Estratégia nas Redes Sociais: Tudo Sobre Objetivos nas Redes Sociais

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Tudo sobre o que são as estratégias nas redes sociais, qual a importância de criar estratégias na sua comunidade digital, além de dicas práticas que o ajudarão a criar objetivos reais e fáceis de colocar em prática hoje mesmo.
Estratégia nas Redes Sociais
Estratégia nas Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira tudo sobre estratégia nas redes sociais: Uma estratégia de mídia social é uma maneira de lançar produtos em uma plataforma digital para um alcance mais amplo e aumentar a presença online do seu negócio.

Construir uma estratégia de mídia social é um processo contínuo em um mercado em constante mudança.

O marketing nas mídias sociais requer uma boa compreensão de definir e alcançar seus objetivos.

Mas vale a pena o esforço para aumentar o reconhecimento da marca. 

Além da publicidade, você também pode usar plataformas de mídia social para vender produtos, reduzindo seus custos operacionais.

Também vale a pena mencionar que os canais de mídia social facilitam o acompanhamento do engajamento do cliente e do desempenho da sua marca.

Embora o marketing de mídia social exija uma ampla gama de habilidades, seus instintos criativos certamente o guiarão para a estratégia que funcionará melhor para sua marca.

Como fazer uma boa estratégia para as suas redes sociais?

As mídias sociais tiveram um impacto significativo na forma como marcas e clientes interagem uns com os outros.

Como Criar Boas Estratégias nas Redes Sociais?
Como Criar Boas Estratégias nas Redes Sociais?

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e outras plataformas de mídia social servem como um espaço compartilhado para as marcas mostrarem sua singularidade e para os clientes encontrarem o que estão procurando.

Dar o primeiro passo, começar a usar as mídias sociais para comercializar sua pequena empresa, pode ser esmagador.

Qual plataforma é melhor para você?

Como você constrói uma sequência?

Como você interage com seus clientes?

Que tipo de conteúdo você cria?

Quais ferramentas de mídia social você precisa?

E, mais importante, como você consegue fazer tudo com eficiência?

Desenvolver uma estratégia de mídia social é a maneira mais eficaz de usar e aproveitar ao máximo as mídias sociais.

É um plano detalhado de tudo o que você deseja fazer nas mídias sociais, para atingir uma meta ou metas definidas.

Você está apenas começando com o marketing de mídia social ou quer saber como tirar o máximo proveito dele?

Algumas coisas precisam ser consideradas para desenvolver uma estratégia de mídia social forte e eficaz para o seu negócio.

As plataformas de mídia social oferecem muitas oportunidades para uma marca crescer e causar impacto, criando uma personalidade de marca relacionável e conectando-se diretamente com os clientes.

Uma boa estratégia pode ajudá-lo a maximizar as plataformas que você usa, atingir metas definidas, contar com um plano passo a passo forte e gerenciar suas atividades sociais.

Defina metas específicas e mensuráveis

Comece definindo objetivos de mídia social específicos e mensuráveis ​​que se alinhem com suas metas gerais de negócios.

Você pode ter um ou vários objetivos alcançáveis, mensuráveis ​​e relevantes para você.

Defina Metas Mensuráveis: Estratégias nas Redes Sociais
Defina Metas Mensuráveis: Estratégias nas Redes Sociais

É melhor definir uma meta maior para tudo o que você faz nas mídias sociais e metas menores para cada campanha ou atividade.

Seu objetivo de negócios é gerar mais vendas e você planeja usar as mídias sociais para obter mais clientes, aumentar o reconhecimento da marca e gerar um burburinho em torno dos seus produtos.

Você começa criando anúncios de cadastro do Facebook e os promove para aumentar o alcance e a visibilidade.

Então, para aumentar as vendas, você cria conteúdo de mídia social que visa mostrar suas caixas de produtos com a sua assinatura como uma solução acessível e conveniente para o problema que você quer resolver para a sua audiência.

Você compartilha este conteúdo em todas as plataformas de mídia social que está usando.

Usando uma ferramenta de mídia social para medição, você pode medir a taxa de conversão que é a porcentagem de pessoas que visualizaram seu anúncio e se inscreveram em sua página; a taxa de cliques, com que frequência as pessoas clicaram no botão “inscreva-se agora”, a taxa de rejeição que são o número de pessoas que clicaram no link, mas saíram sem se inscrever; o custo por clique, que é o valor que você paga por cada clique em seus anúncios sociais pagos e a taxa de conversação, o tamanho da conversa, incluindo comentários, compartilhamentos, curtidas, repostagens na sua postagem.

O acompanhamento das principais métricas de mídia social fornece uma visão clara de como seus esforços de mídia social estão funcionando, se você atingiu seu objetivo, como pode fortalecer sua estratégia de marketing digital para futuras atividades sociais.

Entenda seu público-alvo

Quando você investe tempo na compreensão das características únicas do seu público-alvo, você tem uma chance maior de converter seguidores de mídia social em clientes pagantes.

Comece criando um perfil de público que descreva seu cliente típico. Inclua tudo, desde gênero, faixa etária, localização geográfica, ocupação, comportamento de gastos, até qualquer outra coisa que ajude a visualizar seu público como pessoas reais. Isso ajuda você a personalizar seu marketing de mídia social e causar impacto.

Usar as ferramentas certas de mídia social pode ajudá-lo a responder a perguntas importantes, como por exemplo em quais plataformas de mídia social seu público-alvo está usando?

Com que tipo de conteúdo eles estão se envolvendo?

Como eles estão interagindo com as marcas?

Você também obterá outros insights valiosos sobre o comportamento do seu público.

Depois de entender seu público, fica mais fácil saber onde encontrá-lo, como falar com ele e como envolvê-lo com o seu negócio.

Você pode usar esses dados para definir como seria um cliente ideal para seu negócio.

Isso te ajuda a pensarem como você pode se comunicar melhor com ele.

Sabendo disso, você sabe o que sua audiência gosta e não gosta e pode fazer com que o público mude de perfil de um seguidor para um cliente pagante em pouco tempo.

Usando ferramentas de análise de mídia social, você pode se aprofundar na compreensão do comportamento de compra desses homens, mulheres e mães que trabalham, eles compram online ou procuram marcas com lojas físicas?

Quais canais sociais eles usam?

Eles estão pesquisando on-line pelo nome do produto ou pela marca?

Você também pode aprender sobre os tipos de produtos que geram grande interesse, como um estilo específico de camiseta, sólida, estampada, logotipo, básico, acessível, estiloso ou qualquer outra categoria relacionada a camisetas.

Mergulhe mais fundo para entender os pontos problemáticos do seu público.

Eles se incomodam com preços altos, não obtendo o tamanho certo, processos confusos para fazer um pedido ou há algo mais que está influenciando sua decisão de compra?

Entender tudo isso ajudará você a criar uma forte estratégia de marketing de mídia social direcionada e personalizada.

Você pode então encontrar a melhor plataforma para o seu negócio, criar e promover anúncios para alcançar seus consumidores e desenvolver conteúdo de marketing personalizado que fale diretamente com seu novo público.

Otimize seus perfis de mídia social

Seus perfis de mídia social são semelhantes a uma loja física que os clientes visitam para saber mais sobre você, bem como cartões de visita que os ajudam a obter as informações necessárias para fazer negócios com você.

Se você deseja que as pessoas possam encontrá-lo e obter as informações certas, você precisa garantir que seus perfis de mídia social em cada canal sejam atualizados e atraentes para o público.

Otimize seus perfis de mídia social preenchendo as informações comerciais necessárias, como nome da empresa, detalhes de contato, detalhes do produto e tudo sobre sua empresa que seja relevante para clientes existentes e novos.

Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o planejador de palavras-chave do Google, para descobrir como seus clientes estão pesquisando seus produtos.

Depois, integre palavras-chave relevantes em suas descrições de perfil de mídia social, para que seus clientes encontrem você com mais facilidade.

Por fim, certifique-se de usar os tamanhos de imagem de mídia social para cada plataforma, para a imagem do perfil do seu logotipo e outras imagens necessárias para completar seu perfil.

Crie conteúdo atraente

É importante entender que cada plataforma de mídia social funciona de maneira diferente e você precisará de uma estratégia distinta para cada uma.

A maioria das pessoas acessa o Instagram para ver imagens, enquanto usa o LinkedIn para encontrar e interagir com profissionais e marcas de seu setor.

O Facebook é a plataforma mais popular para se conectar com as pessoas e compartilhar pensamentos e ideias, enquanto o YouTube é a fonte de vídeos informativos e divertidos.

Dependendo dos canais de mídia social que você escolher usar, você deve criar estratégias que atendam às demandas dessas plataformas e criar conteúdo de mídia social atraente e relevante para cada um.

Por exemplo, se você estiver usando o Twitter, Instagram e Facebook para comercializar suas caixas de assinatura, precisará variar seu conteúdo e mensagens para cada canal.

Sua estratégia de marketing para o Twitter pode se concentrar em construir um número maior de seguidores por meio de postagens informativas sobre os benefícios dos serviços de caixa de assinatura, enquanto sua abordagem do Instagram se concentraria em mostrar seus designs de camisetas por meio de vídeos e imagens criativas.

Você pode usar o Facebook para adquirir mais clientes por meio de anúncios de geração de leads.

Embora o objetivo geral da sua estratégia de mídia social seja gerar mais vendas, o tipo de conteúdo que você cria para um canal individual vai depender das características do canal e do que especificamente você está tentando alcançar com suas campanhas nesse canal.

Crie um calendário de marketing de mídia social

Criar um calendário social garante que você seja consistente com sua programação de postagem.

Dependendo do número de postagens que você planeja compartilhar em uma semana, crie um calendário mensal com detalhes do que será publicado e quando.

Criar um Calendário de Marketing: Estratégias nas Redes Sociais
Criar um Calendário de Marketing: Estratégias nas Redes Sociais

Cada plataforma de mídia social tem uma ferramenta de insights que pode ajudá-lo a refinar suas atividades sociais.

Usando esses insights, você pode determinar o melhor momento para postar conteúdo para chamar a atenção do seu público e gerar o máximo de engajamento.

A criação de um calendário detalhado também permite automatizar o processo de postagem por meio de uma ferramenta de agendamento de mídia social.

Também oferece tempo suficiente para criar várias postagens de mídia social envolventes, criativas e diversas, para ser mais eficiente e oportuno com sua programação de postagem.

Vamos supor que você queira renovar a estratégia do Twitter e do Facebook para o seu serviço de assinatura.

Atualmente, você está postando uma vez a cada dois dias e alternando entre imagens e links para direcionar o tráfego para seu site.

Agora que você tem um número maior de seguidores, você deseja publicar conteúdo mais diversificado diariamente, para gerar um interesse maior por suas camisetas e serviço de assinatura.

Trabalhe e altere sua estratégia de mídia social

Ter uma estratégia de mídia social é importante, mas o que é ainda mais importante é iterar a estratégia continuamente.

As tendências de mídia social continuam mudando, assim como as necessidades do seu público-alvo.

O uso de ferramentas de mídia social para descoberta pode torná-lo ciente das últimas tendências e acompanhar o que seu público-alvo está procurando.

Você pode então repensar sua estratégia de mídia social para melhor atender aos interesses e necessidades do seu público-alvo.

À medida que seus objetivos de negócios e de mídia social mudam, sua estratégia de mídia social também precisa evoluir.

Você pode considerar o uso de mais plataformas sociais, começar ou aumentar o uso de anúncios sociais pagos, trazer novas ferramentas para tornar seus esforços de marketing mais eficientes ou simplesmente aumentar o número de postagens que você publica a cada mês.

A ideia é continuar pensando em novas formas de fortalecer sua estratégia de conteúdo nas redes sociais.

Expanda seus negócios com uma forte estratégia de mídia social

Toda empresa quer estar nas mídias sociais, mas vencer exige tempo, esforço e os recursos certos.

Uma estratégia de mídia social bem detalhada que se alinha com seus objetivos de negócios, é baseada em dados de clientes e do setor e aborda os pontos problemáticos de seu público-alvo que podem fazer com que sua empresa seja notada e crie um impacto de mídia social.

Leve o seu negócio para as redes sociais, com um forte plano e estratégia de mídia social.

Esse é o caminho de expansão dos seus negócios e a sua execução pode tirar sua empresa da inércia de um mercado que vem mudando a cada dia.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!