Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais: 15 Dicas Infalíveis

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 8 min
Tenha uma marca engajada nas redes sociais, com sua comunidade digital falando bem sobre seus produtos e serviços, destacando sua marca de forma positiva com outros usuários e seguidores, confira TOP 15 dicas para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais.
Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais
Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

Tópicos do Conteúdo

Tempo de Leitura: 8 minutos
5/5 - (1 vote)

Entenda como aumentar o engajamento nas redes sociais: Ter uma marca engajada nas redes sociais é uma das metas das empresas que querem se destacar.

Esse fator é essencial, além de ser um sinal de que as suas ações nas redes sociais estão sendo eficientes.

Isso diz respeito tanto ao branding da marca, bem como ao seu ROI (Retorno sobre o Investimento).

Mas como ter um bom engajamento? Para conseguir que seu público engaje com os conteúdos publicados no seu perfil é importante que você entenda como é o comportamento dele, sendo necessário planejar ações em que o público tenha uma interação consistente.

Gestão de Redes Sociais

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Quer saber como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Continue lendo este artigo.

Boa leitura!

O que é engajamento?

Ao falar de engajamento estamos diretamente tratando da lealdade do consumidor com os conteúdos publicados.

Ele não se refere apenas a números, mas sim ao grau de envolvimento e interação que o público realiza com seus conteúdos em diferentes formatos, podendo ser stories, carrosséis, vídeos e imagens.

O que é  Engajamento nas Redes Sociais
O que é Engajamento nas Redes Sociais

Nas redes socais é possível interagir com o conteúdo de várias formas, no Instagram por exemplo temos algumas formas de interagir o conteúdo:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Opção de salvar;
  • Compartilhamento (pode ser feito para outra pessoa ou no stories);
  • Envio de mensagem direta;
  • Resposta e interação nos stories que é feito através do uso de ferramentas disponibilizado plataforma;
  • Envio de stories.

Essas são algumas das ações que os usuários podem realizar e que são traduzidas pelo algoritmo da ferramenta como interação.

Por que o engajamento é importante na estratégia de marketing?

Ter um conteúdo que engaje é um dos aspectos mais importantes para que sua publicação chegue até o público e tenha maior alcance.

Por que é Importante Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais
Por que é Importante Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

O engajamento nas redes sociais garante uma série de benefícios para a marca em sua estratégia de marketing, como a possibilidade de gerar um relacionamento com o público ainda mais duradouro, pois permite uma maior aproximação com ele, garantindo também o aumento das vendas.

O engajamento de uma marca funciona basicamente como um termômetro para que você consiga validar se o seu conteúdo está sendo eficiente e alcançado os resultados esperados, relacionados ao conteúdo.

No entanto vale lembrar que as taxas de engajamento nas redes sociais são apenas métricas e não um KPI (Key Performance Indicator).

Desta maneira os indicadores de performance devem ser os números de vendas, bem como taxas de conversões, ou seja, a possibilidade da sua marca obter o aumento do número de vendas.

Como deve ser medida a taxa de engajamento nas redes sociais?

Para que você consiga entender como deve ser medido o engajamento é importante saber que há dois tipos de engajamento: a taxa real e taxa pública.

Taxa pública para aumentar o engajamento nas redes sociais

As taxas de engajamento público não levam em conta a quantidade de alcance do post.

Um exemplo de uma taxa pública, são os números apresentados em stories anteriores já publicados nas redes sociais, que tem seu cálculo baseado no número de seguidores do perfil com base em seu alcance.

Taxa real para aumentar o engajamento nas redes sociais

A taxa de engajamento real, diferentemente da pública, ela avalia também o alcance do seu post, sendo que para obter a taxa real de engajamento é necessário que se realize a divisão entre os números de alcance e interações.

Dessa forma irá obter a taxa real de engajamento.

Vale lembrar que você pode usar qualquer um dos dois tipos de taxa, o que importa é que você colete os insights necessários para auxiliarem na melhor definição de estratégia, garantindo assim melhores resultados.

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Garantir e aumentar o engajamento nas redes sociais, a interação, o compartilhamento do seu conteúdo com o público é uma das principais metas de grandes marcas, mas como fazer isso?

Com as técnicas certas esse processo pode ser realizado de forma organizada para o sucesso.

15 Dicas para Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais
15 Dicas para Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

1. Interaja com seu público e seu potencial cliente

Essa é uma daquelas dicas que parece básica, mas garante resultados no engajamento das redes sociais.

Sendo assim, é essencial que você responda a comentários, perguntas ou até mesmo críticas dos seus clientes.

Lembrando-se sempre de ser empático, relevante e útil, além de ser garantir rapidez e eficiência nas respostas.

2. Utilize as hashtags de forma estratégica

A hashtag tem um grande potencial e alcance principalmente nas redes sociais, como Instagram, por isso é fundamental utilizá-las de forma adequada.

Quando as hashtags são usadas de forma estratégica elas permitem um maior alcance do seu conteúdo tanto para os seguidores da marca, como também para quem ainda não a segue.

Desta maneira é essencial que você faça um estudo sobre as hashtags que geram resultados positivos para o seu negócio, evitando utilizar aquelas mais genéricas e dando preferência àquelas mais específicas de acordo com o seu público, visando atingir assim a audiência certa e gerar engajamento com os seus posts.

Por isso, faça um estudo sobre as hashtags que deseja utilizar, analise as que seus concorrentes utilizam. Você pode realizar essa análise também através de ferramentas específicas de hashtags.

3. Escreva um roteiro para os seus posts

Ter um roteiro do conteúdo que será postado é essencial.

Planejar e roteirizar esses conteúdos vai permitir que a marca tenha uma frequência constante de postagens, além de fazer com que o algoritmo entregue seu conteúdo para mais outras pessoas.

Para construir esse roteiro é necessário se atentar a dois aspectos fundamentais que são: o cronograma e o storytelling.

O cronograma servirá para auxiliar e definir os dias e horários que serão publicados conteúdos, evitando assim quaisquer imprevistos.

Ao utilizar o storytelling você possibilita que seu conteúdo converse com seu público, tendo assim uma sequência de contação de história o que acaba gerando mais engajamento nas redes sociais.

4. Utilize os stories

A ferramenta de stories do Instagram, por exemplo, tem um alto potencial de alcance e visibilidade para uma marca.

Com o uso dessa ferramenta você consegue manter uma audiência consistente e engajada.

Através do uso de gatilhos e storytelling você pode envolver o seu cliente e influenciá-lo a realizar determinadas ações.

Por isso, publicar uma sequência de stories sobre determinado serviço ou produto é uma excelente estratégia para prender a atenção e manter o engajamento da audiência nas redes sociais.

No entanto é importante ficar atento aos excessos, pois de acordo com estudos feitos pela Buffer e Delmondo a quantidade de stories publicados é de 1 a 7 frames, pois depois disso o alcance começa a reduzir.

5. Publique nos horários certos

Procurar um conteúdo interessante e relevante para sua audiência é essencial, mas é necessário que esse conteúdo seja publicado no momento em que essas pessoas estão nas redes sociais.

Dessa forma, é importante não realizar suas publicações baseado nos horários de pico que podem ser superados pela plataforma, pois é necessário analisar como a sua audiência se comporta naquela rede.

Utilize ferramentas de gestão de redes sociais como a Social Media da CuboUP para analisar e entender quais os melhores dias e horários de postagem.

6. Publique conteúdo em formato de vídeos

Os conteúdos em vídeo vêm ganhando cada vez mais notoriedade, afinal de contas eles são super envolventes e recebem em média cerca de 38% do engajamento das redes sociais.

Sendo assim, você pode aproveitar as possibilidades que hoje se tem de produzir conteúdo nesse formato tanto de forma orgânica quanto paga e realizar publicações com conteúdo que despertem a atenção.

Uma dica é utilizar o formato Reels que é uma ferramenta do Instagram e está cada vez mais fazendo sucesso, ou até mesmo no Facebook e TikTok que também são redes sociais que obtém um grande alcance para conteúdos nesse formato.

7. Poste conteúdo em formato de carrossel

Criar conteúdo neste formato é uma excelente estratégia para aumentar seu engajamento, pois é possível realizar a publicação de vídeos e imagens em apenas um post.

Uma dica é criar conteúdo com um pouco mais de 8 slides, pois eles tendem a ter um engajamento maior que 2%, apresentando assim um melhor desempenho.

8. Coloque CTA nas suas legendas

Ter uma postagem de qualidade com um conteúdo relevante e envolvente é essencial, mas nem sempre uma imagem diz tudo.

Por isso, as legendas têm um papel fundamental para o engajamento do post, ajudando a atrair, engajar, além de complementar as informações do post.

9. Realize lives

Realizar lives no Instagram ou até mesmo em outras redes sociais como o Tik Tok é uma excelente estratégia para gerar alcance bem como aproximação com seu público, pois elas permitem o compartilhamento de informações e o aumento do engajamento.

A eficiência dessa ferramenta decorre do fato de que em média 80% das pessoas preferem consumir um conteúdo que seja ao vivo do que realizar a leitura de um post em um blog.

O uso dessa ferramenta permite que você responda às dúvidas de forma mais envolvente e íntima.

10. Produza filtros e stickers personalizados

A utilização dos stickers ou filtros personalizados permite que sua marca atraia seguidores e ainda promova ações como comentários e respostas nos stories.

Ampliando o potencial criativo eles garantem um conteúdo mais personalizável.

11. Faça postagens com perguntas para sua audiência

Indagar seu público sobre gostos e interesses, bem como conteúdo que ele gostaria de ver é uma estratégia para aumentar seu engajamento e ainda manter uma aproximação com sua audiência.

Uma dica é repostar essas perguntas com as respostas e criar um destaque no seu perfil, elas podem auxiliar na decisão de compra do seu cliente.

12. Crie conteúdos úteis e que gerem salvamentos

Uma das melhores formas de gerar engajamento com seu público é produzir conteúdo que sejam relevantes e que façam com que sua audiência salve-os.

Um conteúdo salvo pode ser revisitado inúmeras vezes pelo seu público.

13. Poste conteúdos com frequência

Garantir uma frequência nas publicações evita que suas taxas de engajamento obtenham um melhor desempenho, afinal o que não é visto não é lembrado.

Postar consistentemente aumenta o engajamento e garante a geração do brand lift também provoca um maior interesse em seu público pela sua marca.

14. Realize sorteios

A realização do sorteio é uma das estratégias mais utilizadas, pois além de aumentar engajamento, ela também permite o aumento do número de seguidores em um perfil.

De acordo com dados obtidos pela Tailwind, as marcas que realizam sorteios em suas contas têm em média um ganho de 70% em seu número de seguidores. Isso porque posts de sorteios ou até mesmo concurso entregam benefícios e valor.

15. Compartilhe dados importantes do seu mercado

Produzir conteúdo com curiosidade ou informações importantes sobre seu negócio também auxilia no aumento do engajamento.

Dessa forma é importante que a produção desse conteúdo seja focada na possibilidade de sua audiência utilizá-lo como fonte de pesquisa, permitindo assim que além de salvá-lo ela também o compartilhe com outras pessoas.

Com aplicação dessas dicas é possível que você aumente o engajamento da sua marca nas redes sociais, mas é importante lembrar que realizar um bom planejamento de conteúdo e fazer uma boa gestão são fatores que auxiliam no melhor desempenho.

Quer conferir mais conteúdos como esse? É só acessar nosso blog.

Confira!

Gestão de Redes Sociais

Comece hoje mesmo!
Social Media CuboUP. Um sistema completo de gestão de redes sociais.

  1. Responda Mensagens
  2. Agende Postagens
  3. Interaja em Comentários e Reações
  4. Monitore seus Concorrentes
  5. Receba Relatórios Detalhados

Conteúdos de Gestão de Redes Sociais

A CuboUP oferece ferramentas e conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre gestão de redes sociais, empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!

Como Agendar Posts no Instagram
Gestão de Redes Sociais

Agendar Posts no Instagram: A Importância da Gestão no Instagram

Tempo de Leitura: 8 minutos Entenda a importância do agendamento de posts no Instagram, como essa estratégia impacta na rotina da sua empresa. Além disso, confira ferramentas de gestão de redes sociais que vão ajudar no agendamentos de postagens no Instagram para você ganhar mais tempo em outras tarefas.

Leia mais »