, dando às marcas acesso a um enorme público.

Embora essa enorme base de usuários seja uma grande vantagem, também significa que mais e mais empresas estão clamando por chamar a atenção desse público.

Publicar conteúdo de forma inconsistente em qualquer rede social, o que inclui o instagram, prejudica suas chances de chegar na frente de clientes em potencial com intenção de compra e permite que sua concorrência tenha uma vantagem.

Falta uma estratégia

Abordar o crescimento da mídia social sem uma estratégia é como tentar cavar um buraco sem uma pá – é difícil, demora muito e há claramente uma maneira melhor.

Mesmo se você for novato, você pode começar com o pé direito aprendendo o que é preciso para comercializar com sucesso nas mídias sociais.

Em seguida, analise a captura e a otimização de leads de alta qualificação como a base da sua estratégia de marketing.

À medida que você captura e nutre mais leads, você pode incorporar a automação para ajudá-lo a otimizar e dimensionar seus processos.

Não humanizar sua marca

As pessoas querem falar com e para outras pessoas. Os consumidores se sentem mais leais a uma marca quando conseguem ver as pessoas – como o CEO – por trás dela.

Melhor ainda, mais da metade dos consumidores tendem a gastar mais com uma marca se sentirem afinidade com ela. Quanto mais próximos os consumidores se sentem de uma marca, mais eles a preferem a seus concorrentes.

Isso só pode significar uma coisa: a humanidade que você coloca em sua marca pode ser um dos seus maiores ativos.

No entanto, a verdadeira mágica acontece quando você adiciona um toque humano às suas interações e usa a automação para executá-lo em escala.

Humanize sua marca (sem dedicar tempo substancial a respostas manuais) criando iniciadores e respostas automatizadas e personalizadas de conversas.

Faça com que suas sequências sejam executadas em segundo plano e ajuste-as à medida que sua marca evolui.

Se você se esforçar para atender às necessidades de seus clientes, cultivará a fidelidade à marca a longo prazo.

Como evitar os erros de marketing nas redes sociais?

Existem várias formas simples que você pode aplicar no seu dia a dia para evitar que os erros de marketing nas redes sociais sejam cometidos.

Como Evitar os Erros de Marketing nas Redes Sociais?
Como Evitar os Erros de Marketing nas Redes Sociais?

Crie uma estratégia de mídia social eficaz

Esse é o primeiro passo para que você possa evitar que os principais erros que citamos anteriormente sejam cometidos.

Dessa forma, comece traçando os seus objetivos enquanto marca, e como será o uso das plataformas digitais.

Entenda o que a sua audiência está procurando, conheça e estude as dores do seu público, e não se esqueça de que eles são a base do seu negócio, então a sua atenção precisa estar direcionada para eles.

Estude mais sobre a sua persona e analise fatores importantes, como:

  •  Idade;
  •  Sexo;
  •  Região demográfica;
  •  Interesses;
  •  Horários de maior presença.

Isso é importante porque você consegue definir qual é o melhor horário para que você possa realizar suas postagens.

Atualmente, mesmo que isso possa parecer um “conto”, ele pode fazer diferença para a sua estratégia de marketing.

Escolha um canal de mídia social principal para começar

Cada tipo de mídia possui um perfil de público e, principalmente, de comunicação.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social direcionada mais para imagens e vídeos, e conteúdo que possam ser escalados.

Já o tiktok é para criação de vídeos virais, com o intuito de trazer o público mais jovem para sua marca.

E o Facebook concentra um público sênior, que possui outros interesses.

Dessa forma, escolher o canal mais adequado para o seu tipo de público e produto/serviço que você está apresentando é muito importante para você ter sucesso na sua trajetória.

Mantenha seu público próximo

Anteriormente, entendemos os erros que fazem o seu público se afastar. No entanto, esse não é o objetivo.

Dessa forma, a melhor ideia para que você possa trazê-lo e fidelizá-lo à sua marca é manter um diálogo aberto.

Isso inclui ter respostas rápidas para menções, mensagens no privado, reposts e perguntas. Pode ser que não possível fazer isso sozinho.

Mas existem ferramentas de automação que podem auxiliar na agilização e aproximação da empresa com o público.

Poste conteúdos e não cometa os erros de marketing nas redes sociais da sua empresa

Construir uma presença na mídia social não é fácil e esses erros não são difíceis de cometer, mas eles podem ser o fim de sua campanha de mídia social. Lembre-se deles para criar seu plano e começar a postar hoje mesmo!

Não se esqueça de que o seu negócio foi criado para estar próximo do seu público. Por isso, mantenha-o por perto e faça isso da melhor forma possível, contando com as ferramentas certas e com um planejamento efetivo de marketing digital.

Gostou do conteúdo sobre os principais erros de marketing nas redes sociais?

Veja mais artigos como esse em nosso Blog!

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!