Algoritmo do Instagram: Como Funciona e o que Você Precisa Saber para Engajar no Insta!

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 12 min
Entenda tudo sobre o algoritmo do Instagram e ainda o que você precisa saber para engajar suas postagens e crescer no Instagram de forma efetiva!
Algoritmo do Instagram
Algoritmo do Instagram

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 12 minutos
5/5 - (2 votes)

Como a empresa de mídia social mais popular até hoje, o Instagram tem sido uma força monstruosa em nossas vidas.

De muitas maneiras, é definido como uma plataforma de mídia social que impacta absolutamente tanto nosso relacionamento com a tecnologia quanto um com o outro.

Para uma plataforma deixar uma marca tão grande na sociedade, não é de se admirar que ela tenha marcado para sempre a indústria de tecnologia.

Uma das primeiras coisas que o Instagram mostrou ao mundo da tecnologia é como se faz o verdadeiro engajamento em uma plataforma.

Enquanto plataformas como Twitter e Facebook tiveram momentos de sucesso ou fracasso com seu público, onde o engajamento funcionou em altos e baixos dependendo dos acontecimentos atuais da época, o Instagram tem sido consistentemente a plataforma mais forte de engajamento na história das mídias sociais.

Isso inclui não apenas fazer com que as pessoas curtam e comentem mais as fotos, mas também sigam umas às outras com mais frequência. A parte mais surpreendente é que isso só parece ser mais crescente.

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Potencial do Instagram

Uma grande parte do motivo pelo qual o Instagram permaneceu tão forte com o engajamento é que eles estão constantemente apresentando novos motivos para se envolver.

Desde o surgimento dos filtros até a adição de reações nos stories, há várias ferramentas diferentes que eles trouxeram que permitem que as pessoas se aproximem umas das outras.

E enquanto houver novidades, seu sucesso parece que não irá diminuir.

Potencial do Instagram: Algoritmo do Instagram
Potencial do Instagram: Algoritmo do Instagram

Uma das mudanças mais notáveis ​​que o Instagram trouxe não apenas para a tecnologia, mas também para a cultura global é a ascensão da fotografia. Embora isso tenha contribuído em parte para melhorias de câmeras em smartphones, o mercado também foi impulsionado a inovar em peças de câmera melhores por causa do Instagram.

O aplicativo transformou todos em fotógrafos, o que era evidente desde os primeiros dias de seu uso.

Ao introduzir filtros, as pessoas começaram a se sentir mais confiantes no que podiam fazer no Instagram, fornecendo uma base elementar para edição de fotos.

Isso fez com que imagens ruins se tornem aceitáveis que, por sua vez, fez com que as pessoas quisessem produzir mais conteúdo.

Revolução tecnológica

Ao quebrar essa barreira, o Instagram tornou a fotografia muito mais onipresente e, embora sempre haja profissionais por aí, isso tornou tremendamente mais fácil para uma pessoa comum gostar de tirar fotos. Deixando uma marca forte na indústria de hardware e software, esta é uma das realizações mais orgulhosas do Instagram.

Por fim, a maior mudança que o Instagram fez no mundo da tecnologia é a ascensão do influenciador. Essencialmente, os influenciadores são vozes em comunidades principalmente de nicho que falam sobre diferentes produtos, serviços ou lugares, o que se tornou a moda em todos os setores.

Embora você possa estar pensando que é fácil comprar seguidores no Instagram e se afirmar como um influenciador, há muitos incômodos relacionados à imagem pessoal com isso, o que também levou ao aumento da marca pessoal nas redes sociais.

Como os novos porta-vozes da cultura, a cultura do influenciador veio forte, fornecendo um meio para as pessoas se envolverem com aqueles que sentem que são muito parecidos com elas.

Preocupações reais com grandes impactos

Depois de remover ‘curtidas’ de serem visíveis em 2019, o Instagram deu um grande passo à frente na tentativa de ajudar com a crescente crise de saúde mental nas mídias sociais.

Essencialmente, isso removeu a prova social que incentiva as pessoas a não gostarem de postagens, enquanto que, se elas virem que muitas pessoas não gostaram de algo.

Embora seja um fenômeno com impacto negativo, também é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente dentro de nós, infelizmente.

Algoritmo do Instagram
Algoritmo do Instagram

Foi inteligente para o Instagram ser uma das primeiras plataformas a incentivar as pessoas a baixar a guarda quando se trata de gostar do conteúdo de outras pessoas.

Não só estava causando ansiedade tanto para o criador de conteúdo quanto para o espectador, mas também encorajava a monotonia no tipo de conteúdo que estava sendo produzido, com muitos usuários apenas fazendo coisas que sabiam que outras pessoas gostariam.

Em vez disso, as pessoas são livres para gostar do que quiserem, vivendo sem aquela decisão subconsciente sobre se o conteúdo de alguém teve o suficiente para você gostar deles de volta.

Transmissões ao vivo

Um tanto estranho no início, a capacidade de ir ao vivo no Instagram mudou honestamente o jogo quando se trata de conteúdo.

Embora não sejam os primeiros a fazer transmissão ao vivo, o Instagram tem sido uma das únicas plataformas em que a transmissão ao vivo se tornou um fórum para criadores de conteúdo e espectadores realmente se conectarem, além de fazerem parceria em transmissões ao vivo.

Especialmente como um aplicativo nativo para dispositivos móveis, as pessoas podem se envolver muito mais com conteúdo ao vivo no Instagram do que em qualquer outra plataforma, criando um ambiente geralmente íntimo para as pessoas se conectarem em tempo real.

O que tornou o Instagram Stories tão bem-sucedido é a falta de compromisso com ele em uma postagem.

Muito simplesmente, se alguém quiser pular sua história, não é o fim do mundo, no entanto, com postagens, há um pouco mais de peso por trás disso. Como um excelente meio para sair da sua concha e postar mais, além de ver o que funciona com seu público, o Instagram Stories se tornou o conteúdo do dia-a-dia para influenciadores e pessoas comuns.

Após a parceria com o serviço de streaming de música Spotify, o Instagram conseguiu começar a incorporar músicas populares nas postagens dos stories, o que abriu as portas para as pessoas aplicarem músicas diferentes a diferentes situações, podendo adicionar contexto a algo que acontece na vida real. A comunidade respondeu bem, com o Instagram agora se tornando uma ótima plataforma de descoberta de música, tanto quanto um meio de colocar música em conteúdo de forma transparente.

Um recurso subestimado do Instagram, seu sistema de marcação é um dos melhores que existem. Permitir que você descubra o que está acontecendo por meio de localização ou perfil, pesquisar algo sobre o qual você está curioso nunca foi tão fácil.

Marcação no Instagram

Agora conhecido como um recurso para descobrir novos locais e eventos gastronômicos, a marcação no Instagram cresceu para ter muita influência na agregação de conteúdo, mais do que qualquer outra plataforma de tecnologia.

Nenhuma plataforma teve mais memes postados do que o Instagram. Embora às vezes controversa, a cultura dos memes é uma parte incorporada de nossas identidades digitais agora como uma voz importante no mundo da tecnologia. Apesar do quanto as pessoas de fora podem pensar que os memes são apenas piadas estúpidas da internet, há muito a dizer sobre o tipo de comentário que eles entregam ao mainstream.

Muitas vezes, um formato de meme é considerado um momento na história da cultura pop, destacando uma piada interna da qual praticamente todos podem fazer parte, onde essa inclusão mudou completamente nossa relação entre cultura e tecnologia.

Com o Instagram, as contas de memes são praticamente as novas empresas de mídia para comédia. A escala que as contas de memes podem crescer agora não é motivo de riso e continua a crescer como uma das vozes mais influentes da internet hoje.

Como o algoritmo do Instagram realmente funciona?

Se você passou algum tempo pesquisando a estratégia do Instagram, provavelmente leu algo sobre o algoritmo do Instagram estar em constante mudança. No entanto, existem vários algoritmos no qual podemos nos referir dentro do aplicativo – cada um adaptado para fornecer conteúdo que acredita ser de alto interesse para os usuários.

Tendo isso em mente, depois de entender como os algoritmos realmente funcionam, você pode adaptar sua estratégia de conteúdo para trabalhar em conjunto.

Como o algoritmo do Instagram realmente funciona?
Como o algoritmo do Instagram realmente funciona?

Existem quatro fatores principais que influenciam o algoritmo do Instagram para postagens de feed.

O primeiro fator são as informações sobre o post: É uma foto ou um vídeo? Quando foi postado? Quantas curtidas tem? O segundo é a respeito de conteúdo: o quão interessantes eles são para você? Eles são seus amigos? Com que frequência as pessoas se envolvem com seu conteúdo? O terceiro é a sua atividade no Instagram: Você costuma assistir a muitos vídeos? Com que tipo de conteúdo você costuma se envolver? O quarto se trata do seu histórico de interação: você normalmente curte ou comenta as postagens do pôster?

Com base nessas informações, o algoritmo do Instagram calcula a probabilidade de alguém interagir com uma postagem sua e determina a ordem em que as postagens são exibidas em seu feed.

Mas isso não é tudo. Eles também levam em consideração a probabilidade de cinco interações importantes.

Essas interações principais ajudam o algoritmo a determinar a classificação do feed, e são elas o tempo gasto para ver todo o post, o número de curtidas, comentários, quantas vezes foi salvo ou quantos toques se recebe no perfil.

Se você criar conteúdo com o qual sua comunidade provavelmente se envolverá, suas postagens continuarão sendo priorizadas em seus feeds. Use análises métricas para ver qual conteúdo funciona (e não funciona) e como sua comunidade está se envolvendo com suas postagens ao longo do tempo.

Quais engajamentos são mais importantes para o algoritmo do Instagram?

 O envolvimento é fundamental, especialmente quando se trata do algoritmo do Instagram. Mas quais são as métricas mais importantes de engajamento?

O Instagram considera a probabilidade de você comentar, curtir, salvar, gastar tempo ou tocar em um perfil.

Pensando nisso, ao planejar seu conteúdo e legendas, faça a si mesmo estas perguntas: É provável que este post seja curtido ou comentado?

Este é um post que alguém salvaria e voltaria? Esta postagem inclui um CTA (call to action) que solicitará que alguém toque no seu perfil? Criar conteúdo que incentive esse tipo de engajamento pode te ajudar a “hackear” o algoritmo do Instagram para seu benefício.

Como o algoritmo do Instagram funciona para o Instagram Stories?

O algoritmo do Instagram funciona de maneira bastante semelhante para o Instagram Stories e para o feed. Normalmente, as histórias do Instagram que aparecem no início do seu feed são de contas com as quais você mais se envolve.

No entanto, as histórias são projetadas para serem assistidas de maneira sequencial, portanto, mesmo que você não esteja no início do feed de histórias de alguém, ainda há uma chance de que eles deslizem para o seu conteúdo.

Com isso em mente, é uma boa ideia postar stories consistentemente. Ao postar no Instagram Stories com mais frequência, você tem mais chances de alcançar os espectadores enquanto eles navegam em suas histórias diárias, e quanto mais visualizações você ganhar, melhor será sua classificação.

Como o algoritmo do Instagram funciona para os Reels?

Saber usar ao seu favor o algoritmo do Instagram Reels pode ser uma grande vantagem para quem quer crescer no Instagram. De acordo com o Instagram, marcas e criadores devem criar Reels divertidos, inspiradores ou novidades e usar ferramentas criativas como texto, efeitos de câmera ou filtros.

Você também deve evitar postar Instagram Reels que sejam de baixa resolução e qualidade, muito desfocados ou que sejam visivelmente reciclados de outros aplicativos.

Esses tipos de reels não terão prioridade, o que significa que eles terão menos probabilidade de aparecer na guia Explorar página e rolos do Instagram.

Como o algoritmo do Instagram funciona para os Reels?
Como o algoritmo do Instagram funciona para os Reels?

Seguindo essas dicas, você terá mais chances de ter o algoritmo do Instagram ao seu favor e alcançar novos públicos.

Para um impulso adicional, recomendamos compartilhar seus Instagram Reels em seu feed principal, usar hashtags para aumentar a descoberta e incluir legendas para tornar seu conteúdo mais acessível. Essa é uma ferramenta muito divertida que pode trazer as mais diversas esferas de pessoas para o seu perfil.

Como o algoritmo do Instagram funciona na página Explorer?

 No geral, a página Explorar e o algoritmo de feed são bastante semelhantes – ambos fornecem conteúdo que o Instagram acha que você estará mais interessado, com base em suas interações anteriores. No entanto, enquanto seu feed do Instagram é composto de conteúdo de contas que você já segue, o feed Explore consiste quase inteiramente em conteúdo de novas contas.

De acordo com o Instagram, as ações mais importantes que prevemos no Explore incluem curtidas, salvamentos e compartilhamentos.

E os sinais mais importantes para o algoritmo Explore Page são informações sobre a postagem: Quão popular é uma postagem?

Quanto engajamento ele obtém e com que rapidez? Se muitas pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando uma postagem, é um grande indicador para o algoritmo da Página Explorar.

Seu histórico de interação com a pessoa que postou também é importante: Você já interagiu com essa pessoa ou com o conteúdo dela no passado, mesmo que não a siga? Sua atividade: Que tipo de conteúdo você costuma curtir, salvar ou compartilhar? Como você interage com as postagens no Explore? Informações sobre a pessoa que postou: Quantas pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas?

A página Explorar está em constante evolução, com novas categorias de tópicos e funcionalidades de pesquisa avançada sendo introduzidas o tempo todo.

Por exemplo, agora você pode pesquisar por palavras-chave, bem como hashtags, para descobrir feeds de conteúdo relevante.

Isso sugere que o algoritmo da página Explorar também considera o conteúdo visual real e as palavras em sua legenda, em vez de apenas as hashtags que você usa. Felizmente, colocar suas postagens na página Explorar do Instagram não é tão difícil quanto você imagina.

Lembre-se: o algoritmo da página Explorar está essencialmente tentando servir às pessoas o melhor conteúdo relevante. Portanto, ao compartilhar continuamente conteúdo envolvente com legendas fortes e hashtags de nicho, você está otimizando suas postagens para o potencial da página Explore.

Maneiras de melhorar sua classificação com o algoritmo do Instagram

 Se você deseja melhorar sua classificação com o algoritmo do Instagram, a melhor coisa a fazer é gerar o maior número possível de interações: curtidas, comentários, salvamentos e cliques. E ao criar impulso com sua comunidade existente, em breve você verá seu conteúdo aparecer para novos públicos.

Compartilhe sempre os Reels do Instagram

O Instagram Reels pode ter mais de 12 meses agora, mas ainda está sendo fortemente promovido pelo Instagram em toda a experiência do aplicativo.

Além disso, os Reels recebem o dobro de visualizações na página Explorar do Instagram, tornando-os uma tática importante para descoberta e crescimento.

Incentive mais interações com os adesivos interativos do Instagram Stories

 Os adesivos do Instagram Stories são uma ótima maneira de incentivar o envolvimento do público, e quanto mais envolvimento suas postagens obtiverem, mais elas serão impulsionadas pelo algoritmo do Instagram.

Existem muitos adesivos do Instagram, mas os melhores para gerar engajamento são a enquete, o deslize de emoji e os adesivos de pergunta.

 Os adesivos deslizantes de enquete e emoji são uma conquista rápida e fácil de engajamento e podem funcionar para praticamente qualquer empresa ou marca.

Os adesivos de perguntas podem não ser tão rápidos para participar, mas podem ser tão bons para gerar um envolvimento genuíno com seu público, o que é altamente valioso para o algoritmo do Instagram.

Direcione conversas com legendas e comentários envolventes

O Instagram confirmou que comentários e curtidas são importantes quando se trata de classificação de feeds – por isso é uma ótima ideia incentivar o maior número possível de suas postagens. Uma das melhores maneiras de fazer isso?

Escreva boas legendas que gerem engajamento.  Isso pode ser tão simples quanto pedir a seus seguidores que compartilhem seus pensamentos, toque duas vezes se eles concordarem, marque um amigo nos comentários ou clique no link em sua bio…

Otimize sua estratégia de hashtag

 Adicionar hashtags às suas postagens é uma maneira eficaz de alcançar mais pessoas no Instagram, o que significa mais “visualizações” para o algoritmo do Instagram levar em conta.

E com uma boa estratégia de hashtag, você não apenas alcançará mais pessoas como também alcançará as pessoas relevantes para sua empresa e com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo.

Com o uso das hashtags, você permite que o usuário seja atingido pelo conteúdo no qual ele se interessa, seja pelo seu trabalho, hobbie ou ainda que ele não saiba exatamente o porquê está vendo aquilo. Hashtags são uma estratégia e tanto para aqueles que precisam de um comportamento de grupo.

Promova seu conteúdo do Instagram de forma cruzada

Se você está procurando uma vitória de engajamento rápida e fácil para ajudar a aumentar sua classificação de algoritmo, a promoção cruzada de seu conteúdo do Instagram é um ótimo lugar para começar.

À medida que o Instagram cresceu, também aumentou o número de canais nos quais você pode compartilhar conteúdo: feed, histórias, guias e Instagram Reels.

As postagens do feed do Instagram Collabs (com autoria compartilhada) também são uma nova maneira incrível de alcançar novos públicos. Graças a esses diferentes canais de publicação, você pode usá-los estrategicamente para direcionar diferentes públicos ao seu conteúdo mais recente.

Isso pode ser tão simples quanto compartilhar uma visualização atraente de um Reel em seu feed ou até mesmo adicionar uma postagem de feed ao Instagram Stories com um GIF “Toque aqui”.

Use o Instagram Analytics para ver o que está funcionando na sua estratégia

 Acompanhar e monitorar o desempenho do seu conteúdo no Instagram é uma das maneiras mais confiáveis ​​de enfrentar o algoritmo do Instagram.

Ter uma melhor compreensão do que está funcionando (e do que não está) ajudará você a elaborar um plano de marketing bem ajustado, economizando tempo e esforço a longo prazo.

 Mas mergulhar no seu Instagram Analytics significa mais do que apenas descobrir qual foto, vídeo ou história teve o melhor desempenho. Compreender verdadeiramente o desempenho do seu conteúdo – rastreando as principais métricas ao longo do tempo – é vital para saber o que ajuda a melhorar sua classificação.

Utilize ferramentas para acompanhar seu fluxo de produção de conteúdo e descobrir quais seus pontos fortes e em quais você deve dar mais atenção.

Por possuir tantas ferramentas em uma única plataforma, o algoritmo do Instagram é uma questão complexa para o produtor de conteúdo, porém é importante que ele esteja ciente do que é funcional para o seu trabalho, aliás trabalhar muito não significa trabalhar de modo inteligente.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!