Instagram: Dicas se Destacar no Instagram

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 9 min
Confira dicas práticas para você se destacar no Instagram com ações práticas que você pode começar agora mesmo, são dicas eficientes para que sua marca destaque-se no Instagram e aumente seu alcance e vendas através da rede social.
Dicas se Destacar no Instagram
Dicas se Destacar no Instagram

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 9 minutos
5/5 - (1 vote)

Confira dicas para se destacar no Instagram: Todas as pessoas hoje estão no Instagram seja consumindo ou produzindo conteúdo.

Para atingir algum destaque é preciso procurar meios de se diferenciar.

11 Dicas para se Destacar no Instagram

Abaixo, apresentamos 11 dicas práticas, que você pode começar a utilizar hoje mesmo, para destacar sua marca no Instagram e aumentar a exposição da sua marca, sua empresa e seus produtos na rede social.

Entre as dicas para se destacar no Instagram, temos:

  • Publicar de forma consistente;
  • Não encher o feed com anúncios;
  • Construir uma marca forte.
  • Ter um feed visualmente agradável;
  • Escolher hashtags certas;
  • Concentrar no conteúdo gerado pelo usuário;
  • Explorar os diversos formatos de publicações do Instagram;
  • Usar as legendas de forma correta;
  • Publicar Reels;
  • Utilizar os filtros de modelos do Instagram;
  • Explorar os formatos de anúncios em vídeo.
Dicas para se Destacar no Instagram
Dicas para se Destacar no Instagram

Dica nº 1: Publique de forma consistente no Instagram

As marcas precisam ser ativas para atrair seguidores e aumentar as taxas de engajamento, e disso todos já sabem, mas quão ativas?

O ponto ideal é uma consistente atividade de 1 a 2 posts por dia.

Dessa forma, seu feed permanece atualizado e relevante, e você tem mais oportunidades de atrair olhares para o seu conteúdo.

Saber o melhor horário para postar no Instagram também é fundamental, principalmente ao lidar com a linha do tempo algorítmica do Instagram.

Os tempos de postagem recomendados podem variar muito dependendo de qual especialista você ouve.

Alguns defendem das 8h às 9h ou das 14h às 17h para sua primeira postagem e até às 5h da segunda, essa inconsistência pode criar uma confusão genuína para os planejadores de conteúdo.

Não existe uma fórmula mágica para o melhor horário ou quantidade para postar no Instagram.

O que você deve fazer é descobrir os hábitos do Instagram de seus próprios seguidores usando o recurso Insights da sua conta do Instagram Business ou Creator.

Isso ajuda você a identificar quando seus seguidores estão mais ativos e permite que você agende de acordo, garantindo que suas postagens continuem aparecendo no topo de seus feeds.

Dica nº 2: Não encha o feed do Instagram com anúncios

O Instagram está repleto de mensagens de marca medíocres que esquecem que a rede social deveria ser uma plataforma de conteúdo visual.

Destaque-se no Instagram: Não Exagere nos Anúncios no Feed
Destaque-se no Instagram: Não Exagere nos Anúncios no Feed

Você deve cativar o público por meio de imagens, vídeos e textos, e não simplesmente pregar mensagens de marketing para eles.

Para aumentar as taxas de engajamento, torne-se um contador de histórias, oferecendo micro histórias por meio de suas legendas, vídeos, histórias do Instagram e perfil.

As pessoas hoje anseiam por conexão, e contar histórias é uma maneira de criar essa experiência.

Quando as pessoas sentem uma conexão emocional com seu conteúdo, elas são muito mais propensas a comprá-lo e compartilhá-lo com seus colegas.

Uma maneira de inserir elementos de storytelling em sua estratégia do Instagram é compartilhar conteúdo gerado pelo usuário que ressoe com sua marca.

Outra maneira é se concentrar em contar uma história com suas legendas.

Legendas mais longas com elementos de narrativa e autenticidade são particularmente poderosas porque permitem que as marcas pareçam mais humanas e construam conexões mais profundas com seu público-alvo.

As legendas longas se tornaram uma tendência, adotadas pela primeira vez por influenciadores que usam legendas do Instagram como microblogs.

Além de ser uma tendência, as legendas longas fazem parte de uma mudança maior em direção à autenticidade e trazem credibilidade adicional a uma plataforma há muito criticada por ser muito superficial.

As marcas estão lentamente pegando essa mudança.

Não publique apenas fotos de produtos e discursos de vendas, forneça conteúdo alinhado com o que seu público se importa ou ajude-os com seus problemas.

Faça isso bem, adotando diferentes formatos de conteúdo, como histórias, IGTV, vídeos, fotos e legendas.

Dica nº 3: Construa uma marca forte no Instagram

Ter clareza, criatividade e consistência são fundamentais para as empresas que desejam criar reconhecimento de marca no Instagram.

Uma abordagem errática e aleatória simplesmente não funciona.

Tente se concentrar em áreas principais, como apresentar seu perfil, criar padrões de estilo que mantenham suas imagens com aparência fresca e dominar o uso de hashtag.

Você também deve interagir regularmente com seus seguidores para criar engajamento e lealdade.

Ao mapear seus processos e práticas recomendadas de marca para o Instagram, você pode apresentar uma marca positiva e consistente ao seu público-alvo.

Dica nº 4: Tenha um feed do Instagram visualmente consistente

O Instagram é uma plataforma visualmente orientada que recompensa conteúdo esteticamente agradável.

Embora a perfeição brilhante esteja saindo de moda, o coração do Instagram é o conteúdo visual e isso nunca mudará.

Os usuários gravitam em direção à expressão autêntica e diversas perspectivas.

Visualmente, filtros de alta saturação e torradas de abacate perfeitamente posicionadas foram substituídos por fotos espontâneas, tons suaves e terrosos e um estilo de edição discreto.

Um visual popular é reduzir os realces e aumentar o brilho das fotos, sem tocar muito nas próprias cores, resultando em uma aparência natural.

Muitos utilizam a moda de no filter nas suas fotos.

Mas mais importante do que seguir qualquer estilo de edição específico é ter um feed visualmente consistente.

Seu visual deve combinar com a identidade da sua marca e atrair o público que você está tentando atrair.

Para obter uma aparência consistente (seja para uma sensação polida ou para a edição sem edição), é fundamental usar aplicativos de edição de fotos que podem oferecer uma estética invejável, popular especialmente na Geração Z.

Dica nº 5 para destacar no Instagram: Escolha as hashtags certas

Selecionar as melhores hashtags para suas postagens do Instagram pode fazer a diferença entre aparecer como uma postagem superior ou afundar na parte inferior do feed sem deixar rastro.

U​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​se uma mistura de hashtags de tendências e específicas do setor para encontrar a melhor hashtag para se conectar com seus seguidores segmentados.

Para obter os melhores resultados, pesquise cada hashtag.

Observe o tipo de conteúdo e o número de curtidas em suas postagens com melhor desempenho, se o seu conteúdo corresponder, você terá uma hashtag que pode ser elencada.

O número de hashtags que você implanta também é fundamental.

Enquanto o Instagram permite até 30, uma massa de tags sob sua legenda corre o risco de parecer não direcionada e pouco profissional.

Identifique quantas hashtags seus concorrentes e influenciadores do setor normalmente usam e experimente diferentes volumes de hashtag em suas postagens até encontrar seu ponto ideal.

Lembre-se que o algoritmo do Instagram penaliza o comportamento “spam”, então varie o número e o tipo de hashtags que você usa para reduzir as chances de isso acontecer.

Da mesma forma, certifique-se de que as hashtags que você escolher sejam realmente o que parecem.

Uma hashtag de marca geralmente é uma parte fundamental de uma estratégia de marketing bem-sucedida do Instagram.

O melhor ponto de partida é uma hashtag geral de marca. Deve ser curto, memorável e incluir o nome da sua marca de alguma forma.

Os benefícios de uma hashtag de marca são tornar seu conteúdo mais detectável, direcionar tráfego para seu perfil e criar uma comunidade mais forte em torno de sua marca.

Ele também ajudará você a organizar seu conteúdo, tornando-o facilmente localizável e rastreável.

Coloque a hashtag em sua bio, para que fique facilmente visível para qualquer pessoa que visite seu perfil. E ninguém diz que você deve ter apenas uma hashtag.

Você também pode criar hashtags para uma campanha ou competição específica, mostrar os defensores da marca ou incentivar o conteúdo gerado pelo usuário.

Dica nº 6: Concentre-se no conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário no Instagram é sagrado para os profissionais de marketing.

É uma chance para os seguidores se envolverem mais profundamente com uma marca enquanto reduzem os custos de marketing porque o conteúdo está sendo criado e aprovado pelo seu público.

É uma abordagem que rendeu dividendos para as melhores campanhas de conteúdo gerado pelo usuário.

Praticamente qualquer setor pode se beneficiar do conteúdo gerado pelo usuário.

É possível gerar emoções e o humor da vida cotidiana gerado por usuários de seguidores.

Dica nº 7: Explore toda a gama de formatos de vídeo do Instagram

Uma imagem pode valer mais que mil palavras, mas um vídeo vale 1,8 milhão.

Embora os amantes de Shakespeare possam discordar veementemente de tal estatística, não há como desafiar a eficácia e a popularidade do conteúdo de vídeo online.

O Instagram reconhece isso e oferece um conjunto de opções de vídeo para os profissionais de marketing implantarem, que hoje se concretizam nos reels.

Desde o Instagram Stories, que pode combinar vídeos e fotos em um único anúncio, até vídeos independentes de 60 segundos, ideais para recursos de formato longo, certifique-se de usar os pontos fortes de cada formato de vídeo.

Considere a opção de vídeo ao vivo das histórias do Instagram para uma sessão de perguntas e respostas ou grandes revelações sobre novos produtos ou serviços ou use um anúncio pré-gravado para oferecer histórias autênticas dos bastidores aos seus seguidores para aumentar o envolvimento do Instagram.

O Instagram Reels é a estrela brilhante no Instagram atualmente, com a plataforma tentando rivalizar com o TikTok.

Dica nº 8: Use legendas de vídeo do Instagram e legendas ocultas

De acordo com o Instagram, 60% das histórias são visualizadas com som… o que significa que 40% são visualizadas sem som.

Com o vídeo dominando cada vez mais o espaço online, o áudio se tornou um coadjuvante com um número significativo de usuários preferindo não ativar o som ao assistir a um vídeo.

É por isso que as legendas se tornaram tão essenciais para os profissionais de marketing, permitindo que as mensagens principais sejam entregues na tela junto com os recursos visuais.

Pesquisa do Meta mostra que legendar vídeos aumenta o tempo médio de visualização de vídeos em 12%. A eficácia das mensagens também é aumentada massivamente, apresentando uma taxa de sucesso de 82% em comparação com 18% com som ativado e sem legendas.

Outro estudo descobriu que 80% das pessoas disseram que as legendas as tornariam mais propensas a assistir ao vídeo inteiro.

Você pode criar um vídeo com legenda automática no Facebook que você pode salvar e postar no Instagram, mas certifique-se de verificar se há erros nas legendas ou, alternativamente, você pode criar seu próprio arquivo de legenda dedicado.

Para saber mais sobre como adicionar legendas ocultas, acesse aqui.

Embora ninguém possa negar o poder de chamar a atenção das legendas, elas oficialmente não fazem parte das melhores práticas do Instagram para stories.

A maioria dos stories ainda é assistida com som ligado. E, uma vez que um usuário habilita o som, ele fica ativado até que ele seja desabilitado, tornando importante ainda investir em fornecer uma ótima experiência de som.

Dica nº 9 para destacar no Instagram: Utilize os Reels do Instagram

Falando em vídeos, você já utilizou o poder do Instagram Reels?

Destaque no Instagram Utilizando o Reels
Destaque no Instagram Utilizando o Reels

Esse recurso de vídeo está disponível há quase dois anos e se tornou imensamente popular no Instagram.

É um clone dos vídeos divertidos do TikTok que permite que sua marca se envolva com a comunidade em clipes curtos de até 30 segundos.

O aplicativo permite que você jogue com ferramentas criativas e adicione efeitos e músicas para que seu vídeo se torne um rockstar absoluto no Instagram.

Deixe-se ser criativo e ative seus reels do Instagram para mostrar a autenticidade da sua marca.

Por exemplo, você pode abrir as cortinas e mostrar o que acontece nos bastidores de uma forma divertida.

Desde tutoriais curtos, passando pela apresentação de sua equipe, até vídeos de produtos teaser, o Instagram Reels pode ser um ótimo playground para mostrar sua marca com conteúdo atraente gerado pelo usuário.

Recentemente, o Instagram também iniciou o Reel Ads, então agora você também pode investir para alcançar e se envolver ainda melhor com seu público.

Dica nº 10: Utilize os filtros e modelos do Instagram

O Instagram abriu a criação de filtros AR ao público com seu Spark AR Studio.

Desde então, os filtros conquistaram o aplicativo, com alguns dos melhores filtros chegando a mais de 1 bilhão de visualizações.

Embora ainda seja popular principalmente entre os usuários mais jovens, há uma indústria crescente em torno dos filtros AR e muitas marcas estão optando por produzir seus próprios.

Os filtros AR do Instagram evoluíram recentemente para além dos efeitos que são adicionados ao seu rosto.

Agora, os filtros AR mais populares são sobre gradação de cores e aprimoramento de seu vídeo.

Então, assim como você adicionaria um filtro em uma foto, agora você pode adicionar um filtro AR para deixar seus vídeos mais bonitos.

Como marca, tente criar efeitos de vídeo AR que permitam que seus seguidores experimentem seu produto ou recriem seu estilo visual.

Dica nº 11 para destacar no Instagram: Aproveite os formatos de anúncios em vídeo do Instagram

A maior parte dos usuários afirmam que realizam ações “como visitar sites, pesquisar ou contar a um amigo” após serem influenciados por uma postagem, é essencial dominar a variedade de formatos de anúncio da plataforma.

Destaque se no Instagram com Formatos de Vídeos Diferentes
Destaque se no Instagram com Formatos de Vídeos Diferentes

Embora os anúncios de fotos continuem sendo um pilar da plataforma, os formatos de vídeo do Instagram são uma ferramenta cada vez mais inestimável para atingir um público selecionado.

A plataforma oferece alguns formatos de vídeo importantes para criar anúncios no Instagram: anúncios em vídeo único oferecem a oportunidade de criar comerciais de até 60 segundos, carrosséis permitem mais espaço de mensagem, permitindo que os seguidores deslizem para imagens ou vídeos adicionais e o Instagram Stories oferece um formato vertical de tela cheia onde imagens e vídeos podem ser unidos para criar anúncios visualmente atraentes.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!