Checkout Instagram: Como Funciona, Como Usar e Como Ativar na sua Loja

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 11 min
Venda mais com o Checkout Instagram sem que seu cliente saia do aplicativo do Instagram, tornando a experiência dos clientes mais rica, interativa e ágil. Confira passo a passo sobre como utilizar o Checkout Instagram nas estratégias do seu E-Commerce.
Checkout Instagram Como Funciona
Checkout Instagram Como Funciona

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 11 minutos
5/5 - (1 vote)

Vendas mais com o Checkout Instagram: Para muitos empresários, o Instagram é um dos principais canais de compras para promover seus produtos e aumentar as taxas de conversão.

No passado, o Instagram introduziu os principais recursos de compras que oferecem opções para as empresas venderem mais, mesmo em tempos de Covid-19.

Especialmente a recente expansão das lojas online, e também a introdução de novos recursos das lojas do Facebook como adicionais aos esforços de comércio eletrônico da plataforma.

Aprender a vender no Instagram oferece a empresas de todos os tamanhos oportunidades incríveis para atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas.

De grandes marcas a lojas familiares locais, empresas em todo o mundo estão gerando resultados com o Instagram.

De acordo com um relatório, 80% dos usuários do Instagram tomam uma decisão de compra com base em algo que viram enquanto navegavam no aplicativo, Instagram.

Se você ainda não começou a vender no Instagram, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

Checkout Instagam: Aumente suas Vendas
Checkout Instagam: Aumente suas Vendas

Com todo o burburinho sobre o Instagram no momento, é fácil se deixar levar por toda o hype do negócio e negligenciar o básico.

Quando você deseja gerar vendas nas mídias sociais, seja Instagram ou qualquer outra plataforma, você precisa parecer real e autêntico.

Comprar seguidores, enviar spam para pessoas por meio de mensagens diretas e enviar muito conteúdo comum pode aumentar seus “seguidores”, mas nenhum deles saberá quem você é, o que você faz ou por que eles gostariam de comprar algo de você.

Em vez de aplicar táticas de spam para aumentar sua influência no Instagram, crie seguidores reais e engajados com automação inteligente e presença ativa.

Planeje todo o seu conteúdo com antecedência e use uma ferramenta de agendamento do Instagram, para compartilhar automaticamente o conteúdo no momento ideal.

Em vez de seguir e deixar de seguir pessoas, o Instagram está tentando banir, curtir, comentar e interagir com postagens relevantes compartilhadas por pessoas em seu mercado-alvo.

Automatize o processo acima usando um serviço de crescimento, para que você tenha tempo e energia para estar presente na rede social e responder a potenciais clientes.

Opções de compras no Instagram

Atualmente o Instagram oferece algumas opções de compra para os consumidores, como tags de compras do Instagram, onde marcando produtos com links de compras sincronizados com plataformas externas de comércio eletrônico.

Mais recentemente criou-se o Instagram Checkout para marcas, uma opção de checkout de compras nativa do Instagram.

Também há o Instagram Checkout para criadores, uma opção para criadores de marcarem produtos de marcas que tenham a opção de checkout ativada.

Também é possível fazer compras na guia ‘Explorar’, para isso basta navegar até a guia descobrir no aplicativo Instagram e você encontrará uma guia ‘Comprar’, onde estão listadas as postagens que podem ser compradas.

Existe também o shopping no Stories, esta opção é semelhante às opções de marcação de produtos nas postagens do Instagram.

Os adesivos de produtos servem para criar uma rota direta para os usuários do Instagram comprarem seus produtos diretamente de suas histórias.

O IGTV Shopping, é uma opção para os criadores marcarem produtos compráveis ​​diretamente em seus vídeos IGTV.

Por que sua empresa deve habilitar as compras no Instagram?

Desde o surto de Covid-19, as compras no Instagram são mais do que uma progressão natural de como as pessoas interagem com as marcas e seus produtos publicados no Instagram.

Checkout Instagram: Venda Onde o Cliente Está
Checkout Instagram: Venda Onde o Cliente Está

Felizmente, vimos muitos  novos recursos do Instagram  desenvolvidos para ajudar as pequenas empresas a se adaptarem ao novo normal.

Paralelamente a isso, temos muitos usuários que agora desfrutam de uma melhor experiência de compra e maior engajamento com suas marcas locais favoritas.

As pessoas fazem perguntas sobre o produto, salvam os produtos para consideração posterior ou, se possível, estão dispostas a comprá-lo, a partir de postagens de compras no aplicativo.

Mais de 130 milhões de Instagrammers estão tocando para revelar tags de produtos em postagens de compras todos os meses, de acordo com dados internos que o Instagram divulgou em fevereiro de 2019, além disso, ao marcar suas postagens com produtos, o Instagram expandirá seu alcance na guia ‘Explorar’, onde você poderá chegar a mais pessoas que não são realmente seus seguidores.

E claro, ter a chance de vender mais. 200 milhões de contas do Instagram navegam na guia Explorar todos os dias. Segundo dados internos do Instagram, abril de 2018.

Ao entender como as pessoas descobrem e compram produtos, o Instagram Shopping é definitivamente o canal de compras que sua empresa deve considerar para alcançar mais compradores e, portanto, vender mais.

Compras no Instagram – Tags de produtos

O Instagram Shopping foi introduzido e lançado em 2018, como integração entre o Instagram e as principais plataformas de compras online, como Shopify e BigCommerce.

Ao fazer isso, o Instagram permitiu que as empresas sincronizem seus catálogos de produtos e tenham a opção de marcar suas postagens do Instagram com os produtos que estão promovendo nessas postagens.

Para que você consiga configurar seu Instagram para essas opções de compra precisa seguir alguns passos. Antes de começar a configurar as  compras do Instagram em seu feed, verifique se você é elegível para isso. Sua empresa é legal? Vende bens físicos ou digitais?

Está em conformidade com as políticas de comércio locais? Seu perfil no Instagram é comercial? Está vinculado a uma página no Facebook? Depois de verificar todos os critérios acima, você precisará conectar seu Instagram ao catálogo do Facebook.

Você pode fazer isso manualmente habilitando e criando o catálogo de produtos no Gerenciador de Catálogos do Facebook.

Vá para sua página de perfil do Instagram, toque em Configurações e depois toque em Negócios e escolha Compras no Instagram.

Em seguida, siga as etapas fornecidas para enviar seu perfil para uma revisão. Depois de concluir isso, você precisará aguardar alguns dias para que seu perfil seja aprovado pela equipe de revisão.

Checkout do Instagram para marcas

Em 9 de março de 2019, o Instagram deu seu grande passo para se tornar uma das redes mais poderosas para fazer compras na Internet.

O novo recurso, Checkout, foi lançado para marcas escolhidas a dedo e as pessoas imediatamente começaram a adotá-lo e comprar diretamente pelo aplicativo móvel do Instagram.

O Checkout torna rápido e seguro para as pessoas comprarem os produtos que descobrem no Instagram. O Checkout aprimora a experiência de compra, tornando a compra simples, conveniente e segura.

As pessoas não precisam mais navegar para o navegador quando querem comprar.

E o melhor, com os compradores do Checkout, só precisarão inserir seu nome, e-mail, informações de cobrança e endereço de entrega na primeira vez que fizerem o checkout.

Além disso, o sistema Checkout enviará informações ao comprador dentro do aplicativo Instagram sobre o envio e a entrega.

Como funciona o Checkout Instagram?

É um sistema muito simples, apenas alguns passos.

As pessoas verão um pequeno ícone de compras como uma sobreposição nas fotos do Instagram das marcas que indicam que os produtos estão disponíveis para compra.

Para utilizar o Checkout toque no ícone de compras, clique no link do produto que aparece na foto, na tela de informações do produto, toque em Finalizar compra no Instagram e por fim, escolha sua opção de envio e toque em Fazer pedido.

Qual é a diferença entre Shopping e Checkout Instagram?

A principal diferença é que o Instagram processa todo o checkout.

Você não precisa de uma plataforma de compras, gerenciamento de usuários nem processador de pagamento.

Por outro lado, para configurar as tags de compras de seus produtos nas postagens do Instagram, você precisará conectar sua loja do Facebook ou Shopify ao Instagram.

Ou seja, você já precisa ter a loja online configurada e funcionando, fornecendo logins de usuários, processamento de cartão de crédito e pagamentos.

E os benefícios que o checkout direto do Instagram oferece são realmente grandes.

Até agora, a redução do número de etapas para a compra real e o suporte para processamento técnico dos pagamentos são os destaques, deixando um tempo extra precioso para as marcas focarem no que realmente importa para seus produtos e seus clientes.

Tudo, desde a descrição do produto até as informações de pagamento, está na página do produto de compras.

Quais são os benefícios do Instagram Checkout para empresas?

Não há dúvida de que o Instagram Checkout tem muitos benefícios para empresas e marcas no Instagram.

A capacidade de direcionar seu público da navegação à compra com apenas alguns toques rápidos pode ter um enorme impacto na sua taxa de conversão, pois cria uma experiência perfeita para seus clientes.

Além disso, os primeiros usuários do Instagram Checkout podem se beneficiar de todas as oportunidades extras de exposição no aplicativo Instagram.

Por exemplo, quando os usuários clicam na guia Comprar na página Explorar do Instagram, há várias edições selecionadas que exibem produtos de marcas habilitadas para o Checkout.

Bem, os benefícios são óbvios, certo? A opção de compra em apenas 2-3 toques sem sair do aplicativo Instagram, não haver necessidade de manter e otimizar uma loja virtual é excelente para pequenas empresas.

Também não há problemas no formulário de checkout com erros na digitação de informações de cartão de crédito e similares, problemas que geralmente causam abandono de carrinho no celular.

Não há necessidade de fornecer uma nova etapa para os usuários fazerem login, o que novamente resolve um problema de erros de digitação e frustração de login, levando ao abandono do carrinho no celular.

Como se inscrever no Instagram Checkout

À medida que o Instagram o lança mais amplamente, planeja-se fornecer essa opção para que as empresas possam se integrar diretamente ou trabalhar com parceiros, incluindo Shopify, BigCommerce, ChannelAdvisor, CommerceHub e muito mais no futuro.

Quanto ao processamento de pagamentos, é viabilizado através de uma parceria com o Paypal.

Se você deseja solicitar o checkout, verifique as informações necessárias que você precisa fornecer antes de ir direto para a solicitação.

São informações simples e que você mesmo pode preencher no formulário do Instagram.

Qual é o nome de usuário do seu perfil comercial do Instagram?

Qual é o seu endereço de e-mail de trabalho?

Se você está usando as compras no Instagram hoje, como seu catálogo de produtos está conectado

Através do Facebook Business Manager diretamente, através de uma agência, através de uma plataforma de ecommerce, através das lojas do Facebook…

Um terceiro ajuda a atender seus pedidos on-line?

Sim ou Não, e se Sim, quem é este terceiro?

Você declara imposto de renda na sua empresa?

Você usa algum dos provedores de plataforma de comércio eletrônico ou integradores de sistemas? Exemplos deles são BigCommerce, CommerceHub, Demandware, IBM, Lengow, Shopify, etc.

Checkout do Instagram para criadores

Como mencionado acima, o Instagram introduziu a opção de checkout para os perfis dos criadores e não apenas das marcas.

Isso significa que influenciadores ou criadores que patrocinam postagens ou promovem produtos podem vendê-los por meio de suas postagens e histórias do Instagram.

Basta imaginar a possibilidade de comprar o look que seu influenciador favorito usa/promove no Instagram.

Isso torna a experiência de venda mais direta, sem a necessidade de os criadores apontarem onde seus seguidores podem comprar os produtos.

Esta opção está realmente disponível para criadores selecionados e será lançada nos próximos meses para mais perfis.

Hoje em dia você pode ver como alguns dos criadores que têm a opção de checkout disponível a usam e provavelmente você pode comprar em seus feeds.

É uma ferramenta incrível para produtores de conteúdo por induzir diretamente a influência da sua imagem à compra de um produto que esteja sendo promovido.

Análise de compras do Instagram

As estatísticas de compras são muito importantes para as marcas e também para os criadores para entender como suas métricas de postagem afetam os resultados finais, as vendas reais.

Atualmente, os insights de compras do Instagram estão disponíveis na seção Insights do seu perfil do Instagram.

Na guia Conteúdo , você pode ver o desempenho de suas postagens e se guiar de acordo com o que tem dado certo para o seu público até então.

Mas se você é uma marca e contrata influenciadores para patrocinar seus posts, ter acesso aos insights deles sobre aquele post é limitado ou apenas deixado à vontade dos influenciadores em compartilhar os insights.

O problema com isso é que os dados podem ser manipulados e as marcas podem acabar pagando por métricas de engajamento que o influenciador realmente não alcançou.

Além disso, as ferramentas de métricas são cada vez mais necessárias porque o marketing de influenciadores está projetado para gastar entre 5 a 10 bilhões de dólares em 2020. Essa lacuna de solução apresenta um desafio real para criadores e marcas.

Com as mudanças chegando, o Instagram obviamente está gravando esse problema e introduziu uma solução. É por isso que eles criam a opção de insights compartilhados.

Depois que os criadores marcarem os produtos em suas postagens, juntamente com a marca desse produto, receberão informações compartilhadas sobre as compras do produto.

Isso significa que marcas e influenciadores que usam a tag Parceria Paga podem rastrear e compartilhar estatísticas sobre a postagem da parceria.

Atualmente, as estatísticas que as marcas podem visualizar sobre as postagens publicadas por influenciadores que marcaram suas marcas como postagens patrocinadas podem ser visualizadas na guia Conteúdo de marca em suas Informações da página do Facebook.

O Instagram está ciente de que a transparência só reforçará as relações entre todas as partes interessadas na direção certa. Afinal, o objetivo final deve ser criar condições para uma melhor experiência de compra para os clientes, fãs ou seguidores.

Incorpore sua loja do Instagram em seu site

Todas as opções mencionadas até agora são os recursos de compras que são realmente ativados pelo Instagram em seu próprio aplicativo nativo.

Mas você ainda pode usar sua atividade e conteúdo do Instagram e expandir seu alcance além do Instagram.

Com ferramentas específicas para isso, você pode exibir seu feed do Instagram em seu site e sincronizar todas as postagens futuras em tempo real.

Isso significa que você pode reutilizar o conteúdo meticulosamente montado e enviado no Instagram e exibi-lo em seu site, com apenas uma linha de código.

Além disso, com as ferramentas de sincronização entre site e Instagram, você poderá marcar as postagens em seu site com links ou botões de checkout que ajudarão você a criar um fluxo de compras em apenas alguns cliques.

Para experimentar isso, basta se inscrever em uma conta e ter sua loja do Instagram em seu site em literalmente segundos.

5 dicas para gerar mais vendas com o Instagram Checkout

É quase garantido que o Instagram Checkout ajudará a gerar mais vendas para sua empresa, mas existem várias maneiras de fazer com que essa nova ferramenta funcione ainda mais para sua marca.

Além de facilitar a compra, facilita a venda para os pequenos empresários que o utilizarem e promove menor taxa de desistência na aquisição dos produtos.

Dica nº 1: Seja consistente com as tags de produto

Tal como acontece com a maioria das estratégias no Instagram na vida, a consistência é fundamental.

Ao adicionar tags consistentemente a todas as postagens do Instagram, seu público logo se conectará para encontrar detalhes do produto e comprar apenas tocando em suas postagens.

Em breve, os seguidores começarão a vê-lo como uma fonte confiável de inspiração para compras, e então estarão prontos para comprar suas postagens toda vez que você clicar em publicar.

Dica nº 2: Compartilhe um Drop de Produto Exclusivo no Instagram

Uma ótima maneira de gerar mais vendas com o Instagram Checkout é compartilhar um lançamento de produto exclusivo no Instagram.

Comece a compartilhar lançamentos de produtos de edição limitada que estão disponíveis apenas no Instagram, criando uma oferta exclusiva, especialmente para seu público.

Seja uma linha completamente exclusiva ou apenas uma prévia de 24 horas, essa pode ser uma maneira eficaz de criar hype em torno de um novo produto.

Além disso, ele também recompensa sua comunidade no Instagram, o que pode ser ótimo para criar confiança e lealdade à marca.

Dica nº 3: Forneça várias rotas para fazer compras

As ferramentas de compras do Instagram são uma ótima maneira de agilizar a rota de compra para seu público, mas ainda é uma boa ideia criar o maior número possível de oportunidades para gerar conversões para sua marca.

Uma boa ideia é direcionar as pessoas para o link em sua biografia e até adicionar uma frase de chamariz para direcionar as pessoas ao site.

Lembre-se de que as ferramentas do Instagram Shopping ainda são relativamente novas para a maioria dos usuários, portanto, cobrir todas as bases é uma ótima maneira de capturar o maior número possível de vendas.

Nº 4: Faça parceria com influenciadores que têm acesso a compras de criadores

Em 2019, o Instagram lançou o Shopping from Creators , que permite que influenciadores, artistas e celebridades adicionem tags de compras às suas postagens.

Seus seguidores clicando na tag de compras e podem comprar o produto, sem sair do aplicativo do Instagram.

Essa é uma grande vantagem para as marcas que podem gerar mais vendas por meio do marketing de influenciadores na plataforma.

E, assim como o Instagram Checkout, é previsto que o Shopping from Creators ganhará força real a partir de então.

Dica Nº5: Não se esqueça dos adesivos de histórias do Instagram compráveis

Nossa dica final é complementar regularmente os acessórios de produtos compráveis ​​​​às suas histórias do Instagram.

Assim como marcar um produto em uma postagem no feed do Instagram, os adesivos de produtos criados uma rota direta para os visitantes e seus produtos em suas histórias.

No entanto, os adesivos de produtos Instagram geralmente são uma oportunidade esquecida, e promovem muitas, muitas vendas, se bem utilizados.

Otimizar seu perfil do Instagram para compras é fundamental se você quiser começar a fazer vendas e converter seus seguidores fiéis em clientes.

E enquanto o Instagram Checkout ainda está sendo implementado globalmente, agora é a hora de antecipar e melhorar sua estratégia do Instagram para que sua empresa esteja pronta para fazer mudanças rápidas e mais vendas.

Ainda é uma novidade para o seu público e o momento ideal para instalar como política dentro da sua empresa.

Dúvidas Frequentes Checkout Instagram

O que é o Checkout Instagram?

O Checkout Instagram é um processo de compra de produtos dentro do próprio Instagram, ou seja, o cliente não precisa sair do aplicativo para fazer a compra de um determinado produto.

Qual é a diferença entre Shopping e Checkout Instagram?

A principal diferença é que o Instagram executa todo o processo de venda dentro do próprio aplicativo Instagram, ou seja, é no Checkout Instagram que o cliente vai adicionar o produto ao carrinho e inserir dados do cartão e endereço para finalizar a compra.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!