O que é Alcance no Instagram: Confira 9 dicas para ter mais alcance no seu Insta

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 11 min
Entenda o que é alcance no Instagram, além de destacarmos nove dicas práticas para você começar suas estratégias de alcance no Instagram hoje mesmo.
Alcance no Instagram: 9 Dicas para ter alcance no Insta
Alcance no Instagram: 9 Dicas para ter alcance no Insta

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 11 minutos
5/5 - (1 vote)

Aumente o alcance no Instagram: Com tantas redes sociais em cena e ainda mais métricas para acompanhar, pode ser difícil entender seus dados.

De uma coisa sabemos com certeza: você deve investir nas estratégias do Instagram e do Instagram Stories.

Se você ainda não está convencido disso, saiba mais sobre essa plataforma tão importante para o marketing da sua empresa ou do seu perfil pessoal.

 O Instagram oferece a plataforma perfeita para você compartilhar uma variedade de conteúdo de fotos ou vídeos e interagir com seu público de novas maneiras.

Entre alguns dos destaques abordados em nosso resumo das principais estatísticas do Instagram para profissionais de marketing estão o fato de possuir mais de1 bilhão de usuários ativos mensais, de que quase dois em cada três adultos de 18 a 29 anos usam o Instagram, 80% das contas seguem uma empresa.

Alcance no Instagram: 2 de cada 3 adultos usam o Instagram
Alcance no Instagram: 2 de cada 3 adultos usam o Instagram

Além disso, no Instagram há 2 milhões de anunciantes mensais. Segundo alguns estudos de comportamento do usuário, os melhores horários para postar são durante a semana entre 10h e 15h.

Se você está familiarizado com alguns dos motivos pelos quais o Instagram é parte integrante da sua estratégia de marketing de mídia social, continue lendo enquanto detalhamos as principais métricas e definições do Instagram que você precisa conhecer para poder analisar com confiança.

Quando você está avaliando a eficácia de sua campanha no Instagram, pode ser difícil descobrir quais medidas analíticas são mais significativas.

Por exemplo, qual é a diferença entre o alcance do Instagram e as impressões? Não importa o sucesso de sua campanha, você geralmente notará que suas impressões são maiores.

As impressões referem-se ao número total de vezes que uma postagem ou história é visualizada, enquanto seu alcance refere-se ao número de espectadores únicos.

O Instagram Analytics

As contas comerciais e de criadores podem visualizar informações analíticas do aplicativo Instagram.

Embora as informações ainda não estejam disponíveis para recursos mais recentes, como o Instagram Reels, você pode analisar os números na sua conta geral, nas postagens da linha do tempo, nos stories, nos anúncios pagos, nos vídeos IGTV, e por aí vai.

Instagram Analytics: Métrica para o Sucesso no Instagram
Instagram Analytics: Métrica para o Sucesso no Instagram

Para medir o sucesso de seus vários tipos de postagens, aproveite os dados do Instagram nas seguintes categorias: alcance, impressões e engajamento.

Tem algumas coisas que precisa se entender se você quer compreender o que é alcance.

Se você tem 1.000 seguidores, o ideal é ter 1.000 visualizações em suas postagens na linha do tempo.

Embora isso raramente aconteça devido a interrupções nas mídias sociais, hábitos de rolagem e algoritmo, o alcance mede o número de usuários que veem uma postagem, uma história ou um anúncio.

As impressões funcionam de modo um pouco diferente. Mesmo se você tiver apenas 1.000 seguidores, ocasionalmente poderá ter 1.500 impressões.

Alguns usuários retornam ao mesmo conteúdo várias vezes, o que geralmente é um bom sinal. Isso significa que você capturou a atenção deles.

As postagens que estão na sua linha do tempo há mais tempo acumularão gradualmente uma contagem de impressões mais alta.

Métricas de engajamento

Já o engajamento pode ser tido como uma das principais métricas.

Com alguma sorte, seus seguidores do instagram irão interagir com sua postagem do instagram e história do instagram.

As métricas disponíveis para todos os espectadores (ou seja, curtidas e comentários em postagens e visualizações em histórias) também podem ser visualizadas em contas comerciais.

Além disso, você poderá ver o número de salvamentos obtidos por postagem.

Em resumo, todas as três métricas ajudam você a entender o desempenho de sua campanha. O melhor lugar para focar sua atenção depende de seus objetivos finais.

O número de usuários únicos que viram sua postagem ou história no Instagram em um determinado dia pode ser entendido como o alcance no Instagram.

A menos que você esteja investindo muito em suas postagens no Instagram, você provavelmente não fará com que todos os seus seguidores vejam seu conteúdo. E mesmo com alguns gastos frequentes, é improvável que você alcance todos os seus seguidores.

É por isso que seu alcance no Instagram é importante. O alcance informa quantos usuários únicos recebem seu conteúdo todos os dias. Tente maximizar essa métrica para aumentar o reconhecimento da marca.

Já as impressões mostram o número de vezes que seu conteúdo, seja um post ou uma história, foi mostrado aos usuários. Embora comumente confundidas com alcance, as impressões são o número total de vezes que seu conteúdo pode ter sido visto.

Se suas impressões do Instagram forem maiores que seu alcance, é um sinal de que seu público está visualizando seu conteúdo várias vezes. Procure postagens com uma alta proporção de impressões por alcance para um indicador do que está funcionando bem.

 A taxa de engajamento consiste no engajamento da sua postagem dividido pelas impressões da postagem.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é uma métrica obrigatória para os profissionais de marketing de mídias sociais.

Ela é um indicador de quão engajados estavam os usuários que viram suas postagens.

Divida sua taxa de engajamento do Instagram por tipo de mídia para entender se é mais provável que seu público se envolva com postagens de fotos, postagens de vídeo ou postagens em carrossel.

Com o tempo, a taxa de engajamento pode informar o desempenho de uma campanha ou estratégia de mensagens em relação a outra campanha ou estratégia de mensagens.

É uma ótima métrica para acompanhar à medida que você testa novas abordagens.

Já o engajamento ao alcance é calculado pegando o engajamento total (curtidas, comentários, salvamentos) de uma determinada postagem e dividindo isso pelo alcance total alcançado.

Em vez de calcular a taxa de engajamento com base no número total de impressões (que inclui uma conta vendo o mesmo conteúdo várias vezes), o engajamento no alcance é calculado usando apenas o número de pessoas que foram alcançadas.

Isso nos deixa com uma métrica muito mais precisa.

Algoritmo do Instagram e alcance orgânico para empresas

O alcance orgânico é o que torna a mídia social tão poderosa, útil e, infelizmente, muitas vezes frustrante.

Algoritmo no Instagram - Aumente seu Alcance no Insta
Algoritmo no Instagram – Aumente seu Alcance no Insta

É uma maneira gratuita de se comunicar com os clientes e, eventualmente, aumentar as vendas.

Mas, como você sabe, é preciso tempo e habilidade para desenvolver seu alcance no Instagram e o algoritmo desempenha um papel nisso.

O Instagram usa um algoritmo complexo para escolher quais postagens mostrar a cada pessoa.

De acordo com a própria rede social, as postagens são classificadas com base em: atividade, que quer dizer, que tipo de postagens você gosta e com as quais interage: e relacionamento, ou seja, seu histórico de interação com o conteúdo de postagem da conta.

Além disso, são considerados critérios as informações sobre a conta que postou, informações sobre a postagem individual, o quão popular ela é e qual conteúdo ela inclui.

Esse algoritmo ainda está sendo refinado para ajudar as pessoas a ver e aproveitar o conteúdo.

Embora o Instagram negue que tenha limitado o alcance deliberadamente, os usuários estavam vendo apenas 10% das postagens em potencial em seu feed porque havia muito conteúdo para gerenciar.

Agora que o algoritmo mudou para se concentrar em postagens de familiares e amigos, as empresas precisam trabalhar mais para serem visíveis.

Para contas comerciais, o algoritmo recompensa a novidade: novos conteúdos, formatos e conexões.

É por isso que é importante, independentemente da sua estratégia específica, manter um fluxo constante de postagens e nunca parar de testar.

Dica n°1: Use toda a gama de formatos de postagem do Instagram

O Instagram nunca demora para adicionar novos recursos.

Até agora, você pode postar: uma única foto, carrosséis de fotos e videoclipes curtos em seu feed; stories, incluindo opções para lentes AR, enquetes, perguntas, links, compras e tags de angariação de fundos; destaques nos stories; Reels; IGTV; streams de vídeo do Instagram Live, incluindo streams compartilhados com outras contas; guias, que são coleções de postagens sobre um tópico específico; produtos em uma loja do Instagram e nisso cabe toda a criatividade do mundo.

Quando se trata de mídia social, as empresas geralmente são aconselhadas a escolher um ou dois canais para se concentrar.

Mas dentro dessa rede social, você deve usar todos os diferentes formatos disponíveis para maximizar seu impacto.

A publicação nesses formatos cria uma presença consistente e um fluxo constante de conteúdo e garante que você alcance seguidores em potencial onde quer que estejam na plataforma.

Existem muitas pequenas empresas que apenas publicam em seu feed ou focam nos Stories acima de tudo.

Você pode descobrir que alguns formatos se conectam melhor com seu público do que outros. Mas se você não usar toda a gama disponível, estará potencialmente perdendo novos públicos ou oportunidades.

Dica n° 2: Abrace a acessibilidade

A acessibilidade muitas vezes acaba sendo uma nota de rodapé nas estratégias de mídia social, mas deve estar bem à frente da sua.

Se você não conseguir tornar seu conteúdo de mídia social acessível, está potencialmente perdendo seu parte do seu público-alvo.

Tornar o conteúdo acessível geralmente é mais simples do que as pessoas pensam.

O Instagram agora oferece vários recursos automáticos que facilitam ainda mais o trabalho.

Alguns dos meios essenciais para isso são: habilitar legendas automáticas para IGTV.

Essas legendas instantâneas estão disponíveis em 16 idiomas diferentes no Instagram. (Observação: você ainda precisará adicionar legendas manualmente para storiese postagens de vídeo.)

Você também deve usar texto alternativo para suas imagens do Instagram.

O texto alternativo é um fragmento de texto que descreve imagens para quem não consegue visualizá-las.

O Instagram também pode usá-lo como fonte de informações sobre o conteúdo da postagem, que é realimentado no algoritmo.

Se você adicionar manualmente suas próprias legendas aos seus Stories, verifique se o texto é claro e grande o suficiente para ser lido. Ao gravar um vídeo, certifique-se de que seu rosto esteja claramente visível para as pessoas que fazem leitura labial e reduza o ruído de fundo ao mínimo.

Por fim, ouça seu público.

As necessidades de acessibilidade são diversas e complexas. Se alguém informar que seu conteúdo está inacessível para eles, ouça e faça as alterações razoáveis ​​que eles sugerirem.

Dica n°3: Ative o compartilhamento para os seus Stories do Instagram

Seus stories do Instagram são compartilháveis?

Você pode ativar opções nas configurações de sua história para permitir que as pessoas compartilhem suas histórias, seja em seu próprio feed de histórias ou em uma mensagem direta.

Algumas marcas mantêm esse recurso desativado porque querem afirmar o controle sobre seu conteúdo.

Mas isso é contra o espírito das mídias sociais e limita desnecessariamente seu alcance orgânico.

Quando você permite que as pessoas compartilhem suas histórias novamente, você as capacita a recomendar sua empresa e encontrar novos seguidores e clientes para você.

Se você está realmente preocupado com a segurança da marca, pode monitorar esses compartilhamentos e bloquear usuários ruins individualmente.

Dica n°4: Habilite o Remixing para o Instagram Reels

Os reels são a resposta do Instagram ao TikTok com vídeos curtos e divertidos aos quais você pode adicionar efeitos de vídeo ou áudio de fundo.

Eles também incluem um recurso Remix semelhante ao Duets do TikTok, que permite gravar uma resposta aos reels de outra pessoa, mostrando seu clipe e o deles lado a lado.

Você pode optar por permitir que as pessoas remixem seus reels.

Eu recomendo ativar essa configuração, pelo mesmo motivo de tornar suas histórias compartilháveis, para incentivar mais interação dos seguidores.

Dica nº 5: Adicione tags de local às postagens

Esta etapa é especialmente importante se você tiver um negócio físico, como uma loja, um café ou até mesmo um serviço móvel, como um carrinho de cachorro quente ou caminhão de sorvete.

Você pode adicionar tags de localização a postagens de feed e histórias. Em geral, se recomenda usar tags de localização para postagens.

A tag de localização para stories precisa aparecer na imagem, o que pode atrapalhar o conteúdo, e é menos permanente.

Usar tags de localização para suas postagens de feed significa que as pessoas verão seu conteúdo quando pesquisarem postagens e contas locais.

É uma maneira fácil de expandir seu público e alcance orgânico localmente.

Dica nº 6: Ative as tags de conteúdo de marca do Instagram

Outras empresas podem marcar você em seus anúncios do Instagram e postagens patrocinadas. Essa configuração foi projetada para parcerias e patrocínios de marcas.

Mas também significa que você pode se beneficiar organicamente do alcance pago de outra marca.

Embora habilitar essa configuração não garanta que você receba uma marcação e venda, vale a pena fazer apenas por precaução.

Uma única tag de conteúdo de marca pode trazer milhares de visualizações de novos produtos para sua conta.

Você pode encontrar a configuração para tags de conteúdo de marca acessando a guia Negócios nas configurações do Instagram, se você usa uma conta comercial.

Você pode optar por habilitar todas as tags de conteúdo ou aprovar manualmente cada uma delas.

Ou há uma terceira maneira: você pode criar uma lista de parceiros de negócios aprovados que podem marcar você em suas publicações e anúncios de marca.

Isso economiza muito tempo se você trabalhar regularmente em parceria com outra empresa.

Dica nº 7: Use os destaques do Instagram para maximizar o valor do conteúdo

Os stories são ótimas ferramentas para o seu alcance no Instagram.

Eles são rápidos, divertidos e interativos, características poderosas para aumentar seu alcance orgânico. Mas eles têm uma grande falha: após 24 horas, eles desaparecem.

É aí que entram os destaques do Instagram Stories. Você pode adicionar qualquer história a um destaque em seu perfil, fixando-a no topo da sua grade para sempre. Isso é valioso para histórias que mostram seus produtos, serviços ou imagem de marca.

No entanto, você não precisa limitar os destaques a essas categorias informativas.

Você também pode usá-los para preservar suas histórias mais populares e virais, configurando-as para interação de longo prazo e compartilhamentos à medida que novas pessoas as descobrem.

Dica nº 8: Dê aos seguidores um motivo para postar sobre sua marca

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar seu alcance orgânico no Instagram é pegar carona no alcance de outras contas; em outras palavras, faça com que eles postem sobre você ou compartilhem suas postagens. Você então precisa motivar as pessoas a fazer isso?

Algumas ideias simples podem acarretar em fazer com que elas façam isso como mencionar pessoas em suas postagens, fazer brindes do Instagram que incentivem as pessoas a marcar você em uma postagem (por exemplo, uma foto delas usando seus produtos), ou recompensar o conteúdo gerado pelo usuário curtindo, compartilhando e comentando em postagens que mencionam você, a interação é um bem inestimável.

Essa estratégia de motivação de compartilhamentos levará tempo para ser construída.

Você pode acelerar seu progresso realizando brindes com prêmios direcionados e desejáveis ​​ou incentivando as pessoas a usar uma hashtag dedicada para gerar a bendita interação.

Criar uma tag, como #useminhamarca, te dá a chance de aparecer no perfil do seu seguidor e ganhar uma publicidade orgânica.

Outra maneira de incentivar seus seguidores a compartilhar suas postagens no Instagram é criar conteúdo altamente compartilhável.

O conteúdo compartilhável terá uma aparência diferente para diferentes empresas. Para alguns, são citações ou imagens inspiradoras.

Para outros, podem ser questionários, quebra-cabeças ou conteúdo informativo. Para algumas empresas mais corajosas, são memes!

Você conhece melhor o seu público do que ninguém. Pense nos tipos de conteúdo que eles postam, curtem e compartilham com mais frequência.

Você também pode aumentar a capacidade de compartilhamento criando conteúdo oportuno. Pense em dias nacionais, feriados importantes ou eventos anuais da marca.

Eu não aconselho ir a todos os eventos do calendário, mas alguns feriados bem escolhidos podem realmente ajudar a ampliar sua mensagem.

Um exemplo é uma postagem de marca sustentável para o Dia da Terra ou uma marca com muitos pais em seu público postando para o Dia das Mães ou Dia dos Pais.

Por fim, mais uma maneira de incentivar o compartilhamento é habilitar a configuração de guias. Isso permite que outras contas incluam suas postagens em seus guias do Instagram, que são coleções de conteúdo útil sobre um tópico específico.

Mesmo que outra pessoa monte o guia, você ainda será marcado automaticamente como o autor da postagem.

Dica nº 9: Teste novos tempos e frequências de postagem no Instagram

Alterar o horário de postagem do conteúdo pode fazer uma grande diferença no seu alcance orgânico.

O algoritmo do Instagram recompensa o conteúdo por ser recente. Portanto, seu objetivo é postar quando seus seguidores estiverem online para que suas postagens cheguem ao topo da pilha.

O Instagram Insights é o primeiro lugar para começar. Isso lhe dará uma ideia de quando é mais provável que seus seguidores estejam online e ativos.

Se eles virem suas postagens, suas interações serão realimentadas no algoritmo do Instagram para aumentar seu alcance orgânico.

A frequência de suas postagens também pode fazer a diferença. Você quer postar com frequência suficiente para ser notado pelo algoritmo e continuar aparecendo nos feeds de seus seguidores.

Mas se você exagerar, corre o risco de sobrecarregar seus seguidores com muitas postagens.

Como regra geral, eu apontaria para não mais do que um post por dia e não mais do que três histórias por dia. (Claro, pode haver exceções ocasionais, como se você usar histórias para enviar despachos de um evento ao vivo.)

Cada conta é diferente. Vale a pena experimentar diferentes frequências para ver o que funciona para você e seu público. Lembre-se, pode levar algumas semanas para que os resultados das alterações fiquem claros, então faça um plano para testar o tempo e a frequência das postagens e reserve bastante tempo.

Seus seguidores são seu melhor caminho para um maior alcance orgânico no Instagram. Eles têm o potencial de interagir e compartilhar seu conteúdo de mídia social com um público muito mais amplo do que você poderia alcançar por conta própria.

Você pode maximizar seu efeito e mostrar sua gratidão sendo receptivo em troca.

Siga seus seguidores se eles tiverem perfis públicos.

Curta as postagens deles sobre sua marca.

Compartilhe suas histórias que incluem seus produtos ou uma menção à marca. Responda seus comentários e mantenha a conversa nas respostas.

Monitore suas mensagens diretas e nunca as deixe penduradas. Vale sempre lembrar que a mídia social é fundamentalmente sobre interação.

Todo mundo quer obter uma resposta e se sentir visto.

Então, quando você responder aos seus seguidores, eles serão incentivados a interagir mais ao longo do tempo.

Eles terão uma imagem positiva da sua marca e, em última análise, estarão mais propensos a comprar com você.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!